A A A C
email
Retornando 66 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Sexta-feira, 21/08/2015

A Afetividade para Driblar a Violência

Tags: 4ªcre.

 

 

 

 

  A afetividade é a energia que move as ações humanas. A dimensão afetiva deve estar inserida na aprendizagem e no processo da vida escolar, pois  fazem parte da vida e interferem no conhecimento.

 

"O afeto é essencial para todo o funcionamento do nosso corpo nos dando coragem, motivação, interesse, e contribuindo para nosso desenvolvimento. E é pelas sensações que o afeto nos proporciona que sabemos quando algo é verdadeiro ou não. Principalmente para a criança o afeto é importantíssimo, pois ela precisa sentir-se segura para poder desenvolver seu aprendizado, e é necessário que o professor tenha consciência de como seus atos são extremamente significativos nesse processo, porque essa relação aluno-professor é permeada de afeto, e as emoções são estruturantes da inteligência do indivíduo" (WALLON, 1995).

 

O CIEP Ministro Gustavo Capanema aposta no afeto para driblar a violência

 

 

Pode-se dizer que a afetividade sinaliza a entrada da criança no universo simbólico, proporcionando também a origem da atividade cognitiva.

Segundo Wallon (1995), a afetividade refere-se à capacidade e à disposição do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensações ligadas a tonalidades agradáveis ou desagradáveis. Ser afetado é reagir com atividades internas/externas ao que a situação desperta.

 

 

Essa foi a saída para o sucesso do trabalho realizado no CIEP Ministro Gustavo Capanema. Foi uma aposta de grande valia, envolvendo a aprendizagem num projeto em meio ao afeto. A exposição do sujeito às ações de afeto fizeram toda a diferença no final do processo de ensino/aprendizagem. 

Afinal, sabemos que o medo, a angústia, a ansiedade e a frustração são sentimentos que desgastam não só o aluno, mas qualquer ser humano. A serenidade e a tranquilidade dos professores auxiliam na redução, ou até na eliminação, desses sentimentos desagregadores.

 

 

A equipe aproveitou de forma construtiva todos os momentos com os alunos na escola, e apostou em conquistar gradativamente uma mudança real e duradoura.

Buscou uma relação com momentos prazerosos para ambos, com eventos para que as famílias e a comunidade participassem ativamente. Isso foi trazendo para dentro da escola um novo perfil, uma nova cara para esse território.

Tudo que os professores fizeram foi identificar e buscar soluções para esses graves problemas de violência de dentro e fora da escola, acreditando que essa ação pode ser a base para alicerçarem um programa de erradicação do caos vigente em nossa sociedade.

 

Parabéns a todos do CIEP Ministro Gustavo Capanema, por valorizar a  incorporação de valores, e vivê-los de forma a acreditar que é possível mudar uma história, uma vida. 

 

 

Verifiquem a matéria acessando o link:

Escolas buscam formas de educar em meio ao cotidiano de violência.

 

 

CIEP Ministro Gustavo Capanema

(21) 2290-0588
Via Bento Ribeiro Dantas, S/N, Bonsucesso
Rio De Janeiro - RJ

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 21/08/2015

Conhecendo e Percebendo a Importância da Alimentação e da Higiene

Tags: 9ªcre, edi, educaçãoinfantil.

 

 

 

No EDI Larissa Rocha Tavares, de maneira lúdica, os alunos do Berçário EI-52  aprendem a importância da higiene e da alimentação através de histórias e experimentos.

 

"O professor por meio da provocação, da intenção e da intervenção interfere no processo de aprendizagem (e, portanto, de desenvolvimento), provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente, mediando as interações da turma e de cada criança com o objetivo a ser (re)descoberto" (MEYER, Ivanise Corrêa Rezende. Brincar e viver: Projetos em educação infantil. p.87).

 

 

A escola é um espaço propício para promover a formação de valores e hábitos saudáveis tanto para uma boa alimentação quanto para uma adequada higiene. Estarmos ofertando vivências para que tais percepções aconteçam, pois elas são muito importantes para o desenvolvimento de nossos pequenos gigantes.

Visando tais percepções, realizamos as seguintes atividades: leitura do livro "O cavalinho escova os dentes", de Michael Dahl e Orol Vidal; escovação do bocão; e colocando em prática o que aprendemos ao som da cantiga "Meus dentinhos eu vou escovar".

 

 

Leitura dos livros "O banho do porquinho", de Michael Dahl e Orol Vidal, e "Brinquei na pracinha", de Sonia Junqueira e Mariângela Haddad, para trabalhar as percepções na higiene do corpo. Não esquecendo o banho da boneca e o banho de nossas crianças na unidade, tão importantes para o bem-estar e efetiva aprendizagem.

 

 

Leitura do livro "O almoço do coelhinho", de Michael Dahl, utilização da canção do coelho: "De olhos vermelhos, de pelos branquinhos", e degustação, observação de frutas e legumes.

Experimentar e perceber os diferentes sabores: azedo/doce etc. Tocar, sentir, cheirar e experimentar frutas, legumes, saladinha de frutas.
Descobrir que dentro da vagem há caroços...

