A A A C
email
Retornando 66 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Segunda-feira, 17/08/2015

Curso de Soroban – turma 2015 - 2 NOVO!

Tags: iha, formação, curso.

 

 

 

O Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição à Braille, promove a partir de agosto o curso: O SOROBAN E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CÁLCULOS MATEMÁTICOS

 

Soroban  é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos. Ele ajuda a desenvolver a concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento.
 

Objetivos do curso: Oportunizar os conhecimentos do soroban aos professores da Rede Municipal; favorecer a aplicação do uso correto das técnicas de operacionalização do soroban; possibilitar o uso do soroban como principal ferramenta de ensino da matemática para alunos com deficiência visual.

Ementa:

O Pré-soroban: noções gerais Cuisenaire e material dourado; histórico da utilização do soroban; leitura e escrita de numerais; operações fundamentais de números naturais; leitura e escrita de números decimais; operações fundamentais em números decimais; multiplicação e divisão por 10 e suas potências; potenciação, fatoração em números decimais e radiciação; resolução de M.M.C. e M.D.C; resolução de unidade de medidas (metro, múltiplos e submúltiplo; linear, quadrado e cúbico); capacidade e quantidade; Leitura e escrita de fração e números mistos; operações com frações.
 

Público-Alvo:

  • Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual;
     
  • Professores do Atendimento Educacional Especializado;
     
  • Coordenador pedagógico ou Professor da Sala de Leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual.

Carga Horária:

52h distribuídas em 13 (treze) aulas com quatro horas de duração.

Vagas:

15 vagas no período da tarde (13h às 17h). Obs.: Não será formada turma no período da manhã.

Local: 

Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 Maracanã


Período de realização: Agosto a dezembro de 2015

  • Agosto: 27,
     
  • setembro: 03, 10, 17 e 24
     
  • Outubro: 01, 22 e 29
     
  • Novembro: 05, 12, 19 e 26
     
  • Dezembro: 03
     

Orientações para Inscrições:

1- As inscrições serão online no endereço:  Inscrições Encerradas

 

2. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição, com prioridade para o profissional que atuar diretamente com o aluno deficiente visual.

3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho.

4. Não haverá dispensa de ponto.

5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.
 

 

Equipe do Centro de Transcrição à Braille/IHA

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sábado, 15/08/2015

Arquivos das Provas de Inglês

Tags: provadeinglês.

 

 

Conforme acordado com os professores de Língua Inglesa, ficam disponíveis, a partir de 15/08/2015, no Portal Rioeduca, as Provas de Inglês, da Secretaria Municipal de Educação, aplicadas nos anos de 2013 e 2014, nas turmas de 6º e 7º Anos.

 

Contamos com a ampla divulgação junto às Unidades Escolares e aos Professores Regentes de Inglês.

 

 
   

 




Equipe de Língua Inglesa da E/SUBE/CED

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/08/2015

Guardiões do Meio Ambiente

Tags: 9ªcre, meio ambiente, educaçãoinfantil.

 

 

 

Os alunos da turma EI-12 vestiram a camisa, e agora são os Guardiões do Meio Ambiente do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Sirléia Silva Reis, 9ª CRE.

 

 

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência.

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na Educação Infantil.

O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação. As ações pedagógicas foram baseadas na temática: “Meio ambiente: A gente cuida, o planeta agradece”.

 

 

Ações desenvolvidas na turma EI-12:

  • Lista dos animais do filme "Madagascar" (leitura memorizada, destaque das consoantes e número de sílabas);
  • Gráfico: animais preferidos do filme "Madagascar";
  • Pesquisa sobre os lêmures (animal escolhido pela turma);
  • Através da história “Matar sapo dá azar” reconhecemos que todos os animais são importantes para o planeta e merecem respeito;
  • Após assistirmos ao filme “Um plano para salvar o planeta”, formulamos o “PLANO DA TURMA EI-12 PARA SALVAR O PLANETA”. Cada aluno contribuiu com suas ideias simples e poderosas para cuidarmos do meio ambiente;
  • Reutilizamos folhas para a construção de brinquedos de papel. Nesse momento, dissemos NÃO ao consumismo! Um dos principais vilões para o planeta;
  • Conversamos sobre a economia de água, após assistirmos ao filme “Animais unidos jamais serão vencidos”;
  • Realizamos uma passeata ecológica, a fim de divulgarmos o nosso plano para salvar o planeta. Todos os alunos assumiram o compromisso de serem os “Guardiões do Meio Ambiente”.

 

 

A EI-12 deixa a sua mensagem:

“CRIANÇA INTELIGENTE PRESERVA O MEIO AMBIENTE!”

 

 

Parabéns aos alunos e à equipe do EDI Professora Sirléia Silva Reis, pelo trabalho desenvolvido! São nossos pequenos cidadãos desde já respeitando os recursos naturais e desenvolvendo sua consciência ambiental!

 

 

Para ver mais trabalhos realizados, acesse o Facebook do EDI.

Contato com o EDI pelo telefone 3394-2912 ou pelo e-mail edisreis@rioeduca.net.
 

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 14/08/2015

Tenda Folclórica, um Espaço Cultural Privilegiado para as Crianças

Tags: 4ªcre.

 

 

 

 

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. A cultura popular é tudo isso, bem misturado e refletido nos muitos jeitos de ser do brasileiro.

 

“A valorização do folclore, o reconhecimento da importância das manifestações populares na formação do lastro cultural da nação, constituem procedimentos capazes de assegurar as opções necessárias ao seu desenvolvimento”. (BRANDÃO, 1982)

 

 

 

O mundo do folclore é um mundo encantado, cheio de personagens estranhos que transportam a criança aos páramos da fantasia, que aumentam-lhe o poder da imaginação, que une as pessoas. Logo, é razão suficiente para ser trabalhado em todas as escolas, não só no mês de agosto, mas durante todo o ano.

 

 

 

"Pra quem estava curioso me pedindo... olha a Cuca pronta... e terminei o boi-bumbá. Montei a Tenda das histórias do Folclore e todo varal com as parlendas, trava-linguas, lendas, ditados populares, frases feitas, fábulas de cordel, cantigas de roda, adivinhas... As crianças estavam numa curiosidade só... A Tenda Folclórica da Leitura está fazendo sucesso. Recheada de lendas, mitos, contos, parlendas está mexendo com a imaginação dos pequenos."

Texto da professora Delfina - E. M. Lais Netto dos Reis

 

 

 

 

O trabalho pedagógico fundado em uma perspectiva folclórica pode colaborar para sanar vícios ou problemas de pronúncia próprios da língua, além de exercitar a memória, pondo em destaque a norma culta, e cumprindo uma função de aprendizagem e de controle da dicção.

Além disso, a infância é a idade das brincadeiras e é através delas que a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares. Por assim dizer, conhecer a criança em seu contexto cultural implica observá-la no seu dia-a-dia, em proporcioná-la momentos lúdicos e divertidos. E nada melhor do que a riqueza do nosso folclore para realizar essa empreitada.

 

Parabéns à professora Delfina, por levar os alunos à conclusão consciente de que toda cultura tem uma dignidade e um valor que devem ser respeitados e protegidos diante das diversas culturas que fazem parte da humanidade. 

 

 

Escola Municipal Lais Netto dos Reis

Telefone (21) 3885-2866
E-mail emlais@rioeduca.net
Endereço Praca Belmonte, 7 - Olaria  

 

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ªCRE

anaccioly@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (12)