A A A C
email
Retornando 47 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Quarta-feira, 05/08/2015

VI Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Tags: 11ªcre, jpei, jornada.

 

 

Entre os dias 20 e 23 de julho, ocorreu a VI Jornada Pedagógica da Educação Infantil. Diversidade, ludicidade e o ser brincante foram temas de debate e aprendizagem. Confira!

 

A Jornada da Educação Infantil na 11ª CRE foi realizada em dois polos: EDI Tenente Pedro de Lima Mendes e EDI neusa Brizola.

 

Ambos os polos contaram com mediadores, professores e auxiliares de educação infantil, que dinamizaram as atividades. O material de estudo foi organizado pela gêrencia de educação infantil da SME.

 

 

Qualidades de um educador.

 

Foram trabalhados o pedagógico pelos olhos das crianças, a ludicidade, o ser brincante e a diversidade, esta última baseada no livro infantil  "O Cabelo de Lelê".

 

 

Somos todos Lelê.

 

Para a professora Rosane Regina, do CIEP Dr. João Ramos de Souza, as dinâmicas e as apresentações dos trabalhos foram interessantes, pois todos puderam se caracterizar de criança, brincar de pular corda, passar anel, roda, confeccionaram telas para tirar fotos e cada um pôde levar uma música que marcou sua vidatendo a oportunidade de relembrar momentos bons da infância.

 

 

#digaXnaJPEI

 

Entre um turno e outro, as professoras faziam alongamento para relaxar, e ganhavam pirulitos para adoçar o início da tarde.

 

Rumo ao segundo turno da jornada.

 

"Desde o ano passado, a JPEI vem sendo elaborada num novo formato. Muitas dinâmicas, temas relevantes, rodas de conversas nas quais os protagonistas, em sua grande maioria, estão dentro de sala de aula, filmes que nos fazem repensar nossas práticas e muitas trocas. Foram quatro dias de muito aprendizado e emoção. Foi excelente!", complementa a a professora Alexandra Paixão, pertencente ao polo EDI Tenente Pedro de Lima Mendes.

 

 

Quer saber mais sobre a atividade? Ligue para os polos:

Unidades EscolaresEDI Tenente Pedro de Lima Mendes e EDI Neusa Maria G. Brizola

Telefone: 2463-8957 e 3393-4160

E-mail: emtmendes@rioeduca.net

 

Parabéns aos mediadores e professores por terem participado e compartilhado experiências exitosas em prol de uma educação de qualidade!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 05/08/2015

O Corpo no Rio de Janeiro – Arte Urbana

Tags: 2ªcre.

 

 

 

O projeto “O Corpo no Rio de Janeiro – Arte Urbana” está sendo realizado pelo Núcleo de Artes Leblon em parceria com a Escola George Pfisterer.

 

 

O Núcleo de Artes Leblon realiza ações que envolvem as escolas do entorno. Essas ações fazem parte do projeto “Coletivo em Ação” desde 2012.

A oficina “O Corpo no Rio de Janeiro – Arte Urbana” surgiu da ideia de realizar um trabalho conjunto com a E. M. George Pfisterer, oferecendo espaço de criação em Artes Visuais e Dança para duas turmas do Projeto Acelera. São turmas que possuem características especiais por atenderem adolescentes de faixas etárias diversas, num programa que acelera a formação no Ensino Fundamental para alunos com maior dificuldade de concluir o ciclo.

 

Composições plásticas a partir do corpo para a criação artística do aluno.

 

O primeiro e principal objetivo do projeto é abrir nova frente de interesse e aprendizado para os jovens, diversificando o espaço de conhecimento através de experiência em arte. Para isso, é oferecida pelo Núcleo de Artes a oficina Interlinguagens com o projeto de pesquisa em Arte Urbana, acreditando ser esse um tema de interesse adolescente.


Tendo o Rio de Janeiro como foco, o processo visa construir valores humanos e estéticos na relação afetiva com nossa cidade através do contato físico - corporal e espacial - do indivíduo no seu entorno, via experimentação em arte e em dança.

 

Decalque (projeção), contrastes, desenho, recorte e colagem inserindo o corpo na cidade.

 

A integração entre os professores do Núcleo de Arte e da Escola Municipal George Pfisterer parte de um planejamento pensado em conjunto durante alguns encontros, procurando adequar a proposta e as primeiras estratégias com o interesse dos alunos. Para isso, o projeto conta com o auxílio dos dois professores das turmas atendidas, por já estabelecerem uma relação afetiva com esses jovens.

