A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Agosto de 2016'

Quarta-feira, 17/08/2016

Dia I – Dia da Conscientização da Inclusão

Tags: 11ªcre, inclusao, conscientizacao, especial.

 

 

 

No dia 27 de julho aconteceu, em todas as unidades escolares municipais, o Dia I – Dia da Conscientização da Inclusão do Aluno Público-Alvo da Educação Especial na Unidade Escolar. A Escola Especial Municipal Rotary Club não podia ficar de fora!

 

 

Dia I – Dia da Conscientização da Inclusão teve como objetivo promover a reflexão das ações das Escolas/Creches/EDIs no que se refere à Inclusão do aluno público-alvo da Educação Especial em seus espaços, favorecendo a aprendizagem em um ambiente que não exclui, que não estigmatiza e que não ignora novos desafios.

A Escola Especial Municipal Rotary Club, localizada na Ilha do Governador, realizou diversas atividades neste dia tão especial, como oficinas, palestras, exposições e contação de história.

 

Confira abaixo:

 

Materiais Adaptados utilizados pelas professoras no dia a dia.

 

 

Debatendo inclusão com a comunidade escolar

 

 

 

Jogo inclusivo em parceria com a Escola Modelar Cambaúba, vizinha da Rotary.

 

 

Atividade de Contação de História com Gilberto D'Alma. 

 

 

 

No documento final consta ações para a educação na perspectiva inclusiva com a avaliação de seus resultados, a elaboração de novas metas para assegurar a qualidade do ensino, em consonância com o Projeto Político Pedagógico, acessibilidade universal e a Lei Brasileira da Inclusão – LEI N.º 13 146, DE 6 DE JULHO DE 2015.

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Unidade Escolar: Escola Especial Municipal Rotary Club

Telefone: 2463-0156

E-mail: emrotaryc@rioeduca.net

 

 

Parabéns a todos os envolvidos da E.E.M. Rotary Club por garantir à comunidade escolar, como um todo, o espaço de discussão e conscientização dessa temática tão urgente que é a Real Inclusão!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/08/2016

The Wizard of Oz Games

Tags: 1ªcre, escola bilingue, projetos.

 

 

 

 

Projeto Interdisciplinar tem como fio condutor o Clássico "O Mágico de Oz".

 

Realizado ao longo dos últimos meses na Escola Bilíngue Mestre Waldemiro, o Projeto  "The Wizard Of Oz Olympic and Paralympic Games" foi um projeto coletivo que envolveu professores de Inglês, Artes, Música e Educação Física.

 

 

O pontapé inicial foi a Clássica história "O Mágico de Oz", que serviu como fio condutor de toda ação. Os alunos puderam conhecer a história das personagens Dorothy, Scarecrow, Tin Man e Lion, que foram eleitas Mascotes das Equipes que participaram dos jogos.

 

Os professores artistas

 

Durante todo o processo, esportes, teatro e música estiveram presentes, sempre com trabalho de reforço aos Valores Olímpicos como Respeito, Amizade, Coragem, Igualdade e Inspiração.

A solenidade de Abertura dos "games" contou com a participação de toda a comunidade escolar. Os professores envolvidos no projeto realizaram uma apresentação teatral com os personagens de "O Mágico de Oz".

 

 

A música "Somewhere over The rainbow", que ficou famosa na versão cinematográfica da história, foi apresentada pelo Coral da unidade escolar.

 

 

Alunos do 6º Ano Experimental participaram da apresentação de Dança e Movimento.

Ao final, a pira do "The Wizard of Oz Games" foi acessa.

 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Mestre Waldemiro

Diretora: Gláucia Couto Bernardo da Silva

Professores Responsáveis pelo projeto: André Regis, Débora Moço, Gabrielle Honorato, Luciana Begosso, Luzia Benevides, Mariângela Regufe, Rodrigo Nóbrega.

