A A A C
email
Retornando 47 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Terça-feira, 11/08/2015

II Semana Pedagógica da 6ª CRE

Tags: 6ªcre.

 

 

 

Na semana de 13 a 17 de julho, a Gerência de Educação da 6ª CRE realizou a II Semana Pedagógica com o tema "Habilidades e Competências no Contexto Escolar". Vamos acompanhar o evento?

 

Buscando dar continuidade aos processos desenvolvidos pela Coordenadoria de Educação, que envolvem a Formação Continuada do Professor, a Gerência de Educação da 6ª CRE organizou a II Semana Pedagógica. Ela aconteceu no período de 13 a 17 de julho, na E. M. Alexandre Farah, e teve como público os professores de Educação Infantil ao 9º ano, PEJA, diretores e coordenadores pedagógicos.

Nesse período, buscou-se aprofundar os estudos em nível regional acerca das interfases entre as novas perspectivas de ensino e a diversas realidades no espaço escolar. Sob a égide da temática “Habilidades e Competências”, almejou-se contribuir para a formação do professor e para o sucesso escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

 

Profª Kátia Barboza, gerente de educação da 6ª CRE, e profª Rejane Faria, coordenadora da 6ª CRE.

 

Foram oferecidas aos professores palestras e oficinas que abarcaram as diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, viabilizou-se a troca de experiências de habilidades e competências fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem de forma significativa.

As palestras aconteceram no auditório da E. M. Alexandre Farah, e apresentaram as seguintes temáticas: conteúdos e competências na sala de aula; neurociência; gêneros discursivos na alfabetização; jogos psicomotores, cantados e brincadeiras infantis; o desafio do registro docente; e o projeto “Sou pai, sou aluno”.

 

Palestrantes da II Semana Pedagógica da 6ª CRE.

 

Diariamente, foram oferecidas quatro oficinas aos professores de Educação Infantil ao 9º ano, que foram dinamizadas pelos próprios docentes da 6ª CRE. Eles passaram por um processo seletivo que contou com a apresentação para a equipe da Gerência de Educação do release da oficina, do objetivo e dos materiais necessários para a sua realização.

As oficinas foram realizadas em vários espaços cedidos pela E. M. Alexandre Farah: laboratório de informática, auditório, sala de leitura e sala de aula. Elas aconteceram em horários contrários às palestras e tinham, aproximadamente, 30 professores. 

 

As oficinas mostraram aos professores como transformar o dia a dia na sala sala de aula.

 

As oficinas do primeiro dia aconteceram no período da manhã e falaram sobre história em quadrinhos no programa Hagaquê; a história da capoeira e seus movimentos básicos na prática escolar; relações raciais na Educação Infantil e as literaturas africanas. Destacamos aqui os professores Mara Malheiros, Luiz Dias, Jordânia Rocha e Taís dos Santos.

No segundo dia, as oficinas foram ministradas no horário da tarde, e tiveram a seguinte temática: jogos no ensino de Língua Portuguesa e Matemática; a ludicidade da Matemática na Educação Infantil e neurociência na aprendizagem. Destacamos aqui os seguintes docentes: Arnon Duarte, Ana Lúcia Miguel e Patrusca Danielle.

 

As oficinas abordaram temas como tecnologia em sala de aula, jogos pedagógicos e respeito às diferenças.

 

As oficinas do terceiro dia ocorreram no período da tarde, e discutiram os seguintes temas: dança na escola; leitura e escrita com prazer; reutilização de objetos descartados e cinema na criação de habilidades e competências na escola. Destacamos aqui os professores Ellen Aniszewski, Paula dos Reis, Ana Carolina Severino, Ana Paula Neves e Glauber Resende.

No quarto dia, as oficinas foram dinamizadas no período da manhã, e falaram sobre: animação como método de ensino; o uso da mágica no cotidiano escolar; habilidades e competências para o bom desempenho escolar; e o mundo através da arte. Evidenciamos aqui a participação dos professores Letícia Semerano, Carlos Eduardo Hermesdorff, Débora Belloni e Patrusca Danielle.

As oficinas do último dia aconteceram no período da manhã, e tiveram a seguinte temática: brinquedos cantados e histórias sonorizadas; a ludicidade na alfabetização; habilidades e competências para o bom desempenho escolar; e a utilização de recursos da Web 2.0 no processo de ensino e aprendizagem. Destacamos a participação dos professores Glauber Resende, Arnon Duarte, Débora Beloni e Luciana Guimarães.

