
Quarta-feira, 31/08/2016
Foi um Rio que Passou em Minha Vida
Os alunos da Escola Municipal Senador Corrêa conheceram nossa cidade e sua história através de visitas culturais, o que proporcionou aos jovens fazerem uma nova leitura da cidade do Rio de Janeiro.
A professora Rosângela Araújo é regente da turma do sexto ano experimental e considera que as visitas culturais colaboram com o conhecimento de mundo do aluno, além de proporcionar uma interdisciplinaridade com as matérias estudadas em sala de aula. Por isso, a professora nos enviou um relato compartilhando esta experiência pedagógica bem-sucedida pelo segundo ano.
Projeto Bike - Educa na Lagoa Rodrigo de Freitas
A professora Rosângela cita o pensamento da professora Nádia de Souza que diz: “Fazer com que a escola saia da escola e transponha os muros para descobrir que conhecimento não se constrói unicamente no ambiente escolar.”
Centro Cultural da Caixa Exposição Frida Khalo
E, partindo deste pensamento, surgiram os objetivos do projeto que são despertar no aluno o interesse pela produção cultural e artística que existem nos museus e centros culturais e desenvolver no discente um olhar crítico a partir das obras e trabalhos observados e levar o aluno a fazer uma nova leitura da cidade do Rio – uma cidade cultural.
Exposição Legados da Grécia
O público atendido pelo projeto "Foi um Rio que Passou em Minha Vida" é composto por alunos do sexto ano experimental e o período de duração é de fevereiro a novembro. Os educandos sempre participam de maneira positiva e intensa, pois para alguns é a primeira oportunidade para visitar estes espaços culturais.
OI Futuro - Museu das Telecomunicações.
As visitações são mensais ou bimestrais a espaços culturais e museus.
• Projeto Bike – Educa – Lagoa Rodrigo de Freitas ; • Centro Cultural da Caixa (Centro) Exposição Frida Khalo ;
• Oi Futuro Flamengo Exposição – Museu das Telecomunicações ;
Após as visitas o projeto é registrado através de um bate papo informal, produção textual de alunos como atividade voluntária e fotos das visitas. Agradecemos a professora Rosângela Araújo por compartilhar conosco esta experiência pedagógica e desejamos sucesso a toda equipe da unidade escolar.
O contato da professora Rosângela Araújo é: rpajas@hotmail.com
Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante de sua CRE.
Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE renata.carvalho@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 31/08/2016
Encontro Regional dos Alunos do PEJA da 11ªCRE
O Encontro Regional de alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos da 11ªCRE, aconteceu no CIEP João Mangabeira, e contou com apresentações, exposições de trabalhos, troca de experiências e reflexão sobre o tema Direitos Humanos. CONFIRA!
O Encontro Regional de Alunos teve como inspiração a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi trabalhada com os alunos de diferentes formas.
Slide da apresentação do Encontro e das Escolas participantes
Os alunos deram um verdadeiro show de participação. Foi uma linda noite, rica em conhecimento e troca de experiências, relata a Diretora Flavia Oliveira do CIEP João Mangabeira.
Parte dos murais apresentados, com o objetivo de interagir entre a leitura e compreensão da Declaração e imagens relaciondas aos seus artigos
Os alunos do CIEP João Mangabeira trabalharam artigo por artigo da Declaração e os representaram através de desenhos e recorte e colagem.
Já nas rampas de acesso ao auditório, alunos e professores encenavam procurando interagir e problematizar o assunto com o público.
Na primeira foto, alunos da E.M. Rodrigo Otávio realizaram uma apresentação teatral, problematizando os Direitos Humanos no cotidiano
Logo após o Diretor Adjunto do CIEP Dr. João Mangabeira, Leandro Alves, coordenou os envolventes trabalhos que contaram com leitura dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, apresentação teatral, declamações e muita emoção por parte de todos.
Na foto em destaque, os alunos da E.M. Capitão de Fragata Didier declamaram poesias
O encontro encerrou num clima descontraído e com a certeza de uma noite muito educativa para todos.
Quer saber mais sobre o projeto? Unidade Escolar: CIEP João Mangabeira Telefone: 3975-3715 E-mail: ciepjoaom@rioeduca.net
Parabéns as escolas envolvidas e aos alunos pelos belos trabalhos realizados e apresentados neste encontro!
