A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Agosto de 2016'

Terça-feira, 09/08/2016

Informativo MultiRio - 9 de agosto

Tags: multirio, informativo.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique

Qual a diferença entre o real e o virtual?

O que parece ser uma pergunta fácil ganha novas nuances quando se pensa no impacto que a internet e as redes sociais têm na vida das pessoas. O episódio de Pensares desta quinta-feira (11) traz a psicóloga Tatiana Paranaguá, o sociólogo Marcelo Castañeda e o astrônomo Alexandre Cherman para falar sobre a relação entre “vida real” e “vida virtual”. O que vem mudando no comportamento de jovens e adultos? Não perca essa mesa-redonda com mediação de Leila Richers, às 14h, no canal MultiRio (26 da NET).

De olho nas notícias com Morde a Língua

Os diferentes gêneros textuais encontrados em jornais e revistas são assunto de Língua Portuguesa e estão no episódio desta quarta-feira (10). Os irmãos Ruiva e Deíco se encontram às voltas com reportagens, matérias, editoriais, críticas e propõem a leitura sobre a intenção do texto: como seria olhar para propagandas da mesma forma que para notícias de jornal? Confira, às 14h30, no canal MultiRio (26 da NET).

A participação feminina brasileira nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Vinte anos após o primeiro ouro olímpico brasileiro, não resta mais dúvida: elas conquistaram espaço e são protagonistas no esporte. Leia no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio
MultiRio

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/08/2016

Mente Sã, Corpo São

Tags: 10ªcre.

 

 

 

Projeto desenvolvido pelos professores e direção da Escola Municipal Professor Francisco José Antonio trabalhando a cultura, sociedade, economia e curiosidades de vários países.

 

A E/CRE (10.19.073) E. M. Professor Francisco José Antonio está localizada à Via A4, s/n° – Conjunto Santa Veridiana – Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade Escolar atende atualmente alunos da Pré-Escola ao 5° ano e tem como diretora a professora Carmelita Maria Mathias Edde, como diretora adjunta, a professora Jaqueline Silva Carvalho, e como Coordenadora Pedagógica, a professora Fabiana Dias Alves Saraiva Von Abel.

A direção da Unidade Escolar acredita que cada indivíduo constrói uma personalidade forte e equilibrada quando pautado em valores humanos milenares como fortaleza, temperança, justiça e prudência, que direcionam ao fortalecimento do caráter e ao aprimoramento humano, buscando a conquista da felicidade duradoura e permanente.

— Estes valores fundamentam a ética nas relações sociais, individuais, étnicas, sexuais e religiosas, assim como a ação da escola, espaço no qual estas relações éticas acontecem. Reconhecemos, assim, que a fundamentação ética é o caminho para nosso trabalho. — afirma a diretora Carmelita

Sendo assim, a escola está desenvolvendo o projeto “Mente sã, corpo são”, visando oportunizar a possibilidade de refletir a questão ética alinhada aos valores Olímpicos e Paralímpicos, e, ainda, traçar um paralelo com os 4 pilares da Educação Contemporânea: aprender a ser, fazer, viver juntos e conhecer.

 

Alunos da Unidade Escolar

 

Cada professor trabalhou com sua turma um país específico ao longo do ano, estudando conforme o foco atribuído a cada bimestre e o projeto foi organizado em 4 eixos.

A Educação Infantil, da professora Joeci, apresentou o México, trabalhando a identidade partindo das obras da pintora Frida Kahlo.

 

Trabalho da Educação Infantil

 

As turmas 1101 e 1102, da professora Carla, apresentaram os Estados Unidos, trabalhando a genealogia e as relações de parentesco. Além disso, falaram sobre as semelhanças e diferenças entre Estados Unidos e Brasil.

Os alunos apresentaram uma dança, a qual podemos verificar no vídeo abaixo.

 

 

Alunos do 1° ano com trabalho sobre os Estados Unidos

 

As turmas 1201 e 1202, da professora Andrea, apresentaram o Egito, explicando que existem pirâmides milenares neste país. Além disso, trabalharam a importância da bandeira e seu significado.

 

Alunos do 2° ano com trabalho sobre o Egito

 

As turmas 1301 e 1302, da professora Tânia, apresentaram a Austrália e através da Rosita, uma menina aborígene, a turma criou um funk, que você pode assistir no vídeo abaixo. 

 

 

A turma 1401, da professora Fabiana, apresentou Israel, trabalhando a sua cultura, suas famílias e algumas paisagens e festas.

A turma 1402, da professora Jaqueline, apresentou o Japão, trabalhando a cultura Japonesa, a valorização da sabedoria dos mais velhos, a importância do silêncio e saber ouvir e refletir.

 

Alunos do 4° ano com trabalhos sobre Israel e Japão

 

A turma 1501, do professor Paulo, apresentou a Polônia, trabalhando os aspectos educacionais, economia, cultura e sobre a bandeira.

A turma 1502, da professora Renata, apresentou a França, trabalhando curiosidades, culturas e explicando que brincadeiras ensinadas de gerações em gerações, como a amarelinha, são de origem francesa.

A turma 1503, da professora Miriam, apresentou a Grécia, onde os alunos apresentaram um telejornal, explicando sobre sociedade, religião, economia, arte e cultura.

