A A A C
email
Retornando 47 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Terça-feira, 18/08/2015

Os Desafios da Gestão Pedagógica - Formação 1ª CRE em Ação!

Tags: 1ªcre, eventos, formação.

 

 

 

Na "Formação - 1ª CRE em Ação", diretores e coordenadores pedagógicos se encontram com o mestre em educação Júlio Furtado.

 

Depois do sucesso do Encontro com os Diretores das escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, o professor Júlio Furtado voltou a se reunir com os diretores, dessa vez acompanhados pelos coordenadores pedagógicos.

 

 

O auditório da Editora Florescer foi o palco do encontro, na manhã do dia 13 do mês passado. O professor Júlio Furtado palestrou para Coordenadores Pedagógicos e Diretores das escolas que atendem turmas do 1º ao 9º ano. Sob o tema "Os Desafios da Gestão Pedagógica", professor Júlio falou sobre os desafios que envolvem a gestão, as possibilidades e necessidades de uma liderança eficaz para a garantia de uma Educação de Qualidade para nossos jovens.

 

 

Um momento de relevância na fala do palestrante foi o momento em que abordou aspectos relacionados ao conselho de classe e à importância de uma discussão ampla dos critérios avaliativos, visando sempre a garantia de avanços no processo de ensino e aprendizagem.

 

 

Em 2015, a 1ª CRE, sob coordenação da professora Rita Eliane de Carvalho Tosta, tem investido intensamente na Formação Continuada de Diretores e Coordenadores Pedagógicos.

A coordenadoria proporcionou momentos de encontro para aprendizagem e troca de experiências, como as realizadas no mês de Janeiro, durante o Seminário de Ambientação, e a palestra com o professor Natalino Pontual, que clareou muitas compreensões acerca do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

Professora Rita Carvalho, coordenadora da 1ª CRE.

 

 

Para saber Mais:

E/SUBE/1ªCRE/GED

E-mail: gedcre01@rioeduca.net

 

 

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/08/2015

O Pedagógico de Tudo e de Todos!

Tags: 6ªcre, jornada.

 

 

 

A VI Jornada Pedagógica da Educação Infantil foi realizada na semana de 20 a 23 de julho. Vamos acompanhar como foi realizado o evento na 6ª CRE?

 

Você sabia que os primeiros anos de vida escolar são importantíssimos para o desenvolvimento integral da criança? A Educação Infantil contribui, de forma muito significativa, na formação do indivíduo e, consequentemente, do cidadão ativo e participante da sociedade.

Para que a escola possa contribuir com esse momento, a formação de professores de Educação Infantil deve estar no foco de qualquer gestão. Pensando nisso, a Gerência de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, organizou a Jornada Pedagógica de Educação Infantil.

A jornada está em sua sexta edição, e foi realizada em todas as Coordenadorias Regionais de Educação, no período de 20 a 23 de julho, tendo como público-alvo todos os profissionais da Educação Infantil.

 

O pedagógico de tudo e de todos para ser Educação Infantil.

 

Por acreditar que o pedagógico deve perpassar por todo o trabalho desenvolvido com as crianças, a Gerência de Educação Infantil delineou as discussões em torno da primeira infância baseada no tema “Educação Infantil: o pedagógico de tudo e de todos”.

A 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro organizou quatro polos para a realização da jornada: CIEP General Augusto Cesar Sandino, EDI Ernani Cardoso, EDI Ana de Barros Câmara e CIEP Zumbi dos Palmares. Os módulos de estudo foram mediados por profissionais da rede, e contou com a participação de vários especialistas.

Cada dia teve um tema norteador para as reflexões: o pedagógico de tudo e de todos para ser Educação Infantil; por todos; pelos olhos das crianças; na diversidade; para ser brincante; na ludicidade; e na constituição dos sujeitos e na construção da nossa história.

 

O pedagógico de tudo e de todos na diversidade.

 

No primeiro dia, foi exibido o filme A Creche do Papai, que norteou as reflexões do dia sobre as especificidades da Educação Infantil e a trajetória dos profissionais de educadores homens que atuam na rede municipal de ensino, área ocupada principalmente por mulheres no Brasil.

Uma exposição de fotos dos participantes retratando suas infâncias foi um ponto de muita emoção no segundo dia de evento. As fotos foram observadas ao som de uma música que retrata a infância. Todos foram convidados a apresentar suas fotos, e falar um pouco sobre sua infância.

O terceiro dia de evento foi de muita brincadeira e diversão! Os professores participaram de várias atividades: dança da laranja, elástico, queimado, morto-vivo, pique-pega, amarelinha, entre outras. Essas atividades possibilitaram a reflexão sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil.

 

O pedagógico de tudo e de todos por todos.

 

No último dia de encontro, os mediadores realizaram com os participantes a "dinâmica das máscaras". Através dela, foi possível refletir sobre como as pessoas se veem e como os outros os veem. No momento de avaliação, o grupo construiu uma cápsula do tempo, em que foram colocadas cartas escritas pelos participantes para a equipe da jornada de 2016. Foi um momento muito rico e emocionante!

O Desafio da JPEI foi realizado todos os dias, às 11 horas, e as fotos foram publicadas no Facebook do evento (https://m.facebook.com/JornadaPedEI). Os desafios mobilizaram todo o grupo, e foram executados de um dia para outro.

Como vimos, a Jornada Pedagógica de Educação Infantil foi um verdadeiro sucesso!

