
Quarta-feira, 22/08/2012
Jornal Mural na E. M. Goiás
Leitura e escrita sempre andaram de mãos dadas. Para escrever bem, a leitura precisa estar em dia. A E. M. Goiás, da 3ª CRE, estreia no universo dos blogs mostrando os bons frutos que rendem esta parceria.A equipe de Língua Portuguesa da E. M. Goiás está afinada na busca por alunos leitores, mas também produtores de texto. A prof.ª Sandra Fará e o prof. da Sala de Leitura Carlos Maurício realizaram a Oficina de Poesia: Da Leitura à Escritura. O objetivo era aproximar os alunos deste gênero literário e mostrar que o olhar poético pode pousar até em atividades cotidianas. Já a professora Rosana Sales colocou a turma 1802 para produzir um jornal mural, aproveitando a relação estreita dos alunos com o jornal impresso.
O objetivo era estimular a produção, a impressão e a circulação de textos entre os alunos da turma 1802. A turma foi dividida em grupos, os quais trabalharam com materiais diversos e ampliaram o alcance inicial de cada parte do jornal, abordando também assuntos da atualidade. As notícias buscaram espelhar a diversidade de interesses da turma e a personalização do jornal ao grupo.
O trabalho foi dividido em cinco etapas. Na primeira, foi escolhido um nome para a turma e para o jornal, seguido da escolha do desenho do logo do jornal. Na terceira fase, um texto contava sobre a turma e informava o agenda de aniversários de toda a turma. Finalizando a personalização, foi incluída uma lista com as atividades preferidas da 1802. Os grupos trabalharam duro, mas também tiveram direito à pausa, como em toda redação que se preze.
Assim, a produção de textos se aproxima do adolescente. Ele escreve sobre o que interessa e pesquisa para atender a linguagem própria do jornal. Assim como, com a poesia sobre o cotidiano, sua capacidade de produção é estimulada a expressar sua visão do mundo. Além disso, a produção jornalística entra em sua lista de atividades profissionais a exercer no futuro. Confiram no blog recém-criado outras atividades da E. M. Goiás. Visitem!
Contate-nos angela.freitas@rioeduca.net twitter @angeladario facebook Angela Regina de Freitas
|


Quarta-feira, 22/08/2012
Estagiária Capacita Professores da E. M. Rose Klabin no uso da Educopédia
No final do 1º semestre, a estagiária Juliana de Almeida, da E. M. Rose klabin, capacitou os professores da Unidade Escolar no uso da Plataforma Digital Educopédia. Esta ação foi realizada para dar a oportunidade de os professores conhecerem e aplicarem os conteúdos da Educopédia e seus planejamentos.
A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora.
David Albury, Diretor de Design e Desenvolvimento Global Education Leader's Program (GELP) e Abel Caine, Especialista da Unesco para recursos educacionais reconhecem publicamente a importância da Educopédia para a educação Carioca.
Especialistas falam sobre a importância da Educopédia para a educação
Para que esta evolução realmente aconteça, é necessário que alunos, estagiários e professores estejam de pleno domínio desta plataforma para que possam utilizá-la e incentivar o seu uso.
Em parceria com a MSTech, a Educopédia realizou, no período de 28 de maio a 1º de junho, capacitação para os estagiários que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de habilitá-los a apresentar em suas escolas os recursos digitais que a SME desenvolve atualmente.
Para dar continuidade ao trabalho iniciado com a formação, a equipe da Educopédia sugeriu que cada equipe pedagógica organizasse, no mês de julho, um momento para que os estagiários pudessem fazer o repasse para os professores da U. E. em que atuam, pois é preciso garantir que todos os envolvidos no processo educacional tenham a oportunidade de conhecer e aplicar os conteúdos da Educopédia e seus planejamentos.
A E. M. Rose Klabin não perdeu esta oportunidade e organizou um momento no dia 11 de julho para a estagiária Juliana de Almeida fazer o repasse da capacitação que participou para os professores da escola. Foi um momento muito rico, de aprendizagem e de grandes ensinamentos.
Juliana de Almeida, estagiária da E. M. Rose Klabin capacita professores no uso da Educopédia
Vamos ver alguns momentos da capacitação realizada pela estagiária Juliana de Almeida no laboratório de Inforrmática da E. M. Rose Klabin.
Professores assistem atentos às explicações dadas pela estagiária Juliana Almeida
Professores colocam em prática o que estão aprendendo na plataforma digital
Professores conhecem a Educoteca, a Biblioteca Virtual da Educopédia
Professores conhecem os livros da Educoteca
Muitas vezes a união da educação com a tecnologia ainda é encarada de forma delicada. Um dos problemas que posso citar é a dificuldade dos professores em utilizar a tecnologia em benefício de suas aulas, pois requer desses profissionais novas competências e habilidades.
