A A A C
email
Retornando 100 resultados para o mês de 'Setembro de 2012'

Quinta-feira, 13/09/2012

Palavras de Arrepiar e Contos de Assombração

Tags: 10ªcre, fórmula, da, vitória, realfa, 2b.

 

Professores do Projeto “Fórmula da Vitória”, Realfabetização 2B, das escolas da 10ª CRE se reúnem para capacitação sobre contos de assombração

 

 

Quarta-feira sim, quarta-feira não, os professores das escolas da 10ª Coordenadoria Regional de Educação que trabalham com turmas do Projeto Fórmula da Vitória, Realfabetização 2B se reúnem para troca de experiências, planejamento das atividades semanais, atualização de informes, leitura de textos e capacitações.

 


Esses encontros quinzenais, que têm acontecido na sala de leitura da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, são coordenados pela professora Eliane Atallah Rabello e conta sempre com a participação das professoras itinerantes que acompanham o Projeto Fórmula da Vitória nas escolas da 10ª CRE.

 


No dia 5 de setembro de 2012, quarta-feira, em dois horários distintos, pela manhã, das 8 às 12 horas e à tarde, das 13 às 17 horas, aconteceu mais um encontro. Desta vez foi uma capacitação dos professores para tratar dos contos de assombração, conforme previsto no módulo específico do Projeto Realfabetização 2 B.
 

 

Como convidado da professora Eliane Atallah, que coordena o Projeto Fórmula da Vitória, na 10ª CRE, tive a chance de ouvir interessantes histórias de assombração e acompanhar a leitura de alguns contos retirados do livro distribuído pelo Instituto Ayrton Senna, parceiro da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no Projeto “Fórmula da Vitória”.

 

 

 

 


As curiosas e horripilantes histórias contadas pelo professor Luciano, da Escola Municipal Francisco Caldeira de Alvarenga e por outros participantes do encontro ganharam muito mais dramaticidade por causa da ambientação da sala, artisticamente decorada pela habilidosa professora Eliane, com bruxas, teias de aranha, morcegos e aquele colorido bem característico dos filmes de terror e histórias de assombração.

 


Ney Matogrosso, com a música “Sem medo de assombração”, e Michael Jackson, com “Thriller”, também estiveram presentes no encontro dos professores do Realfa 2 B, emprestando suas trilhas musicais para aumentar ainda mais o clima sobrenatural daquele momento auspicioso para tratar do gênero literário proposto para o módulo de estudo.

 

Veja o clip Thriller Michael Jackson  http://www.youtube.com/watch?v=hoivAxr3i8g

 


A capacitação dos professores contou com atividades em grupo para análise do livro “Contos de Assombração”, com a apresentação do dicionário contendo as “palavras de arrepiar”, confecção de cartaz com a lista de palavras e expressões retiradas dos textos, simulação do texto reescrito coletivamente e ampliação do repertório, com as sugestões apresentadas pelos participantes.

 


Visitando a Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, no dia seguinte à capacitação da 10ª CRE, tive a oportunidade de ver parte do resultado do desdobramento do trabalho, nas salas dos professores Wagner e Janne, que dão aulas para as turmas 8302 e 8301 do Projeto “Fórmula da Vitória” Realfabetização 2 B naquela unidade escolar do bairro Jardim Maravilha em Guaratiba.

 


Janne e Wagner fizeram questão de mostrar os cartazes com as palavras de arrepiar, como parte de um dicionário de assombração, montado a partir da seleção feita pelos alunos.

 


 

Conversando com os dois professores do Realfa 2B, da E. M. Tatiana Memória, também fiquei sabendo um pouco a respeito das histórias de assombração contadas pelos alunos e pelos próprios professores.

 



 

 

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 13/09/2012

Hora do Conto Com a Autora Elza Fiúza

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

 

A E. M. Atenas nos apresenta a Hora do Conto que faz parte do projeto "LER E CONTAR... É SÓ COMEÇAR!" que tem como um dos principais objetivos estimular nas crianças  o hábito de ler e soltar sua criatividade através de apresentações feitas pelos alunos.