Sucesso este que se deu também pela parceria da equipe da Gerência de Educação da 6ª CRE, que acompanhou todas as ações. Um agradecimento especial não pode deixar de ser dado às professoras Helena Mayara e Alana, pela competência e dedicação na organização do evento na CRE. Parabéns!

 

O pedagógico de tudo e de todos para ser brincante.

 

A Jornada Pedagógica de Educação Infantil foi um momento de reflexão e de formação para todos os profissionais que trabalham na primeira infância. Priorizou tanto a teoria quanto a prática, e ofereceu aos professores oportunidades riquíssimas de trocas de experiências e saberes.

 

Momentos como estes devem ser multiplicados por toda a rede municipal de ensino. Que venha a VII Jornada Pedagógica de Educação Infantil! Até a próxima!

 

Quer saber mais um pouco? Entre em contato com a Gerência de Educação da 6ª CRE!
Rua dos Abacates, s/n.º – Deodoro
Telefone: 2457-0017 / 0023
E-mail:gedcre06@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/08/2015

Desfile Olímpico no Parque Madureira, na 5ª CRE

Tags: 5ªcre, desfile.

 

 

 

 

Com o objetivo de promover os valores olímpicos e a cultura dos países da Europa, o Desfile Olímpico contou com a participação de cerca de 800 alunos e 260 professores de 130 unidades escolares.

 

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de educação Helena Bomeny participaram do Desfile Olímpico com alunos e professores das escolas da prefeitura na sexta-feira passada (dia 7 de agosto), no Parque Madureira, zona norte da cidade.

O desfile teve como objetivo promover, entre os mais de 650 mil alunos da rede municipal, valores olímpicos como o respeito, a diversidade e a amizade em função da Olimpíada do Rio em 2016. Além disso, no trabalho desenvolvido pelas escolas, os estudantes aprendem a história e a cultura dos países dos cinco continentes. No evento, a Europa foi o continente homenageado.

Divididos em 14 alas, cerca de 800 alunos e 260 professores de 130 unidades escolares da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) representaram os países europeus no desfile cívico, que contou com a presença da Bandeira Olímpica e dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016: Vinícius e Tom. Ao final do desfile, os alunos subiram no pódio, onde receberam uma medalha com os dizeres “Sou Cidadão Olímpico”.

O objetivo da prefeitura é promover um desfile olímpico com cada uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação e suas respectivas unidades escolares. Um sorteio definiu o continente que cada CRE tem a responsabilidade de divulgar e trabalhar com seus alunos: a cultura dos países, suas bandeiras, comidas típicas, localização, pontos turísticos, entre outros assuntos. No primeiro desfile, realizado pela 11ª CRE, na Ilha do Governador em junho, foram representadas as nações das Américas do Norte e Central.

Como parte do legado olímpico para a educação, a prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou o Ginásio Experimental Olímpico e o programa Rio Criança Global.

 

Bandeira Olímpica.

 

Os Anéis Olímpicos.

 

O mascote e as autoridades.

 

O mascote dá um show à parte.

 

A percursão se fez presente na festividade.

 

 

Marcus Mortati - Representante da 5ª CRE no Rioeduca
marcusmortati@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/08/2015

Desdobramento da Jornada Pedagógica do Geógrafo

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Geógrafo Aziz Ab’Saber, da 10ª CRE, no bairro de Palmares, atende aproximadamente 280 alunos, com 11 turmas, em horário integral, nas modalidades de ensino de creche e pré-escola.

 


Tendo como base o que foi trabalhado durante a VI Jornada Pedagógica de Educação Infantil (JPEI), a importância de trabalhar a ludicidade com os alunos e a importância do brincar como parte do desenvolvimento e da aprendizagem, aconteceu no EDI Geógrafo Aziz Ab’Saber o desdobramento da VI JPEI, o projeto “Trabalhando a ludicidade, a importância do brincar”.

 

Alunos brincando de roda.

 

Com a supervisão dos professores de educação Infantil, das agentes de Educação Infantil e da equipe de direção (gestoras e professoras articuladoras), e tendo como base o “momento de brincar”, que já faz parte do cotidiano da unidade escolar, os alunos tiveram contato com brincadeiras que quase já não fazem parte da realidade atual, tais como:

 

- Twister: Nossos alunos aprenderam noções de cores e formas, bem como coordenação motora, lateralidade e o sentido da audição e atenção aos comandos passados pelo professor.

 

- Amarelinha: Nossos alunos aprenderam noções de contagem, o conceito de número, bem como coordenação motora e psicomotricidade.

 

- Futebol: Nossos alunos aprenderam noções de obediência às regras, bem como coordenação motora, psicomotricidade e trabalho em equipe.

 

- Ciranda de rodaNossos alunos aprenderam mais do nosso folclore através das cantigas de roda que fazem parte de nossa cultura.

 

Brincadeiras que vêm perdendo espaço para o desenvolvimento tecnológico e eletrônico. Brincadeiras que foram escolhidas por promoverem o desenvolvimento de saberes como cores, formas, lógica, letramento, noções de matemática, psicomotricidade e socialização.         

 

Alunos brincando de Twister e amarelinha.

 

Alunos brincando de pique bandeira e dança da cadeira.

 

Professores participando das brincadeiras com as crianças.

 

Foi um dia muito agradável, no qual os alunos puderam, de forma lúdica, aprender noções de espaço, cores, formas, socialização e espírito esportivo.

 

E esse não será o único dia! Com certeza virão muitos mais, afinal, não há nada melhor do que aprender brincando!

 

 

EDI Geógrafo Aziz Ab'Saber:

edisaber@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share