A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Agosto de 2016'

Segunda-feira, 29/08/2016

Jogos Olímpicos da Gaspar Vianna

Tags: 5ªcre.

 

 

 

Em consonância com o PPP 2016 da Escola Municipal Gaspar Vianna “Somos Todos Campeões”, no qual a escola tem trabalhado com seus alunos os valores olímpicos: Amizade, Respeito, Excelência, Igualdade, Inspiração, Determinação e Coragem, foi realizado o projeto “Jogos Olímpicos da Gaspar Vianna”.

 

O objetivo foi apresentar para os alunos, em um primeiro momento, como acontece oficialmente uma abertura dos jogos olímpicos para que pudessem acompanhar a mesma, e nos dias subsequentes foram realizadas diversas competições em diferentes modalidades por segmento (Educação Infantil, fundamental I e fundamental II).
   

 

ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DA GASPAR VIANNA

Na quarta-feira, dia 6/7/2016, foram abertos os jogos olímpicos da Escola Municipal Gaspar Vianna. Todos os alunos participaram da nossa abertura oficial. A cerimônia de abertura procurou copiar todos os passos de uma cerimônia original de abertura dos jogos Olímpicos, com a execução do Hino Nacional, apresentações musicais, danças, discursos das autoridades presentes, hasteamento das Bandeiras, do país anfitrião, da bandeira olímpica e da bandeira dos jogos da Gaspar Vianna e a entrada das placas com os nomes de cada delegação participante.


O evento foi elaborado pela equipe de Educação Física da escola (Professores: Luana Maria, Ana Clara Soares, Amarilio, Wallace Chamarelli, Michelle Couto) com a participação dos demais professores, alunos e funcionários.


Na parte musical, a apresentação dos professores Bianca Neme (Profª Inglês) e Mário Sant’Anna (prof. Ciências), cantando e tocando. Abrilhantando a festa, uma apresentação marcante e especial da Banda Marcial, regida pela Professora Jurema Dias (Profª Música).


As turmas 1101 e 1103 das professoras Maria Alice e Rosemary, apresentaram um pout pourri com ritmos populares brasileiros como samba, funk e axé. Algumas alunas do segundo segmento apresentaram uma coreografia utilizando os arcos presentes na bandeira olímpica que representam os continentes competidores.


Um ponto emocionante foi também o pronunciamento da diretora geral Viviane Bianchi abrindo oficialmente os nossos jogos.


Os alunos do primeiro e segundo segmento entraram segurando placas com o nome dos países participantes dos jogos olímpicos de 2016 e, em seguida, a entrada da Bandeira Olímpica trazida pelo pelotão da bandeira.


Como apresentadores, a participação dos professores Plínio Nunes (profº Matemática), Bianca Neme (Profª Inglês), Wallace Chamarelli (Profº Educação física) e a Coordendora Daniele Gomes.


A tocha olímpica foi elegantemente conduzida pelo professor Amarílio (Profº Educação Física) que acendeu a pira olímpica, simbolizando o início das competições.


Num trabalho conjunto entre professores da Educação Infantil, Educação Especial, ensino fundamental, direção, coordenação, funcionários e alunos, foi um espetáculo!!!!!!!

Confira agora algumas fotos:

 

 

AS COMPETIÇÕES

 

COMPETIÇÕES DO 1º SEGMENTO:

Após a abertura oficial dos jogos olímpicos da Gaspar Vianna, no dia 7 de julho de 2016, o primeiro dia de competições foi marcado por grande animação, empenho e espírito esportivo de todos os alunos, inclusive os do primeiro segmento de nossa escola. Vocês vão ver que galera empenhada!!!


Tivemos no turno da manhã futsal para os meninos e queimado para as meninas do 2º ao 5º, incluindo os alunos das classes especiais, e no turno da tarde um circuito de atividades para os alunos do 1º ano e Educação Infantil. Todos muito animados e torcendo para suas equipes favoritas.


Todas as atividades foram ministradas e orientadas pela Equipe de professores de educação física com o total apoio dos demais professores regentes das turmas em questão.

 

 

COMPETIÇÕES DO 2º SEGMENTO E PROJETOS:


Completando a semana olímpica nos dias 13 e 14 de Julho aconteceram os jogos do segundo segmento. Tivemos competição de: Handebol, Voleibol, Basquete e Futsal. 

 

 

SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS:


Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

  • História

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados. Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.

  • Era Moderna

Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades. Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente.

Números em 2016: ps Jogos Olímpicos de 2016 serão realizados no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 21 de agosto. Uma curiosidade é que, depois de muitos anos, o Rugby e o Golfe voltaram ao quadro de esportes.

