A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Agosto de 2016'

Quarta-feira, 03/08/2016

Projeto Olimpíada Rio 2016

Tags: 11ªcre, olimpíada, rio2016, jogos.

 

 

 

No ano em que os jogos Olímpicos serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, a E. M. Conjunto Praia da Bandeira não poderia ficar de fora e deixar de realizar atividades que levassem os professores, alunos e responsáveis a refletirem sobre os impactos deste mega evento em nossa cidade.

 

Pensando nisso, o Projeto Olimpíada Rio 2016, idealizado por Roberta Monserrat desde o ano passado e planejado em conjunto com o professor Alexandre Rodrigues, ambos de educação física,  proporcionou um maior conhecimento sobre as diversas culturas, os países participantes e os aspectos que envolvem a realização de um evento desse porte.

 

Feira Olímpica sendo realizada com a participação de toda comunidade escolar

 

Os objetivos foram levar todos os alunos a refletirem sobre os jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro; conhecer as características de alguns países participantes; as modalidades Olímpicas que não fazem parte da rotina dos alunos; trabalhar o tema Olímpiada com todas as disciplinas da escola, abordando aspectos diferentes e dando o enfoque da disciplina do professor; realizar uma Feira Olímpica aberta à comunidade para expor os trabalhos desenvolvidos.

 

Mesa temática do Rio de Janeiro. Na foto alunos da turma 1803 e a professora Carine

 

Cada turma ficou responsável por um país, tendo como orientador um professor representante. Os aspectos trabalhados foram: as origens dos Jogos Olímpicos (Grécia), Economia, Histórico dos jogos, principais modalidades e características dos participantes, como região, língua, turismo, culinária, etc.

 

Alunos da turma 1703 com a mão na massa, fazendo pizzas para todos. Orientados pelas professoras Rosane e Andréia

 

Sala temática Japão e China, alunos das turmas 1201 e 1901, com as professoras Sílvia e Ana Cristina

 

A turma 6001 - Projeto Autonomia Carioca, realizou trabalhos junto com a professora Adeniris, sobre a Inglaterra. Na sala tinha também uma coroa e capa para o visitante tirar foto de recordação.

 

Alunos da turma 6001. Destaque para a professora Adeniris com a capa e a coroa.

 

Um dos destaques foi o trabalho de reaproveitamento de materiais na confecção de maquetes e miniaturas, como é o caso da turma 1902 que junto com a professora Ana Claúdia e o representante do segmento responsável Rogerio Costa, confeccionaram o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel com papelão, para expor na sala temática.

 

Torre Eiffel e Arco do Triunfo confeccionados com papelão e color jet.

 

Professoras Shirlei e Carine responsáveis pelo trabalho desenvolvido sobre a Angola

 

Diversidade nos trabalhos: Grécia, Austrália, México, Espanha e Argentina

 

A turma 1401 junto com a professora Juliana, trataram sobre diversos aspectos da África do Sul, inclusive a culinária com o doce Melktert, uma torta de leite sul africana.

 

Turma 1401 na sala temática África do Sul. Destaque para a premiação dos professores participantes.

 

Além dos trabalhos expostos houve apresentações de dança, taekwondo, telão com vídeos esportivos, cartazes com explicações dos símbolos olímpicos (Mascotes, pira olímpica, arcos), distribuição de lembranças (medalhas e louro da vitória estilizados), premiação no pódium para os alunos destaques do Bimestre além do jornal "O Bandeirão" com notícias olímpicas e reportagens.

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Unidade Escolar: E.M. Conjunto Praia da Bandeira

Telefone: 2465-0158

E-mail: empraia@rioeduca.net

 

 

Parabéns a todos os envolvidos da E.M. Conjunto Praia da Bandeira por propiciar aos alunos este momento de festa e aprendizado, que com certeza ficará marcado na lembrança de todos!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 03/08/2016

O Mochileiro do Futuro também em 3D

Tags: multirio, produções.

 

 

 

 

A série da MultiRio ganhou uma novidade. Agora é possível assistir aos seus episódios também em versão tridimensional. Para experimentar a tecnologia, basta baixar em seu smartphone o aplicativo de cada episódio, disponível gratuitamente na loja da MultiRio no Google Play. Pensando naqueles que não possuem óculos 3D, a empresa também oferece em seu portal um manual com o molde e as instruções para a montagem dos óculos Google CardBoard.
 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 03/08/2016

Mostra Geração 2016

Tags: midias, festivais, geração.

 

 

 

 

A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.


Sua programação inclui curtas brasileiros e longas internacionais dedicados a crianças e jovens, bem como vídeos produzidos por eles mesmos. Além disso, a Mostra Geração oferece oficinas e encontros especiais para educadores.

 


Fique de olho: o Festival do Rio 2016 acontecerá de 6 a 16 de outubro. 

 

 

REGULAMENTO

 

Facebook: Mostra Geração

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 02/08/2016

Dia do "Era Uma Vez..."

Tags: 1ªcre, educação, infantil, projetos, brincar sem muros.

 

 

 

Dia do Brincar Sem Muros é Dia de Família na Creche Adalberto Ismael de Souza.

 

Localizada na Comunidade da Mangueira, a Creche Municipal Adalberto Ismael de Souza transforma o "Dia do Brancar Sem Muros" num Dia da Família, mobilizando toda a comunidade escolar.

 

 

Uma iniciativa da Gerência de Educação Infantil, o "Dia do Brincar Sem Muros" acontece toda última terça-feira do mês, em todas as unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Ela proporciona às famílias experiências que ratificam a importância do Brincar no dia a dia da criançada nas unidades.

Na Creche Adalberto Ismael, esse dia é ansiosamente esperado por todos! Momento em que a família se envolve e participa ativamente das atividades propostas.

Uma atividade que fez grande sucesso entre os responsáveis foi o "Dia do Era uma Vez". O evento iniciou com as Professoras Flávia Cristina e Daniele contando uma história bem conhecida de todos os responsáveis: "Os três Porquinhos".

 

 

Através da atividade, foi transmitida a mensagem de que nem sempre o caminho mais fácil é o melhor, que vale a pena "perder tempo" para ganhar no futuro. As professoras enalteceram a importância da participação deles nas brincadeiras com as crianças, fortalecendo os vínculos afetivos.

Momento de grande integração entre os responsáveis foi a participação na Oficina de fantoches dinamizada pela professora Noemi, utilizando materiais recicláveis (caixas de leite).

 

 

A Criatividade tomou conta do dia! Todos criando lindos fantoches que foram utilizados em brincadeiras com as crianças. Os pais preprararam um belo espetáculo para toda a comunidade escolar.

 

 

Para a professora Tatiana, diretora da unidade, "Foi bom demais promover esta interação das famílias e suas crianças de maneira lúdica. Ficamos com gostinho de quero mais...e em breve trem mais, porque aqui na Creche Adalberto, brincadeira é coisa séria!".

 

Para Saber Mais:

Creche Municipal Adalberto Ismael de Souza

Direção: Tatiana Gregório

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.110 - São Cristóvão

E-mail: cmadalberto@rioeduca.net

Telefone: 2264-5470

 

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 


   
           



Yammer Share