 

Alunos do 5° ano com trabalho sobre Polônia, França e Grécia

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/SUBE/CRE (10.19.073) E. M. Professor Francisco José Antonio
Telefone: 3395-7524
Email: empantonio@rioeduca.net

 

 

Rodrigo Abreu
é Professor da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato: rodrigosantos@rioeduca.net
WhastApp: 98848-6724


 

                               

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 05/08/2016

Mais que Campeões Olímpicos, somos Campeões em Educação

Tags: 9ªcre, projeto, esporte.


 

 

 

O projeto “Mais que Campeões Olímpicos, somos Campeões em Educação”, desenvolvido na Escola Municipal Fernando Costa, na 9ª CRE, teve sua culminância com a participação de toda comunidade escolar – alunos, pais, professores e funcionários.

 

Sendo conhecedora da importância da celebração das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a Equipe da E.M. Fernando Costa trabalhou o referido tema abordando os ideais olímpicos para desenvolver valores éticos e sociais que levam à formação de cidadãos criativos e participativos na comunidade a qual estão inseridos. O esporte foi fundamental nesse processo, fomentando o trabalho com regras, a relação com companheiros e adversários, desenvolvendo valores de cooperação e respeito às diferenças, aprendendo a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades.

 

 

O projeto, que faz parte do Projeto Político-Pedagógico da escola, teve os seguintes objetivos:

  • reconhecer a importância dos valores olímpicos na melhoria da qualidade de vida e do relacionamento com o outro;
  • desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
     
  • reconhecer o direito de participação sem discriminação de todos os povos e raças;
     
  • aprofundar o conhecimento sobre os países participantes das olimpíadas, pesquisando sua cultura e curiosidades;
     
  • valorizar a solidariedade como elemento fundamental no espírito.

 

 

Todas as turmas foram divididas entre os continentes e elegeram neles um país de referência. Muito pesquisaram acerca da cultura, linguagem artística, localização geográfica dentre outros. O resultado dessa riqueza foi exposto e vivenciado na culminância do projeto.

 

 

No dia 28/06 (terça-feira) aconteceu o desfile de abertura, apresentação da banda da escola, apresentação da capoeira, revezamento da tocha olímpica e torneio de basquete e judô. Ao som da “Banda da Fernando Costa”, as turmas desfilaram apresentando o país que pesquisaram e levaram cartazes relativos aos mesmos.

 

 

No 1º turno houve revezamento da tocha olímpica. Já no 2º turno a abertura foi dos jogos paralímpicos. A linda apresentação da capoeira emocionou a comunidade. O monitor Sérgio Fabrício trouxe outros capoeiristas. O 1º turno contou com um torneio 3x3 de basquete, já entre os menores o torneio foi lance livre. Os vencedores foram contemplados com medalhas.

 

 

No 2º turno houve uma apresentação de judô. Os alunos demonstraram um pouquinho do que aprenderam no Programa Mais Educação. O monitor Márcio também trouxe convidados especiais, alunos de outras Unidades Escolares, ex-alunos e outros profissionais.

 

 

O segundo dia também foi marcante. Todos puderam constatar o ótimo trabalho realizado tanto pelos professores como pelos alunos. Cada turma apresentou uma dança típica do país pesquisado. No pátio da escola ficaram os estandes, onde os alunos apresentaram suas pesquisas e também provas de comidas típicas.

 

 

Toda a Equipe da E.M. Fernando Costa, representada pelas professoras Viviane Madaleny (Diretora), Viviane Moura (Diretora adjunta) e Elizabeth Garcia (Coordenadora Pedagógica), está muito agradecida às mães dos alunos, que sempre estão prontas para apoiarem os projetos desenvolvidos na escola. Com a ajuda dos responsáveis, tudo fica mais fácil!

 

 

“Com muita alegria nos propusemos a participar desse projeto, onde trabalhamos valores olímpicos: respeito, determinação, coragem, inspiração, amizade, excelência e igualdade. O 6º ano ficou incumbido do continente africano, berço da humanidade. Pesquisas foram feitas, conhecimentos adquiridos, contato com a embaixada africana em São Paulo a qual recebemos folders, mapas, gravuras, que abrilhantaram nosso projeto. Toda escola envolveu-se no projeto. O respeito pelo trabalho de cada turma coroou-se na culminância do projeto, onde cada turma mostrou o que tinha feito: danças e comidas típicas de cada país. Esse projeto mostrou o nível de excelência que a Unidade Escolar atingiu, parabéns para nós!” Professora Vera Lucia Matias, do 6º ano experimental.

“O projeto nos fez vivenciar e contextualizar a diversidade cultural, entendendo a importância do respeito mútuo e do esporte em nossas vidas. Tivemos a oportunidade de romper limites e alcançar os objetivos pedagógicos relevantes para nosso contexto escolar.” Professora Jocilene Roza, do 2º e 4º anos.

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pela escola, acesse o blog. Contato com a U.E. pelos telefones 3394-6825 ou pelo e-mail emfcosta@rioeduca.net.

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 05/08/2016

Ouça e Saiba Mais Sobre Tecnologia

Tags: multirio, produções.

 

 

 

Bilhões de pessoas estão conectadas em escala mundial. Para entender melhor o impacto e a importância desta realidade no dia a dia, a nova série Interconectados, da Web Rádio, entrevista especialistas ligados à área. A ideia é levar o ouvinte a conhecer melhor os recursos e as inovações digitais, aproveitando todas as vantagens que a tecnologia traz e se protegendo dos aspectos negativos. Não perca, às terças-feiras, às 11h, 15h, 19h e 23h, via Web Rádio.

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share