A A A C
email
Retornando 107 resultados para o mês de 'Agosto de 2012'

Terça-feira, 28/08/2012

As Eletivas do GEC Von Martius – 9ª CRE

Tags: 9ªcre, blogdeescola, gec, eletivas.

Nos Ginásios Experimentais Cariocas do Rio de Janeiro existem Atividades Diversificas (eletivas) que são de livre escolha do aluno, para apoiar seu Projeto de Vida. Estas atividades são desenvolvidas ao longo do semestre. Vamos conhecer as Eletivas que o GEC Von Martius esta desenvolvendo neste semestre.

 

Professora Aldenora de Ciências

 

No GEC, antes dos alunos escolherem as eletivas, foi passado para cada turma, uma apresentação em PowerPoint, feita pelos professores de cada uma delas! Assim, o aluno via qual delas era melhor para o seu perfil.

 

Vamos conhecer as Eletivas do 2º semestre do GEC Von Martius:

 

1ª Criative-se Natal

 

 

 

2ª Dança da Boneca

 

 

 

3ª Agora é a Vez Ilustrado

 

 

 

4ª Incarte

 

 

 

5ª Iniciação Científica

 

 

 

6ª International Songs

 

 

 

7ª Leitura em Ação

 

 

 

 

8ª Leitura Tela e Papel

 

 

 

 

9ª Matemática Financeira

 

 

 

10ª Bê a-bá da Ciência

 

 

 

 

11ª Releitura da Matemática

 

 

 

12ª Tênis de Mesa

 

 

 

As orientações curriculares das disciplinas eletivas têm como objetivo geral a  utilização de diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal - como meio para expressar e comunicar ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura. Assim, segundo o PCN do Ensino Fundamental (1999), a escola, em cumprimento ao seu papel primordial, deve pensar num currículo como instrumentação da cidadania democrática, contemplando conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, incorporando como diretrizes gerais e orientadoras as quatro premissas apontadas pela UNESCO para a educação na sociedade contemporânea: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver; Aprender a ser.

 

Esta e outras atividades do GEC Von Martius você encontra no Blog da Unidade, no link a seguir:  http://gecvonmartius.blogspot.com.br/

 

 

 

Venha compartilhar conosco suas atividades.

Entre em contato com a representante da sua CRE, 

basta clicar na página Sobre Nós do Portal Rioeduca.

 

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:

Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter:
@marciacrisalves

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 28/08/2012

Semana da Educação Infantil no Blog da C. M. Sempre Vida Nise da Silveira

Tags: 7ªcre, blogsdeescolas, educaçãoinfantil.

 

Na semana de 20 a 25 de agosto foi realizada em todas as unidades da rede pública municipal, que atendem creche e pré-escola, a Semana da Educação Infantil. A creche Nise da Silveira divulgou, através de seu blog, o bonito trabalho realizado nesse período.

 

 

 

 

Desde  fevereiro de 2012, o Blog da Creche Municipal Sempre Vida Nise da Silveira mostra os projetos e trabalhos desenvolvidos com as crianças da unidade escolar. Na Semana da Educação Infantil, podemos ver que as comemorações começaram com visitas dos pais e responsáveis às respectivas salas dos seus filhos para vivenciarem com eles atividades do dia a dia.

 

 


Cada segmento deixou registrado o seu olhar diante do trabalho realizado na creche e foi muito gratificante saber o que cada pessoa pensa ou sente. Foi montada, então, uma árvore com material reutilizado (caixa de leite, jornal e gravetos de árvores) com as seguintes representatividades: as folhas = responsáveis; flores = educadoras e frutos =alunos.

 

 

 

A culminância da semana na creche foi com um teatro para as crianças sobre personagens do folclore brasileiro e fechando a semana da E. I. foram expostas produções das diferentes turmas no evento da SME/7ªCRE, na Pça do Barro Vermelho -Tanque, onde também havia outras exposições das unidades escolares que atendem creche e pré-escola. 

 

 

 

A Semana da Educação Infantil

 

Em homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, foi decretada, no mês de abril deste ano, uma lei que estabelece a semana do dia 25 de agosto como a Semana da Educação Infantil, não somente para homenagear a médica, como também para valorizar o trabalho dos educadores.
 

 

Clique na imagem abaixo e acesse o blog para conhecer mais o trabalho da creche:

 

 

 





PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!   

