A A A C
email
Retornando 107 resultados para o mês de 'Agosto de 2012'

Quinta-feira, 23/08/2012

Da Semente Para Uma Nova Planta!

Tags: 9ªcre, blogdeescola, cadernopedagogico, ciências.

Nos Cadernos Pedagógicos de Ciências costumam vir muitos experimentos que os alunos adoram realizar. O CIEP Anita Malfatti destaca no Caderno do 3º Bimestre a experiência  sobre Germinação que vai levar os alunos a observar as transformações que ocorrem até a formação das plantas.

 

 

 

A Turma 1401, da professora Lucimar, está ligada no Caderno Pedagógico de Ciências do 3º Bimestre.


Ao estudar sobre Germinação, a turma realizou o experimento sugerido na página 5 do caderno, e durante alguns dias pode perceber com facilidade toda a transformação ocorrida em uma semente até se tornar uma plantinha.


Assim é mais gostoso aprender!!!


 

Professora Lucimar e a turma 1401

 

 

 

 

 

 

Você pode encontrar os Cadernos Pedagógicos no portal Rioeduca na página dos

Recursos Pedagógicos

 

Parabéns à equipe do CIEP Anita Malfatti por manter seu blog atualizado, oportunizando desta forma o compartilhamento das suas atividades.

 

Blog do CIEP Anita Malfatti

 

 

Se a sua Unidade Escolar desenvolve atividades como essa venha compartilhar conosco.

Entre em contato com a representante da sua CRE,

basta clicar na página Sobre Nós do Portal Rioeduca.

 

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:

Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 23/08/2012

Festa Cultural no GEC Carlos Lacerda

Tags: 7ªcre, projetos, festas.

 

Uma grande festa cultural agitou o GEC Carlos Lacerda no mês de julho. O Arraiá Cultural do Lacerda reuniu professores e alunos em uma festa tipicamente caipira  que fez parte de um amplo projeto cultural sobre o Brasil.

 

 

 

 

O Ginásio Carlos Lacerda está localizado na Taquara e atende cerca de 500 alunos, do 7º ao 9º ano, com horário integral. No dia 16 de julho, professores e alunos do GEC celebraram o Arraiá Cultural do Lacerda. Todos puderam brincar, dançar quadrilha, degustar comidas típicas e mostrar tudo o que aprenderam durante a pesquisa cultural sobre as regiões do Brasil.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Turmas de 7º, 8º e 9º anos apresentaram, em salas temáticas, aspectos culturais de cada região por meio de cartazes, músicas regionais, comidas típicas, danças folclóricas e artesanatos. Os alunos ainda participaram de jogos na quadra que estimularam o trabalho em equipe, a reciclagem e solidariedade entre os participantes.

 


 

 

 

 

 

 


  

O Arraiá Cultural do Lacerda foi um sucesso, pois o evento ampliou  o conhecimento cultural de todos e estreitou ainda mais os laços de afetividade entre professores e alunos. O casamento na roça e quadrilha deram o que falar! 

 

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!   

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 23/08/2012

Leitura e Escrita no Mês da Valorização da Paternidade

Tags: 1ªcre, projetos.

Agosto é o mês da Valorização da Paternidade e a Professora Beth Lopes, do CIEP 01.02.502 (Sambódromo- antigo setor 6), aproveitou o tema para trabalhar com sua turma de Educação Infantil a importância do afeto e amor da família. A professora também realizou atividades de leitura e escrita além de contação de histórias.

.
Projeto PAI - AFETO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

O tema “PAPAI” permeou boa parte dos movimentos realizados na turma da EI - 11, no mês de agosto. Histórias de pais amorosos, de avós, de adoção renderam muitas conversas, permitiram que as crianças colocassem suas ideias ao grupo, manifestassem sua história preferida. Os títulos dos livros foram registrados para identificação das palavras e dos títulos que possuíam mais e menos palavras em sua composição. Os nomes foram listados para identificação de vogais, contagem de suas letras, montagem do alfabetário e  cópias nos cadernos, que começaram a ser usados.

 


 

Os alunos da turma ouviram histórias e trabalharam os nomes dos pais, além de desenhar os homenageados do mês. As crianças e a professora confeccionaram a listagem dos livros, contaram as palavras de cada título e destacaram com  pintura cada uma delas. Também identificaram os que possuíam mais ou menos palavras. Os pequenos Identificaram e nomearam as vogais encontradas no nome do papai e até usaram o caderno para fazer trabalhinhos! A letra estava um capricho!!!

