A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Agosto de 2016'

Quinta-feira, 04/08/2016

Bem-vindos ao Egito Antigo!

Tags: 3ªcre, cadernos pedagogicos, egito.

 

   

 

 

  Utilizando como base metodológica os conteúdos curriculares do 2ºBimestre - Primeiras Civilizações e os Cadernos Pedagógicos, a professora Iris Nogueira Ferreira de Aguiar apresentou aos alunos das turmas do Projeto 6º ano Experimental a história e o legado da civilização egípcia.

 

O resultado do trabalho desenvolvido foi uma exposição organizada nos diversos ambientes da escola para a apreciação de toda a comunidade escolar.

 

 

 

 

O objetivo principal foi o de promover a curiosidade e o hábito investigativo nos alunos. Contudo, outros objetivos foram apresentados:

  • proporcionar o trabalho em equipe;
     
  • desenvolver a leitura, escrita, pesquisa e confecção de cartazes;
     
  • construir maquetes e pirâmides utilizando o instrumento de medida (régua) e aplicando as proporções adequadas;
     
  • localizar nos mapas o Egito Antigo;
     
  • observar como o clima, o relevo e a hidrografia foram  determinantes para o desenvolvimento dessa sociedade e suas relações cotidianas;
     
  • identificar como o modo de se vestir, bem como se maquiar, indicavam a posição social do indivíduo na sociedade da época;
     
  • compreender como a técnica de mumificação auxiliou no desenvolvimento dos conhecimentos científicos e da medicina, e
     
  • perceber que a higiene, através dos problemas enfrentados pela infestação de piolho, pode afetar inclusive o modo de vida das pessoas.

 

Além dos objetivos pedagógicos alcançados, vale ressaltar que objetivos sócioafetivos foram igualmente valorizados, visto que demonstraram responsabilidade e compromisso durante todo o desenvolvimento do processo.

Durante a exposição demonstraram, também, domínio do conteúdo trabalhado, desenvoltura na explicação, e, sobretudo, alegria por se sentirem protagonistas.

 

 

Apesar do estudo sobre o Egito ter começado desde o início do segundo bimestre, o projeto efetivamente ocorreu entre os dias 09 e 24 de junho de 2016.

Fotos abaixo ilustram um pouco da execução dos trabalhos que integraram a exposição.

 

 

O trabalho de história do segundo bimestre foi estruturado de forma que possibilitasse um estudo das primeiras civilizações, e, dentre elas, o Egito Antigo, assunto que desperta muita curiosidade. Sendo assim, fizeram um trabalho dinâmico e interdisciplinar, que pudesse proporcionar a autonomia e o espirito investigativo dos alunos sobre essa antiga civilização.

A turma foi dividida em grupos e os subtemas relacionados ao antigo Egito foram sorteados. Para determiná-los, foram feitas observações durante as aulas sobre os assuntos que mais despertaram interesses nas crianças.

O projeto se desenvolveu durante duas semanas e meia. Nesse período, ocorreram pesquisas e reuniões em casa, porém todos os trabalhos foram realizados em sala de aula e sempre em grupos. Um cronograma do desenvolvimento possibilitou o acompanhamento das etapas do projeto, que teve como ponto alto uma exposição de trabalhos para visitação dos responsáveis e todos os alunos da escola.

 

 

Alguns depoimentos foram colhidos pela Professora Maria Rita Matarazzo, acompanhante do Projeto 6º ano experimental, em sua visita à exposição:

“Achei muito interessante, parecia até o Egito de verdade!” Fillype Garcia (Turma 1501)

“Eu gostei muito da exposição sobre o Egito, todos trabalharam igualmente. Amei o tema do nosso grupo, mumificação, mas não só o nosso, gostei do trabalho dos outros grupos também! Desta vez a turma se superou bastante!” Joseane de Souza (turma 1601)

“Eu achei que foi muito legal e que além de ensinar também aprendemos muito com tudo isso.” Julienny Lucinéa (turma 1601)

“Amei esse dia! A experiência de fazer uma exposição é única! Foi muito bom ficar em frente aos pais e aos alunos explicando o que aprendemos e mais ainda ver que eles estavam prestando atenção. Obrigado professora e pais por acreditarem na gente!” Yasmim Cruz (turma 1601)

“Eu gostei bastante! Na hora de explicar fiquei nervosa, mas depois nem liguei e daí foi muito legal!” Tainá (turma 1601)

“Esse projeto deu muito trabalho, mas foi maravilhoso poder ver os alunos interagindo e argumentando durante a atividade, ver a pesquisa realizada, perceber o empenho e responsabilidade que demonstraram durante a realização e apresentação da exposição. Tenho certeza de que aprenderam conceitos que os ajudarão na vida escolar e que se lembrarão desse dia para sempre!“ Professora Iris Nogueira, regente da turma 1601

 

 

Sobre a escola:

Inaugurada no dia 02 de agosto de 2011, a Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, em Inhaúma, na Zona Norte da cidade, atende alunos da Região de Inhaúma e do Complexo do Alemão, da Pré-Escola ao 6º Ano.

Parabéns à equipe da Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti pelo trabalho realizado e, em especial, desenvolvido pelos professores do Projeto 6º ano Experimental.

 

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 04/08/2016

Série de Livros Infantis Interativos Disponível no Portal MultiRio

Tags: multirio, produções.

