
Domingo, 16/09/2012
Educoencontro: o futuro já é parte do presente
Aconteceu neste sábado, 15 de setembro de 2012, na Escola Municipal Orsina da Fonseca, o Ginásio Experimental Carioca da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ªCRE), o esperado encontro dos professores educopedistas, rioeducadores, representantes dos embaixadores das CREs, além dos mobilizadores e articuladores, ligados a Subsecretaria Especial de Assuntos Estratégicos da SME/Rio.
Cerca de trezentos professores de escolas de todas as dez CREs e dos diversos setores do nível central da Secretaria Municipal de Educação, estiveram reunidos das 8h e 30minutos até as 13 horas para dar sequência ao projeto revolucionário da Educopédia, que foi implantado no Rio de Janeiro em 2009, mas que já alcançou projeção nacional e internacional.
Segundo Raphaella, diante do crescimento e do sucesso do Programa, vai ser preciso cada vez mais, maior comunicação e maior interação entre as famílias da Educopédia e do Rioeduca.
Lilian também chamou a atenção dos professores para a mobilização cada vez mais acentuada que se verifica na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro que, segundo disse, saiu de um processo estático para uma experiência dinâmica, pois, com a Educopédia e com o Rioeduca, começaram a fluir incontáveis possibilidades de práticas pedagógicas para serem utilizadas em sala de aula.
Antes do encerramento do Educoencontro, foi apresentado um vídeo com as novidades mais recentes da Educopédia e anunciadas as próximas conquistas, já em fase de consolidação, como a repaginação do Portal do Rioeduca, a contratação de professores que vão atuar produzindo postagens especiais sobre a relação aluno, família e escola; educação infantil; Extensividade; Rio de Leitores e temas com viés pedagógico direcionados aos professores da Rede.
Foi acertada, a escolha da Escola Municipal Orsina da Fonseca para a realização de mais um Educoencontro, por ser um local bastante agradável, arborizado, com salas amplas e bem equipadas, estacionamento espaçoso e ao lado de uma estação do Metrô e de ruas servidas por diversas linhas de ônibus, facilitando assim a acessibilidade dos professores vindos de qualquer ponto da cidade.
|


Sexta-feira, 14/09/2012
Projeto Brincando na Praça
A Creche Municipal Guaraciara Rodrigues Diniz
|


Sexta-feira, 14/09/2012
E. M. Joaquim Ribeiro em Desfile
A Escola Municipal Joaquim Ribeiro, 3ª CRE, situada no bairro de Inhaúma, atende da Educação Infantil ao 9º ano. Vamos conhecer, em desfile, um pouco do trabalho desta equipe.No recém-inaugurado blog da escola, podemos conhecer um pouco da história do seu patrono. Joaquim Ribeiro dos Santos foi um homem de seu tempo: militar, religioso e uma pessoa muito preocupada com a Saúde e Educação. No final do século XIX e início do século XX, suas ações legaram à sociedade paulista, uma escola e um hospital.
A Escola Municipal Joaquim Ribeiro procura seguir os passos de seu patrono deixando sua marca educacional no bairro em que atua. Para homenagear seu patrono e participar das comemorações pelo Dia da Pátria, eles organizaram um desfile cívico no entorno da Praça Soldado Cosme dos Santos onde está localizada. As atividades realizadas visam inserir nos corações infantis o orgulho pátrio ao prestar, com respeito e disciplina, honras ao nosso país.
No blog, podemos observar que as relações interpessoais entre todos da comunidade escolar são bastante cultivadas. É reconhecido o valor de cada um na construção de um ambiente educacional favorável. O trabalho de todos constrói o sucesso da escola. Os alunos, contagiados por este clima, têm mais prazer em aprender.
Está registrado, também, o reforço escolar para aqueles que ainda não atingiram todos os objetivos, o uso do Laboratório de Informática, a introdução da música como atividade educacional.
A participação da escola na Semana da Educação Infantil não poderia ficar de fora, bem como o registro das atividades relacionadas ao Projeto Político Pedagógico "Cuidar do Ambiente, Preservar a Vida".
A escola, assim, segue na estrada de seu patrono e nós podemos acompanhar estes passos seguindo o blog. Aproveite para deixar seu comentário.
Contate-nos angela.freitas@rioeduca.net twitter @angeladario facebook Angela Regina de Freitas
|


Sexta-feira, 14/09/2012
Independência, Conscientização, Civismo e Educação
No desfile da Semana da Pátria, realizado no dia 31 de agosto de 2012, no bairro de Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Escola Municipal Professora Sonia Mota Molisani, da 10ª CRE, prestou homenagem ao cantor e compositor popular Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”
A participação dos alunos e professores da Escola Municipal Sonia Mota Molisani no desfile cívico da semana da pátria, no bairro de Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro, é tradição de 21 anos.
|

