A A A C
email
Retornando 93 resultados para o mês de 'Setembro de 2011'

Segunda-feira, 19/09/2011

A 4ªCRE na XV BIENAL do Livro

Tags: 4ªcre, educação, visitas, riodeleitores.



 

Juntas  em prol do Projeto “Rio, Uma Cidade de Leitores”, as UE’s da 4ªCRE estiveram presentes no grande espaço cultural da XV BIENAL do LIVRO. A ação teve como principal objetivo ampliar e fortalecer o prazer pela leitura entre alunos de escolas e creches.

 

No estande da SME estavam expostos vários trabalhos realizados por  alunos da Rede, isso atraiu inúmeros visitantes, que passavam para procurar as produções de suas Escolas. Em geral as famílias curtiam bastante, não só olhavam a exposição, como também paravam e liam com seus filhos. Esses foram, de fato, momentos de estímulo e integração.

 

 

No último sábado da feira, passaram por lá a Professora Mírian (Gestora da E.M. Miguel Gustavo), a Professora Valéria Oliveira da CIEP Maestro Francisco Mignone e a Professora Heloísa da E.M. Alberto de Oliveira.

 

Um espetáculo literário em uma convidativa comunhão social, essa foi a marca desse grandioso evento.

Esperamos você em nossa próxima postagem!!

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Sábado, 17/09/2011

Reflexões e Práticas do Ensino da Arte - Cursos para Professores de Artes da Rede

Tags: 6ªcre, artesvisuais, artescênicas, artesmusicais, capacitação.

 

 

 

artista da Pop-art americana: Roy Lichtenstein

 

 

Os Cursos de Formação Continuada oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME-RJ), através da Coordenadoria Técnica de Educação, para os professores I de Artes continuam... Quem ainda não teve a oportunidade de se inscrever em um deles para ampliar os conhecimentos e práticas pedagógicas em sua área (linguagem artística) é só ligar e se informar quais os que ainda possuem vagas (ver informações no Tópico II e telefones nas Notas)! 

 

 

 

Artista contemporâneo brasileiro: Cildo Meireles

 

 

TÓPICO I

 

 

Eu participei, neste segundo semestre de 2011, de um dos cursos: "O Ensino da Arte em Diálogo com Questões Trazidas pela Arte na Modernidade e na Contemporaneidade", ministrado por Greice Cohn, no Calouste Gulbenkian, que terminou dia 10 de setembro e teve duração de quatro sábados (20 horas).

 

Quando surgir outra oportunidade, caros colegas professores de Artes da rede, não deixem de participar (recomendo!): é  um curso que trabalha reflexões teóricas sobre arte e sobre arte-educação em conexão com a prática das artes visuais na sala de aula.

 

Recebemos material para reflexão (textos, como: "Arte Contemporânea, uma pedagogia possível", entre outros -, analisamos nossas posturas diante de questões relacionadas às "obras de artes", assistimos a fragmentos do filme - boa sugestão de recurso pedagógico! - "O Mistério de Picasso", Clouzot - ver sinopse abaixo - etc.) e participamos de atividades práticas possíveis de realização com os nossos alunos dentro do espaço das escolas de ensino regular ("regular", aqui, em contraposição ao ensino da arte em espaços não formais, como escolas de artes, centros culturais, museus, galerias, ONGs etc.).

 

Greice Cohn apresentou vários exemplos de experiências pedagógicas em arte-educação que ela mesma realizou com suas turmas (dos anos finais do Fundamental II e Ensino Médio, no Colégio Pedro II, no Centro do Rio). Todas as propostas são passíveis de serem "adaptadas" à cada realidade escolar. É claro que não se tratam de "atividades-receitas", mas elas nos proporcionam um clima de inspiração para elaborarmos nossos próprios Planos de Aula.

 

 

 

Bernardo Ramalho, um dos artistas contemporâneos da nova geração que inspiraram o trabalho dos alunos da profa. Greice Cohn

(após visita à Galeria A Gentil Carioca, Centro do Rio)

 

 

 

 

 

Fime: "O Mistério de Picasso" (Título Original: "Le Mystère Picasso", de 1956, Henri-Georges Clouzot): *Sinopse: "Em 1955, Clouzot conseguiu convencer seu amigo Picasso a fazer um documentário de arte, onde ele registraria o momento da sua misteriosa criatividade. Para o filme, o mestre criou 20 telas. Usando tinta e papel especial, Picasso cria fantásticos desenhos, e Clouzot filma o lado oposto da tela, capturando sua criação em tempo real" (referência: cliquem na imagem acima).

