A A A C
email
Retornando 100 resultados para o mês de 'Setembro de 2012'

Domingo, 16/09/2012

Educoencontro: o futuro já é parte do presente

Tags: 10ªcre, educopédia, rioeduca.

Aconteceu neste sábado, 15 de setembro de 2012, na Escola Municipal Orsina da Fonseca, o Ginásio Experimental Carioca da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ªCRE), o esperado encontro dos professores educopedistas, rioeducadores, representantes dos embaixadores das CREs, além dos mobilizadores e articuladores, ligados a Subsecretaria Especial de Assuntos Estratégicos da SME/Rio.

 

 

 

 


 

Cerca de trezentos professores de escolas de todas as dez CREs e dos diversos setores do nível central da Secretaria Municipal de Educação, estiveram reunidos das 8h e 30minutos até as 13 horas para dar sequência ao projeto revolucionário da Educopédia, que foi implantado no Rio de Janeiro em 2009, mas que já alcançou projeção nacional e internacional.

 


O Educoencontro começou com a habitual confraternização dos professores, participando de um café de boas-vindas, até que as famílias de educopedistas e de rioeducadores se juntassem em grupos, com os seus respectivos coordenadores pedagógicos, dando início ao primeiro momento daquela reunião especial.

 


Durante uma hora, das 9 às 10 horas, os professores estiveram reunidos em nove equipes agrupadas de acordo com as famílias: Língua Portuguesa; Produção Textual; Literatura Infantil; Matemática; Ciência; História; Geografia, Fundamental I; Artes; Música: Educação Física; Educação Infantil; 3º ano Reforço; Alfabetização; PEJA; Educação Especial; Inglês; Espanhol; Objetos de Aprendizagem, além do grupo das mobilizações, formado pelos articuladores; embaixadores da Educopédia; Mídias Sociais; Mobilizadores e Rioeducadores.
No segundo momento, das 10 às 11 horas, houve o desdobramento das equipes, em dezoito grupos, cada qual tratando especificamente dos assuntos relacionados às suas famílias, com informes, apresentação dos novos integrantes, orientação sobre as postagens, avaliação interna e perspectivas para o planejamento dos programas, ações e atividades de 2013.

 



Ao fazer a abertura da reunião dos participantes do grupo de mobilizações, a professora Raphaella Marques, que atualmente coordena a Equipe de Mídias Sociais, falou da necessidade de que todos conheçam os demais integrantes das equipes e que estejam atentos para as futuras parcerias.

 


 

Segundo Raphaella, diante do crescimento e do sucesso do Programa, vai ser preciso cada vez mais, maior comunicação e maior interação entre as famílias da Educopédia e do Rioeduca.

 


Lilian Ferreira, professora de Língua Portuguesa e gerente do Rioeduca, ao falar na sua apresentação, mencionou a relação visceral da Educopédia com o Rioeduca, citando vários exemplos práticos que justificam cada vez mais o trabalho interativo e parceiro de todas as famílias.

 

 

 

 


 

 

Lilian também chamou a atenção dos professores para a mobilização cada vez mais acentuada que se verifica na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro que, segundo disse, saiu de um processo estático para uma experiência dinâmica, pois, com a Educopédia e com o Rioeduca, começaram a fluir incontáveis possibilidades de práticas pedagógicas para serem utilizadas em sala de aula.

 

 

 


Dando sentido pedagógico ao educoencontro, foram realizados dois minicursos, das 11h 30 minutos até as 13 horas, quando as professoras Andrea Verdan e Luciana Alves de Jesus abordaram, respectivamente, os temas: “A forma de postagem das aulas na plataforma Educopédia exerce influência significativa no interesse dos alunos em utilizá-las?” e “Aprender na cibercultura: o desenvolvimento da leitura por meio da autonomia.”