 

Uma parte da equipe da Gerência de Educação responsável pela organização da II Semana Pedagógica.

 

Como vimos, a II Semana Pedagógica da 6ª CRE foi um verdadeiro sucesso! Os professores ficaram maravilhados e encantados com tamanha competência e excelência tanto na organização do evento, quanto nas palestras e oficinas oferecidas.

Um agradecimento especial deve ser feito à equipe gestora da E. M. Alexandre Farah, por acolher esse evento com tanto carinho e organização.

Parabéns a toda equipe da Gerência de Educação da 6ª CRE e a todas as pessoas que contribuíram, direta ou indiretamente para que o momento de formação dos professores fosse o de maior excelência possível. O aprender contínuo é essencial, e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como o lugar de crescimento profissional permanente. 

 

Que venha a III Semana Pedagógica da 6ª CRE! Temos certeza que será um grande sucesso! Até a próxima pessoal!

 

Quer saber mais um pouco? Entre em contato com a Gerência de Educação da 6ª CRE!
Rua dos Abacates, s/n.º – Deodoro
Telefone: 2457-0017 / 0023
E-mail:gedcre06@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/08/2015

Alimentação Saudável

Tags: 10ªcre, alimentação.

 


 

 

A Escola Municipal Maria de Jesus Oliveira, da 10ª CRE, localiza-se no bairro de Santa Cruz, e atende cerca de 550 alunos, com 18 turmas da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.

 

O espaço escolar é multiplicador de experiências, participante, ativo e articulador na construção do conhecimento. Assim, a unidade rscolar prevê, em seu planejamento, dentre as suas muitas frentes de trabalho, atividades inerentes à promoção da alimentação saudável.

 

Alunos e a arte de cozinhar.

 

Considerando a importância do tema "Saúde na escola”, e objetivando a formação integral dos alunos, como descrito no Projeto Político Pedagógico, foi proposta ao grupo de professores a realização de atividades mais lúdicas com os alunos da educação infantil ao primeiro segmento do ensino fundamental, fazendo uma abordagem dinâmica, interativa e divertida, tais como:

1- Confecção do cardápio escolar pelas crianças utilizando materiais recicláveis;

2- Palestra sobre alimentação saudável dada pela equipe CAP 5.3, que realiza parceria com a escola;

3- Piquenique;

4- Mini cozinheiro, em que os alunos confeccionaram cupcakes.

 

Com esse propósito, foram oferecidos aos alunos diferentes materiais para montar o cardápio da merenda escolar e expor na porta do refeitório. Essa estratégia foi criada para incentivar os alunos a fazerem suas refeições na escola.

 

Alunos aprendendo os benefícios de uma alimentação saudável.

 

Alunos aprendendo os benefícios de uma alimentação saudável.

 

Foi firmada uma parceria com o grupo Divisão de Vigilância e Saúde (DVS – Cap 5.3), que abordou o tema de forma mais ampla, com slides e uma conversa bem dinâmica acerca dos alimentos construtores, reguladores, vitaminas, sais minerais, alimentos saudáveis etc.

 

Para fechar a semana, foram expostos cartazes sobre hábitos alimentares saudáveis, organizados piqueniques com alunos, preparadas receitas e caracterizados os alunos da EI de Chef’s de cozinha.

 

Cartazes sobre o tema trabalhado, feito pelas crianças.

 

Mais cartazes desenvolvidos.

 

Conscientes de que o trabalho não se encerra em uma semana, todo incentivo e atividades inerentes ao tema continuarão sendo abordados dentro do contexto escolar, para que hábitos saudáveis sejam desenvolvidos.

 

E. M. Maria de Jesus Oliveira:

emoliveira@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/08/2015

Escola Haiti Homenageia País que Dá o Seu Nome

Tags: 5ªcre.

 

 

 

 

Com a presença do embaixador do Haiti, do ex-aluno Zico e da coordenadora da 5ª CRE, a Escola Municipal Haiti comemora a cultura Crioula.


HAITI AQUI é um projeto da ONG Viva Rio que objetiva facilitar a integração dos imigrantes haitianos na sociedade brasileira. A instituição criou um site oferecendo informações sobre processos administrativos, oportunidades de empregos, cursos de capacitação, mapa com endereços úteis para os imigrantes e atendimento on-line para tirar dúvidas.