 

Confira alguns números dessa edição:

• 41 esportes
• 37 arenas
• 206 países
• 306 provas diferentes
• 136 modalidades femininas
• 161 masculinas

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/os-jogos-olimpicos.htm

 

Para saber mais sobre a escola

Gaspar de Oliveira Vianna, médico e cientista paraense, nasceu em Belém a 11 de maio de 1885. Foi aluno do antigo Liceu Paraense, hoje Colégio Estadual Paes de Carvalho. Estudou Medicina no Rio de Janeiro, pois àquela época não existia ainda uma Faculdade de valor, versando sobre temas de Histologia, Histopatologia, Parasitologia, Micologia, Dermatologia e Terapêutica. Foi ele quem esclareceu, aos 23 anos de idade, as alterações anátomo-patológicas da então recém-descoberta doença de Chagas. Aos 27 descobriu a cura das leishmanioses, contribuindo para a salvação de milhões de vidas, em quatro dos continentes do globo, pelo que é considerado UM DOS MAIORES BENFEITORES DA HUMANIDADE. Genial e incansável, em menos de seis anos de exercício da profissão publicou 22 trabalhos científicos de inestimável valor.


Não é grande orgulho a Escola Municial 05.14.023 Gaspar Vianna trazer o nome deste médico exemplar como patrono?


A escola municipal Gaspar Vianna está localizada no Bairro Araújo em Irajá, conta com atendimento desde a Educação Infantil até o 9º ano e prima por uma educação de qualidade, busca permanente dos gestores e dos professores dessa unidade escolar.
 

Desenho do aluno Patrick Rosemberg em 18/05/2011 – foto de Gaspar Vianna

 

A escola:

E.M. 05.14.023 Gaspar Vianna
Rua Heron Domingues 122, Irajá - 21230-420
emvianna@rioeduca.net
3372-5041 3372-5665
http://emgasparvianna.blogspot.com.br/

 


 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/08/2016

Os Valores Olímpicos Desenvolvidos sob o Olhar Interdisciplinar!

Tags: 4ªcre.

 

 

 

Com as Olimpíadas, a prática do esporte está na moda entre as crianças. O esporte é importante para a saúde e para o bem-estar de todos. Sobretudo para a criança, pois esse é fator fundamental para o desenvolvimento e o crescimento, contribuindo de forma positiva tanto para o físico, quanto para a mente.

 

“Sobre a educação física entendem-na como um espaço e tempo escolar vinculados ao fenômeno esportivo. Conhecer os esportes não significa mais saber executá-los, mas também saber suas regras, sua história, sua inserção sócio-política.” (Bracht, Válter 2002) 

 

Com base nessa máxima, o professor Gabriel, da E. M. Joracy Camargo, construiu e executou junto a sua turma um projeto que aborda os valores olimpícos sob a perspectiva interdisplinar. O trabalho rendeu bons frutos e possibilitou grande avanço no processo ensino/aprendizagem entre as crianças da referida escola. Leia o recorte do projeto  e saiba como foi possível desenvolver esse trabalho.

 

 

Projeto Olimpíadas na Escola Municipal Joracy Camargo

 

"Este projeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo – Olimpíada – e pelas possibilidades do desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, com a força da mídia, maximizam o interesse das crianças. Exatamente por isso, é um tema capaz de gerar dezenas de oportunidades para darmos aulas mais atraentes, proporcionando uma maior participação dos alunos e uma aprendizagem significativa.


Além disso, historicamente, é sabido que a prática esportiva é estimulante e uma ótima terapia. Portanto, cabe a nós, professores, direcionar nossos educandos para uma prática desportiva que venha a favorecer a melhoria da qualidade de vida [...]

[...] Através desse projeto conseguimos trabalhar os valores olímpicos entre as disciplinas com uma abordagem interdisciplinar, onde partimos do tema Olimpíadas passando por todas as áreas do conhecimento. O trabalho nos surpreendeu, pois conseguimos uma participação maior da família na realização das atividades propostas, levando os alunos a se interessar e ainda, obtivemos uma participação mais significativa no processo de ensino aprendizagem." Texto enviado pelo Professor Gabriel Oliveira de Carvalho - E. M. Joracy Camargo

 

 


 

Dentre outros benefícios, quando praticado, o esporte pode ajudar a criança:

1- A fazer amigos e a ingressar na sociedade;

2- A aprender e a seguir regras;

3- A superar a timidez ou a vergonha;

4- A freiar os seus impulsos e ansiedade;

5- A ser mais colaboradora e menos individualista ou egoísta;

6- A reconhecer e respeitar que existe alguém que sabe mais que ela;

7- A melhorar a sua coordenação motora;

9- A crescer física e emocionalmente;

10- A corrigir possíveis defeitos físicos;

11- A potencializar bons hábitos;

12- A dominar os seus movimentos;

13- A estimular a sua saúde e higiene;

14- A ter responsabilidades e compromissos.

