A A A C
email
Retornando 66 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Quarta-feira, 26/08/2015

Meio Ambiente no Anima Mundi

Tags: 2ªcre.

 

 

 

A professora Vera Nácia Franco e os alunos da Escola General Humberto de Souza Mello participaram do Anima Mundi 2015 com o projeto “Horta Escolar Agroecológica”.

 

A professora Vera Nácia e os alunos do 5º ano da E. M. General Humberto de Souza Mello estão desenvolvendo um projeto sobre alimentação saudável e horta agroecológica dentro do ambiente escolar. Este ano, os alunos, com o auxílio da professora, foram desafiados a contar a experiência do projeto através de uma animação que foi escolhida para participar do Anima Mundi.

 

Professora Vera Nácia e sua família prestigiando o evento.

 


A professora Vera enviou ao portal Rioeduca um relato sobre o desenvolvimento do projeto e a sensação de poder participar com os alunos desse grande evento.


Utilizar o cinema como ferramenta educativa pode possibilitar uma aprendizagem mais lúdica. E produzir nossas próprias narrativas através de uma animação, transpondo os conhecimentos adquiridos em um projeto, é certamente a garantia de um aprendizado significativo para professores e alunos.

Com a mediação da professora, os alunos tiveram a liberdade de escolher a técnica que seria usada, escolhendo o stop motion. A criatividade e organização dos roteiros e materiais foram surpreendentes.

O storyboard foi feito individualmente e, posteriormente, escolhemos as melhores cenas e fizemos um coletivo.

As poesias foram feitas individualmente e em grupo, permitindo que todos participassem.

Para a construção dos cenários, dos personagens, a manipulação dos personagens e a captura das fotos, assim como a gravação do áudio, a escolha dos efeitos sonoros e a edição, nós dividimos a turma em equipes de trabalho de acordo com as habilidades de cada um, do interesse e do desejo de aprender.

Fazer essa animação trouxe muita alegria e satisfação para a turma e para a professora, mas participar de um Festival Internacional de Animação como o ANIMA MUNDI, ser uma das mil e seiscentas animações inscritas e uma das escolhidas entre as 450 que estiveram presentes de quarenta países é como ganhar o Oscar!

Ter o reconhecimento de um trabalho é motivo de orgulho para crianças, pais e toda a comunidade escolar.

Particularmente, senti-me muito respeitada por toda a equipe do Anima Mundi. Foi uma alegria compartilhar também com outras pessoas que lá estavam no fim de semana.


Agradeço a oportunidade de participar do Anima Escola, projeto da SME que, através do Departamento de Mídia Educação e em parceria com o Anima Mundi, proporcionou-me a possibilidade de desenvolver a linguagem de animação em minha escola.

 

  Relato da professora Vera Nácia Franco.

 

Professora Vera no Anima Mundi.

 

Abaixo, temos uma das animações produzidas pelos alunos, que ficou linda, e representa o sucesso deste trabalho, em que os educandos aprenderam na prática como é importante cuidar do meio ambiente!

 

 

As turmas da professora Vera Franco trabalharam significativamente as questões de alimentação saudável e meio ambiente.

Na publicação da próxima semana, conheceremos um jogo, criado pela professora Vera, para ser utilizado on-line pelos estudantes. Vale a pena conhecer mais esta dica de como trabalhar o assunto meio ambiente com os pequeninos. Aguardem!


Agradecemos a professora Vera Franco por compartilhar conosco esta experiência, e desejamos sucesso!

 

O contato da professora Vera Franco é: veranacia@hotmail.com

 


 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/08/2015

Festa da Família: Trabalhando Diferentes Núcleos Familiares

Tags: 11ªcre, família, pais, edi.

 

 

 

Família, Família, Papai, Mamãe, Titia! É o EDI José de Souza Ramos trabalhando diferentes núcleos familiares com as crianças. Confira!

 

 

Este ano, o EDI José de Souza Ramos investiu numa aposta que causou muita discussão entre professores e familiares. Acordamos que, ao contrário do que acontece anualmente, não faríamos festas isoladas para comemorar o dia das mães, dos pais, dos avós, entre outros. E, sim, inovaríamos com um evento único: a festa da Família!

 

 

Murais pela escola.

 

Trabalhamos com os nossos alunos os diferentes núcleos familiares, tendo como referência os desenhos animados e séries infantis. Nos encantamos com os personagens, e olha que não foram poucos!

 

Diferentes tipos de estrutura familiar.

 

Família Incrível, Família Adams, Os Smurffs, Família Dinossauros, Os Jetsons, Peppa Pigg, Chaves e sua turma e muitos outros. 

 

Famílias famosas.

 

Para registrar as impressões do grupo acerca de cada núcleo, confeccionamos cartazes para decorar a nossa escola, e ensaiamos coreografias para homenagear as nossas famílias. Ficou tudo muito lindo!

 

Livro: A Casa Sonolenta.

 

Alunos registraram as suas famílias.

 

Com a chegada do Dia dos Pais, a turma EI-11 conversou um pouco sobre a figura masculina na família. No momento da novidade, as crianças contaram sobre as brincadeiras e brinquedos que seus pais, avôs e tios brincavam na infância. A aluna Maria Eduarda trouxe um carro de bombeiro que era do seu pai. Foi pura diversão! Criança feliz tem endereço certo: EDI José de Souza Ramos!

 

Hora da novidade. Em destaque, aluna Maria Eduarda.

