A A A C
email
Retornando 93 resultados para o mês de 'Setembro de 2011'

Sexta-feira, 16/09/2011

Bairro de Rocha Miranda abre os desfiles cívicos da 5ªCRE

Tags: 5ªcre, eventos.



No mês de setembro a 5ª CRE nos propicia três momentos cívicos relacionados a Independência do Brasil, nos bairros de Rocha Miranda, Irajá e Madureira.


O primeiro aconteceu, dia 11/09, domingo, em Rocha Miranda, e eu, Regina Bizarro, representante do Rioeduca na 5ª CRE, estava lá.


A profª Célia Napole, Gerente da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, abriu o desfile com muito entusiasmo,
 

 

agradecendo a participação das escolas municipais e particulares, também dos militares que representaram a Polícia Militar e fizeram uma bela apresentação de cães num show de adestramento.

 

 

Neste dia desfilaram as Escolas Municipais: Pará; Velinda Maurício da Fonseca; Sílvio Romero (com sua Banda).

 

Cidadania, paz, esperança, direitos e deveres, foram algumas palavras que se fizeram prevalecer em todo desfile.

 

O prof. Henrique/5ªCRE dirigiu com muita categoria o desfile, proferindo palavras de alegria e esperança para todas as escolas e alunos.

 


Pela cronologia do desfile, a Escola Municipal 05.15.001 Pará foi a primeira a desfilar, comemorando seus 75 anos de existência.

 

Localizada no bairro de Rocha Miranda, trouxe para o desfile acontecimentos importantes de décadas passadas até 2010.
 

ESSA HISTÓRIA DÁ SAMBA!


Acompanhando a escola no desfile, a diretora, professora Rosa Maria, era pura emoção.

 

 Profª Celia Napole, Gerente de Educação da 5ªCRE, e a profª Rosa, diretora da EM Pará.

 

 

A Escola Municipal 05.15.009 Velinda Maurício da Fonseca, segunda escola a desfilar, está localizada em Rocha Miranda, a Rua Marupiara (ao lado da 5ª CRE), e desfilou com o tema DIREITOS EU TENHO, DEVERES TODOS NÓS!
 

Direitos eu tenho, deveres todos nós! 

 

A diretora, profª Rosamar Lacerda, entusiasmada a frente da escola, apresentava a ala de mães responsáveis por seus alunos, além de agradecer à toda comunidade.

 


 

A terceira escola a desfilar foi a Escola Municipal 05.15.013 Silvio Romero, que nos brindou com sua maravilhosa Banda, sendo o prof. Carlos Siqueira regente há alguns anos.

 

 Banda da EM Silvio Romero

 

A EM Silvio Romero está localizada no bairro de Honório Gurgel e trouxe para o desfile uma ala inteirinha de professores e funcionários da escola, sendo muito aplaudidos.

 

 

A diretora, profª Lucinda Maria, estava muito feliz e entusiasmada com o desfile de sua escola.

 

 

 

 

Todas as escolas presentes receberam um certiificado de participação da 5ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Parabéns às escolas, públicas e particulares, que fizeram este momento transformar-se em alegria e cidadania. 

 

Escreva para nós se você professor, ou sua escola, desenvolve ou desenvolveu algum projeto que impactou a aprendizagem dos seus alunos.

Clique na foto da equipe do Rioeduca e veja o e-mail do representante da sua CRE.

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 16/09/2011

História da E.M Prudente de Moraes - 2ªCRE

Tags: blogsdeescolas, 2ªcre.

Caros amigos do Rioeduca, gostaria de apresentar a vocês uma postagem retirada do blog da E.M. Prudente de Moraes. Essa postagem trata da história desta escola e traz o registro da memória na fala de alunos, ex-alunos e familiares.A organização do texto é da profª Ana Celeste de Moraes. vamos ver como ficou!

 

 

História
E.M. PRUDENTE DE MORAES (02.08.006)
Rua Enes de Souza, 36 – Tijuca
Decreto de Tombamento 19342 de 27 de dezembro de 2000
 Inauguração: 12/06/1905 Estilo Arquitetônico: Eclético
Prefeito: Francisco Pereira Passos Secretário: José Medeiros e Albuquerque

 

 

 

 

A Escola Municipal Prudente de Moraes foi a primeira escola construída e inaugurada, em 12 de junho de 1905, pelo Prefeito Pereira Passos, na Rua Barão do Pilar, na Fábrica das Chitas. Hoje, a Rua Barão do Pilar é a Rua Enes de Souza, e a Fábrica das Chitas é a região em torno da Praça Sãens Pena, na Tijuca, e lá continua aEscola Municipal Prudente de Moraes.