 

 

 

 


 

 

Antes do encerramento do Educoencontro, foi apresentado um vídeo com as novidades mais recentes da Educopédia e anunciadas as próximas conquistas, já em fase de consolidação, como a repaginação do Portal do Rioeduca, a contratação de professores que vão atuar produzindo postagens especiais sobre a relação aluno, família e escola; educação infantil; Extensividade; Rio de Leitores e temas com viés pedagógico direcionados aos professores da Rede.

 

 


 

Foi acertada, a escolha da Escola Municipal Orsina da Fonseca para a realização de mais um Educoencontro, por ser um local bastante agradável, arborizado, com salas amplas e bem equipadas, estacionamento espaçoso e ao lado de uma estação do Metrô e de ruas servidas por diversas linhas de ônibus, facilitando assim a acessibilidade dos professores vindos de qualquer ponto da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Contatos: sinvaldosouza@rioeduca.net Twitter: @SinvaldoNSouza

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/09/2012

Projeto Brincando na Praça

Tags: 5ªcre, projetos.

 A Creche Municipal Guaraciara Rodrigues Diniz
desenvolveu o "Projeto Brincando na Praça"
durante a Culminância da Semana de Educação Infantil/5ª CRE,
realizada no Parque de Madureira.

 

 

A Creche Municipal Guaraciara Rodrigues Diniz participou, com muito empenho, com o projeto Projeto Brincando na Praça na Culminância da Semana de Educação Infantil, que aconteceu no Parque de Madureira, o mais novo Parque da Cidade do Rio de Janeiro localizado no subúrbio de Madureira.

 

Os Eixos:

• Linguagens - Oral e Escrita, Música e Artes Visuais;

• Matemática - Conceitos;

• Natureza e Sociedade - Saúde e Sustentabilidade;

• Corpo e Movimento - Expressividade, Equilíbrio e Coordenação.

 

 

 

 

Seus objetivos:

• Estimular o prazer pela leitura através de diferentes linguagens; Explorar alguns conceitos matemáticos presentes no cotidiano; Estimular respeito ao meio ambiente sustentável, mobilizar no combate à dengue; Ampliar possibilidades expressivas de gestos e ritmos; explorar as diferentes dinâmicas do movimento como a força, velocidade e flexibilidade.

 

 


 

 

Atividades desenvolvidas ao longo do evento:

 

• Manuseio de livros diversos, Enquete: "Ser criança é...", Avental de histórias, Dramatização da história "Os Três Porquinhos", Origami: A casa do porquinho, Desenho, Oficina de bolas;

• Brincadeira na piscina; Contação da história "A viagem de um barquinho" (Domínio Púbico), Origem do barquinho; Olimpíada de Matemática, Caixa de Contagem;

• Inspetor Dengue, Contação da história "O mosquito dengoso" (Zeneida Lima), Manifesto "Xô, Dengue!", Apitaço Planeta Sustentável;

• Sombra Ataca!; Brinquedos cantados, Folclobrincando: Contação da história "Saci Pererê", Pulando com o Saci Pererê, Dança do Boi Bumbá, Academia do "Mexa-se!".


 

 

 

 

 

Foi um dia "prá lá" de especial com a participação da Creche Municipal Guaraciara Rodrigues Diniz  e todas as outras Creches, EDIs, Escolas da 5ª CRE, culminando com belos trabalhos de todos os professores e seus alunos da Educação Infantil.

 

Parabéns para todos!

 

A CM Guaraciara já tem blog criado na última Oficina de Blogs que aconteceu na 5ªCRE, mas, no momento, encontra-se em fase de atualização do seu design e, logo, logo estará entre as centenas de blogs da nossa rede.
 

 

  Professor, mostre seu trabalho ao Mundo, publicando no Portal Rioeduca, mas para isso precisa contatar o representante de sua CRE, clicando em SOBRE NÓS.

 

Regina Bizarro

Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza 

 

                                


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/09/2012

E. M. Joaquim Ribeiro em Desfile

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas.

 

 

A Escola Municipal Joaquim Ribeiro, 3ª CRE, situada no bairro de Inhaúma, atende da Educação Infantil ao 9º ano. Vamos conhecer, em desfile, um pouco do trabalho desta equipe.