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php



 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 28/08/2012

União, Cooperação e Sucesso na E. M. Leitão da Cunha

Tags: 2ªcre, entrevistas.

A E. M. Leitão da Cunha, localizada no bairro da Tijuca, também se destacou na avaliação do IDEB 2011, que foi criada pelo Governo Federal para medir a qualidade das redes de ensino e escolas.

 

 

 

 

Nesta publicação, apresentaremos uma entrevista que mostra o trabalho de mais uma unidade escolar da 2ªCRE que obteve bom desempenho no IDEB 2011.

 


A E. M. Leitão da Cunha recebe alunos da Educação Infantil até o 5ºano do Ensino Fundamental e ficou com nota 7,0 no IDEB 2011. À frente da direção da escola está a professora Nancy Cartier e na coordenação pedagógica a professora Fernanda Vargas, que respondeu as perguntas do portal Rioeduca.

 

 

 

Da esquerda para a direita: Beth, diretora-adjunta,

Nancy, diretora e Fernanda, coordenadora pedagógica

 

 

A professora Fernanda Vargas relata que para manter uma educação de qualidade e alcançar um bom desempenho no IDEB, a escola conta com um acompanhamento permanente em sala de aula com atividades diversas e uma equipe com vontade de realizar um trabalho de qualidade que garanta a aprendizagem de todos. 


 

Segundo Fernanda, algumas dificuldades foram encontradas ao longo deste processo de conquista. A falta de interesse de alguns alunos e de acompanhamento de algumas famílias foram as maiores destas, mas a equipe unida conseguiu superar estes impedimentos e alcançar o sucesso com louvor.


 

“Aqui na escola, temos professoras muito comprometidas e que cumprem seus papéis de educadoras com louvor. Minimizamos os problemas recuperando os alunos vindos de outras unidades escolares e aproximando as famílias do processo pedagógico desenvolvido.” Professora Fernanda Vargas.

 


 

 

Diretora Nancy e professoras da E. M. Leitão da Cunha

 

 

Rioeduca: A que se deve o desfecho do sucesso no IDEB? A escola criou alguma estratégia especial?


Fernanda Vargas: O sucesso do IDEB é nosso! Todos têm sua parcela de contribuição, afinal temos alunos que estão aqui desde a Educação Infantil. A coordenação pedagógica e as professoras, apoiadas pela direção, criaram avaliações simuladoras que foram aplicadas aos alunos ao longo do ano. Em seguida, as correções foram feitas, coletivamente, questão por questão para que os alunos pudessem dialogar com as questões e possíveis falhas.

 


Rioeduca: Como a equipe da Escola Municipal Leitão da Cunha se sente ao saber do bom desempenho da unidade escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB?

 

Fernanda Vargas: Toda a equipe sente-se orgulhosa! Afinal de contas, trabalhamos duro não só para alcançar o IDEB, mas para oferecermos um ensino de qualidade aos nossos alunos.


 

 

Renato, ex-aluno da turma 1501

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Leitão da Cunha! Sucesso a vocês!

 

Conheça outras publicações sobre a E.M. Leitão da Cunha aqui no portal Rioeduca.

Dia da Poesia na E.M. Leitão da Cunha

Maratona de Histórias na E.M. Leitão da Cunha

 

 

Visite também o blog da escola http://leitaodacunha.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/08/2012

O Mundo aos olhos da Matemática

Tags: 10ªcre, educação, infantil, evento, alfabetização.

Direção e professores da Escola Municipal Elizabeth Papera acreditam que as ideias matemáticas que as crianças aprendem na Educação Infantil serão de grande importância em toda a sua vida.

 

 

 

A Escola Municipal Elizabeth Papera fica localizada bem no centro comercial do bairro de Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 


É uma escola de Educação Infantil, da 10ª CRE, e o prédio, que já funcionou como escola particular, está situado na Rua Engenheiro Cantarino Mota, número 101, lote 15, quadra 60.
O acesso à escola é feito a partir da Avenida Cesário de Melo, logo na primeira entrada à direita, após a Estrada de Santa Eugênia, em um terreno em aclive, ao lado do Supermercado Guanabara.

 


A Escola Municipal Elizabeth Papera está em festa. É o dia da homenagem aos pais. A pequena Rua Engenheiro Cantarino, que não tem saída, está toda ocupada por automóveis.
Na escola sou recebido pela simpática diretora Nilda e pela atenciosa diretora adjunta Vânia, que me deixam à vontade para conversar com alguns pais e assistir parte da apresentação das crianças.

