A A A C
email
Retornando 31 resultados para o mês de 'Agosto de 2017'

Segunda-feira, 07/08/2017

EDI Wesley Guilber Rodrigues de Andrade: Aqui é um Lugar de Paz!

Tags: 6ªcre, aqui é um lugar de paz.

 

Durante o primeiro semestre, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Wesley Guilber Rodrigues de Andrade desenvolveu várias ações em torno do tema “Aqui é um lugar de Paz”, um assunto que está em destaque por todos os lugares da nossa Cidade Maravilhosa. Vamos acompanhar este grito de paz?

 

O EDI Wesley Guilber fica localizado na comunidade de Costa Barros

 

Professores, alunos e responsáveis uniram forças em busca de atitudes concretas que pudessem transformar a realidade vivida pela comunidade de Costa Barros. A parceria entre a escola e os pais foi o caminho encontrado para fazer desse ambiente um lugar de Paz. Uma conversa informal foi realizada, ajudando-os a refletir sobre a realidade vivida em todo o Rio de Janeiro. Os professores enfatizaram que a tão sonhada Paz deve ser semeada através de pequenas atitudes cotidianas e que as crianças precisam de bons exemplos para que possam construir esta cultura.

A turma EI-11 (Berçário) propôs um jogo de dados dos valores, no qual pai e filho deveriam jogar e realizar uma das ações que saísse: dar um beijo, fazer um carinho, dar um abraço, dar colo, fazer cafuné. A turma EI-12 (Berçário) construiu um cartaz com o desenho das mãos impressas dos adultos. Após conversa sobre que sentimentos a atividade produziu, todos foram convidados a dar um abraço coletivo. Os responsáveis da turma EI-13 foram estimulados a finalizar um cartaz sobre o tema que foi iniciado pelas crianças.

 

Jogo de Dados das Ações

 

Confecção de cartaz com a impressão das mãos

 

O Maternal I (turmas EI-21 e EI-22) confeccionou mamulengos, fantoches oriundos da Região Nordeste, que foram utilizados para a criação de pequenas histórias de incentivo à boa convivência na sociedade, de um modo geral. As mamães brincaram com seus filhos de Cabra Cega, um momento de muitas gargalhadas e carinho. Segundo a prof.ª Lilian de Souza, Diretora Geral, o objetivo desta atividade foi reforçar os vínculos através do toque e da interação com o outro. “Discutimos e pensamos a necessidade de momentos de paz, proximidade, brincadeiras e estreitamento das relações. Foi um dia muito divertido para todos os presentes.” – explicou a prof.ª Narani de Oliveira, Diretora Adjunta

 

Confecção de fantoches e brincadeira Cabra Cega

 

Com o objetivo de fortalecer os vínculos de amizade entre a comunidade escolar e, com isso, proporcionar um ambiente de paz e afeto, a roda de conversa da turma EI-31 foi iniciada com a leitura do livro “Amigos”, de Silvana Rando. Em seguida, todos os presentes formam convidados a desenhar seus melhores amigos usando diferentes materiais. Durante a atividade, os professores procuraram mostrar a importância de se cultivar amigos em nossas vidas. A brincadeira Escravos de Jó foi escolhida pela turma EI-32 para motivar a integração do grupo, a persistência e o trabalho em equipe. 

 

Confecção de desenho dos melhores amigos

 

Brincadeira: Escravos de Jó

 

As atividades com os responsáveis da turma EI-41 foram iniciadas com uma reflexão a partir de um texto sobre a Paz. Em seguida, realizaram a confecção de pombas em dobradura que foram usadas para a montagem de um cartaz. Nele, os pais escreveram palavras e frases sobre atitudes que deve-se ter, diariamente, para promover a Paz em todos os ambientes em que estamos inseridos.

 

Confecção de cartaz com pombas em dobradura

 

A educação para a paz já faz parte da rotina dos alunos, professores e responsáveis do EDI Wesley Guilber Rodrigues de Andrade. Valores como solidariedade, cooperação, amizade e respeito ao próximo tiveram destaque nas atividades realizadas. É assim que se constrói a tão almejada cultura de Paz, o tão desejado mundo melhor! Parabéns pelo trabalho realizado. É um orgulho tê-los na 6.ª CRE! 

 

Quer saber um pouco mais sobre as atividades feitas pelo EDI Wesley Guilber Rodrigues de Andrade e que está transformando seu espaço em um lugar de paz? Entre em contato! 

EDI Wesley Guilber Rodrigues de Andrade

E-mail: ediwesleyguilber@rioeduca.net

Telefone: 2407-0354

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 04/08/2017

Projeto: Colorindo as Telas da Josué – Artes Plásticas.

Tags: 5ªcre, artes, creche.

 

A Creche Municipal Josué de Castro trabalhou artes pláticas com seus alunos, em um projeto que teve sua culminância no mês de abril de 2017. Esse projeto teve o engajamento de toda a comunidade escolar e a abordagem de diversas linguagens artísticas brasileiras. Veja um pouco mais sobre esse trabalho a seguir.

