A A A C
email
Retornando 47 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Quinta-feira, 20/08/2015

Dia das Avós - A Creche Rachel Leite Dias Vem Homenagear!

Tags: 3ªcre, avós, homenagem.

   

 

 

    O dia 14 de agosto ficará marcado na memória das avós dos alunos da Creche Rachel Leite Dias, que preparou com carinho uma linda homenagem para aqueles que são os grandes parceiros na educação dos netos. Vamos curtir um pouco desse trabalho!

 

 

No ano de 2015, a Creche Municipal Rachel Leite Dias tem trabalhado com os alunos o tema cinema. E como já é sabido, um tema tão abrangente e interessante é sempre fonte de grande inspiração para a organização de momentos significativos para a integração de toda a comunidade escolar.
 

 

A equipe da  Creche Municipal Rachel Leite Dias trabalhou o tema com os alunos, e preparou uma festa inesquecível!
 

 

Dessa vez, o foco tinha um diferencial: homenagear as avós, grandes parceiras na educação e, muitas vezes, na criação dos netos. São parceiras da creche também e, por isso, mereceram uma festa muito muito muito especial.

A creche criou com nossas crianças um clima saudosista, porém lúdico e interativo, ao longo dessa semana.
 

 

Preparada com muito cuidado e carinho, a festa das avós fez referência aos filmes de época, incluindo até a criação de cenários e exposição de objetos que remetem à memória afetiva de todos os presentes.

 


 

Relato da direção da Creche:

"É, o tempo levou... Sim, levou e deixou muitas lembranças. É com esse cenário de cinema de época que nossa creche recebeu com carinho as avós no dia de hoje. Ao longo da semana, nossos alunos vivenciaram mais uma vez nosso projeto e, através da leitura de livros como tema principal, as épocas passadas e todo legado deixado pelas avós, trabalhando principalmente o sentimento de afeto e saudade.

 



 

Parabéns a toda a equipe da Creche Rachel Leite Dias pela comemoração criativa e carinhosa!


Mais um trabalho de qualidade registrado pelo RIOEDUCA.

 


 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/08/2015

Dia dos Pais no EDI Tristão de Athayde

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

O EDI Tristão de Athayde está desenvolvendo o projeto anual Descobrindo a Cidade Maravilhosa, em homenagem ao Rio de Janeiro. No mês de agosto, desenvolveu atividades com o tema e, também, considerando o Dia dos Pais.

 

Para comemorar o Dia dos Pais, O EDI Tristão de Athayde considerou o envolvimento do carioca pelo futebol e pelo estádio Maracanã, um dos pontos turísticos da nossa cidade, e desenvolveu o tema junto às crianças a partir do projeto anual Descobrindo a Cidade Maravilhosa.

 

Entre inúmeras atividades para celebrar a passagem do Dia dos Pais, os alunos do EDI Tristão de Athayde puderam aprender mais sobre os times cariocas e sobre o futebol, um dos esportes preferidos dos brasileiros. Aproveitando o esporte, os alunos puderam desenvolver atividades diversificadas, artísticas e recreativas com os pais.

 

O EI 24 construiu um gráfico da preferência dos times dos papais. A atividade despertou interesse e participação de todos. Depois, ao som da música "Dia dos Pais", do Balão Mágico, o EI 24 pintou um grande cartão para os super papais!

 

    Leitura do livro "Meu Pequeno Rubro Negro", e a construção de um gráfico dos times.

 

               Cartão gigante confeccionado pelas crianças.

 

Que coisa linda é uma partida de futebol! O EI 11 do EDI Tristão de Athayde, após ler a história sobre a Copa do Mundo, confeccionou presente para os pais, jogou futebol na quadra, e fez o registro através de desenhos.

 

      Desenhos a partir da leitura do livro "Gabriel e a Copa do Mundo de 2014".

 

Depois do desafio da escrita espontânea do nome do papai, o EI 12 construiu, coletivamente, uma lista com o nome das crianças e de seus pais a partir da associação e da identificação de sons.

 

                                                         Registro dos nomes dos pais dos alunos.


 

                       EI-12 brincando com campo de futebol criado artisticamente.

 

                                         Pintura dos jogadores para a partida no campo de futebol.

 

Para a culminância das atividades em homenagem aos pais, aconteceu uma manhã recreativa na quadra, onde pais e filhos participaram de brincadeiras de uma forma descontraída e animada.


 

Pais e filhos desenvolvendo atividades recreativas na quadra.

 

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Para ver  todas as atividades e fotos do Dia dos Pais, e conhecer o projeto da escola:

http://universomirim.blogspot.com.br/

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/08/2015

Foi um Rio que Passou em Minha Vida

Tags: 2ªcre.

 

 

 

 

Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Senador Côrrea estão conhecendo a cidade maravilhosa de uma maneira lúdica e interessante.

 

 

Para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Senador Côrrea estão conhecendo a cidade através de visitas a museus e centros culturais.


