A A A C
email
Retornando 100 resultados para o mês de 'Setembro de 2012'

Segunda-feira, 17/09/2012

Você está convidado!

Tags: ger~encia, de, mídia, educação.

 

 

 

 

É com alegria, que o Projeto Cineclube nas Escolas convida para a primeira sessão do programa "Cineclube Educação - Viajando com o Cinema", no Oi Futuro Ipanema, no dia 18 de setembro, terça-feira, às 18h30.

 

Nesse dia, haverá uma sessão exclusiva do filme "O Palhaço", de Selton Mello, para professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Após o filme, haverá debate com convidados especiais. A sessão para professores é GRATUITA, e para garantir o seu lugar basta enviar um email para agendamento@cineduc.org.br com os dados: nome completo, disciplina, escola, email e telefone.

 

O agendamento será por ordem de recebimento de email, e a confirmação estará sujeita à lotação da sala (capacidade 120 lugares). O filme "O Palhaço" tem duração de 90 minutos e conta a história de Puro Sangue (Paulo José) e Pangaré (Selton Mello), pai e filho, donos do Circo Esperança. Eles lideram uma trupe de artistas pelas estradas do país. Tome Nota! Filme: O Palhaço Oi Futuro Ipanema Rua Visconde de Pirajá, 54, 3º andar - Ipanema – Rio de Janeiro / RJ Capacidade da sala: 120 lugares

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/09/2012

Mitos e Lendas

Tags: 4ªcre, projetos.

 

Os costumes e tradições de um país fazem parte de sua identidade nacional. Junto com so eu folclore, compõem a estrutura cultural de um povo. O campo cultural, o popular, o folclórico, nos faz brasileiros, nos faz saber quem somos. Quando sabemos quem somos e de onde viemos a aprendizagem se dá fato.

 

 

 

Descubra como a Professora Aline Sant Anna da Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira desenvolveu um Projeto sobre o Folclore brasileiro e com isso, promoveu o resgate da nossa cultura.

 

 

 

 

Apresentação:

"Esse projeto trabalhou de forma significativa o folclore com as crianças do segundo ano do ciclo. Para isso, dedicamo-nos durante oito dias de aulas, fazendo pesquisas em diversos materiais, tais como: livros, revistas, sites educativos, no caderno pedagógico, na educopédia, utilizamos a sala de leitura e o datashow.

 

 

Justificativa:

 

 

 

 

O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos por suas histórias.

 

O conhecimento popular canta e encanta os que os escutam. Para nós, o trabalho com a oralidade, a pesquisa, a troca de conhecimentos e a recontagem dessas lendas foi muito proveitosa e prazerosa para a turma, que pode explorar a linguagem oral e escrita, assim como pode trabalhar diversas outras disciplinas, pois com elas, as crianças conheceram um pouco mais de nossa cultura.

 

Desenvolvimento:

 

 

 

A influência dos mitos, lendas em nossa vida? O medo em nossas vidas? (como trabalhar esse sentimento) O que é imaginário e real? Música, artes, geografia, história.

 

Conhecemos músicas e brincadeiras populares. A música folclórica é encontrada em brincadeiras infantis, cantos religiosos, ritos, danças e festas. Estudamos: Cantigas e brincadeiras de roda, cirandas, brinquedos, parlendas, comidas típicas, superstições;

 

 

Organização do projeto:

 

 

 

Separei a turma em 6 grupos e escolhemos por meio de sorteio as lendas das quais eles mais gostaram. Cada grupo pesquisou mais sobre sua lenda, escreveu e organizou as em cartazes, ilustrando de diversas formas.

 

 

Materiais:

 

 

 

Para representar as lendas, elaboraram cenários utilizando dobraduras, desenhos, recortes e colagem, fantoches, massa de modelar, amostra da mandioca e do pé de algodão verdadeiros, materiais reciclados, caixas de leite, entre outros objetos reaproveitados.

