A A A C
email
Retornando 31 resultados para o mês de 'Agosto de 2017'

Segunda-feira, 28/08/2017

Família e Escola, Parceria Que Sempre Dá Certo!

Tags: 1ªcre, projetos, leitura, riodeleitores, família.

 

Projeto Literário é utilizado por escola da 1ª CRE para estreitar os laços com os familiares dos alunos.

 

Localizada no tradicional bairro Carioca do Catumbi, a Escola Municipal Estados Unidos oferece atendimento a alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em horário parcial.

Dando continuidade às ações de estímulo à leitura, ampliando o conhecimento literários das crianças e jovens, os gestores e toda equipe pedagógica da escola se envolveu na elaboração do Projeto “Leitura...Passaporte para o Conhecimento”, desenvolvido a partir dos eixos norteadores contidos no Projeto Político Pedagógico da escola.

 

Alunos e suas produçoes


Os alunos foram incentivados à leitura de diversos autores e, simultaneamente, desenvolviam atividades relacionadas à importância da família, resgatando valores como Respeito, União e Diversidade.


Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Roseana Murray, dentre vários outros, foram autores que permearam o universo da escola ... Poemas e poesias foram pretextos para desenvolver no aluno a apreciação do “belo”, através de rodas de leitura, onde textos eram analisados, reescritos e ilustrados.

Todo o trabalho desenvolvido foi apresentado aos responsáveis durante a realização da “Semana da Família”, onde os pais tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano da escola e ver de perto o trabalho que a escola e seus filhos estão desenvolvendo.

 

À esquerda, as crianças vestidas como os persoganens das histórias lidas


Para a Professora Thayana, da turma 1.205, “ (...) foi emocionante ver a participação dos pais e alunos, ambos tão entusiasmados” , “ foi o momento em que as crianças se sentiram mais felizes, por ver a presença dos pais no espaço em que estudam, participando juntamente com eles”, completa a professora Charbelle, da turma 1.103.

 

Alunos apresentam suas produções durante a "Semana da Família"


A equipe da escola nos relata que “falar da Família foi essencial para resgatas os valores necessários à vida humana e para estreitar os laços de parceria entre a família e a escola".

 

 


Que saber detalhes do Projeto? Para saber mais:

Escola Municipal Estados Unidos

Direção: Alessandra Ribeiro

Direção-Adjunta: Alba Reis

Coordenação Pedagógica: Gabrielle Vieira

Telefone: 2213-5658

E-mail: emeunidos@rioeduca.net

 

Você que leu esta postagem, também vai gostar de rever reler esta:

 http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=5444

 

E você, que ver o trabalho de sua escola e professores aqui no Portal? Estamos Aguardando!!!

 


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 28/08/2017

ATO DA PAZ | 5ª CRE

Tags: 5ªcre, paz, escola.

 

O Secretário Municipal de Educação, César Benjamin, chamou e a comunidade escolar da 5ª CRE atendeu!

 

A Cidade do Rio de Janeiro já não aguenta mais tanta violência e falta de amor!

 

 

O dia 17 de Agosto foi agendado para mostrar a sociedade nossa manifestação e nos unir ainda mais. Em parceria com a Lona Cultural João Bosco, a 5ª CRE reuniu-se em ato marcado por muita alegria, emoção, arte, envolvimento e comunhão. Somente na primeira parte da manhã, foram registradas mais de 700 pessoas no evento, passando por exposição de trabalhos de 130 Unidades Escolares, apresentações de musicais, Teatros, oficinas com brincadeiras e recreação.

 

 

Desde que a campanha "Aqui é um lugar de paz foi lançada, pais, alunos, professores e funcionários se envolveram em ações de celebração e propagação da PAZ. O direito à vida é o primeiro e mais importante direito de todos. A Educação tem a responsabilidade de chamar suas Escolas e Comunidade, para refletir sobre seus valores e práticas, buscando fazer da Escola um local de convivência de paz, harmonia e amor. Lutar contra todos os tipos de violência, racismo, preconceitos e injustiças;

Durante todo o primeiro semestre do ano, nossas Escolas realizaram diariamente, ações, projetos e atividades produzindo conhecimento, cultura, arte e discussões propagando a cultura de paz. Todas essa produções foram compartilhadas com o público, que interagiu e vivenciou esse dia de paz!
 

 

 

 

O evento também contou com parceiros do CRAS, CREAS, SMS, PROINAPE, fonoaudióloga, realizando panfletagem e orientações a população. O PROERD animou todo o público apresentando um teatro com muita interatividade e diversão. 

 

 

O evento contou com repórter mirim, o aluno Henrique da E. M Luiz Carlos da Fonseca, que circulou fazendo a cobertura do evento e entrevistando com muita desenvoltura e carisma! 

 

 

O programa Novo Mais Educação também marcou presença, realizando jogos e atividades com os alunos. 

 

 

A 5ª CRE produziu a árvore da Paz e convida a todas a postarem suas fotos e compartilhar esse momento especial com a #árvoredapaz.
Momentos de emoção e harmonia!
 

 

 

Conheça a 5ª CRE:

Coordenadora: MARIA HELENA DOS SANTOS PRAZERES COSTA

Endereço: Rua Marupiara / Rocha Miranda.

