A A A C
email
Retornando 93 resultados para o mês de 'Setembro de 2011'

Sexta-feira, 23/09/2011

Escolas, CIEP e Creches da 5ªCRE dão um show no Desfile Cívico em Madureira

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, eventos.

 

Estive presente em mais este desfile cívico, onde pude constatar o compromisso dos diretores de escola, e sua equipe, além da participação maciça dos alunos, quase todos acompanhados de seus pais em pleno domingo reservado para descanso.

 

Este ano estamos comemorando os 189 anos da Independência do Brasil.

 

 

As Escolas Municipais trouxeram muitas novidades e todas foram muito aplaudidas. Mostraram o trabalho de professores e alunos, desenvolvidos com amor e carinho nas escolas da rede.

 

 

Abrilhantando o momento cívico a Banda do Exército; da Guarda Municipal, acompanhada da Companhia de cães adestrados; o Corpo de Bombeiros, com o 8ª Grupamento, apresentando o carro magirus; a AVEBIP (Associação de Veteranos da Brigada de Infantaria Pára-quedista); a Banda de Música Paulo Neiva, da Assembléia de Deus da Madureira; a Banda União Racional, com Porta-Estandartes e Porta-Bandeiras; Grupo de Escoteiros Natalino Feijó, além de escolas particulares.
 

 

 

Bandeiras, alunos caracterizados com os temas do desfile, bandas, fizeram desta manhã uma manhã harmoniosa, alegre e de patriotismo, que jamais esqueceremos.


Vamos conhecer as Unidades Escolares, pela ordem cronológica do desfile:


CRECHE MUNICIPAL GUARACIARA RODRIGUES _  "Guaraciara, Harmonia em Gala"

 

 

CRECHE MUNICIPAL TIA MARIA DO JONGO_ "Ensinamentos por um mundo melhor'

 

 Blog: http://cmtiamariadojongo.blogspot.com/

 

CRECHE MUNICIPAL VOVÓ MARIA JOANA_ "Ouvindo e Contando Histórias"Blog: http://vovomariajoana.blogspot.com/

 

EM REPUBLICA DOMINICANA_ "Com o Bullying não se brinca"


 

 

EM PADRE DEHON _ "Saber cuidar da nossa casa, uma atitude de amor"

 

Blog: http://empadredehon.blogspot.com
 

EM WALDEMIRO POTSCH_ "Sustentabilidade, valores éticos na formação do cidadão"

 

CIEP METALURGICO BENEDICTO CERQUEIRA_ "A beleza da diversidade"


 

 

EM OSWALDO TEIXEIRA_ "Homenagem ao patrono"

 

EM LEONOR POSADA_ 'Preservar é cuidar!"

 

 EM PROFESSOR CARNEIRO FELIPE_ 60 anos de história: 1951 a 2011

 

EM EVANGELINA DUARTE BATISTA_ "Evangellina Sustentável"

 

 

EM FIQUEIREDO PIMENTEL_ "Tudo por uma educação melhor"

 

EM MINISTRO EDGARD ROMERO_ "Quem sou eu?"

 

GENTE BOA, ARTE BRASILEIRA, COMÉRCIO FORTE, ISSO! ASSIM É MADUREIRA!
Mestre Jonas (apresentador do desfile).

 

A Coordenadora da 5ªCRE, profª Celia Napole, e eu, Regina Bizarro_ representante do Rioeduca na 5ª CRE, recebemos das mãos da diretora da Creche Guaraciara Rodrigues, Profª Aparecida, uma linda lembrança gravado o nome do projeto: Guaraciara, Harmonia em Gala.
 


Parabéns às escolas, públicas e particulares, que fizeram este momento transformar-se em alegria e cidadania.

 

Escreva para nós se você professor, ou sua escola, desenvolve ou desenvolveu algum projeto que impactou a aprendizagem dos seus alunos.

Clique na foto da equipe do Rioeduca e veja o e-mail do representante da sua CRE.
 

 

  

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/09/2011

O ROCK IN RIO NA E.M. CARDEAL CÂMARA

Tags: educação, 4ªcre, eventos.


 

INAUGURAÇÃO DA SALA ROCK IN RIO NA ESCOLA MUNICIPAL CARDEAL CÂMARA

"Projeto um Mundo Melhor"

 

As ações do projeto "Por Um Mundo Melhor"  têm  a música como alicerce na formação dos jovens. Entre as ações estão: uma grande campanha de  doação de instrumentos musicais, que inclui a criação de oficina de luthier (profissionais  especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais) para capacitação de jovens em assistentes de luthier, montagem de dez salas de músicas em escolas públicas do Rio de Janeiro  e a formação de 30 professores de música a partir da metodologia - O Passo. 