 

 

Os profissionais do PSF Jardim Anápolis vieram certificar se estamos crescendo e nos desenvolvendo direitinho.

 

 

A Equipe do EI-52 agradece a todos que participaram e colaboraram com o desenvolvimento das atividades e vivências tão importantes para crianças e educadoras.

 

"Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos." 

Paulo Freire 

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pelo EDI, acesse o blog.
Contato com a U. E. pelo telefone 2412-3187 ou pelo e-mail edibiancatavares@rioeduca.net.


 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/08/2015

Criatividade e Vivacidade para Celebrar os 450 Anos da Cidade!

Tags: 8ªcre.

 

 

 

Os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro foi o tema escolhido pela equipe do CIEP Gilberto Freyre para planejar as aprendizagens dos alunos no primeiro semestre. Em um grande evento, alunos e professores prepararam uma exposição encantadora.

 

 

Atividade feita pela turma EI 24 do CIEP Gilberto Freyre.

 

Para promover conhecimentos sobre a cidade do Rio de Janeiro, toda a comunidade do CIEP Gilberto Freyre esteve envolvida no projeto "450 anos da Cidade Maravilhosa".

A equipe pedagógica se reuniu, e decidiu que o plano semestral seria voltado para todo o rico conhecimento que pode ser adquirido tendo a cidade do Rio de Janeiro como tema central.

Aproveitando a comemoração dos 450 anos da cidade, o tema proporcionou aos professores e alunos uma grande oportunidade de expressão criativa e artística.

 

 

Os trabalhos expostos trouxeram cores e vida para o espaço da escola.

 

O CIEP Gilberto Freyre conta com grupamentos desde a Educação Infantil até o PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos). Todos participaram das atividades com apresentações de dança, música, exposição de cartazes, maquetes e degustação de comidas típicas cariocas.

O trabalho realizado com os alunos do CIEP trouxe aos participantes aprendizagens sobre o espaço geográfico, o relevo, os pontos turísticos, a história, os costumes dos cariocas e a beleza natural do Rio de Janeiro.

Esses conhecimentos são importantes para a construção da identidade do cidadão carioca!

 

 

Expressão artística através de cores e formas nos trabalhos expostos.

 

 

"Berço do samba e das lindas canções
Que vivem na alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Cidade maravilhosa!"

 

Momento especial: apresentação de danças e dramatizações no pátio do CIEP Gilberto Freyre.

 

"Parabéns, professores e alunos do PEJA do CIEP Gilberto Freyre, pelo lindo trabalho realizado. A culminância do projeto "450 anos da Cidade Maravilhosa" mostrou criatividade e vivacidade! Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!"

             Professora Alexandra Machado, coordenadora pedagógica do CIEP Gilberto Freyre

 

 

 

O CIEP Gilberto Freyre tem uma página no Facebook, onde compartilha registros das ações da escola.

Clique AQUI e confira!

 

 

Contato da escola: ciepgfreire@rioeduca.net

 

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

                               

 
 
 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/08/2015

Dia das Avós - A Creche Rachel Leite Dias Vem Homenagear!

Tags: 3ªcre, avós, homenagem.

   

 

 

    O dia 14 de agosto ficará marcado na memória das avós dos alunos da Creche Rachel Leite Dias, que preparou com carinho uma linda homenagem para aqueles que são os grandes parceiros na educação dos netos. Vamos curtir um pouco desse trabalho!

 

 

No ano de 2015, a Creche Municipal Rachel Leite Dias tem trabalhado com os alunos o tema cinema. E como já é sabido, um tema tão abrangente e interessante é sempre fonte de grande inspiração para a organização de momentos significativos para a integração de toda a comunidade escolar.
 

 

A equipe da  Creche Municipal Rachel Leite Dias trabalhou o tema com os alunos, e preparou uma festa inesquecível!
 

 

Dessa vez, o foco tinha um diferencial: homenagear as avós, grandes parceiras na educação e, muitas vezes, na criação dos netos. São parceiras da creche também e, por isso, mereceram uma festa muito muito muito especial.

A creche criou com nossas crianças um clima saudosista, porém lúdico e interativo, ao longo dessa semana.
 

 

Preparada com muito cuidado e carinho, a festa das avós fez referência aos filmes de época, incluindo até a criação de cenários e exposição de objetos que remetem à memória afetiva de todos os presentes.

 


 

Relato da direção da Creche:

"É, o tempo levou... Sim, levou e deixou muitas lembranças. É com esse cenário de cinema de época que nossa creche recebeu com carinho as avós no dia de hoje. Ao longo da semana, nossos alunos vivenciaram mais uma vez nosso projeto e, através da leitura de livros como tema principal, as épocas passadas e todo legado deixado pelas avós, trabalhando principalmente o sentimento de afeto e saudade.

 



 

Parabéns a toda a equipe da Creche Rachel Leite Dias pela comemoração criativa e carinhosa!


Mais um trabalho de qualidade registrado pelo RIOEDUCA.

 


 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share