A A A C
email
Retornando 107 resultados para o mês de 'Agosto de 2012'

Quinta-feira, 30/08/2012

Integração Perfeita entre Escola e Comunidade

Tags: 4ªcre, eventos, projetos.

 

Qualquer Unidade Escolar  deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais  para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim a família sentir-se-á comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano.

 

 

 

" A escola, por sua maior aproximação das famílias, constitui-se em instituição social importante na busca de mecanismos que favoreçam um trabalho avançado em favor de uma atuação que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da família, em direção a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impõe a essa sociedade."  Paro (1997, p.30)

 

 

 

Saiba como a Escola Municipal Holanda trabalha essa questão:

 

 

 

 

 

"Sabendo da importância do responsável na vida escolar da criança, realizamos atividades envolvendo responsáveis e alunos para tornar conhecido o trabalho desenvolvido pela escola. Os responsáveis estão participando com bastante entusiasmo, mostrando uma grande parceria entre Escola e Comunidade.

 

 

 

 

Organização e Desenvolvimento da Semana da Educação Infantil

 


."Conhecendo o Corpo", vídeo com a música "Desengonçada " - Bia Bedran
                     Dinamizadora : Diretora Adjunta Helena
. "Jogo do Aquecimento" e "Ninguém com Ninguém"
                     Dinamizadora :Prof.ª de Artes Cênicas Ana Rosa
.Contação de História "O Homem que Amava Caixas" e construção de Brinquedos com caixas e sucata a partir da história contada.
                     Dinamizadoras: Prof.ª da Sala de Leitura Nilda e as professoras regentes da Educação Infantil: Danielle, Juliana, Sheila, Stela e Marcia.
."Jogo de Aquecimento (Estátua)", ginástica facial.
                     Dinamizadora: Prof.ª de Artes Cênicas Ana Rosa

 

 

 

 

 

Ao final das atividades ficou o gosto de quero mais. Assim, vamos promover atividades todos os meses com os responsáveis dos alunos de todos os anos (EI ao 5º ano ) para que a comunidade seja cada vez mais participativa e porque percebemos o quanto os responsáveis gostaram.

 

 

 

 

Foi maravilhosa a interação professores, responsáveis e alunos; os responsáveis colocaram na avaliação que as atividades desenvolvidas fizeram com que eles lembrassem do tempo que eram alunos e os que, por algum motivo, não freqüentaram a escola,  foi despertado neles o interesse em estudar." Texto: Professora Regina - Gestora da Unidade

 

 

Parabéns à Escola Municipal Holanda, por promover o pleno exercício da cidadania incluindo a prática do ato educativo com a participação ativa e compromissada dos cidadãos que fazem parte dessa comunidade escolar.

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ª CRE
anaaccioly@rioeduca.net
                                                       Twitter: @Ana_Acioly                                                                    Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 30/08/2012

GEC Rivadávia Corrêa é Sucesso!

Tags: 1ªcre, ideb.

Bárbara Portilho, diretora do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Côrrea e toda equipe da unidade, celebram a qualidade alcançada na avaliação do IDEB (ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ano de 2011.

 

 


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e representa a iniciativa de reunir num só indicador dois conceitos de grande importância para a qualidade da educação, fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

 

 


 

 

Bárbara, gestora do GEC e sua equipe acreditam que a “implantação do Programa dos Ginásios Experimentais como modelo das escolas de tempo integral na cidade, marca um dos mais acertados projetos da Secretaria Municipal de Educação. Com menos de um ano de implantação, quando foram avaliados, quatro Ginásios Experimentais estão entre as dez escolas com maior IDEB da rede em 2011.

 

Trabalho e Sucesso  


 

O horário integral para professores e alunos, a utilização de novas tecnologias educacionais (inclusive em plataforma digital), o sistema de ensino polivalente e a criação de novas modalidades de ensino como: estudo dirigido, protagonismo juvenil, projeto de vida e eletivas, estão entre as mudanças no cotidiano escolar responsáveis pela grande evolução nos índices desempenho."

 

 

 


O Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa cresceu 74% no IDEB e obteve  o melhor desempenho entre as escolas da 1ª CRE.


 

 

Segundo Bárbara, o trabalho foi grande, a dedicação total, mas o resultado MARAVILHOSO e diz que para comemorar o centenário da escola, já estão trabalhando por um resultado ainda melhor!

 

A equipe Rioeduca parabeniza os gestores, professores, alunos e pais do GEC Rivadávia Corrêa pelo sucesso e deseja ainda mais conquistas em 2012!!!

 

 * Postagem baseada no relato de Bárbara Portilho, Márcia Facadio e Renata Ricoca

Fonte:http://gecrivacorrea.blogspot.com.br/

 

Conheça melhor os trabalhos do GEC Rivadávia Corrêa acessando o blog  http://gecrivacorrea.blogspot.com.br/

 

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.

 

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/08/2012

Popularização do basquete nas escolas da 10ª CRE

Tags: 10ªcre, rio, saudável, evento, gibi.

O Projeto GIBI (Grupo de Iniciação ao basquete infantil) é uma parceria da Associação Master de basquete do Estado do Rio de Janeiro - AMBERJ com a Secretaria Municipal de Educação  e vem contando com a adesão de várias escolas da 10ª CRE.

 

 

 

 

Segundo informações do professor Humberto Figueiredo, da Gerência de Educação da 10ª CRE, um dos objetivos do Projeto GIBI é promover a popularização do basquete nas escolas da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 


Como se trata de um projeto piloto conhecido como Grupo de Iniciação ao Basquete Infantil, daí a sigla GIBI, a iniciativa visa fazer com que os alunos aprendam as regras do basquetebol e estejam preparados para competir, com treinamento proporcionado por professores da rede devidamente capacitados.

