A A A C
email
Retornando 66 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Terça-feira, 18/08/2015

O Pedagógico de Tudo e de Todos!

Tags: 6ªcre, jornada.

 

 

 

A VI Jornada Pedagógica da Educação Infantil foi realizada na semana de 20 a 23 de julho. Vamos acompanhar como foi realizado o evento na 6ª CRE?

 

Você sabia que os primeiros anos de vida escolar são importantíssimos para o desenvolvimento integral da criança? A Educação Infantil contribui, de forma muito significativa, na formação do indivíduo e, consequentemente, do cidadão ativo e participante da sociedade.

Para que a escola possa contribuir com esse momento, a formação de professores de Educação Infantil deve estar no foco de qualquer gestão. Pensando nisso, a Gerência de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, organizou a Jornada Pedagógica de Educação Infantil.

A jornada está em sua sexta edição, e foi realizada em todas as Coordenadorias Regionais de Educação, no período de 20 a 23 de julho, tendo como público-alvo todos os profissionais da Educação Infantil.

 

O pedagógico de tudo e de todos para ser Educação Infantil.

 

Por acreditar que o pedagógico deve perpassar por todo o trabalho desenvolvido com as crianças, a Gerência de Educação Infantil delineou as discussões em torno da primeira infância baseada no tema “Educação Infantil: o pedagógico de tudo e de todos”.

A 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro organizou quatro polos para a realização da jornada: CIEP General Augusto Cesar Sandino, EDI Ernani Cardoso, EDI Ana de Barros Câmara e CIEP Zumbi dos Palmares. Os módulos de estudo foram mediados por profissionais da rede, e contou com a participação de vários especialistas.

Cada dia teve um tema norteador para as reflexões: o pedagógico de tudo e de todos para ser Educação Infantil; por todos; pelos olhos das crianças; na diversidade; para ser brincante; na ludicidade; e na constituição dos sujeitos e na construção da nossa história.

 

O pedagógico de tudo e de todos na diversidade.

 

No primeiro dia, foi exibido o filme A Creche do Papai, que norteou as reflexões do dia sobre as especificidades da Educação Infantil e a trajetória dos profissionais de educadores homens que atuam na rede municipal de ensino, área ocupada principalmente por mulheres no Brasil.

Uma exposição de fotos dos participantes retratando suas infâncias foi um ponto de muita emoção no segundo dia de evento. As fotos foram observadas ao som de uma música que retrata a infância. Todos foram convidados a apresentar suas fotos, e falar um pouco sobre sua infância.

O terceiro dia de evento foi de muita brincadeira e diversão! Os professores participaram de várias atividades: dança da laranja, elástico, queimado, morto-vivo, pique-pega, amarelinha, entre outras. Essas atividades possibilitaram a reflexão sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil.

 

O pedagógico de tudo e de todos por todos.

 

No último dia de encontro, os mediadores realizaram com os participantes a "dinâmica das máscaras". Através dela, foi possível refletir sobre como as pessoas se veem e como os outros os veem. No momento de avaliação, o grupo construiu uma cápsula do tempo, em que foram colocadas cartas escritas pelos participantes para a equipe da jornada de 2016. Foi um momento muito rico e emocionante!

O Desafio da JPEI foi realizado todos os dias, às 11 horas, e as fotos foram publicadas no Facebook do evento (https://m.facebook.com/JornadaPedEI). Os desafios mobilizaram todo o grupo, e foram executados de um dia para outro.

Como vimos, a Jornada Pedagógica de Educação Infantil foi um verdadeiro sucesso!

Sucesso este que se deu também pela parceria da equipe da Gerência de Educação da 6ª CRE, que acompanhou todas as ações. Um agradecimento especial não pode deixar de ser dado às professoras Helena Mayara e Alana, pela competência e dedicação na organização do evento na CRE. Parabéns!

 

O pedagógico de tudo e de todos para ser brincante.

 

A Jornada Pedagógica de Educação Infantil foi um momento de reflexão e de formação para todos os profissionais que trabalham na primeira infância. Priorizou tanto a teoria quanto a prática, e ofereceu aos professores oportunidades riquíssimas de trocas de experiências e saberes.