 


O nome da escola é uma homenagem ao Presidente Prudente de Moraes, Prudente José de Moraes Barros, que foi o terceiro presidente do Brasil.


Você Sabia?


O Posto Médico Heitor Beltrão atualmente, localizado à Rua Desembargador Isidro foi construído onde era a casa do grande médico Dr. Heitor Beltrão.Ele tinha muitos filhos, entre eles Hélio Beltrão que estudou na “Escola Municipal Prudente de Moraes.”
Outras pessoas ilustres também estudaram na “Escola Prudente de Moraes”como: Moreira da Silva, Nelson Rodrigues, Nelson Piquet, a escritora Maria Louzada e outros.

 


A Muda da Tijuca tem esse nome porque lá os bondinhos mudavam os burros para viagens.
No local onde está o Supermercado Extra, era a belíssima casa onde morou o Duque de Caxias, e depois passou a funcionar o Instituto Lafayete (feminino).

 


Na rua Conde de Bonfim na praça Saens Pena, onde atualmente é a Igreja Universal era o famoso cinema Carioca, e do outro lado da rua onde atualmente é a Drogaria Pacheco, o não menos charmoso cinema América. Onde fica hoje o Shopping 45 ficava o cinema Olinda.

 


A praça Saens Peña era chamada largo da Chita.Em 30 de abril de 1930 o prefeito Bento Ribeiro Inaugurou a Praça Saens Pena, seu nome foi dado para homenagear o então presidente da Argentina - Presidente Roque Sáenz Peña - foi conhecida durante muito tempo com a Cinelândia da Tijuca pela grande quantidade de cinema a sua volta.

 


Na rua Bom Pastor havia uma fábrica, lá é que o cantor Jorge Veiga vendia pastéis para os operários da fábrica.

 


A Região do Largo da Segunda Feira na confluência das ruas Conde de Bonfim, São Francisco Xavier e Haddock Lobo é assim chamada porque toda segunda feira os escravos se reuniam para serem distribuídos para fazenda de café.Daquela região, até a Igreja de São Francisco Xavier era chamada de Engenho Velho.

 


O morro do Salgueiro tem esse nome por causa de um português que morava nas imediações do Salgueiro.

 


A escola de samba do Salgueiro nasceu em 5 de março de 1953 da reunião de duas escolas de samba do morro do Salgueiro, a Azul e Branco do Salgueiro e a Depois eu Digo, as quais, posteriormente se juntou a Unidos do Salgueiro.

 


Doutor Satamini foi médico e morador da Tijuca.Ele morava na Rua Conde de Bonfim entre as Ruas Felix da Cunha e Rua Aguiar. Hoje é nome de rua em nosso Bairro.
A Tijuca era servida por várias linhas de bondes elétricos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Estas são algumas imagens do registro de memórias da escola
 

  “A experiência de vida preservada na memória da Escola Prudente de Moraes é trazida pelos relatos dos próprios alunos, de seus familiares, de ex-alunos, dos professores e dos moradores do bairro, o que torna possível trabalhar na sala de aula com elementos que ajudam perceber como a História é construída. Ela não é uma narrativa fria acerca do passado, formada por datas comemorativas e heróis importantes, descritos em alguns livros. Ela se alimenta das memórias e das experiências dos diferentes grupos da sociedade que interagem, lutam e constroem a História a partir de suas ações, ao longo do tempo.

Os alunos foram motivados a descobrir as narrativas que ganham voz na fala das pessoas da sua região e de seus familiares, sondando estórias e lembranças registradas na memória que se abrem à escuta e que podem vir a ser eternizadas pela escrita. Naturalmente fascinantes e cativantes, as histórias vivas constituem um espaço de encontro intergeracional. As narrativas tingem os lugares, as personagens e situações bem próximas à comunidade. Se nos narram uma história sobre uma árvore ou uma praça ou um lugar conhecido, nunca mais se voltará a passar por eles com o olhar indiferente, pois adquiriram um sentido novo, representante real de uma recordação, de um valor ou mistério a ser revelado.

