A A A C
email
Retornando 107 resultados para o mês de 'Agosto de 2012'

Segunda-feira, 27/08/2012

Creche Samora Machel e o Pacto Carioca pela Alfabetização

Tags: 1ªcre, projetos, alfabetização.

 

 

 A Creche Municipal Samora Machel está localizada na Rua Leopoldo Bulhões , Benfica e atende crianças de dois e três anos, das Turmas de Maternais. As diretoras Mabel Loureiro e Ines Giesta e toda equipe, participaram com entusiasmo do Pacto Carioca pela Alfabetização pois acreditam que a instituição infantil deve oferecer aos pequenos um espaço lúdico de acesso à leitura e escrita .

 


Pacto Carioca pela Alfabetização

 

O Pacto Carioca pela Alfabetização faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa lançado pelo governo federal através do Ministério da Educação. O Pacto tem como meta alfabetizar os alunos da rede pública aos seis anos de idade e consolidando a alfabetização ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. O documento também estabelece que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado, por isso todos os Professores de Educação Infantil também assinaram o pacto.

 

A Creche Samora Machel já trabalha com as crianças em ambiente letrado, com contação de histórias e atividades que despertam a curiosidade e o gosto dos pequenos pela leitura. É com prazer que as crianças brincam com as letras através de livrinhos, desenhos, jogos, brincadeiras, poesias, parlendas.. . Tudo trabalhado de forma lúdica e muito prazerosa.

 

 

 

Assim, no dia 04 de agosto, os responsáveis foram convidados a assinar o pacto, comprometendo-se a evitar que seus filhos faltem à creche. No dia 10 de agosto, os professores da unidade assinaram o Pacto pela Alfabetização se comprometendo a possibilitar que os pequenos descubram sua visão do mundo escrito e apoiá-lo nas novas descobertas com objetivo de sempre oferecer suporte para as curiosidades que nascerão sobre o incrível mundo das letras.

 

Fonte: http://cmsamoramachel.blogspot.com.br/

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!
Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/08/2012

Superando Desafios e Alcançando Metas – E. M. Friedenreich

Tags: 2ªcre, entrevistas.

No dia 14 de agosto foi divulgado o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. E algumas escolas da 2ªCRE se destacaram nesta avaliação do Governo Federal, dentre elas está a E. M. Friedenreich.

 

 

O IDEB é um indicador usado pelo MEC para medir a qualidade das escolas e de cada rede de ensino. Este índice de qualidade é medido a cada dois anos, onde os estudantes participam de avaliações produzidas pelo Inep. A qualidade das escolas e redes de ensino é medida pelo desempenho dos alunos nesta avaliação e na taxa de aprovação. (Informações retiradas do Portal do MEC)

 

 

Imagem retirada do blog da escola

 

O Rio de Janeiro possui escolas municipais que foram destaques nas notas no IDEB 2011, uma delas é a E. M. Friedenreich, que pertence à 2ª CRE e está localizada no bairro do Maracanã.


A E. M. Friedenreich, que alcançou nota 7.6 na avaliação do IDEB 2011, está entre os cinco melhores resultados de nossa rede nesta avaliação. Para conhecer um pouco do trabalho da escola, o portal Rioeduca entrevistou a professora Sandra Malias, diretora da unidade escolar.


 

 

Professora Sandra Malias realizando assembleia com os alunos

 

 

Portal Rioeduca: Quais foram as dificuldades enfrentadas ao longo deste processo de conquista? Como foram superadas?


Diretora Sandra Malias: A maior dificuldade que enfrentamos é a substituição dos professores licenciados. Devemos garantir os direitos tanto dos alunos quantos dos professores. Desde que assumi a direção da escola, esta é uma prática: professor faltou, o aluno tem seu dia letivo garantido com aula, para isso, fazemos uma escala de atendimento.


Outra dificuldade é conscientizar algumas famílias da importância do seu papel no acompanhamento da aprendizagem dos seus filhos. É um processo contínuo e necessário, que exige muito diálogo.

 

 

Rioeduca: A que se deve o desfecho de sucesso no IDEB?


Diretora Sandra Malias: A escola possui uma equipe que trabalha integrada em consonância com o PPP desta unidade. Todos os professores planejam com seus parceiros de segmento; há um projeto anual dividido por bimestres ocorrendo uma culminância com a exposição dos trabalhos realizados no período, onde toda escola compartilha as experiências vivenciadas.


Nosso compromisso de formar sujeitos leitores e escritores nos remete ao maior enfoque na leitura e na escrita dos alunos, por isso realizamos o empréstimo semanal de livros (Ciranda da leitura), o reagrupamento dos alunos no período da segunda época, a recuperação paralela com diversas estratégias e contamos também com o apoio dos estagiários.


A cada ano, aprimoramos nossa parceria com o Núcleo de Arte de Copacabana, através da Oficina Itinerante de Vídeo que muito enriquece nossa proposta pedagógica.


Assim, entendemos que o aluno é da escola e que todos somos responsáveis por ele, vibramos com seus avanços e juntos buscamos a solução para as dificuldades encontradas pelo caminho, nos preocupando com o pleno desenvolvimento do aluno.


Manter o padrão de qualidade da escola é um trabalho desafiador, assegurado pelo compromisso de todos os profissionais da escola bem como a maioria dos pais que se faz bastante participativa. O trabalho pedagógico é baseado nos PCN´s, na Multieducação, em alguns teóricos que nos ajudam a pensar a relação do sujeito com o conhecimento, nos cadernos pedagógicos, na Educopédia e nos instrumentos de avaliação que contribuem para qualidade do nosso trabalho.