 

"Queremos formar músicos, mas acima de tudo queremos formar cidadãos para a inserção em uma sociedade mais civilizada. Esta sala é um sistema de ensinar  música e vamos torcer para que este espaço dê filhotes, se multiplique. Queremos seja referência  para todas as escolas do Rio e do Brasil e que a música mostre seu poder e contribua em todo o  processo de aprendizado." Secretária de Educação -  Cláudia Costin

 

"Ao som de flauta, violino, e da guitarra dos Paralamas do Sucesso, alunos, professores, CEC e equipe da E/SUBE/4ª CRE entraram no clima do festival de música por um mundo melhor. Além da apresentação de poesia e vídeo dos alunos premiados com ingressos, revivemos momentos do primeiro Rock in Rio com os Óculos dos Paralamas, pela lente da professora Luciana que aproveitou a música para abordar o tema "buylling" na sala de aula. Participação especial do professor Carlos Eduardo e seus alunos vencedores do FECEM etapa regional que fecharam a tarde musical de forma emocionante na sala Rock in Rio: Por um mundo melhor." Texto: Equipe GED da 4ªCRE.

 

Parabéns à Escola MUnicipal Cardeal Câmara pela grande conquista!

 

Esse espaço é seu, você merece e nós queremos ver o seu artigo ou experiência publicados aqui. Procure-nos e será um prazer tê-los conosco. Basta clicar na imagem e você achará o representante de sua CRE.

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/09/2011

A E.M. João de Deus é FELIZ!!

Tags: educação, eventos, 4ªcre.



 

 

Uma síntese do P.P.P. da Escola Municipal João de Deus:

"O corpo docente e a equipe administrativa estão voltados para dar prosseguimento ao desenvolvimento dos valores humanos como: justiça, verdade, preservação da natureza, amizade, ética, saúde e a prática da cidadania. A meta a ser alcançada este ano é de 90% de aproveitamento escolar.

 

Objetivo Geral: Compreender e saber identificar a arte como um fato histórico contextualizado em diversas culturas conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como, as demais produções do patrimônio cultural e do universo natural identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.Desenvolver o gosto e o espírito artístico através do conhecimento de diversas formas de arte: apreciação de pinturas, esculturas, música, teatro, danças... Estipular e desenvolver os valores humanos como: Cooperação, respeito, verdade, dignidade, solidariedade, gratidão e outros.

 

Objetivo específico: Utilizar o PPP como ferramenta de conhecimento para que atitudes comportamentais tornem a convivência humana mais agradável;

 

Linhas de ação com o corpo docente:  Acompanhar a avaliação adotada pela U.E. considerando seu caráter formativo, processual, diagnóstico, investigativo, prospectivo e transformador, envolvendo as observações do professor, através de pesquisas, atividades de aula e casa, provas, teste, assiduidade, artes e outros que serão registradas em Diário de Classe que resultará no conceito final do aluno;

 

Linhas de ação com o corpo discente:  Participar de diferentes atividades que envolvam troca de opiniões e o resgate de depoimentos, favorecendo assim, o desenvolvimento do espírito crítico e a organização das ideias para a defesa de argumentos e pontos de vista; Refletir sobre o juízo de valores que demonstre preconceitos.

 

Linhas de ação com a comunidade: Promover encontros como palestras, reuniões, festas cívicas e/ou comemorativas, COC e outras atividades com a co-participação efetiva da família no cotidiano escolar de seus filhos; Prestar contas à comunidade escolar de toda a situação financeira das verbas escolares (PDDE e SDP) através de reuniões com representantes do CEC e Grêmio, pais representantes e murais informativos; 

 

Trabalhando o PPP através de eventos na Escola: 

Sarau Literário (leitura/escrita/oralidade, dramatização); Festa do PPP (arte, dança, leitura, escrita, diversão, união);

 

Conclusão: Acreditamos que a cada dia surge sempre uma oportunidade para a busca da felicidade através do aperfeiçoamento de nossas ações e atitudes enquanto educadores. Buscando melhoria na qualidade de ensino, e cientes de que todas as experiências do conhecimento são necessárias para embasar uma aprendizagem com amplitude e eficiência, utilizamos a leitura, a escrita e a arte como instrumentos que transformam as aulas em momentos prazerosos facilitando o processo de aprendizagem dos conteúdos trabalhados.                                                                                                                

 

Com certeza, o melhor investimento do ser humano é o estudo para o atual mundo empreendedor em que vivemos.    

