
Sexta-feira, 16/09/2011
Bairro de Rocha Miranda abre os desfiles cívicos da 5ªCRE
No mês de setembro a 5ª CRE nos propicia três momentos cívicos relacionados a Independência do Brasil, nos bairros de Rocha Miranda, Irajá e Madureira.
agradecendo a participação das escolas municipais e particulares, também dos militares que representaram a Polícia Militar e fizeram uma bela apresentação de cães num show de adestramento.
Neste dia desfilaram as Escolas Municipais: Pará; Velinda Maurício da Fonseca; Sílvio Romero (com sua Banda).
Cidadania, paz, esperança, direitos e deveres, foram algumas palavras que se fizeram prevalecer em todo desfile.
O prof. Henrique/5ªCRE dirigiu com muita categoria o desfile, proferindo palavras de alegria e esperança para todas as escolas e alunos.
Localizada no bairro de Rocha Miranda, trouxe para o desfile acontecimentos importantes de décadas passadas até 2010.
ESSA HISTÓRIA DÁ SAMBA!
Profª Celia Napole, Gerente de Educação da 5ªCRE, e a profª Rosa, diretora da EM Pará.
A Escola Municipal 05.15.009 Velinda Maurício da Fonseca, segunda escola a desfilar, está localizada em Rocha Miranda, a Rua Marupiara (ao lado da 5ª CRE), e desfilou com o tema DIREITOS EU TENHO, DEVERES TODOS NÓS!
Direitos eu tenho, deveres todos nós!
A diretora, profª Rosamar Lacerda, entusiasmada a frente da escola, apresentava a ala de mães responsáveis por seus alunos, além de agradecer à toda comunidade.
A terceira escola a desfilar foi a Escola Municipal 05.15.013 Silvio Romero, que nos brindou com sua maravilhosa Banda, sendo o prof. Carlos Siqueira regente há alguns anos.
Banda da EM Silvio Romero
A EM Silvio Romero está localizada no bairro de Honório Gurgel e trouxe para o desfile uma ala inteirinha de professores e funcionários da escola, sendo muito aplaudidos.
A diretora, profª Lucinda Maria, estava muito feliz e entusiasmada com o desfile de sua escola.
Todas as escolas presentes receberam um certiificado de participação da 5ª Coordenadoria Regional de Educação.
Parabéns às escolas, públicas e particulares, que fizeram este momento transformar-se em alegria e cidadania.
Escreva para nós se você professor, ou sua escola, desenvolve ou desenvolveu algum projeto que impactou a aprendizagem dos seus alunos. Clique na foto da equipe do Rioeduca e veja o e-mail do representante da sua CRE.
|


Sexta-feira, 16/09/2011
História da E.M Prudente de Moraes - 2ªCRE
Caros amigos do Rioeduca, gostaria de apresentar a vocês uma postagem retirada do blog da E.M. Prudente de Moraes. Essa postagem trata da história desta escola e traz o registro da memória na fala de alunos, ex-alunos e familiares.A organização do texto é da profª Ana Celeste de Moraes. vamos ver como ficou!
História
A Escola Municipal Prudente de Moraes foi a primeira escola construída e inaugurada, em 12 de junho de 1905, pelo Prefeito Pereira Passos, na Rua Barão do Pilar, na Fábrica das Chitas. Hoje, a Rua Barão do Pilar é a Rua Enes de Souza, e a Fábrica das Chitas é a região em torno da Praça Sãens Pena, na Tijuca, e lá continua aEscola Municipal Prudente de Moraes.
Estas são algumas imagens do registro de memórias da escola “A experiência de vida preservada na memória da Escola Prudente de Moraes é trazida pelos relatos dos próprios alunos, de seus familiares, de ex-alunos, dos professores e dos moradores do bairro, o que torna possível trabalhar na sala de aula com elementos que ajudam perceber como a História é construída. Ela não é uma narrativa fria acerca do passado, formada por datas comemorativas e heróis importantes, descritos em alguns livros. Ela se alimenta das memórias e das experiências dos diferentes grupos da sociedade que interagem, lutam e constroem a História a partir de suas ações, ao longo do tempo. Os alunos foram motivados a descobrir as narrativas que ganham voz na fala das pessoas da sua região e de seus familiares, sondando estórias e lembranças registradas na memória que se abrem à escuta e que podem vir a ser eternizadas pela escrita. Naturalmente fascinantes e cativantes, as histórias vivas constituem um espaço de encontro intergeracional. As narrativas tingem os lugares, as personagens e situações bem próximas à comunidade. Se nos narram uma história sobre uma árvore ou uma praça ou um lugar conhecido, nunca mais se voltará a passar por eles com o olhar indiferente, pois adquiriram um sentido novo, representante real de uma recordação, de um valor ou mistério a ser revelado.
A escola tem um papel importante na tentativa de conservar e, sobretudo, reviver quotidianamente a sua memória e a do bairro no qual está inserida. Percebemos na experiência de vida preservada na memória, o importante papel da escola. Na tentativa de conservar e, sobretudo, reviver cotidianamente a sua própria memória e a do bairro, buscamos resgatar essa história para que professores, alunos e a comunidades escolar tomem para si a missão de não deixarem morrer a história e a memória da Escola Prudente de Moraes.” Vistem o blog da E.M Prudente de Moraes e conheçam um pouco mais desta escola http://emprudentedemoraesrj.wordpress.com
Escolas da 2ª CRE enviem seus trabalhos, projetos, vídeos e imagens para sua representante Fatima Costa - fatimarcosta@rioeduca.net
Fatima Costa Equipe Rioeduca 2ª CRE
|