 

Momentos como estes devem ser multiplicados por toda a rede municipal de ensino. Que venha a VII Jornada Pedagógica de Educação Infantil! Até a próxima!

 

Quer saber mais um pouco? Entre em contato com a Gerência de Educação da 6ª CRE!
Rua dos Abacates, s/n.º – Deodoro
Telefone: 2457-0017 / 0023
E-mail:gedcre06@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/08/2015

Rede Escola Rio apresenta filmes produzidos por estudantes da Rede Municipal

Tags: filme, professor, aluno.

 

 

 

Nessa sexta-feria, 21 de agosto, das 9h30m ao meio-dia, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes


O projeto Rede Escola Rio (RER) vai apresentar em uma sessão especial os curtas de ficção e documentário, inspirados no tema “O Rio que é Verde”, produzidos pelos estudantes da Rede Municipal do Rio de Janeiro, no semestre passado em oficinas extracurriculares. O evento vai acontecer no próximo dia 21 de agosto, sexta-feira, a partir das 9h30min, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, na Barra. Na ocasião também será lançado o aplicativo para celular Quiz As Cores do Rio, que foi viabilizado pelo programa SEBRAEtec.

O projeto é patrocinado pela Lojas Americanas, Americanas.com e Estácio, com apoio das secretarias municipais de Educação e de Cultura, e realizado pela Bang Filmes & Produções.

“O tema das áreas verdes da cidade maravilhosa foi o foco do primeiro dos cinco módulos do RER, O RIO QUE É VERDE, iniciado em agosto de 2014 e que já impactou um público de mais de 8 mil alunos. Desejamos que esta ação se consolide cada vez mais e se torne uma boa prática no município, podendo ser replicada para outras praças”, idealiza Juliana de Carvalho, da Bang Filmes, responsável pelo projeto.

O projeto Rede Escola Rio foi elaborado em parceria com a Gerência de Mídia-Educação, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, como um investimento na criatividade artística e na capacidade dos estudantes e educadores cariocas de construir uma cidade sustentável. A proposta é incentivar os participantes a mapear e registrar diferentes localidades e, com isso, promover o resgate das histórias do Rio e a reflexão sobre a relação dos cariocas com a cidade que habitam.

Curtas-metragens que serão exibidos durante o evento:

- Making Of RER 2015;

- A Natureza Do Amor (E.M. Roberto Burle Marx)

Sinopse: Rapaz que só gosta de game se apaixona por jovem que prefere a vida ao ar livre. Ele decide acompanhá-la.

- Um Passeio Muito Loko! (E.M. Roberto Burle Marx)

Sinopse: Dois jovens servem de guia em uma trilha para um grupo de turistas e muitas coisas surreais acontecem.

- Atchim (Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade)

Sinopse: A festa rola no Mendanha. Ouve-se som de moto-serra. As crianças aproveitam os caroços de manga que o mendigo tinha e plantam lá mesmo na área gramada.

- O Verde Maluco Do Doutel (Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade)

Sinopse: Crianças leem livro: os tecnoplanos invadem a Terra para comer as plantas... são espantados por caçadores que os fazem replantar tudo.

- Histórias Inusitadas De Água Santa (E.M. Brigadeiro Faria Lima)

Sinopse: Estudantes da escola municipal Brigadeiro Faria Lima, em Água Santa (Rio de Janeiro), resgatam histórias do bairro.

- Caminhos Cruzados (E.M. Bolívar)

Sinopse: Um índio pré-colombiano, uma princesa do Império e uma jovem contemporânea se encontram no Engenho de Dentro (Rio de Janeiro).

- Aula Dos Sonhos (E.M. Mario Claudio – Rio Comprido – RJ)

https://www.youtube.com/watch?v=unWtVNge7HI&feature=youtu.be

Sinopse: Alunos fazem bagunça e levam uma bronca do professor. Aula fica chata e uma aluna adormece, sonhando que a turma está fazendo um passeio.

- Vivendo O Futuro (E.M. Mario Claudio)

Sinopse: Alunos fazem muita sujeira durante um pic nic. Aparece um homem do futuro, alertando para a destruição ambiental, e um homem do passado abismado com as mudanças ocorridas.