 

“Todas as telas nascem em branco. A decisão de colorir é toda sua...” Romero Britto.

 

 

A Creche Municipal Josué de Castro atende crianças de um a cinco anos e está localizada no bairro do Campinho. A ação pedagógica dessa instituição está fundamentada nos documentos oficiais da SME e do MEC, que concebe a aprendizagem como processo contínuo resultante da interação do sujeito com o ambiente, com os objetos e com seus pares, envolvendo também a utilização de estruturas mentais não visíveis e integrando os aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e social para a formação plena e integral do indivíduo. 

 

 

Projeto: Colorindo as telas da Josué – Artes Plásticas.

Período da culminância do projeto: de 17/04 a 21/04.

Participantes: Alunos, professores, responsáveis e demais funcionários da unidade escolar.

Descrição das atividades:

No primeiro bimestre, trabalhamos as artes plásticas em consonância com nosso projeto anual: “Abrindo o baú da Josué e descobrindo o mundo pintando o 7”, no qual abordaremos as diversas linguagens artísticas brasileiras no decorrer do ano letivo.

As crianças foram transportadas ao maravilhoso mundo da arte, no qual tudo é possível, colorido e criativo, estimulando as diversas formas de expressão da linguagem. 

Cada turma representou um artista:

  • O Berçário trabalhou com o artista plástico Ivan Cruz;

 

  • O maternal 1 com o pintor Romero Britto;

 

  • Os maternais 2 com os pintores Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi;

 

  • A pré-escola (4 anos) com o artista Eduardo Kobra e a pré-escola de 5 anos com o cartunista Maurício de Sousa. 

 


Foram desenvolvidas atividades artísticas para serem expostas na Semana de Arte Contemporânea da Josué, período em que toda a comunidade escolar foi convidada a visitar a exposição. As turmas também tiveram a oportunidade de visitar cada produção artística por meio de um passeio pela unidade escolar.

Objetivos das atividades:

  • Conhecer vida e obra do artista selecionado;
     
  • Trabalhar obras artísticas tendo em vista a família, identidade, moradia, os sentidos e bairro/cidade;
     
  • Enfocar contribuições de etnias indígena, branco e negro para a constituição das artes plásticas brasileiras;
     
  • Explorar, expressar e comunicar através da produção de trabalhos de arte, desenvolvendo a criação pessoal;
     
  • Apreciar e perceber a articulação entre a linguagem visual, materiais e suportes utilizados;
     
  • Refletir sobre a produção artística própria e de outros artistas manifestando dúvidas e afirmações;
     
  • Resgatar e envolver a cultura brasileira, através da arte e da música, numa perspectiva multidisciplinar;
     
  • Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais;
     
  • Oportunizar a vivência de trabalhos de arte, utilizando desenho, pintura, modelagem, colagem, construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. 

 

Relação da atividade com o PPP:

Nossa instituição tem por missão atender as crianças de forma plena, em um local acolhedor e apropriado para se desenvolverem de forma a se tornarem cidadãos humanizados, capazes de interagir com o outro e agentes na construção de conhecimento, educando e cuidando de forma concreta e lúdica. Desejamos contaminar as crianças com novas vivências para que eles disseminem o que aprendem na escola, modificando o seu mundo.
 

Texto enviado pela C. M. Josué de Castro.

 

Sobre a creche:

Unidade Escolar: E/CRE(05.15.606) - Creche Municipal Josué de Castro
Diretora Geral: Denise de Lima Soares.
Diretora Adjunta: Rejane Silva Bello dos Santos.
Endereço: rua Sagrado Coração De Jesus s/n°
Bairro: Penha
Telefone: 3015-1750
E-mail: cmjcastro@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 03/08/2017

E. M. David Pérez: 50 anos Educando com amor para um futuro de Paz

Tags: 4ªcre, jubileu, ouro, comemoração.

 

Jubileu de Ouro – 50 anos da E. M. David Pérez

Com o objetivo de levar toda a comunidade escolar a conhecer a história dos 50 anos da escola municipal David Pérez, a Direção, professores, funcionários, alunos e responsáveis se mobilizaram para a realização do projeto “E.M. David Pérez: 50 anos educando com amor para um futuro de Paz”.

 



Um período de muitas atividades para a celebração de um momento especial vivido pela escola Municipal David Pérez que completou 50 anos. O projeto contou com o apoio de toda a comunidade escolar com o objetivo de levar todos a conhecerem a história da escola.

 


 

 

Foi feito um resgate de ex-alunos, professores e funcionários que juntos construíram a história dessa escola durante os 50 anos. A partir da história de vida de ex-alunos, desenvolveu-se o Projeto de vida com os alunos atuais, incentivando cada um a estudar e projetar seu futuro a partir dos questionamentos: O que é ter sucesso? Qual seu sonho para o futuro? Um momento ecumênico para o início das atividades foi o pai da aluna Sara da classe especial que fez uma oração e o momento cívico com o alinhamento do pelotão da bandeira da escola.