 


A turma da Professora Beth Lopes participou de atividades mil e de  descobertas incríveis! Eles criaram, brincaram, observaram, leram, escreveram e ouviram história. Foram momentos de riqueza, inspiração e superação. A professora Beth diz orgulhosa: “Ei -11 - Eita turminha boa!”

Fonte http://meusmovimentos.blogspot.com.br/


Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.



Contatos:

Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 22/08/2012

Visão Interdisciplinar dos Jogos Olímpicos

Tags: 10ª, cre, jogos, olímpicos, rio, saudável, escola, do, amanhã.

 

The Olympic Games 2012

Trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos professores de Educação Física da Escola Municipal Haydea Vianna Fiuza de Castro, com a professora de Inglês Josana Bianchi, sobre os Jogos Olímpicos de 2012.

 

 

A Escola Haydea Vianna Fiúza de Castro, da 10ª CRE, vem realizando trabalhos que servem como referências positivas para outras unidades escolares da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 


A produção do vídeo intitulado “The Olympic Games 2012”, que poderá ser visto e compartilhado no Youtube pelo link http://migre.me/abG2e,  e que também poderá ser visto no site http://www.emhaydea.com  nos dá uma ideia precisa dos bons resultados da parceria dos professores de Educação Física e de Inglês daquela escola localizada na Vila Paciência, que ainda é considerada uma das comunidades conflagradas, na região da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 

 


 

O trabalho sobre os Jogos Olímpicos de 2012 foi desenvolvido dentro de uma visão interdisciplinar envolvendo os professores Rafael dos Anjos, Claudia Freitas e Leila de Siqueira, todos de Educação Física em comum acordo com a professora Josana Bianchi, de Inglês.

 


A Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro funciona apenas com o 1º segmento do Ensino Fundamental, e o trabalho interdisciplinar teve como objetivo levar os alunos a conhecerem as origens históricas dos Jogos Olímpicos, a importância da prática esportiva na busca por uma vida mais saudável e, simultaneamente, tendo inseridas palavras da língua inglesa, tais como verbos, expressões idiomáticas e palavras aplicadas com mais frequência no meio esportivo.

 


 

O sucesso foi indiscutível, como pode ser conferido assistindo ao vídeo.

 


Os alunos, mais uma vez, se empenharam e deram o melhor de si. Transformaram-se em protagonistas do projeto interdisciplinar da Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro.

 

 

 


De acordo com o texto publicado no Blog  http://www.emhaydea.com, “os alunos aprenderam um pouco mais sobre algumas modalidades e esportes, e também participaram de uma mini olimpíada, em que eles foram premiados com troféus e medalhas.”

 

 


Além de aprenderem novas expressões da língua inglesa, de conhecerem um pouco mais sobre a História das Olimpíadas e de terem a oportunidade para desenvolverem hábitos mais saudáveis, os alunos da Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro ainda tiveram momentos de muita alegria e descontração, inclusive podendo assistir ao filme “Pateta, o Campeão Olímpico”, e de participarem de competições esportivas.

 


 

A parte pedagógica também não foi deixada de lado, com incentivo para a realização de pesquisas, leitura de textos sobre os Jogos Olímpicos selecionados de livros, revistas, enciclopédias e dos sites da Internet, como também a produção textual e elaboração de cartazes que ficaram expostos na área interna da escola.

 

 

 

 

 


Segundo a professora Josana Bianchi, “a concepção de um projeto interdisciplinar envolvendo Língua Inglesa e Educação Física foi um grande desafio para todos, mas com muito esforço, dedicação e boa vontade, as metas foram alcançadas.”

 

 

 

 

Agradecimentos do Rioeduca: Á E. M. Haydea Vianna Fiuza de Castro e à professora Josana Bianchi.

Montagens feitas com fotografias copiadas do site http://www.emhaydea.com, da E. M. Haydea Vianna Fiúza de Castro.


Contatos com o professor Sinvaldo do Nascimento Souza, representante do Rioeduca na 10ª CRE sinvaldosouza@rioeduca.net  
 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share