A A A C
email
Retornando 100 resultados para o mês de 'Setembro de 2012'

Quinta-feira, 20/09/2012

Brincar e Conviver é no Parque da Alegria

Tags: 1ªcre, projetos.

 


O EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) Parque da Alegria desenvolve este mês o projeto “Explorando a Natureza” e a Turminha da EI (Educação Infantil) 40 está descobrindo muitas novidades fazendo pesquisas e experimentações desenvolvendo o tema Água.

 

Gestoras Izabel e Patrícia

 

O EDI Parque da Alegria está localizado na Comunidade Parque da Alegria, Caju e conta com 8 turminhas: 2 berçarios, 3 Maternais I e 3 Maternais II, em um total de 200 alunos. As diretoras Izabel e Patrícia trabalham em conjunto com sua equipe desenvolvendo projetos em consonância com o Projeto Pedagógico da unidade que é: “Criança que brinca no parque, aprende com alegria.”

 


 As educadoras e os pequenos da turma EI 40 decidiram trabalhar o tema Água e através de atividades que retratam o cotidiano, como o banho, a escovação dos dentes e a preparação de alimentos, as crianças puderam perceber que precisamos deste importante elemento para realizar diferentes ações. As crianças perceberam a necessidade de preservar e economizar a água.

 



 

A turminha brincou, divertiu-se e aprendeu muito com as experiências que realizaram: Tomaram banho ; deram banho nas bonecas, prepararam gelatina; plantaram sementes e principalmente, aprenderam sobre a importância do consumo sem desperdício, principal foco do Projeto.

 

Quer saber mais sobre este projeto e conhecer outros?
Acesse o blog: http://edipalegria.blogspot.com.br/

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe.


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação


ruteferreira@rioeduca.net

Twitter: @Rute_Albanita

 

 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/09/2012

Sarau de Poesia - Professor, você está convidado!

Tags: riodeleitores.

Sarau do Professor, apresentado por Silvia Castro, professora de Sala de Leitura da Rede, atriz e contadora de histórias, acompanhada pelo músico Dininho Silva.

 

Programa:

 

A História de Inês de Castro (adaptação livre do Canto Terceiro de "Os Lusíadas" - Camões. Esta história clássica portuguesa ganha tons bem brasileiros na voz e interpretação de Silvia Castro).

 

Nesta narrativa, o amor tem conotações políticas e tudo é feito para que Pedro - futuro Rei de Portugal - e Inês não possam vivenciá-lo. O drama se encerra com a morte de Inês, que é, posteriormente, paramentada por Pedro, que a faz Rainha depois de morta. Músicas e poesia vão entremeando a narrativa dando-lhe expressão e vivacidade. O Sarau será dia 26/09, às 17 horas, na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire - Av. Presidente Vargas, 1314 – Centro. Para se inscrever, basta enviar email para inscricaosarau@gmail.com com nome, matrícula, cargo/função e lotação.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/09/2012

20 anos da Creche Municipal Buriti Congonhas

Tags: 5ªcre.

Duas décadas se passaram e a C. M. Buriti Congonhas nos mostra sua trajetória ao longo deste tempo, comemorando seu aniversário no Dia Nacional da Educação Infantil.

 


Em 25 de agosto de 2012, a Creche Municipal Buriti Congonhas completou 20 anos de existência. Não há ocasião mais oportuna para comemorar essa data do que o Dia Nacional da Educação Infantil.

No dia anterior, 24 de agosto, várias atividades aconteceram na Creche, antecipando seu aniversário e para celebração final deste evento foi escolhido o Parque de Madureira, durante a Culminância da Semana de Educação Infantil / 5ªCRE.

 


História da Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

Uma longa trajetória de lutas marca a vida da Creche Municipal Buriti Congonhas, resultando no espaço que é hoje, um espaço criado essencialmente para conscientizar os sujeitos envolvidos com a realidade local e transformá-la.

 

Sua diretora, a professora Luciana Feidman Prietos, não se cansa de promover nas mídias sociais os trabalhos de toda a sua preciosa equipe. De fato, o trabalho em equipe resulta em melhor qualidade para todos os envolvidos. 

 

 

Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

 Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

Equipe Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

 Creche Municipal Buriti Congonhas

 

Primeira foto AACs e alunos, segunda foto diretora da Creche Municipal Buriti Congonhas, profª Luciana Feidman Prietos. Terceira foto prof.ª Fátima Mendes, diretora da EM José Alpoim;  ao meio, prof.ª Célia Napole, Gerente de Educação da 5ª CRE e a prof.ª Luciana Feidman. Última foto os pequenos da Buriti.

 

 

"A Creche Municipal Buriti Congonhas foi inaugurada em 25 de agosto de 1992, pelo então prefeito da Cidade do Rio de Janeiro  Marcelo Alencar e era administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, inicialmente chamada CEMAC Buriti Congonhas.

 

As crianças ficavam no CEMAC Buriti Congonhas até os 6 anos de idade, quando então iam para a escola e até hoje, os moradores antigos lembram com saudades e dizem que as crianças deveriam sair da creche nessa idade.

