A A A C
email
Retornando 66 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Quarta-feira, 19/08/2015

Informativo MultiRio - 19 de agosto

Tags: informativomultirio.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Escola Show de Bola

Espaço aberto para os alunos

Com estreia nesta quinta-feira (20), às 11h, a série Escola Show de Bola celebra o aniversário de quatro anos da Web Rádio na Escola Municipal Von Martius (Campo Grande), onde o primeiro programa foi gravado. A atração semanal vai entrevistar pessoas que se destacam em alguma atividade na comunidade escolar e trará quadros voltados para o público jovem, com desafios e espaço para opinião dos ouvintes. Música, esportes, artes plásticas, literatura e meio ambiente estão na pauta da nova produção da MultiRio. Clique, ouça, participe e... Divirta-se!

De olho no futuro

No ar desde 23 de agosto de 2011, a Multirio Web Rádio está sempre inovando e criando programas com foco no caráter educacional e cultural de qualidade. Música, entrevistas, literatura, cinema, tecnologia e esportes são alguns dos temas que vão ao ar diariamente no canal. Conheça algumas das séries e veja a programação completa on-line, com dias e horários alternativos.

O poder transformador da Educação Patrimonial

Desde 1998, 17 de agosto é celebrado como o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. No entanto, preservação é um tema ainda pouco discutido em sala de aula. Leia mais no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/08/2015

Os Desafios da Gestão Pedagógica - Formação 1ª CRE em Ação!

Tags: 1ªcre, eventos, formação.

 

 

 

Na "Formação - 1ª CRE em Ação", diretores e coordenadores pedagógicos se encontram com o mestre em educação Júlio Furtado.

 

Depois do sucesso do Encontro com os Diretores das escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, o professor Júlio Furtado voltou a se reunir com os diretores, dessa vez acompanhados pelos coordenadores pedagógicos.

 

 

O auditório da Editora Florescer foi o palco do encontro, na manhã do dia 13 do mês passado. O professor Júlio Furtado palestrou para Coordenadores Pedagógicos e Diretores das escolas que atendem turmas do 1º ao 9º ano. Sob o tema "Os Desafios da Gestão Pedagógica", professor Júlio falou sobre os desafios que envolvem a gestão, as possibilidades e necessidades de uma liderança eficaz para a garantia de uma Educação de Qualidade para nossos jovens.

 

 

Um momento de relevância na fala do palestrante foi o momento em que abordou aspectos relacionados ao conselho de classe e à importância de uma discussão ampla dos critérios avaliativos, visando sempre a garantia de avanços no processo de ensino e aprendizagem.

 

 

Em 2015, a 1ª CRE, sob coordenação da professora Rita Eliane de Carvalho Tosta, tem investido intensamente na Formação Continuada de Diretores e Coordenadores Pedagógicos.

A coordenadoria proporcionou momentos de encontro para aprendizagem e troca de experiências, como as realizadas no mês de Janeiro, durante o Seminário de Ambientação, e a palestra com o professor Natalino Pontual, que clareou muitas compreensões acerca do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

Professora Rita Carvalho, coordenadora da 1ª CRE.

 

 

Para saber Mais:

E/SUBE/1ªCRE/GED

E-mail: gedcre01@rioeduca.net

 

 

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/08/2015

Mês do Autocuidado Nas Escolas

Tags: pse, circular, saúde.

 

 

 


COMUNICADO

Saúde, Educação e Desenvolvimento Social
Realizam Mês do Autocuidado Nas Escolas



As secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, considerando as Diretrizes do PSE Carioca instituídas pela Resolução Conjunta SEGOV/SMS/SME/SMDS Nº 01, de 6 de fevereiro de 2015, realizarão entre 8 e 29 de agosto de 2015 o Mês do Autocuidado nas Escolas. As atividades serão abertas no dia 8 nas escolas da rede municipais e encerradas no dia 29, no Parque Madureira.

Tendo em vista os excelentes resultados alcançados em 2014 com o fortalecimento dos vínculos entre as unidades de saúde e unidades escolares, as secretarias ampliaram a iniciativa para todo o mês de agosto, instituindo assim “O Mês do Autocuidado”.

O Mês do Autocuidado nas Escolas tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar. O tema de 2015,“Ecologia do cuidar: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do ambiente”, propõe o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da Rede Pública Municipal de Ensino, buscando promover uma nova consciência e mudança de atitude em relação ao cuidar.

O planejamento das ações do Mês do Autocuidado deverá levar em conta o Projeto Político Pedagógico de cada Unidade Escolar e deverá ficar a cargo da própria escola e de seus parceiros.