 

 

 

A interdisciplinaridade evidencia-se como possibilidade de renovação curricular e de busca por uma educação de qualidade, que visa uma substituição da fragmentação e particularidades para uma visão de totalidade, coletiva e social. Já no que se refere aos Esportes ela se apresenta pela possibilidade inovadora e de reflexão no âmbito escolar.

Paulo Freire afirma a necessidade da “ação dialógica” para superarmos a educação fragmentada, que impossibilita a compreensão da totalidade e da realidade. É com a ação dialógica que o educador, por meio de uma prática interdisciplinar, investigativa e problematizadora poderá romper com a educação bancária.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse processo.

 

 

Escola Municipal Joracy Camargo 

Endereço: Estrada José Rucas, 1465 - Olaria, Rio de Janeiro - RJ, 21070-370
Telefone:(21) 2280-9393

 

Contato para publicações:

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

                               

 
 
 
 
 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 25/08/2016

Aprender e Crescer com os Jogos Olímpicos

Tags: 8ªcre, olimpíada.

 

 

 

Os Jogos Olímpicos que acontecem no Rio de Janeiro proporcionam a oportunidade de muita aprendizagem no espaço escolar. Na Escola Municipal Edison Carneiro alunos e funcionários representaram bem um dos conceitos das Olimpíadas: união e participação.

 

Alunos representando os países participantes das Olimpíadas 2016

 

O maior acontecimento do ano certamente é a realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro. O clima de competição, superação de limites e determinação contagiou as escolas da cidade.

Na Escola Municipal Edison Carneiro o projeto do 3º bimestre foi totalmente voltado para os Jogos Olímpicos. O objetivo do projeto foi contar para os alunos a história das Olimpíadas e inseri-los no espírito olímpico, que estará presente entre os cariocas durante o evento.

 

Professora Aparecida Ferradeira e alunos usando trajes do continente africano

 

A realização das Olimpíadas da Escola Municipal Edison Carneiro contou com a participação de toda a comunidade escolar.

Para iniciar as atividades, houve o revezamento da tocha olímpica da escola. Os alunos, que foram divididos em equipes nas cores da bandeira olímpica, se mostraram a todo o tempo muito entusiasmados com cada etapa das ações propostas. 

Sabendo que a socialização é um dos benefícios do esporte, os jogos olímpicos proporcionaram a interação de toda a escola.

 

"Queríamos muito que os alunos refletissem sobre o  principal objetivo do esporte, que não é competir e ganhar, mas sim participar! Nós, professores, ficamos muito orgulhosos de nossos alunos... Parabéns em especial para o professor de Educação Física, Alan Tebaldi!"

                                                      Professora Aparecida Ferradeira

 

Momentos da Olimpíada na E.M. Edison Carneiro

 

Com a realização da Olimpíada na Escola Municipal Edison Carneiro, os alunos aprenderam sobre a história dos jogos olímpicos, as modalidades oficiais, os nomes dos países participantes, sua localização nos continentes e algumas bandeiras.

Como o projeto visava a participação e a cooperação da unidade escolar, todas as turmas estiveram presentes e tiveram sua contribuição para a beleza e o sucesso do evento.

Essa interação selou o início do recesso escolar, mas marcou em cada participante valores para toda a vida: o respeito, a participação e a união!

Esse é o legado que a Olimpíada deixará para a unidade escolar.

 

Equipe Vermelha, a campeã do evento

 

Partindo da esquerda: Coordenadora Pedagógica Alba Valéria, Diretora Célia Abreu e

Diretora Adjunta Vera Vital

 

Para saber mais conheça o Blog da E.M. Edison Carneiro:

http://escolamunicipaledisoncarneiro.blogspot.com.br

 

 

Para novas publicações da 8ª CRE, entre em contato com:

Professora Neilda Silva

neildasilva@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 24/08/2016

Carioca Saudável, Carioca Sustentável

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

A Escola Municipal  Gastão Monteiro Moutinho desenvolveu diversas ações relacionadas ao Projeto Autocuidado nas  Escolas, durante os meses de junho e julho. 

 


Com o projeto anual Rio de Janeiro: Braços Abertos para Todos os Povos.Alegorias e Disfarces de uma Cidade Maravilhosa, a E.M Gastão Monteiro desenvolveu as seguintes ações relacionadas ao tema Autocuidado:incentivo à higiene bucal na Educação Infantil, aferição de peso e medida das crianças, palestra sobre obesidade e para os responsáveis com psicólogo do CRAS Machado de Assis, Gincanas de Matemática e Loucos por Tampinhas e ainda as Olimpíadas Internas.