 

Quer saber mais sobre a atividade? Ligue pra escola:

Telefone: 3882-5637

E-mail: edijramos@rioeduca.net

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/08/2015

O Rio de Janeiro aos Olhos de Romero Britto

Tags: 1ªcre, eventos, projetos.

 

 

 

O colorido da obra do brasileiro Romero Britto foi inspiração para o Projeto Pedagógico Anual da Escola Floriano Peixoto.

 

Buscando um tema gerador para nortear o trabalho ao longo do ano de 2015, em comemoração aos 450 anos da Cidade Maravilhosa, a Escola Municipal Floriano Peixoto encontrou na obra colorida do pintor Romero Britto a inspiração e mola propulsora para o trabalho ao longo do ano. Assim nasceu o projeto "O Rio de Janeiro aos olhos de Romero Britto", em que o colorido do autor, retrato fiel da alegria do povo carioca, é o eixo que está conduzindo os trabalhos ao longo do ano.

E a escola tem produzido lindos trabalhos: painéis com releituras da obra do autor em que o Rio é o tema ornamentam os murais da unidade, servindo como inspiração para professores e alunos.

 

 

O lançamento do Caderno Pedagógico Especial Rio 450 veio somar aos diversos trabalhos já planejados pela Escola com atividades que enriquecem o fazer pedagógico dos professores e alunos.

 

 

Esse trabalho é enriquecido diariamente com contribuições dos envolvidos. Num trabalho plástico, as diversas turmas produziram suas próprias obras, imitando o estilo do pintor. E assim nasceram obras como "O Rio aos olhos da turma 1.501, da Educação Infantil."

 

 

Das artes plásticas para a escrita e leitura, todo esse incentivo é usado constantemente como pretexto para a produção escrita e a leitura. Assim, a partir de propostas diversas do Rio colorido por Romero Britto, os alunos são apresentados a diferentes formas de produção textual: descrição, criação de histórias, análise das obras etc. Todo esse trabalho vai ao encontro do Projeto Político Pedagógico "A magia da Literatura Infantil enriquecendo as várias linguagens".

 

 

E isso é apenas uma pequena parte. O projeto acontecerá até o final do ano letivo, criando, a partir da expressão artística, novas possibilidades de interação dos diversos saberes.

 

Para saber mais:

ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO

Diretora: Otília Muller

Coordenadora Pedagógica: Solange Comerlato

Telefone: 3895-8634

E-mail: emfpeixoto@rioeduca.net

 


"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/08/2015

Saúde Bucal na Creche Zilka Salaberry

Tags: 6ªcre.

 

 

 

Na semana de 24 a 30 de abril, em parceria com o Programa Saúde na Escola, a Creche Municipal Zilka Salaberry promoveu uma ação voltada para a saúde bucal na creche. Vamos acompanhar?

 

Para que a importância da saúde bucal seja absorvida, nada melhor do que educar as crianças desde cedo. Pensando nisso, a Creche Municipal Zilka Salaberry, localizada em Acari, em parceria com o Programa Saúde na Escola, proporcionou aos alunos uma série de ações voltadas para a saúde bucal.

 

Várias atividades foram realizadas com os alunos, funcionários e responsáveis: avaliação para remoção do tecido cariado, formas de escovação correta, distribuição de kits de escova e creme dental para as crianças e palestras.

 

Palestra ministrada pela equipe do PSE aos pais dos alunos da C. M. Zilka Salaberry.

 

Com essas ações, a equipe gestora e pedagógica da creche está utilizando a prevenção como uma forma de diminuir as doenças bucais, tanto nas crianças como nos responsáveis. Esse é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente. 

Ao tratar do assunto na escola, a C. M. Zilka Salaberry está exercendo um papel fundamental para o crescimento cognitivo e para a prevenção da saúde da criança. E isso é levado a sério neste espaço escolar.

 

O objetivo da creche é zelar pela saúde das crianças, responsáveis e funcionários.

 

Assim que começam a ter coordenação motora, as crianças são estimuladas e motivadas a cuidar de sua higiene pessoal. Com atividades lúdicas e em grupos, as educadoras mudam comportamentos, e oferecem o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos.

O papel dos pais é de extrema importância nesse processo, por isso eles foram convidados a participar desse momento. Hábitos de higiene são adquiridos em casa de acordo com a frequência, a rotina e a importância que se é dada.

 

Programa Saúde na Escola realiza a avaliação antropométrica (cárie) e entrega o kit escovação.

 

Como vimos, a educação está sendo utilizada como um pilar para promover e preservar a saúde, enquanto trabalha a construção de novos conhecimentos e práticas, dentro de uma metodologia participativa.

 

Parabéns a toda equipe da C. M. Zilka Salaberry e ao Programa Saúde na Escola por promover atividades que estimulam a saúde bucal em crianças que estão em seus primeiros anos de vida. É uma idade propícia para incorporar as práticas de prevenção e hábitos de higiene bucal e corporal nas atividades diárias. Vocês estão ajudando a construir um futuro saudável a todas essas crianças! É um orgulho tê-los na 6ª CRE!

 

Quer saber mais um pouco? Entre em contato com a Creche Municipal Zilka Salaberry!
R. Piracambú, 590 - Acari, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3371-1416
Blog: http://zilkacreche.blogspot.com.br/
E-mail:ciepsandino@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 


 

                               

 

 


   
           



Yammer Share