 

 

 

 

Os personagens da série de animação Que Medo! viraram livros infantis com realidade aumentada. As quatro obras da coleção, que abordam e desmitificam diferentes tipos de medo comuns nas crianças, estão acessíveis em versão digitalizadas (PDF) no Portal MultiRio - Que Medo! - Coleção de livros e podem ser baixadas gratuitamente, sem necessidade de cadastro.



O material conta com o recurso interativo da realidade aumentada para “dar vida” às animações. Para ter acesso ao recurso especial, é necessário baixar e abrir os aplicativos As pintas do Junior; Hugo, o monstro; Voa, João e Aquitã, o indiozinho no Google Play-Multirio e posicionar a câmera do smartphone em direção às páginas com um ícone específico no rodapé, na tela do computador e tablet ou no material impresso.

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 04/08/2016

Projeto Poesia na Escola

Tags: projeto, poesia, escola.

 

 

 

 

 

Projeto “Poesia na Escola”

Premia os melhores alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino


 A Biblioteca Parque do Estado no Centro da cidade foi palco da entrega das coletâneas com as melhores poesias dos estudantes e dos professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O projeto “Poesia na Escola” faz parte do Programa Rio, uma cidade de leitores da SME e é um estímulo à produção de textos, reconhecendo a arte como linguagem, manifestação artística e cultural.


A cerimônia de premiação contou com a Secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny.
- A poesia, a leitura em todas as formas transforma as pessoas e vai mudar o mundo porque a gente vai ficando cada vez melhor – declarou Helena.



 


O concurso selecionou 111 textos de estudantes e 108 dos professores. As poesias foram publicadas em duas coletâneas de alunos e de profissionais da educação.

 

 

Abaixo vídeo com os melhores momentos da premiação.

 

 

 

 

Márcia Prado
Coordenadora de Eventos da SME

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 03/08/2016

Corpo em Movimento

Tags: 2ªcre.

 

 

 

Os alunos da Creche Jacó Inácio Gomes estão envolvidos em um projeto que visa desenvolver as possibilidades expressivas através de um trabalho com as diferentes linguagens corporais.

 

A professora Cristiane Cruz, diretora da unidade escolar, nos enviou um relato contando sobre o desenvolvimento do projeto Corpo em Movimento e como este tem contribuído para a aprendizagem dos alunos.


Em 2015, a equipe da Creche Jacó Inácio trabalhou os contos de fadas, trabalhando os eixos norteadores, “Eu e o Outro, Eu e o Meio Ambiente e Minhas Descobertas”, presentes no Projeto Político Pedagógico.

 

Corpo em Movimento

 

A partir das análises e discussões do trabalho desenvolvido, percebeu-se que o corpo da criança é o principal veículo de comunicação com o mundo à sua volta, interagindo e explorando, observando e agindo. Sendo assim, como 2016 é o ano em que será realizado no Rio de Janeiro um evento de abrangência mundial, a unidade escolar está realizando um projeto que contemple as diferentes modalidades olímpicas, o espírito de solidariedade, amizade, cooperação, superação, perseverança e fantasia, explorando e fazendo a criança descobrir os potenciais que seu corpo pode desenvolver.

 

O berçário (E.I. 52) transpondo o obstáculos: após ouvirem e cantarem a música “A dona aranha”. É hora de passar pela “teia.”, explorarando as potencialidades do corpo.

 

É através do brincar, das interações com outras crianças e adultos, da exploração de diferentes materiais, sobretudo através do trabalho com o corpo e seus movimentos que ocorre o desenvolvimento intelectual, motor, físico e afetivo da criança.


A equipe da creche pensou em um projeto pedagógico que estivesse em sintonia com o momento histórico e cultural, compartilhado pelo mundo e vivenciado intensamente por nós brasileiros e, mais ainda, pelos moradores da cidade do Rio de Janeiro: as Olimpíadas 2016, com toda sua riqueza olímpica, em seus muitos diálogos com o cotidiano da Educação Infantil, ou seja, as especificidades do trabalho com as crianças pequenas e com o modo particular que as mesmas experimentam o mundo, se expressam e interagem.

 

O que estou segurando?  Atividade desenvolvida no Maternal II (E.I. 32) com o  objetivo de explorar o sentido do tato.

 

O projeto foi iniciado com o conhecimento do corpo através dos sentidos: ouvir, sentir, ver, provar e cheirar, para em seguida fazer a seleção de alguns esportes olímpicos, considerando a observação dos grupos e de seus interesses em suas muitas possibilidades de diálogo com os esportes olímpicos.

 

Corrida na pista ocorrida no Maternal I (E.I. 42 ) com o objetivo de desenvolver o potencial e o espírito olímpico de participação, cooperação e solidariedade.

 

Há um envolvimento muito importante por parte da comunidade escolar, desde os educadores aos auxiliares de serviços gerais, cozinheiras, lactaristas e vizinhos da creche no sentido de ajudar na exploração dos diferentes tipos de materiais, colaborando com ideias e opinando sobre o trabalho desenvolvido.


O projeto tem como foco a criança, criança esta que conhece, pesquisa e explora utilizando-se de todos os sentidos do seu corpo, seus modos de conhecer e experimentar o mundo.


As atividades realizadas durante o projeto trabalham o primeiro eixo do Projeto Político Pedagógico unidade escolar: “Eu, através da exploração dos cinco órgãos dos sentidos.

Agradecemos a Creche Jacó Inácio Gomes por compartilhar conosco estas vivências e aprendizagens importantes na Educação Infantil e desejamos sucesso a toda equipe.

 

O contato da unidade escolar é: cmjaco@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 
 
 

 

 

 


   
           



Yammer Share