A A A C
email
Retornando 93 resultados para o mês de 'Setembro de 2011'

Sexta-feira, 23/09/2011

Solução de Problemas da sua conta de email Rioeduca.net

Tags: emailrioeduca.

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/09/2011

Projeto “Gentileza, gera gentileza” da CM Buriti Congonhas

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas.

A Creche Municipal Buriti Congonhas, localizada no bairro de Madureira, está desenvolvendo o projeto “Gentileza, gera gentileza”, que passa a compor o Projeto Político Pedagógico, por sua importância e relevância nos dias atuais.

 

 

O projeto “Gentileza, gera gentileza" foi dividido em quatro subprojetos: “Gentileza é: Navegar na alegria dos diferentes ritmos”; “Gentileza é: Cuidar do Planeta como lição de casa”, “Gentileza diz: O Mundo é uma Escola e a vida é uma arte” e para o último trimestre “Gentileza é: Saber o valor da diversidade”.

 

Devido ao grande número de atividades e compromissos, deixamos um pouco de lado e nos tornamos pessoas práticas, rápidas, e nossa gentileza, inevitavelmente, torna-se mais vulnerável.

 

Trabalhar de forma sutil o comportamento das pessoas, até nos menores ambientes, se faz necessário e é através de pequenos atos, como um “Bom Dia”, “Por Favor”, que resgata-se a gentileza.

 

São esses atos que a Creche pretende resgatar através do Projeto "Gentileza, gera gentileza".


Objetivos do projeto:

"Desenvolver nas crianças diversas formas de expressão (linguagens artísticas), ampliando sua imaginação, explorando diversos materiais, incentivando criar desenhos e formas, reproduzir imagens, representar a natureza, os ambientes, pintando, fazendo colagens, usando sucatas e, principalmente, brincando de descobrir a magia das cores, buscaremos construir junto ao aluno conceitos indispensáveis à vida em sociedade, da vida como indivíduo e a influência do meio e do ser, na construção de um planeta e uma sociedade, saudáveis e sustentáveis. Para isso foi apresentado o livro “Quem é Quem?”."


Como acontece:

"As artes são linguagens muito importantes como forma de expressão e comunicação. Por meio de suas criações artísticas as crianças desenvolvem a autonomia, a coordenação motora e suas identidades. E é pensando no criar, que a creche procura diversificar e enriquecer as experiências proporcionadas às crianças".


 

 

 

Está sendo trabalhado pintura de quadros explorando diversos materiais: guache, aquarela, pinturas naturais, que não poluem o meio ambiente, como: suco e/ou sumos de beterraba, couve, cenoura, entre outros... O trabalho da sucata é muito importante, estimula a criação artística e a contribuição para um mundo sustentável.

 

"Confeccionaremos brinquedos com caixas de leite, garrafas pet, copos de iogurte, latinhas de refrigerante, dando novas utilizações para objetos que iriam pro lixo.

 

Ao término da confecção faremos uma exposição com o trabalho das crianças, convidaremos os pais/ responsáveis para prestigiar nossos pequenos grandes artistas".


Metas do projeto:

 

"Transformação das relações sociais, melhoria do convívio entre as crianças, entre crianças e funcionários, funcionários e funcionários, entre as crianças e seus familiares, entre familiares e familiares e funcionários da creche. O resgate da GENTILEZA, no convívio social;
A valorização da vida, do ser humano e a qualidade das relações estabelecidas;
Apresentação de danças, dramatizações, festas, exposições, confecção de livros e cartazes com intuito de agregar valores e transformações".  


É hora de avaliar:

A avaliação é diária, "num processo de observação, correção, reflexão dos nossos atos, enquanto formadores de opinião, produtores de conhecimentos e como estamos conseguindo, ou não, transmitir para o público alvo, nossas intenções de transformação.

 

"Avaliaremos também nos nossos Centros de Estudos, onde poderemos replanejar e reconduzir nossas ações e estratégias para alcançarmos nossos objetivos".