Telefone: 2254-3144

E-mail: emwaldemiro@rioeduca.net

 

Um pouco sobre o Patrono da Escola: Clique na figura baixo!

 

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/08/2016

Matemática divertida! Vamos ao mercado!

Tags: matemática, conceitos matemáticos, 5ªcre.

 

 

 

A sala de aula da Escola Municipal Gaspar Vianna se transformou em um minimercado muito alegre e divertido, para ensinar conceitos matemáticos. Uma experiência marcante para os alunos das turmas 1201 e 1202, que vivenciaram na sala de aula, comportamentos comuns do nosso dia-a-dia.

 

 

Com o objetivo de trabalhar adição, subtração, troco, gastos e economia, além de mostrar o sistema monetário brasileiro, bem como incentivar o cálculo mental e o uso de valores para resolver problemas envolvendo quantias em dinheiro que usamos em situações do nosso cotidiano, a professora do segundo ano do ensino fundamental, Fabiana Zamberlan, da E.M. 05.14.023 Gaspar Vianna, promoveu uma aula diferente. A sala de aula virou um mini-mercado, onde a brincadeira foi fundamental para trabalhar conceitos matemáticos mais complexos.


Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Conhecer o sistema monetário a partir da prática;
     
  • Representar e escrever quantias em reais;
     
  • Comparar preços;
     
  • Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos;
     
  • Resolver situações problema usando o real;
     
  • Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país;
     
  • Utilizar o dinheiro para fazer trocas, comparar valores e resolver problemas.
     

Fonte: Conhecendo o sistema monetário a partir de situações práticas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26764

 

 

 

A princípio foi feita uma inauguração do mercado com a votação do nome. Depois cada aluno recebeu 20 reais em notas aleatórias. Cada aluno visitou no máximo 3 vezes o mercado que foi simulado utilizando embalagens vazias que foram recolhidas previamente pela professora, e tinha que fazer a conta de quanto gastou, qual seria o troco e quanto sobrou. Os alunos tornaram-se clientes do mini-mercado montado. Essa dinâmica despertou grande interesse da turma sobre o tema.

 

 

A atividade envolveu, além das turmas do segundo ano, os responsáveis dos alunos que colaboraram na confecção do mercado no primeiro dia, onde a atividade foi idealizada pela professora e foi solicitada a participação dos mesmos. Para os alunos, o objetivo foi trabalhar o conhecimento do sistema monetário em situação da nossa vida diária, trazendo as experiênciaS da realidade de cada aluno pra sala de aula. E depois de tudo organizado, no segundo dia, nossas turmas foram às compras, de um forma lúdica e feliz!

Parabéns pelo trabalho, comprometimento e dedicação a todos os idealizadores e participantes!

 

Para saber mais sobre a escola


Gaspar de Oliveira Vianna, médico e cientista paraense, nasceu em Belém a 11 de maio de 1885. Foi aluno do antigo Liceu Paraense, hoje Colégio Estadual Paes de Carvalho. Estudou Medicina no Rio de Janeiro, pois àquela época não existia ainda uma Faculdade de valor, versando sobre temas de Histologia, Histopatologia, Parasitologia, Micologia, Dermatologia e Terapêutica. Foi ele quem esclareceu, aos 23 anos de idade, as alterações anátomo-patológicas da então recém-descoberta doença de Chagas. Aos 27 descobriu a cura das leishmanioses, contribuindo para a salvação de milhões de vidas, em quatro dos continentes do globo, pelo que é considerado UM DOS MAIORES BENFEITORES DA HUMANIDADE. Genial e incansável, em menos de seis anos de exercício da profissão publicou 22 trabalhos científicos de inestimável valor.

Não é grande orgulho a Escola Municial 05.14.023 Gaspar Vianna trazer o nome deste médico exemplar como patrono?

A escola municipal Gaspar Vianna está localizada no Bairro Araújo em Irajá, conta com atendimento desde a Educação Infantil até o 9º ano e prima por uma educação de qualidade, busca permanente dos gestores e dos professores dessa unidade escolar.
 