 

  Aferição de peso e medidas dos alunos.
 

Em mais uma parceria com a área de Saúde, a unidade escolar realizou uma avaliação de peso e altura das crianças da Educação Infantil, colaborando com a Campanha contra a Obesidade Infantil. Além disso, as crianças puderam conversar e aprender mais sobre escovação e a importância do cuidado com os dentes.

 

                                                                     Proerd

A professora Jaqueline, que atua no Cap IV próximo a escola, esteve presente, juntamente com a nutricionista Dalva, para executar as medições. Através dessa parceria, acontece o cuidado e acompanhamento de um crescimento saudável. Contemplando todas as turmas e ação do PSE ( Programa  Saúde na Escola), os alunos participaram de palestra sobre obesidade e ampliaram seu conhecimento sobre alimentação saudável e os benefícios para a saúde através da mesma. 

 

     Presença do Proerd na unidade escolar .
 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. A Escola Gastão Monteiro Moutinho foi mais uma vez foi contemplada com o projeto e as turmas de 5º ano foram as escolhidas para essa ação.


O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.


Foi realizada solenidade de formatura e agradecimento ao policial pelo comprometimento e carinho para com as nossas crianças. Os alunos do 5º ano participaram do concurso que incentiva dizer não as drogas, como uma das ações do Proerd.


 

Gincana de Matemática


Todos os alunos ficam sonhando com a chegada no 5º ano para participar da Gincana de Matemática. A gincana é um evento anual que conta com a participação dos alunos subdivididos em equipes e torcidas.


O 4º e o 6º ano são convidados a assistir e torcer pela equipe preferida. A gincana é subdividida em 3 partes: perguntas e respostas, prova do sino e circuito. Em alguns momentos o capitão da equipe pode consultar o grupo e em outras não. Na prova do sino vale, além do conhecimento, a agilidade para correr e tocar o sino primeiro para garantir o direito da resposta. No circuito, todos participam de forma ativa, divididos em estações.


Vivem-se emoções diferentes nesse dia. Ansiedade, tensão, nervosismo, alegria, tristeza, e o auto controle é sempre a dose necessária para que tudo corra bem.

 

A equipe vencedora foi a vermelha, seguida pelas demais colocações:

Amarela - 2º lugar, Verde - 3º lugar e Azul - 4º lugar. 


 

Gincana Loucos por Tampinhas


Tal gincana teve o objetivo de além da conscientização com relação ao meio ambiente, incentivando uma prática educativa; a utilização de todas as tampinhas arrecadadas para a Vernissage da FLIG onde serão confeccionados quadros nas aulas de artes. No total foram arrecadadas mail de 50.000 tampinhas! As crianças e responsáveis  aderiram à gincana e mais uma vez colaboraram para os projetos da escola.

 

                     1º lugar na Gincana - Professora Ana Paula - EI 21 - 16.697 tampinhas arrecadadas.
 

 

Olimpíadas Internas

 

O 1º, 2º e 3º anos participaram da Olimpíada Gastão 2016.Com modalidades entre corrida de revezamento, bola ao alto, cesta e pênalti, os participantes se dividiram em 4 equipes: vermelha, amarela, verde e amarela.

 

                                                 Cerimônia de abertura das Olimpíadas Internas.
 

Estava todo mundo animado e a ornamentação da Arena Olímpica estava linda! Contando com as bandeiras dos países participantes da Rio 2016 confeccionadas pelos alunos do 6º ano. Até Tom e Vinícius estiveram presentes. Aconteceu a solenidade do Hino Nacional, a apresentação da bandeira olímpica, volta olímpica com a tocha e o juramento do atleta. O clima era de competição, mas acima de tudo, respeito.

 

                           Premiação das turmas vencedoras, no detalhe: medalhas feitas com papel.

 

As equipes competiram educadamente e, apesar da equipe Vermelha ter sido a campeã da manhã e a Amarela da tarde, todos acabam ganhando, nem que seja a experiência e a alegria de ter participado. Os professores Marcela, Adriano e Núbia de Educação Física orientaram as atividades desenvolvidas.

 

As atividades desenvolvidas pela Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho mostraram ações que contemplam a Promoção de Saúde Escolar  com assuntos relacionados ao tema AUTOCUIDADO NAS ESCOLAS

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!
 

Contato da E.M. Gastão Monteiro Moutinho:

emmoutinho@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 
 
 
 

   
           



Yammer Share