 

 

QUEM CONTA UM CONTO...
...AUMENTA UM PONTO!

 

 

 

A Escola Atenas apresenta a Hora do Conto com a autora Elza Fiuza, numa apresentação de teatro com as turmas de Educação Infantil, direcionadas pelas professoras Vânia de Oliveira, Sueli Ferreira, Vera Lucia Matias e Ida Vivas.

 

 

A Hora do Conto é a culminância do projeto "LER E CONTAR...É SÓ COMEÇAR!" que tem como vertente a formação do aluno leitor, estimulando o hábito de ler das crianças, além de formar plateia a partir das apresentações mensais onde os professores apresentam um autor e fazem uma narrativa de suas obras, no caso da autora supra citada, houve apresentação teatral dos alunos  de Educação Infantil  tendo como narrativa o clássico infantil A galinha ruiva.

 

 

A partir das obras da autora, são realizadas em sala de aula atividades com foco no letramento, além de matemática, artes e áreas pertinentes à história contada. A autora já publicou vários clássicos infantis: O pintinho Quiriquiqui, O macaquinho travesso, A bela e a fera, O veado e a onça, A bela e a fera, O bolo de natal, Dona galinha e seus pintinhos, dentre outros.

 


Sugestões de atividades de letramento e contagem:

 

 

 

Sugestão de atividade de artes, realizada com sucata: confecção da galinha ruiva com potinhos de iogurte.



 

 

Para conhecer um pouco mais sobre a autora Elza Fiúza e suas obras clique na capa do livro abaixo:

 

 

 

Para ter acesso a esta e outras atividades da E. M. Atenas, clique na imagem do blog da escola abaixo.

 

 

Agradeço a equipe da E. M. Atenas e a professora Cristiane Pinto pela grande parceria que mantêm com o Rioeduca no compartilhamento de suas atividades.

 

 

 

Para compartilhar conosco suas atividades,

entre em contato com a representante da sua CRE,

basta clicar na página Sobre Nós do Portal Rioeduca.

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:

Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter:
@marciacrisalves

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 13/09/2012

E. M. Presidente Eurico Dutra na Semana da Educação Infantil

Tags: 4ªcre, eventos, projetos.

A incorporação do lúdico na prática docente é de grande valia para o processo ensino/aprendizagem dos primeiros anos escolares. Brincar  é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais. 

 

 

 

“Brincar é uma ação iniciada e mantida pela criança, a brincadeira possibilita a busca de meios, pela exploração ainda que desordenada, e exerce papel fundamental na construção de saber fazer”. (Kishimoto, 2002, p.146)

 

 

 

 

"Mais um email... Semana da Educação Infantil”. Nossa! Mais trabalho... E agora? Quanta preocupação... Como toda novidade, gerou inquietações e dúvidas, mas já que temos que fazer, vamos fazer o melhor possível. A diretora Sandra participou da reunião na GED para os primeiros combinados e trouxe a notícia: o encerramento será na Praça Santa Emiliana, em frente à escola. Que bom! Podemos contar com um número maior de pais e crianças. E foi assim que a Semana de Educação Infantil começou a ser pensada na nossa escola.

Organizamos as atividades para o início do turno, quando os pais traziam as crianças e podiam vivenciar um pouco da rotina da Educação Infantil. Direção, Coordenação Pedagógica, professoras e agentes auxiliares de creche recebiam as crianças e os pais com muita alegria – os pais chegavam curiosos e ansiosos para participar, afinal receberam um “convite especial”.

 

 

 

 

Na abertura, foi apresentada a mensagem “Dias desleais” que aborda a importância da infância para a formação da pessoa. A Coordenadora Claudia explicou o objetivo da Semana da Educação Infantil, como seriam as atividades e contou um pouco da história da Drª Zilda Arns, a homenageada da semana.

No segundo dia, os pais participaram da Roda de Leitura com as crianças e tias na sala de aula, sentados em círculo, “perninha de chinês” e deixando a imaginação voar...