 

 

Apresentação e culminância:

 

 

 

Os alunos se apresentaram nas demais turmas e filmaram suas experiências. Os trabalhos estão expostos pela escola." Texto: Professora Aline Sant Anna

 

Parabéns, Professora Aline pois  o seu trabalho visa desenvolver atividades relacionadas a história de vida do educando para facilitar o processo ensino/aprendizagem.

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ª CRE
anaaccioly@rioeduca.net
     Twitter: @Ana_Acioly

  
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/09/2012

Novidade no Mundo Virtual: Blog da E. M. Barão de Itacurussá

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

A 2ª CRE está com um blog novinho em sua lista de blogs de unidades escolares. Conheceremos, hoje, o portfólio virtual da E. M. Barão de Itacurussá.

 

 

A professora Viviana, diretora-adjunta da E. M. Barão de Itacurussá, participou da “Oficina de Blogs” dinamizada pelas professoras Renata Carvalho, representante da 2ª CRE, no Rioeduca  e Regina Bizarro, representante da 5ª CRE, no Rioeduca.

 


A oficina que aconteceu no mês de junho, no auditório da 2ª CRE, teve como objetivo reunir professores para discutir as características de um blog educacional e conhecer as técnicas para a criação de um blog. Neste encontro, a professora Viviana pode aprimorar seus conhecimentos e dar vida ao portfólio virtual da E. M. Barão de Itacurussá.

 

 

Esta escola fica localizada no bairro da Tijuca e, de acordo com as informações no blog, foi inaugurada em 1942. Atende alunos da Educação Infantil, Classe Especial e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 


A primeira publicação do ambiente virtual da E. M. Barão de Itacurussá conta a história da escola. Vejamos:

 

 

 

 

 

 

Nota: Imagens retiradas do blog da escola.

 

 

Além da história, o blog registra a participação da unidade escolar na Semana da Educação Infantil. Neste evento, que aconteceu no período de 20 a 25 de agosto, os responsáveis puderam participar de atividades com os pequeninos e conhecer o trabalho e a importância desta etapa escolar na vida dos educandos.


Assista, no vídeo abaixo,  alguns momentos da Semana da Educação Infantil na E. M. Barão de Itacurussá.


 

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho desta escola? Visite seu blog!

http://emitacurussa.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:


Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/09/2012

Ações Educativas e Aprendizagem Significativa

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Marechal Trompowsky, localizada em São Cristovão, desenvolve um trabalho de excelência em sua comunidade escolar. Suas ações estão voltadas para um ensino de qualidade e aprendizado significativo.


De olho no Céu

 

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil realizou uma simulação da Ação de Apoio às Vítimas  das Chuvas com a Turma do 6º Ano Experimental. A unidade a é ponto de apoio para a Comunidade em caso de chuvas fortes. Os alunos puderam vivenciar a experiência, atuando como agentes de apoio e fazendo com que os outros alunos tivessem posturas corretas no momento em que esta ação se fizer necessária. A experiência foi bastante enriquecedora e trouxe informações importantes para todos.

 

 


 

 

Aprendizagem e Muitos Sorrisos


A Equipe da Saúde trouxe a nossa escola o Projeto Saúde Bucal. Os profissionais orientaram os alunos sobre os cuidados necessários para se manter uma boa dentição. Os programas educativos de Saúde Bucal promovem o aumento do conhecimento sobre higiene, assim como auxilia na redução do índice de problemas com a dentição. Estas ações têm grande importância pois é durante a infância que a criança incorpora em sua vida os hábitos de higiene.

 


 

Passeio ao Planetário


Os alunos do 3º ano realizaram uma agradável visita ao Planetário da Gávea. Oportunidade que sempre propicia um aprendizado de forma lúdica e motivadora, afinal é uma excelente oportunidade de contato com a ciência.

 

 

Fora Dengue!


Aprender sobre a dengue nunca é demais, principalmente quando a palestra é realizada por uma super equipe da saúde. Além de informações importantes sobre combate e prevenção da doença, um teatro muito animado foi apresentado aos alunos.

 

 

Essas são apenas algumas das ações desenvolvidas pela Escola Municipal Marechal Trompowsky. Para conhecer mais os trabalhados desta unidade acesse AQUI.

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.



Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share