O Viva Rio também implantou o subprojeto HAITI AQUI NA ESCOLA, totalmente dedicado à difusão da cultura haitiana no ambiente escolar visando abolir o preconceito. A U. E. foi escolhida para lançar o projeto por se chamar E. M. Haiti.

 

Uma festa colorida em homenagem ao Haiti.

 

 

Dia de ensaio para o evento: Carla Sampaio Lamas (funcionária da U. E.), Oresta Souza da Cunha (professora de E.I.), Sérgio Ricardo G. da Fonseca (professora de Inglês), Karla Pintor N. Rebelo (diretora), Ana Claudia dos Santos Ferreira (professora da 1201) e Cláudia Célia G. dos Santos (professora da Sala de Leitura).

 

 

 

As festividades contaram com a presença de: Zico (ex-aluno da U.E.), Madsen Chèrubin (embaixador do Haiti), Karla Pintor N. Rebelo (diretora), Maria Helena Costa (coordenadora da 5ª CRE) e Coronel Ubiratan Angelo (coordenador do projeto Haiti Aqui / Viva Rio).

Na segunda foto: Karla Pintor, Bob e Mèlanie Montinard (responsáveis pelo Haiti Aqui na escola), as duas crianças são Bimba e Lula Montinard (filhos do casal responsável), professor Felipe Di Blasi (Educação Física), professor Sergio (Inglês), Marina Mathieu e Ludger Jean Loui (haitianos envolvidos no projeto) e professora Adriana. 

 

Contato da E. M. Haiti - emhaiti@rioeduca.net

 

Marcus Mortati - Representante Rioeduca da 5ª CRE

marcusmortati@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 07/08/2015

1º Dia de Autógrafos

Tags: 9ªcre, creche.

 

 

 

Na Creche Municipal Sempre Vida Professora Eugenia Maria Veloso Marchese, da 9ª CRE, aconteceu o “1º Dia de Autógrafos” com a participação de alunos e responsáveis.

 

"Os Sentidos" com a turma EI-41 e as educadoras Anne Caroline, Cristina e Elizabeth.

 

O PPA da Creche Municipal Professora Eugênia Maria Veloso Marchese deste ano tem como tema central a literatura: "Nas Asas da Imaginação: brincando, descobrindo e aprendendo através da Literatura Infantil".

 


"Pintinho Fujão" com a turma EI-42 e as educadoras: Viviane, Denise e Roseni.

 

Nessa fase da vida, as crianças têm uma facilidade muito grande de criar um mundo imaginário, onde tudo se torna fácil, colorido e feliz. Assim, a Literatura Infantil se encaixa perfeitamente nesse momento, com seus inúmeros contos e histórias que permitem a interação da criança com o meio em que vive de forma lúdica, trazendo novos conhecimentos, possibilitando maior desenvolvimento e ampliando suas possibilidades de contato com o mundo ao seu redor.

 


"O Ovo" com a turma EI-31 e as educadoras: Renata, Rita, Rosane e Gisele.

 

A Literatura Infantil permite que a criança viva esses sonhos e momentos mágicos, possibilitando a expressão de seus desejos, o enfrentamento de seus medos e limitações e, dando asas a sua imaginação.

 


"Chapeuzinho Vermelho" com a turma EI-32 e as educadoras: Janine e Ana Carla.

 

Nesse primeiro semestre, trabalhamos a identidade e autonomia de nossas crianças através das histórias infantis com o subtema “Descobrindo minha história de mãos dadas com o fantástico mundo da Literatura Infantil”.

 


"Dona Macaca" com a turma EI-33 e as educadoras: Eliana e Vânia Lúcia.

 

Para encerrarmos esse semestre, realizamos o nosso “1º Dia de Autógrafos”, no qual nossos pequenos autores das turmas do Maternal I apresentaram para seus convidados uma dramatização ou música sobre o tema do livro coletivo que eles criaram ou recontaram. As turmas do Maternal II, além da dramatização ou música e apresentação do livro coletivo, autografaram seus livros individuais e entregaram para um responsável.
Fechamos esse semestre com chave de ouro!

 


"Beijinhos Mágicos" com a turma EI-34 e as educadoras: Daniele e Edilma.

 

Parabéns aos alunos e à equipe da Creche Municipal Sempre Vida Professora Eugenia Maria Veloso Marchese pela bela culminância!

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pela creche, acesse o blog.

Contato com a U.E. pelo telefone 2412-1250 ou pelo e-mail cmpmarchese@rioeduca.net.

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (2)