A A A C
email
Retornando 66 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Quarta-feira, 19/08/2015

Dia dos Pais no EDI Tristão de Athayde

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

O EDI Tristão de Athayde está desenvolvendo o projeto anual Descobrindo a Cidade Maravilhosa, em homenagem ao Rio de Janeiro. No mês de agosto, desenvolveu atividades com o tema e, também, considerando o Dia dos Pais.

 

Para comemorar o Dia dos Pais, O EDI Tristão de Athayde considerou o envolvimento do carioca pelo futebol e pelo estádio Maracanã, um dos pontos turísticos da nossa cidade, e desenvolveu o tema junto às crianças a partir do projeto anual Descobrindo a Cidade Maravilhosa.

 

Entre inúmeras atividades para celebrar a passagem do Dia dos Pais, os alunos do EDI Tristão de Athayde puderam aprender mais sobre os times cariocas e sobre o futebol, um dos esportes preferidos dos brasileiros. Aproveitando o esporte, os alunos puderam desenvolver atividades diversificadas, artísticas e recreativas com os pais.

 

O EI 24 construiu um gráfico da preferência dos times dos papais. A atividade despertou interesse e participação de todos. Depois, ao som da música "Dia dos Pais", do Balão Mágico, o EI 24 pintou um grande cartão para os super papais!

 

    Leitura do livro "Meu Pequeno Rubro Negro", e a construção de um gráfico dos times.

 

               Cartão gigante confeccionado pelas crianças.

 

Que coisa linda é uma partida de futebol! O EI 11 do EDI Tristão de Athayde, após ler a história sobre a Copa do Mundo, confeccionou presente para os pais, jogou futebol na quadra, e fez o registro através de desenhos.

 

      Desenhos a partir da leitura do livro "Gabriel e a Copa do Mundo de 2014".

 

Depois do desafio da escrita espontânea do nome do papai, o EI 12 construiu, coletivamente, uma lista com o nome das crianças e de seus pais a partir da associação e da identificação de sons.

 

                                                         Registro dos nomes dos pais dos alunos.


 

                       EI-12 brincando com campo de futebol criado artisticamente.

 

                                         Pintura dos jogadores para a partida no campo de futebol.

 

Para a culminância das atividades em homenagem aos pais, aconteceu uma manhã recreativa na quadra, onde pais e filhos participaram de brincadeiras de uma forma descontraída e animada.


 

Pais e filhos desenvolvendo atividades recreativas na quadra.

 

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Para ver  todas as atividades e fotos do Dia dos Pais, e conhecer o projeto da escola:

http://universomirim.blogspot.com.br/

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/08/2015

Foi um Rio que Passou em Minha Vida

Tags: 2ªcre.

 

 

 

 

Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Senador Côrrea estão conhecendo a cidade maravilhosa de uma maneira lúdica e interessante.

 

 

Para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Senador Côrrea estão conhecendo a cidade através de visitas a museus e centros culturais.


De acordo com a professora Rosângela Araújo, regente da turma do 6º ano, a ideia é mostrar que o Rio não é feito somente de pontos turísticos mais conhecidos: Pão de Açúcar, Cristo Redentor e praias. É mostrar que a cidade possui um espaço geográfico rico e um universo de conhecimento cultural e artístico que, somados às suas belezas naturais, tornam-no verdadeiramente uma cidade maravilhosa.


O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos que vão além dos muros da escola, tornando estas "aulas-passeio" um meio de aquisição de conhecimento para os educandos.


O projeto está em andamento, pois o período previsto para sua realização é de março a dezembro de 2015, culminando com uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, com fotos e vídeos das visitas.


Uma das visitas foi ao Memorial Getúlio Vargas, onde os educandos foram apresentados a uma linha do tempo. Os alunos conheceram desde o nascimento até a morte desse presidente, aprendendo sobre a sua trajetória política. A linha do tempo que os alunos conheceram durante a visita serviu de exemplo para o trabalho de História, que era organizar uma linha do tempo sobre a vida deles.

 

Visita ao Memorial Getúlio Vargas.

 


Outra visita interessante foi feita ao Museu de Arte Naif. Os alunos viram quadros de artistas nacionais e internacionais e, também, uma linha do tempo da História do Brasil formada por um painel que retrata fatos significativos da nossa história, da primeira missa até a morte de Getúlio. Durante a visita, a mediadora conduziu os alunos a refletirem sobre o passado e a fazerem uma releitura sobre os dias de hoje.