 

 

Um ponto também alto do curso foi a oportunidade de trocarmos ideias e compartilharmos nossas experiências como artes-educadores no nosso dia a dia dentro da escola. 

 

A seguir, alguns de meus registros...

 

 

 

Um (re)olhar sobre a História da Arte (Arte Moderna - Arte Contemporânea)

 

 

 

 

Greice Cohn comentando  os trabalhos realizados pelos professores em uma das aulas do curso

 

 

 

Fragmentos de um cenário... Proposta com lápis de cor e/ou hidrocor, giz de cera...

 

 

 

 

 

A gostosa hora do lanche...

 

 

 

 

 

Outros olhares (Bete, de Artes Cênicas) registrando... 

 

 

 

...gerações de arte-educadores...

 

 

 

A hora do lanche, momento de confraternização com os colegas das diversas linguagens artísticas (professores de Artes Cênicas, Música e Artes Visuais)

 

 

 

Bernardo Ramalho

 

 

 

TÓPICO II

 

Confiram os cursos que ainda estão sendo oferecidos (nas linguagens artísticas de Artes Visuais e Artes Cênicas) e não deixem de se inscrever!

 


• 23 de setembro: Oficina de Alayde Mariani – Paço Imperial
Sobre "Arte Contemporânea", no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, das 13h às 17h. 30 vagas.

 

 



 

Andy Warhol

 

 

• 17 e 24 de setembro: Juliana Prado

17 de setembro “Arte Popular” no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, das 9h às 13h;
24 de setembro (adidado: ver observação abaixo)  “Acervo do Museu do Pontal” no Museu do Pontal, das 9h às 17h. 30 vagas FOI ADIADO PARA O DIA 08 DE OUTUBRO (por causa do Rock in Rio)!

 

Obs.:  O curso do dia 17 já aconteceu, mas confiram se é possível ainda se inscrever para o próximo, no Museu do Pontal: liguem  (ver Notas)!

IMPORTANTE: o CURSO DO DIA 24/09 FOI ADIADO PARA O DIA 08 DE OUTUBRO (por causa do Rock in Rio)!

 


• 23, 24, 30 de setembro e 1 de outubro: Carlos Alberto Nunes
Cenografia. Criação de objetos cênicos para peça teatral de professores de Artes.no Centro de Arte Calouste Gulbenkian, das 13h às 18h, às sextas, de 9h às 13h, aos sábados. 30 vagas.

 

 

 

Marcel Duchamp

 

   

Observação:

Os professores que participarem da Formação Continuada receberão o livro: “Arquivo Contemporâneo” que apresenta textos atuais de artistas renomados brasileiros que se encontram no circuito de arte internacional. O organizador, pesquisador e critico de arte Felipe Scovino, apresenta uma serie de entrevistas com esses artistas sobre idéias e conceitos que regem a criação artística, ao mesmo tempo em que mapeia a história recente da arte brasileira e seus diálogos com o mundo contemporâneo, na voz dos próprios criadores. Trata-se de um livro indispensável para professores antenados, que desejam acompanhar mais de perto esse painel amplo e variado de obras e experiências relevantes do contexto brasileiro.

 

 

 

Artista contemporâneo brasileiro:  Nelson Leirner

 

 



NOTAS:

 

 1 - Inscrições: ligar para 2976 2328 e 2976 2335, Coordenadoria Técnica, falar com Heloisa ou Angélica. É necessário ter em mãos o número da matrícula, lotação e a designação da Escola.

 

2 - As informações sobre Os Cursos de Formação Continuada foram enviadas por Jacqueline Mac-Dowell, da Coordenadoria Técnica Pedagógica da SME-RJ, Linguagem: Artes Visuais.

 

3  - Conheçam o blog dos professores de Artes da rede: Conexão das Artes SME-RJhttp://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/

 

4 - Imagens das obras de artes: pesquisa Google

 

 

 

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Sábado, 17/09/2011

Comemorações Cívicas na 4ªCRE

Tags: educação, 4ªcre, eventos.



 

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. 

Para resgatar os conceitos de cidadania e amor à Pátria, várias Unidades participam dos Desfiles Cívicos. Dentre os participantes marcaram presença alunos, professores, gestores e membros da equipe da 4ªCRE.

 

 

 


A Semana da Pátria representa para os alunos o dever cívico e de cidadania, além de conhecer a história do Brasil, dos símbolos nacionais, das cores e do hino nacional que representam a estrutura da nossa Pátria.

