A A A C
email
Retornando 31 resultados para o mês de 'Agosto de 2017'

Quarta-feira, 02/08/2017

Teatro - Aqui é um lugar de paz.

Tags: 3ªcre, teatro, bullyng.

 

   O aprendizado envolvendo as linguagens artísticas, em especial o proporcionado pelo teatro, é levado muito a sério na Escola Municipal Maranhão. O Rioeduca convida a conhecer esse importante trabalho e como ele faz diferença na vida dos alunos dessa escola, localizada em Pilares.

 


 

O trabalho de artes cênicas, fomentado pela equipe de direção da escola, principalmente pelo diretor professor Marcio Américo dos Santos, já se tornou uma referência na região, mas principalmente para os alunos que compreenderam a importância do teatro para a discussão de temas referentes ao cotidiano da escola, do bairro e de toda a nossa cidade.

A Escola Municipal Maranhão atende aproximadamente 500 alunos distribuídos em turmas do 6º ao 9º ano e projetos, que se revezam como protagonistas no palco e como espectadores na plateia, em um trabalho que visa também a formação de público.

A qualidade das peças e trabalhos artísticos apresentados pelos alunos para reflexão sobre o tema bullying e cyberbullying deram visibilidade ao trabalho que foi tema de uma reportagem especial da Multirio.

Mas, nem sempre foi assim. A revitalização do teatro surgiu como necessidade de encontrar um espaço de dinamização dos projetos comuns da comunidade escolar.

 

 

O resultado desse processo contínuo de revitalização pode ser acompanhado nos espetáculos de dança realizados pelos dinamizadores da Oficina de dança do Projeto Mais Educação e, especificamente agora no encerramento do segundo bimestre de 2017, o teatro foi palco de apresentações realizadas pelos alunos resultantes da discussão sobre os temas transversais bullying e cyberbullying.

Durante dois meses, os professores desenvolveram os temas cujas reflexões tiveram como ponto de partida o Projeto Aqui é um Lugar de Paz fomentado pela Secretaria Municipal de Educação e sua relação com as noticias sobre brigas e episódios de de agressões postados em redes sociais.

 

 

Realizadas em dois turnos e contando com a presença maciça das turmas do 6º ao 9º ano, as apresentações revezavam os alunos como protagonistas no palco e como espectadores na plateia, numa clara demonstração da importância da educação e formação de plateia. Os trabalhos apresentaram reflexões e expressando mensagens contra o bullying.

A coreografia sobre violência física e psicológica ficou a cargo dos alunos do Programa Novo Mais Educação, do MEC, que trabalha a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática por meio da ampliação da jornada escolar.

Numa outra performance, os alunos Lucas Virgílio de Arruda, Sâmela Felipe dos Santos e a ex-aluna Ana Carolina Rodrigues expressaram a importância da afirmação da própria identidade. Como disse Ana Clara Moraes, professora de Inglês, “dançar não é apenas para quem é magro e bonito, mas para todos, incluindo gordos e meninos”, por vezes discriminados nesse tipo de atividade.

 

 

Mas, nem só de teatro vive  a Escola Municipal Maranhão, uma vez que o resultado desse importante trabalho de conscientização também pode ser  apreciado em seus corredores e salas que expunham trabalhos artísticos, autoretratos, colagens e fotografias que abordavam o tema e ainda apresentações de rap, poesia e jogral.  

Alguns  professores subiram ao palco no encerramento das apresentações para agardecer e deixar mensagens para os alunos:   Elizeu Vidal, professor de Geografia, lembrou que a “arte é capaz de gravar a mensagem de paz na mente e no coração das pessoas”. Já o professor  André Eduardo Soares, de História, ressaltou que quando “a brincadeira torna-se ofensa, deixa de ser brincadeira e passa a ser bullying” – uma violência a ser combatida.

 

 

 

Parabéns a toda a aequipe da E. M. Maranhão pelo reconhecido trabalho de qualidade na educação através da arte. 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/08/2017

Aqui É um Lugar de Paz – 2ªCRE

Tags: 2ªcre, paz.

 

As unidades escolares da 2ªCRE continuam desenvolvendo ações sobre o projeto “Aqui É um Lugar de Paz”.

 

Durante o primeiro semestre do ano de 2017 nossas escolas trabalharam ativamente nessa campanha. O objetivo é formar cidadãos conscientes sobre nossas atitudes em busca da paz no ambiente escolar e na cidade onde vivemos.

Muitas de nossas unidades escolares entraram em contato com o portal Rioeduca e relataram com estão acontecendo as ações do projeto “Aqui É um Lugar de Paz”.

A Escola Municipal Afrânio Peixoto está participando ativamente do projeto instituído pelo nosso secretário de Educação, César Benjamin, por considerar a escola um lugar referenciado a formar cidadãos focados e atentos com a vida em sociedade.

Não podemos desistir de continuar oferecendo a nossas crianças a possibilidade de viver seu cotidiano acreditando ser possível um futuro melhor e de paz.