Em constantes conversas informais, o grupo troca observações pertinentes aos alunos. Em encontros periódicos, fazem avaliações diagnósticas para observar a motivação dos educandos, a pertinência das ações do projeto e possíveis rumos.

Há o entusiasmo por parte das equipes de docentes e coordenações dos dois espaços escolares, empenhadas em fazer com que a oficina seja bem-sucedida, entendendo que é uma proposta positiva, de real ajuda ao público que atende.

 

Exposição de trabalhos.

 

A participação dos alunos durante as aulas retrata uma relação de conquista permanente, que respeita as temporalidades de cada um que se envolve nos exercícios a seu modo e quando desejar, não sendo possível criar ambiente de extrema organização, mas onde o direcionamento por parte dos professores é sempre negociado.

Dessa forma, a aula planejada pode ser ressignificada pelas relações estabelecidas a cada dia, traduzindo uma experiência delicada e, ao mesmo tempo, desafiadora e gratificante. As potencialidades de cada um são estimuladas num ambiente que se pretende afetivo, de liberdade e respeito, nas relações corporais e estéticas de todos os integrantes.

 

Transposição de partes do corpo no espaço do outro: diálogo corporal .

 

A oficina teve início em março deste ano e, com cada turma, é realizada uma aula semanal. Contando com algumas eventualidades que interrompem a rotina escolar e, também, com as peculiares características das turmas, o trabalho se mostra em processo.

Como objetivo do projeto, no segundo semestre, o resultado da oficina de Arte Urbana será exposto com trabalhos artísticos de interferência nas ruas do entorno, em criações plásticas e de performances corporais.


Agradecemos as professoras Tereza França e Helena Gurgel, do Núcleo de Artes Leblon, por enviarem o material para o Portal Rioeduca, compartilhando conosco o sucesso das ações que estão sendo realizadas. Parabenizamos a todos os envolvidos, e desejamos sucesso!

 

O endereço de e-mail do Núcleo de Artes Leblon é nucleartleblon@rioeduca.net.

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 04/08/2015

Música... Divina Música! - FECEM Regional - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, fecem, extensividade.

 

 

 

 

As escolas da 1ª CRE têm uma tarde dedicada à Produção Musical em mais uma edição do FECEM - Festival da Canção das Escolas Municipais - Etapa Regional.

 

O dia 8 de julho vai entrar para a história da Música Popular Brasileira: O Teatro Carlos Gomes foi palco da etapa Regional da 1ª CRE do Festival da Canção das Escolas Municipais, importante projeto da Secretaria Municipal de Educação que, anualmente, descobre novos talentos para a Música Popular Brasileira.

 

Já na entrada do teatro, a empolgação tomava conta de todos: professores e alunos das escolas participantes cantavam, aplaudiam, aguardando com ansiedade o começo do Festival.

 

 

A cerimônia foi aberta pela professora Rosimeri Lima, assistente da Gerência de Educação e responsável pela organização do FECEM na 1ª CRE. Este ano, a professora convidou os também professores Jaime, da E/SUBE/CED, e Hadriane, da Assessoria de Ação Integradora, que foram os mestres de cerimônia da tarde.

 

Após o Hino Nacional, a professora Valéria Jaconiano, Gerente de Educação, subiu ao palco e abriu as apresentações da tarde.

 

 

A partir desse momento, foram muitas emoções! Músicas e mais músicas em diferentes estilos e ritmos, a maioria tendo como tema o amor a nossa Cidade Maravilhosa, nosso Rio de Janeiro, já amplamente cantado e homenageado com magníficas canções, como o público pode constatar.

 

 

Duas coisas chamavam a atenção do público no evento: o envolvimento dos professores e diretores das escolas participantes e o respeito com que as escolas assistiam e aplaudiam a apresentação das outras unidades.

 

 

 

A música vencedora da tarde foi "Pagode", composição de alunos da Escola Guatemala, do bairro de Fátima, que também levou o prêmio de Intérprete.

 

 

No final, ganharam todos que participaram, pois puderam presenciar um momento ímpar de exercício de cidadania, em que as escolas competiram com cordialidade e respeito às produções concorrentes.

 

Estão de parabéns professores e alunos da Guatemala, assim como Benjamin Constant, Cardeal Leme, Rivadávia Corrêa, Gonzaga da Gama Filho, Núcleo de Artes Avenida dos Desfiles ,Pereira Passos , Uruguai, Edmundo Bittencourt e Orlando Villas Boas.

