A A A C
email
Retornando 66 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Segunda-feira, 17/08/2015

Um Desafio de Equilíbrio

Tags: ciências, professor, experiências.

 

 

 

O desafio sempre é uma boa estratégia para lidar com adolescentes. E, quando ensinamos Física para o 9º ano, é muito mais interessante assim. 

 

Veja a experiência abaixo, e desafie os seus alunos a fazer. Sei que dá trabalho, mas para ensinar centro de gravidade e peso é um jeito mais convidativo.

 

 

Outro video que dá mais dicas:

 

Desafio do Dominó

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/08/2015

Desfile Olímpico no Parque Madureira, na 5ª CRE

Tags: 5ªcre, desfile.

 

 

 

 

Com o objetivo de promover os valores olímpicos e a cultura dos países da Europa, o Desfile Olímpico contou com a participação de cerca de 800 alunos e 260 professores de 130 unidades escolares.

 

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de educação Helena Bomeny participaram do Desfile Olímpico com alunos e professores das escolas da prefeitura na sexta-feira passada (dia 7 de agosto), no Parque Madureira, zona norte da cidade.

O desfile teve como objetivo promover, entre os mais de 650 mil alunos da rede municipal, valores olímpicos como o respeito, a diversidade e a amizade em função da Olimpíada do Rio em 2016. Além disso, no trabalho desenvolvido pelas escolas, os estudantes aprendem a história e a cultura dos países dos cinco continentes. No evento, a Europa foi o continente homenageado.

Divididos em 14 alas, cerca de 800 alunos e 260 professores de 130 unidades escolares da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) representaram os países europeus no desfile cívico, que contou com a presença da Bandeira Olímpica e dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016: Vinícius e Tom. Ao final do desfile, os alunos subiram no pódio, onde receberam uma medalha com os dizeres “Sou Cidadão Olímpico”.

O objetivo da prefeitura é promover um desfile olímpico com cada uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação e suas respectivas unidades escolares. Um sorteio definiu o continente que cada CRE tem a responsabilidade de divulgar e trabalhar com seus alunos: a cultura dos países, suas bandeiras, comidas típicas, localização, pontos turísticos, entre outros assuntos. No primeiro desfile, realizado pela 11ª CRE, na Ilha do Governador em junho, foram representadas as nações das Américas do Norte e Central.

Como parte do legado olímpico para a educação, a prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou o Ginásio Experimental Olímpico e o programa Rio Criança Global.

 

Bandeira Olímpica.

 

Os Anéis Olímpicos.

 

O mascote e as autoridades.

 

O mascote dá um show à parte.

 

A percursão se fez presente na festividade.

 

 

Marcus Mortati - Representante da 5ª CRE no Rioeduca
marcusmortati@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/08/2015

Desdobramento da Jornada Pedagógica do Geógrafo

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Geógrafo Aziz Ab’Saber, da 10ª CRE, no bairro de Palmares, atende aproximadamente 280 alunos, com 11 turmas, em horário integral, nas modalidades de ensino de creche e pré-escola.

 


Tendo como base o que foi trabalhado durante a VI Jornada Pedagógica de Educação Infantil (JPEI), a importância de trabalhar a ludicidade com os alunos e a importância do brincar como parte do desenvolvimento e da aprendizagem, aconteceu no EDI Geógrafo Aziz Ab’Saber o desdobramento da VI JPEI, o projeto “Trabalhando a ludicidade, a importância do brincar”.

 

Alunos brincando de roda.

 

Com a supervisão dos professores de educação Infantil, das agentes de Educação Infantil e da equipe de direção (gestoras e professoras articuladoras), e tendo como base o “momento de brincar”, que já faz parte do cotidiano da unidade escolar, os alunos tiveram contato com brincadeiras que quase já não fazem parte da realidade atual, tais como:

 

- Twister: Nossos alunos aprenderam noções de cores e formas, bem como coordenação motora, lateralidade e o sentido da audição e atenção aos comandos passados pelo professor.

 

- Amarelinha: Nossos alunos aprenderam noções de contagem, o conceito de número, bem como coordenação motora e psicomotricidade.

 

- Futebol: Nossos alunos aprenderam noções de obediência às regras, bem como coordenação motora, psicomotricidade e trabalho em equipe.

 

- Ciranda de rodaNossos alunos aprenderam mais do nosso folclore através das cantigas de roda que fazem parte de nossa cultura.

 

Brincadeiras que vêm perdendo espaço para o desenvolvimento tecnológico e eletrônico. Brincadeiras que foram escolhidas por promoverem o desenvolvimento de saberes como cores, formas, lógica, letramento, noções de matemática, psicomotricidade e socialização.         

 

Alunos brincando de Twister e amarelinha.

 

Alunos brincando de pique bandeira e dança da cadeira.

 

Professores participando das brincadeiras com as crianças.

 

Foi um dia muito agradável, no qual os alunos puderam, de forma lúdica, aprender noções de espaço, cores, formas, socialização e espírito esportivo.

 

E esse não será o único dia! Com certeza virão muitos mais, afinal, não há nada melhor do que aprender brincando!

 

 

EDI Geógrafo Aziz Ab'Saber:

edisaber@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/08/2015

I Fórum Educação e Juventude

Tags: niap, forum.

 

 

 

I Fórum Educação e Juventude: “Mal-estar na Adolescência - Corpo, Sexualidade e Relações na Escola”.

 

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP) da Secretaria Municipal de Educação convida os profissionais da Rede Municipal de Ensino para o I Fórum Educação e Juventude “Mal-estar na Adolescência - Corpo, Sexualidade e Relações na Escola". O objetivo é discutir questões relacionadas à adolescência, visando a construção de olhares diversos sobre esta temática que possam contribuir para os processos de escolarização dos adolescentes da Rede em torno dessa temática.

Essa atividade pretende propiciar um espaço acolhedor de discussão e reflexão acerca das questões da adolescência, com foco na sexualidade e seus desdobramentos no cotidiano da escola. Propõe debater e trocar experiências que visem a contribuir para a criação de práticas inclusivas, acolhedoras e promotoras dos direitos humanos. Propõe também, reconhecer aspectos relacionados ao universo da adolescência: conflitos e dificuldades que lhe são inerentes, bem como à questões relativas à subjetividade, diversidade, sexualidade, gravidez, entre outras.

O Fórum, dinamizado por psicólogos, assistentes sociais e professores, ocorrerá no Centro Administrativo São Sebastião nos dias 27 de agosto; 24 de setembro; 29 de outubro e 26 de novembro de 2015, das 9h às 12h e abordará os seguintes temas:

1. Os desafios da adolescência

2. As expressões da sexualidade nas escolas: diversidade sexual, gravidez, gênero, preconceito e discriminação – lidando com as diferenças

3. A exposição do corpo nas redes sociais: limite entre o público e privado

4. O lugar da sexualidade na educação: pensar para além do currículo

 

Venham compartilhar conosco suas experiências e pensar caminhos para as questões da adolescência e suas repercussões na escola.

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 
 

 

Acesse AQUI o Folder do evento

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share