 

 

No recém-inaugurado blog da escola, podemos conhecer um pouco da história do seu patrono. Joaquim Ribeiro dos Santos foi um homem de seu tempo: militar, religioso e uma pessoa muito preocupada com a Saúde e Educação. No final do século XIX e início do século XX, suas ações legaram  à sociedade paulista, uma escola e um hospital.

 

 

 

 

 

A Escola Municipal Joaquim Ribeiro procura seguir os passos de seu patrono deixando sua marca educacional no bairro em que atua. Para homenagear seu patrono e participar das comemorações pelo Dia da Pátria, eles organizaram um desfile cívico no entorno da Praça Soldado Cosme dos Santos onde está localizada. As atividades realizadas visam inserir nos corações infantis o orgulho pátrio ao prestar, com respeito e disciplina, honras ao nosso país.
As turmas se organizaram para ouvir o Hino Nacional e marchar aguçando a curiosidade e apoio da comunidade escolar.

 

 

 

 

 

 

No blog, podemos observar que as relações interpessoais entre todos da comunidade escolar são bastante cultivadas. É reconhecido o valor de cada um na construção de um ambiente educacional favorável. O trabalho de todos constrói o sucesso da escola. Os alunos, contagiados por este clima, têm mais prazer em aprender.

 

 

 

 

 

 

Está registrado, também, o reforço escolar para aqueles que ainda não atingiram todos os objetivos, o uso do Laboratório de Informática, a introdução da música como atividade educacional.

 

 

 

 

 

 

A participação da escola na Semana da Educação Infantil não poderia ficar de fora, bem como o registro das atividades relacionadas ao Projeto Político Pedagógico "Cuidar do Ambiente, Preservar a Vida".

 

 

 

 

 

 

A escola, assim, segue na estrada de seu patrono e nós podemos acompanhar estes passos seguindo o blog. Aproveite para deixar seu comentário.

 

 

 

 

 

Contate-nos

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/09/2012

Independência, Conscientização, Civismo e Educação

Tags: 10ªcre, rio, cidadania, rio, saudável, evento.

No desfile da Semana da Pátria, realizado no dia 31 de agosto de 2012, no bairro de Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Escola Municipal Professora Sonia Mota Molisani, da 10ª CRE, prestou homenagem ao cantor e compositor popular Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”

 

 

 

A participação dos alunos e professores da Escola Municipal Sonia Mota Molisani no desfile cívico da semana da pátria, no bairro de Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro, é tradição de 21 anos.

 


O desfile, que acontece sempre na última semana do mês de agosto, ou primeira semana do mês de setembro, é realizado na Praça Sete de Abril, onde se encontra localizada a Escola Municipal Professora Sonia Mota Molisani  e conta com a participação de outras escolas e colégios da rede pública e também da rede privada.

 

 


No caso da Escola Municipal Sonia Mota Molisani, a participação chega a quase 100% do efetivo dos alunos, o que confirma o grande interesse de todos na comemoração do feriado de caráter histórico de maior importância para os brasileiros.

 


Neste ano em que comemoramos o 190º aniversário da Independência do Brasil, a E. M. Professora Sonia Mota Molisani teve um papel de destaque no desfile ocorrido no bairro de Paciência.

 


Tratando de temas como independência, conscientização, civismo, educação e também cultura, a E. M. Professora Sonia Mota Molisani organizou alas representativas de alguns temas que são trabalhados em sala de aula e na escola, tanto no Projeto Político Pedagógico, como também nos projetos setoriais, como o combate à dengue, a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais e os direitos da mulher.

 


Lembrando o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, a E. M. Professora Sonia Mota Molisani organizou aulas e coreografia representando os principais sucessos do compositor.

 


Segundo a diretora Valéria, a participação dos pais e responsáveis no desfile da Semana da Pátria vem acontecendo de forma natural, contribuindo assim para o estreitamento das relações da Escola com a Família.

 

 

 


 

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share