Tels: 3372-0870 | .3372-0201

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 25/08/2017

Brincar, Aprender e Crescer na Educação Infantil

Tags: 10ªcre.

 

O projeto anual do EDI prioriza o atendimento à diversidade, a conscientização do espaço que ocupamos, a valorização da cultura e do que somos e vivemos.

 

O E/CRE (10.26.805) Espaço de Desenvolvimento Infantil Medalhista Olímpico Isaquias Queiroz dos Santos está localizado na Estrada Cabuçu de Baixo, 890, Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.

 

 

O EDI foi inaugurado no dia 25 de agosto de 2016 para atender a grande demanda da região. Em 2017, atende 15 turmas da Educação Infantil, sendo 8 turmas integrais na modalidade Creche, 3 turmas integrais e 4 turmas parciais na modalidade Pré-Escola. Tem como diretora geral, a professora Nazare Barbosa Gomes da Silva, como diretora adjunta, a professora Danielle Neris Oliveira e, como professora articuladora, a professora Ana Lídia de Souza Rocha.

Neste primeiro ano de existência, a Unidade Escolar vem escrevendo uma linda história - assim como seu patrono, o medalhista olímpico Isaquias Queiroz dos Santos, com projetos criativos e voltados para práticas pedagógicas em que prevaleça a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas ações.

Atendendo cerca de 370 crianças, o EDI Isaquias vem, junto com sua incrível e competente equipe, se desenvolvendo, crescendo e encantando as crianças, pais e comunidade.

O projeto anual “Brincar, aprender e crescer na educação infantil” prioriza o atendimento à diversidade, a conscientização do espaço que ocupamos, a valorização da nossa cultura, do que somos e vivemos, a oferta de recursos para leitura e muitas ações em que a escrita apareça por meio do brincar, do ouvir e contar histórias: essa é a construção de significado, é repertório.

No desenvolver do projeto, priorizou-se atividades em que as crianças fossem protagonistas. Elas necessitam viver experiências prazerosas e, a escola sendo o espaço em que elas passam horas em situação de ensino, a atenção foi para que o cuidar, brincar e educar estivessem atrelados às oficinas.

— Recebemos a visita dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Os alunos ouviram a história da criação da Emília, com a participação da boneca contando sua história e Visconde de Sabugosa encantando na oficina de artes. — conta a diretora adjunta Daniele.

 

 

Os profissionais da Unidade Escolar priorizam sempre atividades que envolvam e desenvolvam nas crianças a construção de valores, cuidados com o meio ambiente e preservação da cultura.

— Brincando a criança desenvolve a criatividade, o prazer em conviver com outras crianças e adultos, respeitando regras e conhecendo seus direitos e deveres. É muito gratificante ver nos rostinhos deles o prazer de aprender brincando e socializar esse aprendizado- relata a diretora da unidade — afirma a diretora Nazaré.

 

Quer saber mais sobre o trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.26.805) EDI Medalhista Olímpico Isaquias Queiroz dos Santos
Telefone: 2081-0147
Email: edimsantos@rioeduca.net


 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 24/08/2017

III Speling Bee - Soletrando em Inglês, na 9ªCRE

Tags: 9ªcre, spelling bee, inglês.

 

Aconteceu o III Spelling Bee (Soletrando em Inglês) no dia 14 de julho na 9ª Coordenadoria Regional de Educação. 

 

Spelling Bee promoveu a interação entre as escolas da 9ª CRE no desafio de soletrar em inglês. A idéia surgiu da iniciativa de alguns professores em fazer essa interação pedagógica dentro de sua unidade, utilizando o conteúdo do livro do aluno. A competição é dividida em 3 níveis: easy (fácil), médium (médio) e difficult (difícil). Os alunos têm como recurso pedir a tradução e a repetição dos itens que lhes foram designados, através de sorteio. 

A competição intra CRE possibilita visualizar o desempenho dos alunos através de seu grande esforço, e dar-lhes a oportunidade de experimentar situações como falar em público. Os participantes percebem através da prática o resultado de seu empenho acadêmico e inspiram uns aos outros em uma atmosfera é colaborativa e amigável.  Para os docentes, o mais marcante é testemunhar o resultado de seu trabalho. Para os responsáveis, a imensa emoção serve como incentivo ao apoio à vida acadêmica do filho. Escolas convidadas costumam abrilhantar os eventos com participações memoráveis. 

 

Confira alguns registros da competição!

A competição final aconteceu na E. M. Professor Antonio Boaventura e contou com a aprtiicçõa dos professores de Inglês, dos alunos finalistas e da Equipe organizadora.

 

Professor Mario Mangabeira apresentando a banca julgadora

 

Professores dos alunos participantes

 

Identificação de cada participante 

 

 

 

Momentos da competição

 

Apresentação de alunos convidados da E. M. 09.18.074 Embaixador Araújo Castro

 

Professores dos alunos participantes de segundo segmento

 

Apresentação de alunos convidados da E. M. 09.18.099  Professor Antônio Boaventura

 

 

 

Banca Julgadora

 

Professores dos alunos participantes de primeiro segmento

 

Parabenizamos todos os alunos das escolas participantes e os professores de Inglês parceiros.!!!

 


   
           



Yammer Share