Sendo assim, a diretora Irina Luíza, junto com a sua adjunta, Ana Claudia, mais a equipe de professores e funcionários, sempre pensaram a vida cidadã em seu Projeto Pedagógico e, através dele, têm vivenciado alguns momentos únicos como a Páscoa, o Aniversário da Escola, o Dia das Mães e o #aquiéumlugardepaz para promover a reflexão e gerar movimentos na comunidade escolar que modifiquem para melhor a vida e a aprendizagem dos alunos inseridos nesta escola.

Em seu relato, a unidade escolar ainda salienta o trabalho realizado através de uma fala do educador Paulo Freire: “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

 


Apresentação do projeto "Aqui É um Lugas de Paz".

 

No Ciep Doutor Antoine Magarinos Torres Filho os alunos das turmas da Educação Infantil, juntos, escreveram a palavra Paz e, em seguida, levantaram as mãos e pediram Paz para a nossa cidade. Depois, participaram da confecção de um mural da Paz utilizando as mãos.

 


Palavra Paz escrita com o corpo.

 

 

Mural produzido pelos alunos.

 

A Escola Municipal Matta Machado reuniu a comunidade escolar para apresentar e falar sobre as ações que estão sendo realizadas no projeto “Aqui É um Lugar de Paz”.

Neste dia a escola recebeu os responsáveis para assistirem as apresentações de danças e encenações teatrais feitas pelos alunos e conhecerem os trabalhos que estavam expostos na quadra da escola como: poesias, pesquisas e maquetes. Foi um momento muito agradável que reuniu escola e família.

Em homenagem ao dia os professores vestiram camisas brancas, cor que simboliza a paz.

 

Equipe de professores da Escola Matta Machado.

 

Com o intuito de participar das ações propostas para lembrarmos da aluna Maria Eduarda, mais uma vítima da violência que aflige toda a população de nossa cidade, as turmas do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Lúcia Maria Quitete de Carvalho Amaral produziram pequenas mensagens de paz .

 

Mensagens de paz feitas pelos alunos da Educação Infantil.

 

Para conhecer mais ações sobre o projeto “Aqui É um Lugar de Paz” realizadas nas escolas da 2ªCRE basta clicar aqui.

Agradecemos as unidades escolares que compartilharam suas ideias e trabalhos conosco. Desejamos sucesso e paz nesta caminhada.

 

Os contatos das unidades escolares são:

Escola Municipal Afrânio Peixoto emafraniop@rioeduca.net

Ciep Doutor Antoine Magarinos Torres Filho  ciepafilho@rioeduca.net

Escola Matta Machado ccmatta@rioeduca.net

EDI Professora Lúcia Maria Quitete de Carvalho Amaral  ediluciaquitete@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/08/2017

Plantando a Árvore da Paz

Tags: 11ªcre, paz, árvore.

 

Aproveitando a campanha #ÁrvoredaPaz, diversas mudas de árvores foram distribuídas às escolas da 11ªCRE, na Ilha do Governador, para que a equipe de profissionais e alunos plantassem simbolicamente a Paz. Uma iniciativa do projeto "Aqui é um lugar de paz". CONFIRA!

 

Os alunos da E. M. Anita Garibaldi participaram do plantio da muda junto com os professores Eduardo Santos e Fátima Montessoro.

 

E.M. Anita Garibaldi - Plantio da Árvore da Paz

 

O EDI Tenente Pedro de Lima Mendes aproveitou a reunião de responsáveis, que ocorreu no sábado, para explicar aos presentes a campanha "Aqui é um lugar de Paz" e pediu para que as crianças plantassem a muda, já que nelas está a esperança de um mundo melhor.

 

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes - Plantio pelas crianças

 

O CIEP Doutor João Ramos de Souza convidou os alunos a participarem da campanha e plantarem a Árvore da Paz. A coordenadora Mirella e a professora Carla se inspiraram e criaram o poema "Muda".

Muda

"Muda, mudança, transformação.
Poesia, criança, imaginação.
Carinho, respeito, dedicação.
Aluno, professor, mediação.
Natureza, escola viva, realização.
Juntos somos guerreiros em ação!"


Mirella Bottino e Carla Bezerra

CIEP Doutor João Ramos de Souza - Plantio da muda com sentimento de renovação

 

Já os alunos da E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes são os "Embaixadores da Paz" da 11ªCRE e têm como missão incentivar as pessoas a postarem mensagens para ajudar a cultivar a #ÁrvoreDaPaz! Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Para colaborar é só publicar em suas redes sociais, textos, fotos ou vídeos usando #ÁrvoreDaPaz. A publicação vai aparecer no endereço www.multirio.rj.gov.br/arvoredapaz e as postagens farão a árvore da paz virtual ganhar vida!  

 

Alunos da E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes participando com a #ÁrvoreDaPaz!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Gerência de Educação (GED) da 11ªCRE

Telefone: 3383-8144

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share