 


No refeitório da escola ainda encontro com alguns pais que, em companhia dos seus filhos, participam do café da manhã especialmente preparado para eles.

 


 

Converso com Gilberto, sogro de Jamil e de Alexandre, que fala da satisfação de poder participar de todas as reuniões, festas e eventos marcados pela escola.

 


Jamil, pai de Luiz Felipe, e Alexandre, pai de Alexandre Filho, alunos da turma EI 12, elogiam a direção, professores e funcionários da Escola Elizabeth Papera, dizendo-se muito felizes por estarem participando daquele momento de homenagem e, mais ainda, por terem seus filhos matriculados em uma escola infantil de qualidade, localizada perto de suas casas. Todos moram no bairro de Paciência.

 


Acompanho de perto algumas atividades coordenadas pela equipe da direção com a participação dos professores.

 

 


 

Tudo foi muito bem planejado, organizado e realizado, em concordância com o Projeto Político Pedagógico: “O Mundo aos olhos da Matemática”.

 


O tema da festa em homenagem aos pais dos alunos da E. M Elizabeth Papera foi escolhido a partir do livro “O homem que amava caixas”, de autoria do escritor australiano Stephen Michael King.

 

 

“Era uma vez um homem
O homem tinha um filho
O filho amava o homem
e o homem amava caixas
O homem tinha dificuldade em dizer ao filho que o amava; então, com suas caixas, ele começou a construir coisas para seu filho.”

 

 

 

 

Há caixas multicoloridas por todos os lados, com mensagens de carinho deixadas pelos alunos e professores.

 

 


 

A diretora Nilda e a coordenadora pedagógica Priscila Neves lembram que as caixas, sejam retangulares, quadradas ou redondas, são formas geométricas, razão pela qual escolheram o livro de Stephen Michael King, por abordar assunto relacionado aos pais e também por contemplar o tema do PPP da Escola, que trata do “Mundo aos olhos da Matemática”.

 

 

 

 


O auditório improvisado no pátio interno da E. M Elizabeth Papera estava lotado. A programação foi apresentada em dois horários. Para os pais das crianças do primeiro turno, as atividades foram realizadas das 8h30 às 10h30 e para o segundo turno, das 15h às 17h.

 


Tudo girou em torno da Matemática, desde competições para empilhamento de blocos lógicos, pesagem e dados biométricos dos filhos, até adivinhações e operações matemáticas e geométricas.

 


Descrevendo um pouco mais as propostas do PPP da escola, tanto a diretora Nilda como a coordenadora pedagógica Priscila Neves, enfatizaram a importância da conexão da matemática com a vida cotidiana dos alunos.

 


No texto com a justificativa do PPP da Escola Municipal Elizabeth Papera, há um parágrafo que resume de forma apropriada, o que se pretende realizar ao longo do ano letivo de 2012, para que o aluno descubra o mundo a partir do olhar matemático:

 


 

“Acreditamos que uma proposta de trabalho de matemática para a Educação Infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de ideias matemática, não apenas numéricas, mas também aquelas relativas à geometria, espaço, às medidas, às grandezas e as nações de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.”

 


Em 2011, a Escola Municipal Elizabeth Papera recebeu o Prêmio Qualidade da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e também vem se destacando pelas experiências bem-sucedidas na alfabetização.

 


 

Por ocasião da abertura da Semana da Alfabetização, na 10ª Coordenadoria Regional de Educação, em evento realizado no dia 6 de agosto de 2012, a diretora da E. M. Elizabeth Papera, professora Nilda Cardoso Francisco Góes, falou sobre os projetos da escola relacionados à alfabetização.

 


Mesmo sendo uma escola de Educação Infantil, a E. M Elizabeth Papera vem investindo muito na alfabetização, organizando, desde 2011, turmas especiais, com a devida autorização da Gerência de Educação da 10ª CRE e apoio da SME Rio, com a incorporação funcional das capacidades para conduzir o aprender a ler e escrever.

 


Nilda é enfática ao afirmar que: “É possível sim, alfabetizar aos cinco anos! E na Escola Municipal Elizabeth Papera algumas crianças já estão lendo relativamente bem.”

 

Contatos:  E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share