 

 

Para saber Mais:

Gerência de Educação da 1ª CRE

telefone: 2233-4839

E-mail: gedcre01@rioeduca.net

Professora Responsável: Rosimere Lima

 

 

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação".

 

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp: 98733-1970

 

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 04/08/2015

Família! Família! Papai, Mamãe, Titia!

Tags: 6ªcre.

 

 

 

 

Em julho, o Maternal II do CIEP General Augusto César Sandino trabalhou o tema família através da música do grupo Titãs. Vamos acompanhar como foi realizado o trabalho?

 

É na infância que valores e princípios são passados aos filhos, e a família tem um papel muito importante nessa fase da criança. É com ela que é assimilado, pela criança, o conjunto de habilidades mentais necessárias à aquisição de conhecimentos sobre o mundo e o meio em que vivemos.

 

A participação ativa da família no processo de aprendizagem escolar é outro fator de fundamental importância na formação da criança. A parceria entre pais e educadores resulta em um melhor aproveitamento e desenvolvimento do intelecto infantil.

 

Pensando nisso, a professora do Maternal II, Turma 33, do CIEP General Augusto César Sandino trabalhou o tema em questão com as crianças através da música “Família”, do grupo Titãs. Ela aproveitou para trabalhar os diferentes tipos de família que encontramos em nossa sociedade.

 

Trecho da música "Família" do grupo Titãs.

 

Através da contação de histórias com palitoches dos "Três Porquinhos", as crianças conheceram uma família composta somente por irmãos. Após a história, os alunos puderam observar e sentir diferentes texturas no tapete sensorial, além de trabalhar com cores, tamanhos e contagem.

 

Cada criança desenhou, no portfólio, a sua família e, a partir disso, várias questões importantes foram observadas e anotadas: pessoas que formam a família e a importância dela para a nossa vida. As crianças identificaram as vogais da palavra FAMÍLIA, e colaram papel picado no seu contorno para expor em sala de aula.

 

Em seguida, realizaram a dobradura de uma casa, na qual foi trabalhada a linguagem oral. Os alunos falavam o que encontravam em cada cômodo da casa e, assim, o cartaz coletivo foi sendo construído.

 

Alunos do Maternal II representam suas famílias

 

Sabendo da importância do lúdico e da brincadeira de faz de conta na infância, os alunos brincaram de casinha, de família e de mercadinho. Eles puderam representar vários tipos de família e seu cotidiano. Foram atividades bem enriquecedoras e divertidas, segundo a professora do Maternal.

 

A professora aproveitou a parte da música “Família”, do grupo Titãs, que fala sobre cachorro, gato e galinha para trabalhar animais domésticos. As crianças relataram os que possuíam em casa e várias dobraduras foram realizadas para representar esses animais.

 

Uma presença muito importante não poderia faltar nesse trabalho de excelência: a família!

Em um dia agendado, os responsáveis compareceram para um dia diferente com a criançada. Eles participaram de uma atividade envolvendo corpo e movimento e de uma dinâmica para desenhar as pessoas que moram com a criança.

 

Alunos da turma 33 vivenciam uma das atividades mais comuns nas famílias: a compra de produtos para o consumo de todos os elementos da casa

 

Em seguida, houve uma exposição dos trabalhos e de opiniões a respeito da importância da parceria da escola e família. E todos chegaram a uma conclusão: os filhos precisam se sentir amados e desejados por toda a família.

 

Parabéns a toda equipe do CIEP General Augusto César Sandino e, principalmente, à professora do Maternal II, Turma 33, por trazer esse tema tão rico e importante para ser discutido e trabalhado entre os alunos e responsáveis. 

 

Alunos reconhecem e trabalham com as vogais da palavra FAMÍLIA

 

Precisamos mostrar aos nossos pequenos que a diversidade é inerente à família, e que é interagindo com pais, irmãos, avós, tios e primos que ele vai começar a descobrir as diferenças entre quem ele é e quem são os outros, além da importância de cada um na sua vida.

 

É um orgulho ter profissionais tão competentes, sensíveis e dinâmicos como a professora do Maternal II, Turma 33, do CIEP General Augusto César Sandino trabalhando na 6ª CRE. Parabéns pelo excelente trabalho que realiza com nossas crianças!

 

 

Quer saber mais um pouco? Entre em contato com o CIEP General Augusto César Sandino!
Rua Otacílio Pedro Vasco - Anchieta, RJ
Telefone: 3358-0553 / 3339-1904
E-mail:ciepsandino@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share