Desenho do aluno Patrick Rosemberg em 18/05/2011 – foto de Gaspar Vianna

 

A escola:


E.M. 05.14.023 Gaspar Vianna
Rua Heron Domingues 122, Irajá - 21230-420
emvianna@rioeduca.net
3372-5041 3372-5665
http://emgasparvianna.blogspot.com.br/

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 12/08/2016

XXXIII Mostra Regional de Dança na 4ªCRE

Tags: 4ªcre, dança.

 

 

 

A Dança  tem um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, isso se dá pelas possibilidades de proporcionar uma diversidade de vivências, através de atividades nas quais se descobre várias formas de se movimentar, construindo conceitos e ideias sobre o movimento, o corpo e as suas ações.

 

“Como educação das crianças entre povos primitivos, ainda hoje a Dança deve proporcionar situações que lhes possibilitem desenvolver habilidades várias de possibilidades de movimento, exercer possibilidades de autoconhecimento e ser o agente efetivo da harmonia entre a razão e o coração”. (NANNI 2008) 

 

"O projeto Mostra de Dança das Escolas Públicas Municipais do Rio de Janeiro comemorará 33 anos de sua realização no ano de 2016, uma conquista bastante significativa, onde crianças, jovens e adultos das escolas da Rede Municipal de Ensino traduzem a Dança em seus corpos em um grande espetáculo de criações, inovações e impressões desta arte milenar. Este projeto busca criar espaço para a apresentação destas composições corporais produzidas durante o ano letivo, por alunos da Rede de Ensino, sob a orientação de professores e a coordenação da Gerência de Projetos de Extensão Curricular." Texto extraído do Blog Extensividade

 

EDI Maria de Lourdes Ferreira

Dançar é uma possibilidade favorável, para que as crianças conheçam o seu corpo, as suas limitações, enfrentem os desafios, interajam com outras pessoas, expressem os sentimentos e se comuniquem através da linguagem corporal, desenvolvendo suas capacidades físicas e intelectuais.

 

CIEP Presidente Jucelino kubitschek

Certos disso, professores e alunos se empenham para escolher e pesquisar sobre o tema a ser trabalhado, a música, a coreografia, o figurino, os ensaios, a prova da roupa, o cenário e aos poucos tudo vai ganhando forma, se tornando real. O trabalho para mostra de dança não se encerra durante os ensaios, na verdade, ele vai além e envolve a todos da escola nesse movimento de preparação para o dia da apresentação. Instaurando um clima de expectativa, orgulho, solidariedade e uma incrível sensação de pertencimento que vai tomando conta de todos os envolvidos nesse processo.

EM Augusto Motta

Esse ano, o espetáculo foi no dia 29 de julho,às 13 horas no palco da Arena Carioca Dicró. Fique sabendo quais as escolas participaram desse evento e ano que vem não fique de fora, participe você também desse momento tão importante e especial.

Assim, considerando a Dança como uma área específica da expressão humana, que possui como princípios básicos a liberdade de escolha, a criatividade, a diversão e o prazer, sendo ainda um aspecto importante para a melhoria da psicomotricidade e comunicação, cabe a escola desenvolver abordagens de ensino e aprendizagem que incluam a facilitação desse reconhecimento, a expressão pessoal e o autoconhecimento, incorporando-a de forma involuntária nas aulas das crianças os princípios que promovem o prazer e a busca pelas formas de movimentos corporais espontâneos. 

 

 

Escolas da 4ªCRE que Participaram do Evento: 

EDI Maria de Lourdes Ferreira, EM João de Deus, EM Suíça, EM Eneyda Rabello de Andrade, EM Raul Pederneiras, CIEP Graciliano Ramos, EM Presidente Gronchi, CIEP Presidente Jucelino kubitschek, EM Professor Augusto Motta 

 

 

 

 

Contato para publicações:

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

                               

 
 
 
 
 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)