 

 

Equipe de professores da E. M. Friedenreich

 

Rioeduca: Como a equipe da Escola Municipal Friedenreich se sente ao saber do bom desempenho da unidade escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB?


Diretora Sandra Malias: A equipe se sente muito gratificada em verificar que todo o seu compromisso e empenho estão sendo reconhecidos. Nosso maior enfoque é com o aprendizado do nosso aluno, pois procuramos prepará-lo para a vida, para que ele se torne um cidadão crítico e participativo.


Sabemos que ainda não atingimos o ideal, se é que o ideal existe enquanto lugar. O ideal é um sonho, uma utopia, e a utopia é que nos alimenta. Todavia, na atualidade, as utopias são construídas ouvindo o outro, incluindo o outro e levando em conta os sonhos dos outros. Os resultados, os números são importantes para balizarmos nosso trabalho, porém, como educadores, certamente o mais importante é o processo de construirmos a cada dia de nossa jornada, nossos erros, nossos acertos, novas tentativas...


 

Agradecemos a professora Sandra Malias pela entrevista e parabenizamos a equipe da E.M. Friedenreich pelo bom desempenho no IDEB 2011. Muito sucesso a vocês!

 

Conheça mais sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB clicando aqui.


Leia outras publicações sobre o trabalho da E.M. Friedenreich: História do Patrono da E.M. Friedenreich e Leia Sempre, Leia Mais, Ler é Bom Demais

 

Visite também o blog da escola. Clique na imagem abaixo!


 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/08/2012

O Fantástico Mundo da Literatura

Tags: 4ªcre, projetos, riodeleitores.


 

Garantir o contato com as obras literárias e apresentar diversos gêneros às crianças é a principal função dos professores  para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literatura  é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor em todas as séries.

 

 

Segundo Lobato, “quem começa pela menina da capinha vermelha pode acabar nos Diálogos de Platão, mas quem sofre na infância a ravage dos livros instrutivos e cívicos, não chega até lá nunca. Não adquire o amor da leitura”.

 

 

VIVENDO AS EMOÇÕES DO LIVRO NA PRÓPRIA PELE

 

 

"No dia 17 de agosto, a turma 1702 da Escola Municipal Presidente Eurico Dutra visitou o Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio.

 

 

 

 

A visita foi mais uma etapa de um projeto desenvolvido na aula de Língua Portuguesa com o professor Igor Ferreira. A turma foi acompanhada durante a visita pelos professores Igor e Rafael Cruz, de História, pela coordenadora Claudia Cabral e pela professora Marja, do MHN.

 

 

 

 

 

A partir da leitura do livro “O Mistério no Museu Imperial”, da autora Ana Cristina Massa, os alunos puderam viajar pelo fantástico mundo da literatura, num livro recheado de aventura e suspense, no qual cinco crianças formam o grupo dos invencíveis para desvendar o grande segredo da história: quem é o misterioso personagem “sombra” que ronda o museu em Petrópolis.

 


Mesmo a visita não podendo ser feita fora da cidade, no museu original da história, em Petrópolis, os alunos não perderam o prazer de visitar um importante museu no Rio, e puderam sentir emoções muito parecidas com as dos personagens Goma, Eugênio, Sofia e Isadora.

 


Em sala, agora os alunos da 1702, divididos em cinco grupos, devem, ao longo dos próximos dois bimestres, participar de atividades que possam integrar o conteúdo da disciplina, sem perder o prazer da aventura que encontraram no livro. Após a visita, que teve uma atenção especial ao setor do Brasil Império – aquele que serviu de cenário para o livro - cada grupo terá que desenvolver trabalhos que devem envolver criatividade, espírito de equipe, imaginação e disciplina.

 


O objetivo do projeto é proporcionar maior envolvimento dos alunos com as aulas, entre eles, e principalmente, com a própria escola, reforçando de forma criativa os escritores de Língua Portuguesa, habilitando-os cada vez mais a uma leitura reflexiva e prazerosa.
O projeto envolve também atividades de escrita, participação em aula, e já vem mostrando resultados no compromisso da turma com os deveres, presença, melhora no comportamento e no rendimento nas avaliações."

 

 

Parabéns ao Professor Igor por suas ações pedagógicas de importância fundamental para a disseminação e formação leitora de seus alunos. 

 

 

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ª CRE
anaaccioly@rioeduca.net
                                                         Twitter: @Ana_Acioly                                                                     Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/08/2012

Concurso de Ilustrações - Resultado Final

Tags: concursodeilustrações, rioeduca, artes.

Finalmente o tão aguardado resultado do Concurso de Ilustrações Rioeduca

 

"Adorei os trabalhos. Excelentes!
Foi um prazer muito grande."

(Cybele Meyer)

 

"Obrigada pelo privilégio de participar do júri com

um conjunto de trabalhos tão rico e diverso."

(Andrea Ramal)

 

A equipe do Portal Rioeduca agradece a participação de todos e se orgulha de ter contado com ilustres jurados: Andrea Ramal, Cybele Meyer, Giselle Arruda, Aline Bottcher e Beto Lima.

 

Os trabalhos finalistas foram avaliados de acordo com número e nome enviado a cada um dos jurados e este foi o blog submetido à avaliação: Ilustrações - Finalistas

 

No blog também é possível encontrar outras informações, como o próprio regulamento e os quesitos a que cada trabalho foi submetido.

 

Documentos aqui postados:

 

1. Notas dos jurados para todos os finalistas;

 

2. Vencedores do Concurso;

 

3. Ganhadores do Prêmio (mediante capítulo VIII, art. 2 do regulamento);

 

Parabéns aos Vencedores!!!

 

 

 

Lembramos a todos que a premiação ocorrerá entre

os meses de novembro e dezembro de 2012.

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share