 


 

 

A turma 1502 produziu um Rap “David Pérez está aqui oh, no meu coração” a partir de uma poesia homenageando a escola.

Letra:

Minha escola querida
Aniversário da David Pérez está sendo muito legal
Hoje temos uma festa pra animar geral
50 anos da escola, vamos comemorar!
Com bolo e muita música, para todos alegrar com muita emoção
David Pérez estará sempre no meu coração.
Aguardem mais um pouquinho, que vamos apresentar
Uma homenagem bem bonita, para essa escola querida.

 


 

A pesquisa e o estudo da história dos cinquenta anos foi dividida em dois blocos: A vida e obra de David Pérez, Patrono da escola e o contexto histórico do bairro de Cordovil no ano em que a Escola David Pérez foi construída.

 


 

 

Foram produzidos murais comemorativos com a exposição dos trabalhos de sucesso, valorizando a comunidade escolar e o trabalho de inclusão sendo prestigiado. Um momento de muita descontração foi a foto maluca que levou a professora Renata Costa a se divertir sendo David Pérez por um minuto, num instante mágico.

 


 

 

Foram convidados para a comemoração todos os funcionários que fizeram e ainda fazem parte dessa história há 50 anos: Ex-Diretores, Ex-professores, ex-alunos. Todos se envolveram, abrilhantando ainda mais a festa.

 


 

 

A Direção da Escola recebeu a visita de Max Nahmias – Presidente do Museu Judaico e sobrinho do Patrono da escola David Pérez. Também estiveram presentes o professor Roberto Antunes e Márcio André Koatz Sukman do Museu Judaico que palestraram para os alunos sobre a cultura judaica. Na sala de exposições, os alunos pesquisaram e produziram trabalhos envolvendo a vida do Patrono David José Pérez e o contexto histórico do ano em que a Escola David Pérez foi construída.

 

 

Mais uma participação especial a do Diácono da Igreja São Rafael Arcanjo Melquisedec, ex-aluno da E. M. David Pérez que fez uma oração inicial. David Pérez manteve durante toda sua vida a tradição judaica. Assim, o 1º ano apresentou a Dança Judaica, o 2º ano mostrou a cultura do Pará com o carimbó, a terra em que David Pérez nasceu. A escola foi construída em 1967, como as pessoas viviam nessa época no Brasil, no Rio de Janeiro e no bairro de Cordovil? O 3º ano mostrou um pouquinho da cultura e da música dos anos 60.

 

 

Na década de 60, muitos acontecimentos mudaram a história do nosso País, inclusive a busca pela liberdade de expressão e democracia. O 4º ano representou esse momento histórico emocionando a todos! E o 5º ano trouxe toda emoção para comemorar o Jubileu de Ouro da escola, cantando e dançando o Samba Enredo “Explode Coração”! Com a presença de ex-alunos da escola e a 4ª CRE prestigiando o evento.

 

 


 

“David Pérez: Aqui é um lugar de Paz”, presente nas comemorações do Jubileu de Ouro com a Equipe David Pérez.


 

 Parabéns à Equipe da escola pelo excelente trabalho realizado e pelos 50 anos educando com amor para um futuro de Paz!

 

Sobre a escola:
Escola Municipal David Pérez
Gestoras:
Rosana Machado Santiago Faustino – Diretora
 Cristiane Lomar de Heredia Donadio – Diretora Adjunta
Ana Júlia Chaves Bernardo – Coordenadora Pedagógica
Texto: Enviado por Cristiane Lomar de Heredia Donadio

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 03/08/2017

Animação Escolar da Rede presente no maior festival das Américas

Tags: 8ªcre, multirio, animamundi, animação, aluno.

 

A MultiRio acompanhou a estudante Isabelly Vitória, de 9 anos, que foi ao Festival Anima Mundi conferir a exibição do filme Asurini, produzido por ela e pelos colegas do Ciep Poeta Cruz e Sousa (Realengo), sob a coordenação de Daniele Rodrigues. A animação foi um dos seis filmes produzidos por escolas públicas da Rede Municipal do Rio, que integraram a categoria Futuro Animador do festival, realizado entre os dias 18 e 23 de julho.

A produção conta a história de Timei, um jovem índio da etnia Asurini do Xingu (PA), povo impactado pela construção de uma grande hidrelétrica, que vai para a cidade em busca de ajuda. O filme é fruto do convívio dos alunos do Ciep Poeta Cruz e Sousa com Timei, durante um dia.

 

 

Vídeo feito pela MultiRio

https://drive.google.com/open?id=0B5hbakgHFrS7ZUNtTUdaRy1xVDQ

 

Vídeo da animação escolar:

https://www.youtube.com/watch?v=Hl-6y72UWbI


   
           



Yammer Share