 

A instituição foi concebida através do esforço da comunidade e da Associação de Moradores, com o apoio da Escola de Serviço Social da UFRJ, pois a comunidade fazia e faz parte de projeto de extensão da Universidade e sendo assim, há vasto material na Faculdade de Serviço Social, como produções acadêmicas, inclusive fitas de vídeos onde o grupo responsável pela construção da creche apresenta o terreno e os objetivos propostos. No ano de 2003, a creche foi transferida da Secretaria Municipal de Assistência Social para a Secretaria Municipal de Educação, nesse momento, a Professora Maria Vírgínia foi indicada para dirigir a unidade e tendo como companheira nessa tarefa a professora Simone Teixeira Oliveira como professora articuladora e hoje diretora adjunta da instituição. No início, as instalações eram precárias, faltavam lâmpadas, cadeiras, o computador era antigo, não havia impressora para os trabalhos administrativos. Em agosto de 2006, assumiu a direção, a professora Luciana Feidman Prietos, em sua primeira experiência fora de turma.

 

Os profissionais eram todos terceirizados, no início, a Associação de Moradores era a empregadora desses funcionários, passando posteriormente para as OSC (organizações da sociedade civil) e as únicas funcionárias da SME eram a diretora e a professora articuladora.

 

A Creche Buriti Congonhas continuou o trabalho com a UFRJ, através da parceria formalizada pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro, que previa o planejamento e realização em conjunto de atividades destinadas às crianças, especialmente as referentes a questões de saúde e de educação. Infelizmente, por motivos de falta de segurança e apoio da Associação de Moradores, o projeto foi temporariamente suspenso, a biblioteca que havia na comunidade, foi desfeita, e a única instituição ativa no local, hoje, é a creche.", relata a direção, através do Blog da Creche.

 

O Rioeduca tem o enorme prazer de compartilhar este momento lindo com os leitores do Blog A Revolução Acontece / SME e deseja à Creche Buriti sucesso nesta caminhada brilhante, desejando também paz e união de todos, além de grandes parcerias com a comunidade, pois certamente resultarão, em todos os momentos, um ganho para seus alunos.

O carinho, a dedicação, o compromisso com seus alunos, junto ao talento de toda equipe foram, são e serão fundamentais para galgarem o sucesso!

Parabéns!

 

Visite o Blog da CM Buriti Congonhas, clicando no link http://cmburiticongonhas.blogspot.com.br/
 

 

 

 Professor, mostre seu trabalho ao Mundo através do Portal Rioeduca,

mas para isso entre em contato com o representante de sua CRE, clicando em SOBRE NÓS.

 

Regina Bizarro

Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza 

                                


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/09/2012

Contando e encantando no Anita

Tags: 9ªcre, blogdeescola, saladeleitura.

O Contando e Encantando no Anita é um projeto anual desenvolvido pelo CIEP Anita Malfatti, da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, de incentivo à leitura onde os alunos são convidados a ouvir histórias contadas através de diferentes mídias.

 

 

 

 

O projeto Contando e Encantando no Anita foi desenvolvido ao longo de quatro semanas e teve a participação de toda a Unidade Escolar.

O projeto tem como objetivos:

- Promover através de atividades prazerosas o gosto por ouvir, contar e inventar histórias;

- Favorecer o encontro entre aluno/aluno, aluno/professor, aluno/mundo real e mundo imaginário.

 

Este ano houve várias novidades. Na primeira semana, quem contou a história foi o computador por meio da EDUCOTECA, a biblioteca turbinada da Educopédia. Além da história do Macaco Garu, as turmas assistiram a dois vídeos:

 

 

De onde vem o livro?

 

 

 

 

The Fantastic Flying Booksof Mr Morris Lessmore,

Vencedor do Oscar 2012 de melhor curta-metragem

 


 

E tiveram a visita de dois personagens muito especiais que ajudaram a encantar ainda mais!

 

Alfa e Beto, que receberam as turmas com muita alegria.

 

 

 

Outra novidade neste ano, na segunda semana, as crianças foram ao "cinema" preparado com muito carinho pelas professoras Rita de Cássia e Maria Aparecida, da Sala de Leitura. Na entrada, os alunos encontraram a árvore de letrinhas do Macaco Garu, que eles conheceram na semana anterior na Educoteca.

 

 

 

Os alunos se encantaram com a história de Kiriku, que retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d'água e roubou todo o ouro das mulheres.

 

 

Para assitir ao vídeo clique na imagem

 

 

Na terceira semana, a história "Maria vai com as Outras" de Sylvia Orthof foi contada com a ajuda de fantoches muito especiais: As próprias ovelhas.

 

 

 

Os alunos mais uma vez se encantaram e se deliciaram com esta atividade que aconteceu na Sala de Leitura, um lugar muito especial e aconchegante.

 

Na quarta semana do Contando e Encantando no Anita foi mais do que especial! Uma Vovó muito animada tirou do seu Baú de Histórias o livro Camilão o Comilão de Ana Maria Machado.

 

 

 

Os alunos curtiram a história e ajudaram a Vovó, que já está muito esquecida, a lembrar de todos os itens que o Camilão guardou na sua cesta. Foi muito divertido!

 

 

 

E foi mais um ano de sucesso deste projeto que sempre deixa um gostinho de quero mais... Ano que vem tem mais!

 

Um Parabéns especial às professoras Rita de Cássia e Maria Aparecida, regentes da nossa Sala de Leitura.

 

Estas e outras atividades você encontra no Blog do CIEP Anita Malfatti.

 

 

Venha compartilhar conosco suas atividades.

 

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
Tel.: 94420157

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share