De acordo com a professora Rosângela Araújo, regente da turma do 6º ano, a ideia é mostrar que o Rio não é feito somente de pontos turísticos mais conhecidos: Pão de Açúcar, Cristo Redentor e praias. É mostrar que a cidade possui um espaço geográfico rico e um universo de conhecimento cultural e artístico que, somados às suas belezas naturais, tornam-no verdadeiramente uma cidade maravilhosa.


O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos que vão além dos muros da escola, tornando estas "aulas-passeio" um meio de aquisição de conhecimento para os educandos.


O projeto está em andamento, pois o período previsto para sua realização é de março a dezembro de 2015, culminando com uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, com fotos e vídeos das visitas.


Uma das visitas foi ao Memorial Getúlio Vargas, onde os educandos foram apresentados a uma linha do tempo. Os alunos conheceram desde o nascimento até a morte desse presidente, aprendendo sobre a sua trajetória política. A linha do tempo que os alunos conheceram durante a visita serviu de exemplo para o trabalho de História, que era organizar uma linha do tempo sobre a vida deles.

 

Visita ao Memorial Getúlio Vargas.

 


Outra visita interessante foi feita ao Museu de Arte Naif. Os alunos viram quadros de artistas nacionais e internacionais e, também, uma linha do tempo da História do Brasil formada por um painel que retrata fatos significativos da nossa história, da primeira missa até a morte de Getúlio. Durante a visita, a mediadora conduziu os alunos a refletirem sobre o passado e a fazerem uma releitura sobre os dias de hoje.

 

Visita ao Museu de Arte Naif.

 


Além das visitas citadas acima, os alunos conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto, o Planetário, o Centro Cultural da Caixa e o Centro Cultural da Justiça, que contribuíram para que os educandos pudessem conhecer mais sobre a cidade e enriquecer seus conhecimentos culturais.

 

Visita ao Centro Cultural da Justiça.

 

Ilustração em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro.

 


A turma do 6º ano nos contou como foi participar de todas essas visitas. Vejamos:


“Aprendemos de um modo divertido, interessante e gratificante. Foi importante porque o aprendizado fora da sala de aula também ajudou nos trabalhos de sala, como por exemplo, a linha do tempo. Conhecemos lugares que nem sabíamos que existiam. Os assuntos abordados em sala de aula foram vistos de uma forma mais viva e diferente, boa e educativa, pois aprendemos mais sobre o Rio de Janeiro. Foi algo diferenciado, e que saiu da rotina da sala de aula. Conhecemos lugares que nunca havíamos ido.”


A professora Rosângela completa a fala dos alunos dizendo: “Só em sair do ambiente escolar já propicia uma empolgação. O propósito principal do projeto é que os alunos conheçam os lugares nos quais, depois, possam levar amigos e familiares, sabendo que tem um modo de se divertir gratuitamente absorvendo cultura geral. Saindo de ônibus comum, ou cedido pela instituição, tudo se torna divertido com direito a várias 'selfies'. Tenho certeza que este sexto ano está sendo um marco de conhecimento na vida deles.”


Parabéns à professora Rosângela e aos alunos pela realização do projeto. Desejamos sucesso!

 

O contato da professora Rosângela é: rpajas@hotmail.com.
 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/08/2015

Mês do Autocuidado: Cuidar de Si, Cuidar do Outro e Cuidar do Ambiente

Tags: 11ªcre, saúde, paternidade.

 

 

 

A Escola Municipal Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna, da 11ª CRE, realiza diversas atividades de promoção, prevenção e atenção à saúde em comemoração ao mês do autocuidado. Confira!

 

 

A E. M. Capitão de Fragata está realizando atividades relacionadas ao Programa Saúde nas Escolas, que envolve as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. De 8 a 29 de agosto, ocorreu o mês do autocuidado na escola, com ações voltadas para os alunos, responsáveis, professores e toda a comunidade escolar.

A agente comunitária Eliane Soares, a técnica de saúde bucal Maria Lúcia e a dentista Luciana Tavares realizaram a aplicação de flúor nos alunos.

 

 

 

Aplicação de flúor e pesagem.

 

Os alunos das turmas 1601, 1602 e 1603 assistiram ao vídeo Tv Escola/Geração Saúde 2 com a professora Isaubene da Sala de Leitura, que trata sobre orientações de saúde e comportamento, mostrando a rotina, transformações e dramas de adolescentes que vivem em João Pessoa, na Paraíba.

 

Alunos do 6º ano assistindo ao vídeo.

 

O tema de 2015 é Ecologia do cuidar: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do ambiente. Um dos objetivos do projeto é fortalecer os vínculos entre as unidades escolares e de saúde e, também, reforçar que o planejamento deve incluir outras iniciativas, como a valorização da paternidade, o aleitamento materno, a campanha de vacinação contra a poliomielite e de atualização da caderneta de vacinas, conforme informação do Diário Oficial.

O Programa Saúde nas Escolas contribui para a formação integral dos estudantes e da comunidade escolar por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Outras atividades, como a valorização da paternidade, foram realizadas também pela professora Isaubele da sala de leitura.

 

Mural do dia dos pais.

 

Quer saber mais sobre a atividade? Ligue pra escola:

Telefone: 2465-0392 ou 2465-0386

E-mail: emdidier@rioeduca.net

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share