 

Visita ao Museu de Arte Naif.

 


Além das visitas citadas acima, os alunos conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto, o Planetário, o Centro Cultural da Caixa e o Centro Cultural da Justiça, que contribuíram para que os educandos pudessem conhecer mais sobre a cidade e enriquecer seus conhecimentos culturais.

 

Visita ao Centro Cultural da Justiça.

 

Ilustração em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro.

 


A turma do 6º ano nos contou como foi participar de todas essas visitas. Vejamos:


“Aprendemos de um modo divertido, interessante e gratificante. Foi importante porque o aprendizado fora da sala de aula também ajudou nos trabalhos de sala, como por exemplo, a linha do tempo. Conhecemos lugares que nem sabíamos que existiam. Os assuntos abordados em sala de aula foram vistos de uma forma mais viva e diferente, boa e educativa, pois aprendemos mais sobre o Rio de Janeiro. Foi algo diferenciado, e que saiu da rotina da sala de aula. Conhecemos lugares que nunca havíamos ido.”


A professora Rosângela completa a fala dos alunos dizendo: “Só em sair do ambiente escolar já propicia uma empolgação. O propósito principal do projeto é que os alunos conheçam os lugares nos quais, depois, possam levar amigos e familiares, sabendo que tem um modo de se divertir gratuitamente absorvendo cultura geral. Saindo de ônibus comum, ou cedido pela instituição, tudo se torna divertido com direito a várias 'selfies'. Tenho certeza que este sexto ano está sendo um marco de conhecimento na vida deles.”


Parabéns à professora Rosângela e aos alunos pela realização do projeto. Desejamos sucesso!

 

O contato da professora Rosângela é: rpajas@hotmail.com.
 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/08/2015

Mês do Autocuidado: Cuidar de Si, Cuidar do Outro e Cuidar do Ambiente

Tags: 11ªcre, saúde, paternidade.

 

 

 

A Escola Municipal Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna, da 11ª CRE, realiza diversas atividades de promoção, prevenção e atenção à saúde em comemoração ao mês do autocuidado. Confira!

 

 

A E. M. Capitão de Fragata está realizando atividades relacionadas ao Programa Saúde nas Escolas, que envolve as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. De 8 a 29 de agosto, ocorreu o mês do autocuidado na escola, com ações voltadas para os alunos, responsáveis, professores e toda a comunidade escolar.

A agente comunitária Eliane Soares, a técnica de saúde bucal Maria Lúcia e a dentista Luciana Tavares realizaram a aplicação de flúor nos alunos.

 

 

 

Aplicação de flúor e pesagem.

 

Os alunos das turmas 1601, 1602 e 1603 assistiram ao vídeo Tv Escola/Geração Saúde 2 com a professora Isaubene da Sala de Leitura, que trata sobre orientações de saúde e comportamento, mostrando a rotina, transformações e dramas de adolescentes que vivem em João Pessoa, na Paraíba.

 

Alunos do 6º ano assistindo ao vídeo.

 

O tema de 2015 é Ecologia do cuidar: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do ambiente. Um dos objetivos do projeto é fortalecer os vínculos entre as unidades escolares e de saúde e, também, reforçar que o planejamento deve incluir outras iniciativas, como a valorização da paternidade, o aleitamento materno, a campanha de vacinação contra a poliomielite e de atualização da caderneta de vacinas, conforme informação do Diário Oficial.

O Programa Saúde nas Escolas contribui para a formação integral dos estudantes e da comunidade escolar por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Outras atividades, como a valorização da paternidade, foram realizadas também pela professora Isaubele da sala de leitura.

 

Mural do dia dos pais.

 

Quer saber mais sobre a atividade? Ligue pra escola:

Telefone: 2465-0392 ou 2465-0386

E-mail: emdidier@rioeduca.net

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/08/2015

Sarau - "Cult Pop Rio"

Tags: bem, mídia, riodeleitores.

 

 

 

Prezados,

Convidamos para o nosso próximo sarau - "Cult Pop Rio", em homenagem à cultura popular carioca.

Gostaríamos de contar com a presença de alunos, professores, funcionários em geral, também mostrando seus talentos.

 

Compareçam!

 

Ana Cristina Pinto
Subgerente da BEM DA PENHA-ÁLVARO MOREYRA

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share