- City West – Brasil (E.M. Tasso da Silveira)

Sinopse: Cidade: City West. Ano: 2025. O prefeito lamenta que não existam mais árvores. Cientista faz máquina do tempo para resgatar, no passado, sementes e replantar e acaba dando carona para uma índia.

- A Turma Do Pic Nic (E.M. Tasso da Silveira)

Sinopse: Amigos resolvem fazer um pic nic no parque. Uma índia faz chover. As sementes das frutas comidas são plantadas e o pão que sobrou é dado aos peixes... nisso, aparece o perigo!

- Fruta Ostentação (E.M. Narcisa Amália)

Sinopse: Depois de muito procurar jenipapo na feira de Copacabana, uma jovem acaba encontrando a fruta na casa da prima de uma amiga, na Ilha de Guaratiba.

- Daqui Não Saio? (E.M. Narcisa Amália – Guaratiba - RJ) 

https://www.youtube.com/watch?v=kZE-3Vbufmo&feature=youtu.be

Sinopse: Documentário comparando os moradores Guaratiba com os de Copacabana.


Dados do Evento:

Data: Sexta-feira, 21/08

Horário: de 9h30 às 12h

Local: Teatro de Câmara da Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro / RJ)

Número previsto de pessoas: 460 convidados entre estudantes, educadores e gestores da Rede Pública Municipal de Ensino, representantes da Secretaria Municipal do Cultura, patrocinadores, parceiros, equipe e imprensa.

Programação: apresentação do projeto e fala da Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Helena Bomeny, exibição dos vídeos produzidos na 2ª etapa do módulo O RIO QUE É VERDE, lançamento do aplicativo para celular QUIZ AS CORES DO RIO e entrega dos certificados de participação a estudantes e professores.

 

Site RER: http://www.redeescolario.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/redeescolario
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7GUzk4RwT1W2MqHe3TbeSA

 

PARCERIAS
Secretaria Municipal de Educação
Cineclube nas Escolas
Fundação Cidade das Artes
JCS Assessoria e Participações

 

REALIZAÇÃO
BANG FILMES & PRODUÇÕES

www.bangfilmes.com.br
Assessoria de imprensa RER
George Patiño - george.patino71@gmail.com
(21) 98758-7282/ 2516-3514
Adriana Sanglard - adrisanglard@gmail.com
(21) 99828-8616 / 3472-1417
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/08/2015

Cineclube Viajando com o Cinema de Agosto

Tags: cineclub, cinema, mídias.

 

 

 

Dia 26 de agosto - QUARTA-FEIRA

Horário: 19h [coffee break a partir de 18:30h]

Onde: Oi Futuro Ipanema (ao lado do Metrô General Osório)

Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar - Ipanema - Rio

 

A sessão é GRATUITA, e para garantir o seu lugar basta enviar um email para agendamento@cineduc.org.br com os seguintes dados:

Nome completo:
Escola:
Disciplina:
Email:
Telefone:

 

O agendamento não é obrigatório e a lotação está sujeita a capacidade da sala (90 lugares)

 

Filme: BRANCO SAI PRETO FICA, seguido de debate.

Sinopse:Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Duração: 95min
Classificação: 12 anos


Informações:

http://cineclubesmerj.blogspot.com.br/2015/07/dia-147-tem-sessao-gratuita-do-filme.html
 

 

Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação

Tel.: 2976-2318 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/08/2015

Workshop gratuito para professores - "O CINEMA COMO LINGUAGEM"

Tags: cineclub, cinema, mídias.

 

 

 

Prezados Professores,

Estão abertas as inscrições para o Workshop gratuito para professores - "O CINEMA COMO LINGUAGEM", promovido pelo Festival Internacional Pequeno Cineasta.

- Dias 03 e 04 de setembro - de 18:30 às 20:30.

- Local: Instituto Cervantes. Rua Visconde de Ouro Preto, 62. Botafogo.


Acesse, nos links abaixo, estão os seguintes arquivos:

 

Abraço.

Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
Tel.: 2976-2318 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share