                                                                                     

Sendo assim, com o Projeto Político Pedagógico 2011 de título “Pro dia nascer feliz!” nossos alunos terão a oportunidade de aprender a ter um olhar diferenciado para as coisas boas que a vida proporciona a cada dia." Texto: Equipe da Unidade

 

A FESTA

Release :

"Cada dia que começa traz consigo muitas oportunidades de sermos felizes de verdade. Tudo que precisamos é acreditar que a felicidade é possível e praticá-la a cada dia que nasce."


1° Turno:
• O E. I. 10, da professora Janaína, acredita na felicidade e pintou um lindo arco-íris para deixar o mundo mais colorido e ajudar o dia a nascer feliz! (Música: Arco-Íris da Xuxa)

 

• A turma 1401, da professora Daleth, afirmou que para sermos felizes dependemos somente de nós mesmos! (Música - Pra ser feliz/Sou feliz - Eliana)

 

• As sereias e os peixinhos da turma 1101, da professora Rosane contou as vantagens de se viver feliz no fundo do mar! (Música: Aqui no mar - Tema do filme "A pequena sereia")

 

• A turma 1501, da professora Rosilene, provou que basta um olhar diferente para mudar os sentimentos negativos e fazer nascer a felicidade mesmo em um dia ruim! (Música: Sentimentos são. Tema do filme "A Bela e a Fera")

 

• E finalizando, a turma 1301, da professora Teresa, que desejou a todos um Happy Day! (Música: Oh! Happy Day – Sister Act e Jota Quest) 

 

2° Turno: 

• Premiação do aluno João Victor, vencedor do Concurso cultural e autor do desenho que estampou a camisa da equipe na festa. 
 


• A turma E.I.20, da professora Tatiane acredita na felicidade e levou a mensagem que os dias ruins passam depressa assim como os dias de chuva dão lugar a lindos dias de sol! (Música: Felicidade - Marcelo Jeneci) 

 

• Em seguida, a turma 1102, da professora Paula não negou que a vida é bela e que corre atrás da felicidade, mesmo que ela esteja lá em Hollywood! (Música: Hollywood - Lucinha Lins) 


 

• A turma 1201 da professora Rosane, com seus peixinhos e sereias mostrou para todos as vantagens se ser feliz no fundo do mar! (Música: Aqui no mar. Tema do filme "A Pequena Sereia")

 

 

• Já a turma 1502, da professora Valeska, representou aquilo que faz qualquer dia feliz para uma criança: As brincadeiras! (Música: pout-pourri brincadeiras de criança.)

 

• E novamente, finalizando as apresentações desejando a todos que tivessem um Happy Day, a turma 1402, da professora Teresa. (Música: Oh!Happy Day! - pout-pourri Sister Act + Jota Quest)

 

 
  



 

 Se você gostou do que viu, acompanhe essas e outras experiências no  http://emjoaodedeus.blogspot.com/

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/09/2011

J.I. República Árabe Unida - Projeto: Sala de Leitura em Ação!

Tags: 8ªcre.


 

O projeto Sala de Leitura em Ação tem despertado nos alunos do J.I. Árabe Unida, não só o prazer da leitura, mas também o gosto por estar neste espaço tão especial da escola!


Os alunos chegam à Sala de Leitura curiosos e animados com tantos livrinhos que poderão ver. Após manusearem os livros, eles escolhem a história que mais gostaram e então a professora inicia a leitura.


Todos ficam atentos. É visível o brilho nos olhinhos de cada um!


Terminada a história, os alunos se preparam para a dramatização.


São usados chapéus, máscaras, fantasias e tudo o que é possível para levá-los ao mundo da imaginação e do faz de conta!


A professora Ana Maria percebeu que com o projeto as crianças chegam à Sala de Leitura muito mais animadas e que desenvolvem a linguagem oral, a expressão e a criatividade.


Vejam o que a galerinha aprontou depois da leitura do livro: 

 

“O Aniversário do Elefante Fante”

 

A história dos Três Porquinhos:

 

 

Incentivar o hábito da leitura foi o caminho que esta escola escolheu para inserir seus alunos em um mundo de descobertas, aprendizagens e prazer!


Rio, uma cidade de leitores!
 

 

                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF



   
           



Yammer Share