Este problema não é enfrentado pela E. M. Rose Klabin, que conta com uma equipe gestora, Aline Menduiña e Andréa Casadonte que incentiva de forma total a introdução das novas tecnologias no ambiente escolar, assim como a capacitação de seus professores.
Parabéns às Diretoras Aline Menduiña e Andréa Casadonte, por proporcionarem aos seus professores momentos de formação e discussão de novas práticas pedagógicas em prol da melhoria do ensino e da aprendizagem.
Parabéns à estagiária Juliana de Almeida por oportunizar uma formação voltada para o uso das novas tecnologias que a SME oferece, objetivando a integração do educador no processo de aprendizagem, desempenhando o papel de facilitador entre aluno e a construção do conhecimento.
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 22/08/2012
CIEP Glauber Rocha - Ideb 2011: 1º Lugar na Rede e 3º Lugar no Brasil
O CIEP Glauber Rocha ficou em 3º lugar no país com o Ideb 2011 e em primeiro lugar na rede. Todo este sucesso é resultado de muita dedicação e amor à educação. A prof. Iolíris Paes, diretora do CIEP, é uma líder nata e conhecida por sua competência e empenho.
O Rio tem duas escolas entre as cinco melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma delas é da 6ª CRE, o Ciep Glauber Rocha, que ficou em terceiro lugar no país com o IDEB de 8,5 e em primeiro lugar na rede. A escola atende a crianças das comunidades Quitanda, Pedreira e Lagartixa.
Logomarca do Ideb
O Ciep Glauber Rocha é dirigido pela prof.ª Iolíris Paes há 17 anos. A média alcançada pela escola é maior que o padrão europeu. Este sucesso todo pode ser observado no hino do Ciep, que é cantado e colocado em ação por todos na escola.
Hino do Ciep Glauber Rocha
A equipe do CIEP Glauber Rocha é formada pela Diretora Iolíris Paes, pelas Diretoras Adjuntas Regina Carla e Inês de Brito, pela Coordenadora Pedagógica Márcia Giannini e por professores extremamente dedicados. Vamos conhecer as pessoas que fazem parte desta equipe!
Professores do CIEP Glauber Rocha: dedicação e amor
Professores do CIEP Glauber Rocha: excelência no trabalho
Equipe do CIEP Glauber Rocha: união acima de tudo
Equipe do CIEP Glauber Rocha: orgulho da 6ª CRE
Equipe do CIEP Glauber Rocha: harmonia no conjunto
Se hoje o colégio apresenta índices de excelências, nem sempre foi assim. Quando a diretora Iolíris Paes começou seu trabalho, o CIEP era alvo de arrombamentos constantes. A alternativa encontrada para sanar os problemas encontrados foi trazer os pais para a escola, incentivar a leitura e fazer reforço escolar. A prof.ª Iolíris Paes destaca que não houve ações revolucionárias, mas pequenas ações que fizeram toda a diferença para o sucesso da escola.
A equipe do CIEP dá atenção a todos os alunos. A dificuldade de cada criança é investigada. A base de pensamento e de ação da escola é que todos devem ter um olhar não só para o que desponta, mas para aquele que precisa de atenção também.
De origem pobre, filha de costureira e motorista, Iolíris tinha o sonho de ser professora desde os 5 anos. Sua mãe, apesar de não ter terminado a escola, sempre colocou o estudo como prioridade.
Após muitas noites sem dormir, dividindo o tempo entre as aulas que ministrava em uma escola municipal e a faculdade de Pedagogia, à noite, ela recebeu o convite para ser diretora do CIEP Glauber Rocha, em 1995. Ali começava seu maior desafio!
Diretora Iolíris Paes, orgulhosa, com os alunos do Ciep Glauber Rocha
Aluna do Ciep, Karen, sente orgulho em estudar no Glauber Rocha
Quem pensa que Iolíris chegou ao topo, está enganado! Os sonhos continuam! A professora quer abrir no ano que vem uma turma do 6º ano na escola e mais para frente alfabetizar todos os alunos com 6 anos, assim como na escola particular. Para a vida pessoal, outro sonho: Escrever um livro que conte a sua história no CIEP e mostre que com força de vontade tudo é possível. Uma verdadeira heroína!
Para ser bem sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é apaixonar-se por ele. Parabéns à toda equipe do CIEP Glauber Rocha por demonstrar todo o seu amor pela educação carioca e por transformar o seu trabalho em fonte de riqueza e cultura.
Fonte: http://ciepglauberocha.blogspot.com.br
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Twitter: @PatríciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 22/08/2012
Música: A Linguagem que Revela Talentos! FECEM 2012
O Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM) é um tradicional evento da Rede Municipal que revela talentos musicais entre os alunos.
A Escola Municipal Nações Unidas tem o orgulho de representar a 8ª CRE na etapa final do Festival, que é a gravação de um vídeo clip com a banda vencedora. |