Na quarta-feira, todos juntos no auditório para assistir ao vídeo “Território do Brincar”. As crianças adoraram ver outras crianças e suas brincadeiras, e os pais relembraram suas infâncias e brincadeiras preferidas.

Quinta-feira foi o dia da brincadeira – para os pais. No pátio, adaptamos as brincadeiras “Coelhinho na toca” e “Dança das Cadeiras”. As crianças cantavam, marcando o tempo, e torciam pelos pais. Foi uma algazarra! Depois, repetimos a brincadeira para as crianças participarem com seus pais.

 

 

 

 

O último dia na escola foi dedicado às Artes. Cada professora organizou uma atividade para os pais fazerem com as crianças (pintura com os dedos, origami, flores com sucata). Mamães e papais puderam deixar recadinhos do coração para seus filhos. Os trabalhos foram expostos no sábado.

 

 

 

 

No sábado, dia de sol e calor, além da exposição dos trabalhos, nossas crianças, ensaiadas pela tia Claudinha, apresentaram-se no palco, dançando o sucesso “Eu quero tchu, eu quero tcha”, agitando toda a praça.

Também fez muito sucesso a oficina de fantoches com caixas de leite dinamizadas pelas agentes auxiliares de creche Andréa e Martha. Até a professora Maria Helena, Gerente de Educação, foi dar uma espiadinha..." Texto: Professora Claudia Cabral

 

 

Parabéns para Escola por promover a valorização do ensino lúdico, do movimento, da curiosidade e da espontaneidade, possibilitando com isso, que as crianças vivenciem  a riqueza dos relacionamentos interpessoais, da sua capacidade crítica e da opinião pessoal.

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 13/09/2012

A Arte e as Cores na Creche Municipal Espaço Livre da Criança

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Creche Municipal Espaço Livre da Criança, localizada na Comunidade do Morro do São Carlos, Estácio, desenvolveu neste mês o projeto “A Magia das Cores no Mundo da Alimentação” . Nesta publicação, o leitor poderá acompanhar os momentos de aprendizagem, alegria e diversão vivenciados pelas crianças.

 

A Creche Municipal Espaço Livre da Criança sabe que a infância é um tempo de descobertas, magia e aventuras. É nesta fase que os pequenos terão seus primeiros contatos com a linguagem da arte, além de explorarem, pesquisarem e criarem coisas novas. O contato com o mundo das cores na educação infantil é um momento mágico para os pequenos. É quando eles passam a perceber a relação entre as cores e as misturas que se formam,  desenvolvendo assim várias habilidades motoras e cognitivas. Assim, de acordo com o Projeto Pedagógico da unidade, desenvolveram o projeto que envolve cores, alimentação, artes e brincadeiras.

 

 

Cores na Alimentação

 

As crianças foram convidadas a brincarem com as cores através da degustação de frutas. Comeram maçã vermelhinha e a banana amarela com pintinhas pretas! Brincaram de descobrir qual era a fruta que comeram, e fizeram votação com painel. Depois cantaram músicas e se divertiram batendo palmas e brincando. Em meio às histórias e com uma dose de criatividade, experimentações e boas brincadeiras,  o “aprender” ficou muito mais divertido!

 

 

Arte e Alegria

 

As turmas fizeram a releitura de umas das obras de Giuseppe Arcimboldo - Pintor italiano, nascido em Milão. Seu trabalho mais conhecido é a série As quatro estações (1573), série de cabeças formadas por uma infinidade de elementos vegetais como flores, folhas etc. As crianças aprenderam sobre a história do pintor e se divertiram com a experiência de brincar com as cores.

 

 

A equipe da Creche, gestores, professores e educadores acreditam que  as crianças devem aprender brincando, afinal,  elas sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar; é assim que elas se expressam. Elas utilizam sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando sempre o inusitado, o novo, o diferente.

 

Saiba mais sobre o projeto , clicando no link abaixo:

http://felizespaco.blogspot.com.br/
 


Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.

 

Contatos:

Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share