Gerando Gentileza, impactando a comunidade:


"Apesar do pouco tempo que o projeto está em execução, já observamos em nossas crianças, o despertar da gentileza, na forma de tratar os amigos, ao usar as palavras mágicas, como: ”por favor” e o “bom dia” alegre, que recebemos dos alunos ao chegarem a creche e os responsáveis estão transparecendo a satisfação de serem recebidos com sorriso e cordialidade e por saberem que seus filhos, mesmo na primeira infância, estão demonstrando a gentileza em suas atitudes.

Assim, pretendemos impactar a comunidade com este belo trabalho, GERANDO GENTILEZA".


 “Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar,

mas os seus ecos são efetivamente infinitos.”
 

 

Aniversário da Creche Buriti Congonhas:


No mês de agosto a Creche comemorou 19 anos, com a participação dos pais e da comunidade em geral. As crianças ajudaram a decorar a creche e confeccionaram cartazes para festejar este momento.

 



Conheça o trabalho, na íntegra, acessando o blog da Creche Buriti Congonhas: http://cmburiticongonhas.blogspot.com/

   

Escreva para nós se você professor, ou sua escola, desenvolve ou desenvolveu algum projeto que impactou a aprendizagem dos seus alunos.

Clique na foto da equipe do Rioeduca e veja o e-mail do representante da sua CRE.

 

 


 

 

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/09/2011

A Inspiração que nasce da arte de Romero Britto

Tags: 1ªcre, cultura.

 

 

Na Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, as professoras de Língua Portuguesa Izabel Cristina e Maria Izabel , o Professor Vander Macedo de Matemática e a Professora regente da Sala de Leitura Yeda Barreto realizaram o projeto UMA ESCOLA DE LEITORES A PARTIR DAS OBRAS DE ROMERO BRITTO, com os alunos da escola.

 

 

Para os estudantes, fazer releituras das pinturas de Romero Brito e estudar sua obra foi uma experiência inovadora. Produziram textos, criaram belos desenhos, além de desenvolverem trabalhos matemáticos a partir da obra do autor.

 

QUEM FOI ROMERO BRITTO?

 

 

Nascido no Recife, o pequeno Romero aos oito anos já mostrava interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papel e jornal. Sua famlia o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. Aos 14 anos, vendeu seu primeiro quadro à OEA   (Organização dos Estados Americanos). Desde jovem, enxergava na pintura uma forma de esperança à vida dura que tinha.


Atualmente, o bem sucedido artista Romero Britto tem criado verdadeiras obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são cohecidas como “arte da cura”. Com cores vibrantes e composições ousadas, cria temas graciosos com elementos compostos do cubismo. Romero tem suas pinturas e esculturas presentes em todo o mundo e em mais de 100 galerias, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as de Eillen Guggenheim, senador Ted Kennedy, governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi e Marta Stewart.


Em 2005, como testemunho de seu impacto nas artes plásticas, Romero foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida . Atualmente, Romero possui duas galerias, uma em Miami Beach, na famosa Lincoln Road, e uma belíssima e moderna galeria projetada pelo arquiteto João Armentano, localizada na badalada Rua Oscar Freire, n. 562, no coração dos Jardins, em São Paulo.

 

"Todas as telas nascem em branco. A decisão de colorir é toda sua."

(Romero Britto)

 

 

Para as turmas da Escola  Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, as telas não ficam em branco. Inspirados pela ousadia e história do artista, e acompanhados pelos professores da unidade, os jovens estudantes descobriram talentos e realizaram trabalhos admiráveis, baseados nas obras de Romero Britto.

 

Seguem algumas das produções, que foram apreciadas na XV BIENAL DO LIVRO:

 

 

"Pintar é libertar-se, e isso é o essencial".
 

(Pablo Picasso)

 

 

"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores."

(Charles W. Elliot)

 

 

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."

(Monteiro Lobato)

 

 

"Em vez de pintar coisas puseram-se a pintar ideias".

(José Ortega y Gasset)

 

 

"Eu adoraria pintar como o pássaro canta".