Poderão ser realizadas oficinas sobre prática de atividades físicas, alimentação saudável, saúde bucal, cuidados com a pele e prevenção ao uso de álcool e outras drogas, avaliação antropométrica, bem como rodas de conversa sobre a cultura da paz, fortalecimento de vínculos, direitos humanos e cuidados com o ambiente, entre outros assuntos.

O planejamento também deve incluir outras agendas postas no calendário do mês de agosto, tais como o Mês de Valorização da Paternidade, a Semana de Aleitamento Materno, a Campanha Nacional Vacinação Contra Poliomielite, e a Campanha de Multivacinas para atualização do esquema vacinal, que vai ocorrer de 15 a 31 de agosto.

A meta prevista é atingir todas as Unidades Escolares da Rede, a partir do planejamento organizado pelos Núcleos de Saúde na Escola e na Creche (NSEC), com a participação das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

As ações do Mês do Autocuidado fazem parte do Programa de Saúde na Escola – PSE Carioca, como uma das estratégias do trabalho intersetorial, que visa contribuir para a formação integral dos estudantes e da comunidade escolar, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

 

DO RIO nº 97 de 06 de agosto – página 62
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/08/2015

Coaching na Educação (Parte 2)

Tags: inovação, professor, coaching.

 

 

Como o coaching pode colocar um pouco mais de graça na vida dos líderes educacionais? 

 

Coaching é um relacionamento que produz novas competências

 

 


No primeiro artigo apresentado, foi feito um convite para juntos cocriarmos outras possibilidades para andar por outras “ruas”. Pois bem, sabedores  que sofremos de todas as pressões organizacionais, como líderes educacionais, continuamos com o desafio de mudar a cabeça das pessoas, tornando-as mais eficientes e eficazes e mais criativas.

Qual seria a solução química capaz de alavancar o desempenho individual? Qual seria a poção mágica que une, no sentido de aglutinar pessoas? Como trabalhar em conjunto, aumentando os relacionamentos sociais, agregando valor às pessoas?

O coaching surge como um padrão de relacionamento capaz de apontar caminhos a fim de aumentar a paixão e o sentido de continuar atuando. Até dezembro, algumas pistas serão oferecidas através de seis textos, objetivando empoderar a sua comunicação e relacionamento com as pessoas, potencializando sua liderança.


Para enfrentar este mundo em constante mudança, os líderes educacionais precisam desenvolver a capacidade de migrar e mudar, de criar e alavancar novas habilidades e atitudes. O líder que aprende é o que desenvolve a capacidade contínua de adaptação e mudança.

Como fazer isso?

Esse processo requer uma mudança comportamental e o desenvolvimento gradativo de competências individuais ao longo do tempo. Dessa forma, os líderes educacionais do futuro serão aqueles que descobrirem como fazer com que as pessoas se comprometam e queiram aprender. Com esse intuito, é necessário que se derrubem as barreiras que nos impedem de aprender, pois o que distinguirá as pessoas que aprendem daquelas que pararam no tempo é o domínio de determinadas disciplinas básicas.

No próximo texto, continuarei propondo o “caminhar por outras ruas” através do coaching na educação e suas ferramentas. Vem comigo?
 



Para saber mais:

SANTOS, Graça. Coaching Educacional: Ideias e estratégias para professores, pais e gestores que querem aumentar seu poder de persuasão e conhecimento. Editora Leader, São Paulo, 2012.

SANTOS, Graça. Coaching na Educação: Contexto, Aplicação e Possibilidades. Revista Digital Coaching Brasil, São Paulo, 2014.


SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LAGES, Andreia; O’ CONNOR, Joseph. O que é Coaching. Comunidade Internacional de Coaching. Editora All Print, São Paulo, 2006.

CATALÃO, João Aberto; PENIN, Ana Tereza. Ferramentas de Coaching. Editora Lidel. São Paulo, 2012.

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar, Artmed, 2000.


 

Graça Santos

Pernambucana, professora da rede pública do Rio de Janeiro, pedagoga, orientadora educacional e escritora. Possui MBA em Gestão Estratégica e MBA em Formação Holística na Abordagem Transdisciplinar do Desenvolvimento Humano.

Escritora nas editoras Leader/SP e SER MAIS/SP, palestrante e coach formada pela Abracoaching. Facilitadora do Portifólio Nacional Editora FTD. Autora do livro “Coaching Educacional: Ideias e estratégias para professores, pais e gestores que querem aumentar seu poder de persuasão e conhecimento”. Coautora do livro PNL & Coaching, sendo autora do capítulo 11, intitulado “Como funciona seu GPS interno?”. Tem como missão inspirar pessoas que querem sair do estado atual para o estado desejado por meio de vivências que conduzam ao realinhamento cultural das crenças, valores, hábitos e atitudes com foco na excelência dos resultados e na ecologia pessoal.

 



 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share