 

"A EM Grécia apresentou o tema "Sustentabilidade".Como surgiu essa ideia.
 

Nossa Coordenadora Maria da Gloria sugeriu o tema, tendo em vista que o PPP da escola tem como título "Qualidade de Vida". Como a escola já desenvolve ao longo do ano diversas atividades que prezam pelo bem estar de todos e do Meio Ambiente, não houveram dificuldades.Os professores sentiram-se bem à vontade para trabalhar em suas salas de aula e envolver todos os alunos nas tarefas.
 

Nosso pensamento já está focado no ano de 2012 quando terá a Rio +20. Questões como preservação dos animais em extinção, Biodiversidade e preservação das florestas foram a tônica. Esse ano de 2011 é o Ano Internacional das Florestas! Nossa escola não iria ficar de fora dessa campanha." Texto: Professora Gabriela Silva
 
  
 
"As fotos abaixo retratam o momento especial vivido pela Escola Municipal Abeilard Feijó no Desfile Cívico da XX AR, no dia 05/09, no Aterro do Cocotá, Ilha do Governador. Aproveitamos a oportunidade para destacar as ações do Projeto Fazer o bem é bom e quem ama cuida... Professores, alunos, responsáveis e estágiarias se envolveram com empenho e entusisamo e assim, a escola realizou um belo desfile." Texto: Professora Mirian CalaçaDiretora Adjunta
 
 

 

Parabéns a todas as Unidades Escolares pelo compromisso com a qualidade das atividades desenvolvidas pelos nossos alunos .

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 16/09/2011

Projeto "A Caminho da Escola"

Tags: 9ªcre, blogsdeescolas, trânsito.

 

A E. M. Belisário Pena  que construiu seu atual P.P.P a partir das demandas e necessidades sociais, cognitivas, culturais, éticas, estéticas, políticas e econômicas com vistas à formação do cidadão partícipe, solidário e transformador.  Nos traz como exemplo sua participação no Projeto "A Caminho da Escola".

 

A escola acredita que para que o trabalho desenvolvido através do seu P.P.P. seja efetivado é necessário que os elementos da comunidade escolar adquiram a posição de constantes questionadores das diferentes ações que se desenvolvem no cotidiano da escola e do papel de cada profissional.

 

Vamos conhecer o Projeto "A Caminho da Escola" e a sua participação.

 

Para atender ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro, o Denatran elaborou as Diretrizes Nacionais da educação para o Trânsito na Pré – Escola e Ensino Fundamental objetivando nortear a prática pedagógica.

 

A inclusão do tema “Trânsito” às áreas curriculares torna-se imprescindível, pois o trabalho permanente nas escolas provocará mudanças de atitudes que contribuirão para garantir a segurança dos alunos no espaço público.

 

De acordo com o PPP desta U.E e embasadas em fundamentos legais de Educação para o Trânsito, destacamos os seguintes objetivos:


 

Analisar o tema como forma de prevenção da vida;

 

• Criar condições de observação do trânsito como forma de reverter a violência.

 


No intuito de alcançar os objetivos propostos, além das atividades em sala de aula, nossa U.E agendou a participação do grupo “A caminho da Escola”.

 

 

 

O projeto é interessante, divertido e acima de tudo, super educativo, tendo como objetivo discutir as questões ligadas à segurança no trânsito, visando capacitar os alunos a tomar a decisão adequada, prevenindo acidentes de trânsito.

 

 

 

O A Caminho da Escola consiste em atividades lúdicas e educativas, que incluem a apresentação de uma pequena peça teatral; aulas sobre as regras e conceitos básicos de trânsito e transporte seguro; e jogos, dinâmicas de grupo e oficinas de arte.

 

 

 

Todos os alunos participantes das atividades recebem certificados e um distintivo de Amigo do Trânsito.

 

 

 

Ainda estamos buscando qual aluno não gostou da “Tia Cone”, interpretada pela atriz Lídia Mantovani e das atividades que o grupo realizou!

 

 

 

 

 Mais um pouco...


Campanha infantil Educativa do Trânsito


Minuto animado


Portal do Trânsito

 


 

Este conteúdo foi tirado do Blog da E. M. Belisário Pena epode ser visto através do link http://embelisariopena.blogspot.com/

 

 

 

 

Se sua escola, participa de algum projeto como este,
escreva para o e-mail do Representante da sua CRE.
Para saber, clique no link http://www.rioeduca.net/sobrenos.php   procure sua CRE.

 

 

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share