(Claude Monet)

 

 

 

"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol. " 
 
(Pablo Picasso)

 

 

"O caminho para ser imortal é cantar, dançar, atuar, escrever, pintar... enfim é a arte. A arte muda a cada minuto, cria e recria a vida e ao senti-la na essência, nunca mais a esquece e nunca mais serás esquecido."

(Roberto Mendes Barbosa)

 

 

 

E, você já pegou sua aquarela?

 

 

Faça como os alunos da Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, e inspire-se, pinte telas, quadros, painéis... Use pincéis, tintas, lápis de cera, canetinhas...  

 

Como os jovens artistas, atreva-se a iniciar, segure os pincéis, escolhas as cores, misture, imagine...  Ouça músicas, olhe nuvens e crie! Comos os professores Izabel, Maria e Vander multiplique o dom de inspirar.

 

Como disse Romero Britto, a decisão de colorir é só sua!

 

O Rioeduca.net quer publicar o trabalho de sua turma. 

Envie e-mail para ruteferreira@rioeduca.net ou conheça o representante de sua CRE clicando AQUI.

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/09/2011

Imagens em Movimento na EM Presidente Médici

Tags: 8ªcre, blog.

O Projeto Imagens em Movimento, inaugurado este ano, tem o Patrocínio da Petrobrás e oferece aulas optativas de cinema a alunos de 10 escolas municipais do Rio de Janeiro. Cerca de 200 jovens estão vivendo a descoberta da linguagem cinematográfica e produzindo seus próprios filmes este ano, através da ação do projeto.

 

De tal forma, o projeto Imagens em Movimento é um presente muito especial para a Escola Municipal Presidente Médici, por sua proposta inovadora que motiva os alunos de forma peculiar e os insere em um mundo antes desconhecido por eles que é a Arte Cinematográfica.

 

 

As diferentes experiências que são vivenciadas pelos alunos são marcantes e pontuais neste projeto que proporciona transformação de vidas e norteia esperanças de um futuro melhor com possibilidades singulares!

 

                                        ( Foto retirada do site francês: cinematheque.fr  )

Os alunos foram selecionados a partir de redações, em que o tema abordava observações e opinião sobre filmes; agora eles criam seus próprios curtas, utilizando o espaço escolar como pano de fundo de seus roteiros.

 

 

A chegada desta proposta desenvolve nos alunos capacidade crítica e criadora e afirma o direito destes jovens de acesso à cultura e à arte.


Fortalecer as noções de cidadania e de pertencimento à sociedade através da liberdade de expressão vinculada à linguagem audiovisual é uma experiência inovadora e marcante para os alunos.

 

O aluno Humberto Martins dos Santos foi selecionado, através de um concurso de críticas cinematográficas, para participar de um encontro na Cinemateca Francesa, em Paris, em junho de 2011.


Essa experiência foi inesquecível para Humberto e sua família e deixou marcas de transformação de posturas e referência para os demais estudantes da escola.

 

O Projeto Imagens em Movimento, que acontece na EM Presidente Médici às quartas-feiras, tem coordenação geral notável da professora Ana Dillon.


Este projeto contempla os ideais da Escola: exercer seu papel de formadora de cidadãos reais de acordo com as exigências da sociedade moderna que é multicultural e transdisciplinar.

 

Parabéns aos organizadores do Projeto Imagens em Movimento

à direção e equipe da EM Presidente Médici


Colaborou com o texto: ERIKA B. O. BARRETO (Coordenadora Pedagógica)

 

Quer saber mais sobre o projeto Imagens em Movimento? Clique na imagem abaixo.

 

 

OUTRAS ESCOLAS CONTEMPLADAS PELO PROJETO:

Escola Municipal Republica Argentina


Escola Municipal Nereu Sampaio


Escola Municipal Rivadávia Corrêa


Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade



Escola Municipal Georges Pfistere


Escola Municipal Arthur da Costa e Silva

 

Escola Municipal Lindolpho Collor

 

Escola Municipal Almirante Tamandaré


Escola Municipal Ary Quintella

 

 

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share