A escola tem um papel importante na tentativa de conservar e, sobretudo, reviver quotidianamente a sua memória e a do bairro no qual está inserida. Percebemos na experiência de vida preservada na memória, o importante papel da escola. Na tentativa de conservar e, sobretudo, reviver cotidianamente a sua própria memória e a do bairro, buscamos resgatar essa história para que professores, alunos e a comunidades escolar tomem para si a missão de não deixarem morrer a história e a memória da Escola Prudente de Moraes.”
MORAES, Ana Celeste de V. Reis. III Seminário de Educação Vozes da Educação: Memórias, Histórias e Formação de Professores – UERJ – Faculdade de Formação de Professhttpores, 2007 SME / RJ – Escola Municipal Prudente de Moraes
 

Vistem o blog da E.M Prudente de Moraes e conheçam um pouco mais desta escola http://emprudentedemoraesrj.wordpress.com

 

Escolas da 2ª CRE enviem seus trabalhos, projetos, vídeos e imagens para sua representante Fatima Costa   - fatimarcosta@rioeduca.net

 

Fatima Costa

Equipe Rioeduca 2ª CRE

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 16/09/2011

Desfile Cívico da Escola Municipal Portugal

Tags: 1ªcre.

 

 

 

Em virtude das comemorações da Independência do Brasil, os alunos da Escola Municipal Portugal, vivenciaram uma experiência de muita emoção.
 
 

 
Com bandeiras nas mãos, olhos brilhantes e sorriso nos lábios, crianças e adolescentes marchavam pelas ruas da Quinta da Boa Vista, e iluminavam ainda mais a homenagem da escola ao dia SETE DE SETEMBRO. Professores, gestores e familiares acompanharam com muita vibração todo o desfile.
 
 
O Desfile Cívico da Quinta da Boa Vista aconteceu no dia dois de setembro. Esta é uma tradição que já faz parte do calendário anual das atividades da Escola Municipal Portugal. Organizado pela Região Administrativa de São Cristóvão, o desfile reúne jovens alunos das escolas públicas e particulares do bairro e adjacências.
 
 
 
 
 
Este ano o tema central do desfile da escola foi “Os 4 elementos”, eixo condutor do trabalho que a instituição vem desenvolvendo ao longo do ano de 2011. A escola acredita que atitudes como esta, renovam na comunidade, a consciência da importância de cuidar do nosso planeta.
 
 

 
 
Para a escola, participar de um evento como este, faz resgatar a importância de nossa história, e o respeito pela data. O Coordenador Pedagógico da Escola Municipal Portugal, Alexandre Roque, afirma com orgulho: “Uma data como o SETE DE SETEMBRO deve sempre ser lembrado por nós, educadores, pois, como é sabido por todos :SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ INDEPENDÊNCIA".
 
 
Clique na imagem abaixo, e conheça o blog da Escola Municipal Portugal. Você certamente vai se surpreender com a qualidade dos trabalhos realizados pela escola.
 
 
 


 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 15/09/2011

Rioeduca na sua Escola

Tags: rioeduca.

A partir da próxima quarta-feira daremos início a uma série de visitas que receberá o nome de "Rioeduca na sua Escola".

 

A cada quinze dias, eu mesma estarei visitando aproximadamente três escolas de cada CRE (ou conjunto de CREs) para conversar com professores, conhecer melhor seu trabalho e conhecer também os projetos dessas escolas. Ouvir o que está dando certo e o que não está dando certo e sugestões - enfim, estabelecer uma maior aproximação com quem realmente faz a Educação desta cidade acontecer. 

 

O objetivo: fazer um portal que tenha a cada dia mais afinidade com nossos rioeducadores!!!

 

Na visita, estarei fotografando e/ou filmando, dialogando, entrevistando professores etc. Poderemos fazer um roteiro estabelecido pela escola ou coletivamente através do improviso (que é sempre muito melhor). Em seguida, divulgaremos os melhores momentos no Portal Rioeduca.

 

Para isso, estarei aguardando indicação da CRE ou convite da(s) escola(s), a começar pela 10ª CRE, no próximo dia 21. A visita, portanto, pode ser na sua escola. Que tal?

 

AGUARDO SEU CONVITE

NOS COMENTÁRIOS!!!

 

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share