 


Os alunos que participam do Projeto GIBI praticam as atividades esportivas em horário do contraturno, sendo estimulados a se destacarem também nos estudos, como condição preliminar para a prática do basquete.

 


Todos recebem uniformes com as cores e logomarca do projeto e também são incentivados a cumprirem certos preceitos de cidadania, espírito esportivo, solidariedade, respeito aos adversários, enquanto são realizadas atividades e competições para a captação de prováveis talentos no basquete.

 

 

 

 


No mês de julho de 2012, foi realizada, no âmbito da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, uma competição reunindo todas as equipes de basquete das escolas que participam do Projeto GIBI, visando o aperfeiçoamento das habilidades esportivas dos alunos, além de propiciar um encontro agradável para o intercâmbio e relacionamento social e esportivo dos atletas das diversas unidades escolares da 10ª CRE.

 


Ainda segundo informações enviadas pelo professor Humberto Figueiredo, a competição teve dois momentos especiais: No dia 9 de julho de 2012 foi a vez do encontro dos mirins, que contou com a participação das E. M. Francisco José Antonio, treinados pela professora Carla; E. M. Professor Coqueiro, campeã feminina, com o professor Marcelo; e E. M. Prof. Paulo Silva, da 9ª CRE (convidada), campeã masculina, orientados pelo professor Leonardo.

 


Os jogos aconteceram na E. M. Francisco José Antonio, na localidade de Santa Veridiana, em Santa Cruz.

 

 

 

 


No segundo momento, ocorrido no dia 16 de julho de 2012, a competição do GIBI contou com a participação das E. M. Joaquim da Silva Gomes, sob o comando do professor César; E. M. Gandhi, campeã masculina, cujos atletas foram treinados sob a orientação do professor Emmanuel; E. M. Prof. Paulo Silva, da 9ª CRE, convidada especial  e campeã feminina, liderada pelo professor Leonardo; e E. M. Bertha Lutz, vice-campeã feminina e masculina, com o professor Marcos Hilário. Deste segundo momento da competição, participaram atletas de 14 a 16 anos, todos matriculados no projeto.

 


Iniciado em fevereiro de 2010, o GIBI vem recebendo apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro e, de ano para ano, tem sido ampliado, com mais escolas e mais alunos inscritos no projeto que está contribuindo efetivamente para a popularização do basquete em nossa cidade.

 


Nossos agradecimentos ao professor Humberto Figueiredo, da 10ª CRE, pelo envio das informações e das fotos aqui estampadas.

Contatos: sinvaldosouza@rioeduca.net

 

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/08/2012

Educação Infantil em Ação na 3ª CRE

Tags: 3ªcre, educaçãoinfantil, eventos.

 

 

Continuando nossa reflexão sobre a importância da Educação Infantil no sucesso escolar de nossas crianças, vamos conhecer algumas ações da 3ª CRE voltadas para este segmento.

 

 

A Semana Nacional da Educação Infantil foi instituída em abril por reconhecer a relevância do trabalho pedagógico mesmo com a criança em tenra idade. Assim se pontua a necessidade de um olhar mais atento a este segmento etário. Sobre esta base se constrói a educação do país e para ela devem  dirigir-se nossos esforços. Na 3ª CRE, este olhar já havia recebido um momento especial quando da realização da Jornada Pedagógica de Educação Infantil, ao final do primeiro semestre letivo.

As escolas se mobilizaram para realizar ações de formação continuada com os profissionais que atuam neste segmento. As equipes aproveitaram o momento para troca de experiências e foi marcante o viés alfabetizador das atividades compartilhadas. Nas fotos e no blog da E. M. Hermenegildo de Barros e EDI Educandário Santa Cruz, podemos observar algumas delas.

 

 

 

 

 

Este momento exclusivo dos profissionais ligados à Educação Infantil foi ampliado na Semana Nacional da Educação Infantil. A participação da família nas atividades de rotina das turmas foi solicitada para que também os responsáveis pudessem perceber o olhar educacional que permeia qualquer ação nas salas de aulas de nossas creches e escolas. A integração familiar ao processo educacional é essencial para o bom termo da aprendizagem. Sentir-se amparada por sua família torna a criança mais segura de sua capacidade e mais dedicada aos estudos. As fotos retratam um pouco dessas ações nas turmas da C. M. Sylvia Orthof, das professoras Hozama Moura e Elidia Correia.

 

 

 

 

 

Os Projetos Pedagógicos das escolas e creches ampliaram o olhar em busca desse acolhimento e, já que a maioria delas falava de folclore, foi ele o fio condutor dessa integração. É ele que predomina nos trabalhos expostos no CIEP Coronel Sarmento, onde se deu comemoração pelo Dia Nacional da Educação Infantil. A excelência dos trabalhos impressionou até mesmo os que estão habituados a ela, como a Coordenadora da 3ª CRE Prof.ª Amparo Reis que declarou via twitter: “Parabéns às creches, EDIS e escolas da 3ª CRE! Deram um show de competência e criatividade hoje: Lobato, Portinari, folclore, meio ambiente... “

 

 

 

 

 

 

Nossas crianças, lá representadas por seus trabalhos e virtualmente no monitor do computador da E. M. Pernambuco, estão a caminho do futuro. Então, fiquemos com Drummond e tenhamos em mente que:


“ O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. “

 

 

 

Contate-nos:

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share