Sexta-feira, 16/09/2011
Desfile Cívico da Escola Municipal Portugal
Em virtude das comemorações da Independência do Brasil, os alunos da Escola Municipal Portugal, vivenciaram uma experiência de muita emoção.
Com bandeiras nas mãos, olhos brilhantes e sorriso nos lábios, crianças e adolescentes marchavam pelas ruas da Quinta da Boa Vista, e iluminavam ainda mais a homenagem da escola ao dia SETE DE SETEMBRO. Professores, gestores e familiares acompanharam com muita vibração todo o desfile.
O Desfile Cívico da Quinta da Boa Vista aconteceu no dia dois de setembro. Esta é uma tradição que já faz parte do calendário anual das atividades da Escola Municipal Portugal. Organizado pela Região Administrativa de São Cristóvão, o desfile reúne jovens alunos das escolas públicas e particulares do bairro e adjacências.
Este ano o tema central do desfile da escola foi “Os 4 elementos”, eixo condutor do trabalho que a instituição vem desenvolvendo ao longo do ano de 2011. A escola acredita que atitudes como esta, renovam na comunidade, a consciência da importância de cuidar do nosso planeta.
Para a escola, participar de um evento como este, faz resgatar a importância de nossa história, e o respeito pela data. O Coordenador Pedagógico da Escola Municipal Portugal, Alexandre Roque, afirma com orgulho: “Uma data como o SETE DE SETEMBRO deve sempre ser lembrado por nós, educadores, pois, como é sabido por todos :SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ INDEPENDÊNCIA".
Clique na imagem abaixo, e conheça o blog da Escola Municipal Portugal. Você certamente vai se surpreender com a qualidade dos trabalhos realizados pela escola.
|


Quinta-feira, 15/09/2011
Rioeduca na sua Escola
A partir da próxima quarta-feira daremos início a uma série de visitas que receberá o nome de "Rioeduca na sua Escola".
A cada quinze dias, eu mesma estarei visitando aproximadamente três escolas de cada CRE (ou conjunto de CREs) para conversar com professores, conhecer melhor seu trabalho e conhecer também os projetos dessas escolas. Ouvir o que está dando certo e o que não está dando certo e sugestões - enfim, estabelecer uma maior aproximação com quem realmente faz a Educação desta cidade acontecer.
O objetivo: fazer um portal que tenha a cada dia mais afinidade com nossos rioeducadores!!!
Na visita, estarei fotografando e/ou filmando, dialogando, entrevistando professores etc. Poderemos fazer um roteiro estabelecido pela escola ou coletivamente através do improviso (que é sempre muito melhor). Em seguida, divulgaremos os melhores momentos no Portal Rioeduca.
Para isso, estarei aguardando indicação da CRE ou convite da(s) escola(s), a começar pela 10ª CRE, no próximo dia 21. A visita, portanto, pode ser na sua escola. Que tal?
AGUARDO SEU CONVITE NOS COMENTÁRIOS!!!
|