Contato para publicações:
Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
|


Terça-feira, 30/08/2016
Caminhos Fundacionais do Rio de Janeiro
Projeto proporciona aos alunos da Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida, em Santa Teresa, o sentimento de pertencimento à Cidade Maravilhosa
Idealizado pelo professor de Ensino Religioso, Lindoberg Campos, e desenvolvido nas turmas de 4º e 5º Ano da Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida, em Santa Teresa, o projeto Caminhos Fundacionais do Rio de Janeiro procurou possibilitar o conhecimento da História da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, não apenas através dos livros, mas perscrutando os sítios nos quais "a História aconteceu".
Busto de Estãcio de Sá
Na seara de comemoração do Aniversário da Cidade, o projeto oportunizou o contato efetivo com o substrato cultural formador da História da Cidade do Rio de Janeiro, além de contribuir para a afirmação do seu pertencimento e de sua identidade como cidadão carioca.
Rio Carioca
Através da Literatura, Música e Monumentos, os alunos foram convidados a conhecer, por meio de aulas-passeio, os caminhos relacionados à fundação do território de sua cidade e, ao percorrê-los, apropriou-se das mudanças, permanências e evoluções que ela, e principalmente seu povo, conheceram ao longo da História.
Ladeira da Misericórdia - Morro do Castelo
Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Rio Carioca, sua Nascente e sua Foz. Rio esse que deu nome aos moradores da cidade. Puderam também conhecer o local de Fundação da Cidade , por Estácio da Sá, além de visitar vários espaços e monumentos que têm registrados momentos importantes do "nascimento" de nossa Cidade.
Túmulo de Estácio de Sá - Igreja dos Capuchinhos
Um desdobramento muito importante foi o incentivo à Produção Escrita, através da atividade "Cartas para Estácio", onde os alunos escreveram cartas endereçadas ao fundador Estácio de Sá, relatando as mudanças por quais a Cidade passou desde a fundação. Para Lindoberg, o Projeto "permitiu a apropriação e sentimento de pertencimento ao espaço público".
Saiba mais sobre alguns locais visitados pelos alunos:
RIO CARIOCA: http://arte.folha.uol.com.br/tudo-sobre/rio-em-transformacao/rio-carioca/ MORRO DO CASTELO: http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/morro-do-castelo.html MUSEU HISTÓRICO NACIONAL: http://www.museuhistoriconacional.com.br/ FORTALEZA DE SÃO JOÃO: http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur/exibeconteudo?id=157394 TÚMULO DE ESTÁCIO DE SÁ: http://www.correiocarioca.com.br/html/materias/igreja_capuchinhos.html
Um pouco mais sobre a Escola Júlia Lopes de Almeida: Direção: Rosângela Favorita S. Razal Professor Responsável pelo Projeto: Lindoberg Campos Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 3466 - Santa Teresa. Telefone: 2225-2412 E-mail: emjalmeida@rioeduca.net
Escola do Amanhã, localizada no bairro de Santa Teresa, próximo à Comunidade do Morro dos Prazeres, atualmente atende alunos do 1º ao 5º ano , em regime de Turno Único. O nome da escola é uma homenagem a Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida, escritora, jornalista, iluminista, abolicionista, defensora da educação e dos ideias feminista que nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de setembro de 1862 e morreu na mesma cidade, em 30 de maio de 1934.
Professor Lindoberg coom os alunos em trabalho de campo
Professor Alexandre Roque de Araujo Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação alexandrearaujo@rioeduca.net Twitter: @Alexandre_Roque Whatsapp 98733-1970 COMENTE E COMPARTILHE
|


Segunda-feira, 29/08/2016
Nova Chamada Para o Prêmio Anísio Teixeira 2016
Últimos dias para inscrição! Até 5 de setembro
O Prêmio é concedido, anualmente, mediante realização de um concurso de monografias sobre temas ligados à Educação Pública do Município do Rio de Janeiro. Objetiva promover a reflexão e o debate sobre a Educação Básica, estimulando a produção escrita dos professores e procurando ressignificar a ação teórico-prática dos profissionais de nossa Rede. Poderão se inscrever: Professores Regentes, Diretores de Unidades Escolares, Diretores Adjuntos e Coordenadores Pedagógicos, em efetivo exercício na Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. O tema a ser desenvolvido este ano será “A prática dialógica em favor da produção de saberes e do desenvolvimento da autonomia discente” Cada concorrente deverá optar por um dos campos temáticos listados:
Os autores dos trabalhos monográficos escolhidos pela Comissão Avaliadora, um em cada campo temático, receberão um prêmio no valor de R$ 5.000,00.
Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira
crepatsme@rioeduca.net
Você tem muito a dizer sobre o seu fazer pedagógico. Participe!
|

