A A A C
email
Retornando 100 resultados para o mês de 'Setembro de 2012'

Quarta-feira, 19/09/2012

Apresente sua ideia!

Tags: gerência, de, mídia, educação.

 

Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para Fórum Cel.U.Cine Transmídia, promovido pelo Festival de Micrometragens Cel.U.Cine. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.celucine.com.br. O fórum vai promover gratuitamente, entre os dias 22 e 24 de outubro, no Oi Futuro Ipanema, palestras e oficinas com profissionais das áreas de storytelling e transmídia.

 

O objetivo destes encontros é proporcionar o conhecimento sobre os processos de desenvolvimento de uma narrativa transmídia e sobre as técnicas de apresentação de um projeto a profissionais do mercado audiovisual. Poderão participar do Fórum, criadores, autores de projetos, produtores, diretores, estudantes e qualquer outra pessoa que tenha um projeto ou esteja interessada em desenvolver histórias para diferentes plataformas e apresentá-las aos profissionais do mercado.

 

Eles serão convidados a desenvolver suas ideias durante os três dias do evento e, no último dia, será realizado um pitching para a escolha de um vencedor. O vencedor será contemplado com a organização de uma agenda para a participação no RioContentMarket de 2013, uma importante e consagrada janela para mercado audiovisual.

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/09/2012

Blog aproxima alunos, professores e comunidade escolar

Tags: 10ªcre, blog.


O Blog da Escola Municipal Padre José Maurício, da 10ª CRE, foi idealizado e construído pela professora de Língua Inglesa Cintila Damasceno Lima, contando com o apoio da coordenadora pedagógica Marta Magalhães de Souza.
 

 

 

 

Conversando com a professora Cintila, por ocasião da visita que fiz à Escola Municipal Padre José Maurício, localizada nas proximidades da Comunidade de Santa Clara, Guaratiba, tenho curiosidade em saber a origem do seu nome.

 


Logo vem a explicação: foi homenagem prestada pela sua mãe à médica que a acompanhara durante o parto daquela menina que hoje é professora de Língua Inglesa, e que também se chama Cintila.

 

 

 

 

Mas ela também faz menção ao verbo “cintilar”, com o sentido de luzir com variações rápidas de brilho e de cor, dando a entender que também foi este o sentido da criação do blog da escola, ou seja, de dar visibilidade aos projetos, promover a troca de experiências entre professores e estimular a aproximação da comunidade à vida escolar.

 


Com as primeiras postagens inseridas a partir de maio de 2012, o Blog da Escola Municipal Padre José Maurício vem registrando os acontecimentos mais relevantes da unidade escolar, como a premiação no concurso de redação promovido pelo jornal “Folha Dirigida”, com a classificação de alunos das turmas 1602 e 1702, orientados pelo professor Adriano, de Língua Portuguesa.

 


 

A Semana de Alfabetização, de 6 a 10 de agosto de 2012, também mereceu destaque no Blog da Escola Municipal Padre José Maurício, com inúmeras atividades voltadas para os alunos das séries iniciais, sempre com o objetivo de reforço na alfabetização.

 

 

Eventos importantes como a Conferência Mundial Rio+20 e datas comemorativas, com o “Dia da Língua Portuguesa”, “Dia do Químico”, “Dia do Cinema Brasileiro”, entre outros fatos expressivos do nosso calendário, também fazem parte do blog criado, mantido e atualizado pela professora Cintila.

 

 

 

 

O Blog da Escola Municipal Padre José Maurício já foi relacionado na listagem dos blogs da 10ª CRE no Portal do Rioeduca e pode ser acessado a partir de consulta ao link: http://www.empadrejosemauricio.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/09/2012

Feira de eletivas: aprendendo a conviver e a fazer

Tags: 2ªcre, protagonismojuvenil, gec.

As disciplinas eletivas fazem parte do currículo dos Ginásios Experimentais Cariocas e para apresentá-las aos alunos, o GEC André Urani realizou uma “Feira de Eletivas”.

 

 

O Ginásio Experimental Carioca está constituído sobre três bases fundamentais, que são: A Excelência Acadêmica, o Projeto de Vida e a Formação para os Valores humanos. Estas bases relacionam-se com os quatro pilares da educação para o século XXI, de Jacques Delors (Unesco), que são o Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Conhecer.

 


As disciplinas eletivas estão associadas diretamente com os pilares Aprender a Fazer e Aprender a Conviver. Os alunos, durante um semestre, podem escolher com quais colegas da escola querem estudar e, também, a matéria que desejam cursar. Estas escolhas têm como objetivo desenvolver a autonomia e a responsabilidade dos educandos.


 

 

O professor Lindomar Araújo, diretor do GEC André Urani, relatou ao portal Rioeduca como foi realizada a “Feira de Eletivas” que aconteceu no mês de agosto.

 


A disciplina Eletiva valoriza o "fazer", a experimentação, a ação contextualizada, evitando seguir qualquer material preestabelecido. O professor escolhe como montar a Eletiva, como um "Projeto de Vida Acadêmica Semestral", inclusive, saindo da sua área de atuação e passando a pesquisador com seus alunos.

 


Realizamos "Feira de Eletivas", porque é uma forma de o professor "vender" a sua disciplina não convencional e os alunos poderem trocar ideias, sobre quais eles querem estar juntos estudando e quais são as mais interessantes.

 


A nossa "Feira de Eletivas" foi na quadra, porque é o lugar que os alunos mais gostam de ficar.” ( Professor Lindomar Araújo)

 


 

 

 

O objetivo das disciplinas eletivas é trabalhar temas que envolvam os alunos, de uma maneira lúdica e prazerosa, sem perder o foco do desenvolvimento pedagógico. Após a apresentação feita pelos professores, os alunos escolhem qual eletiva querem cursar.

 

 

Nesta publicação, conheceremos um pouco das disciplinas eletivas propostas pelo GEC André Urani no segundo semestre de 2012.

 

 

A eletiva “Some saberes, multiplique seu dinheiro!” foi apresentada pelo professor Marcelo Nascimento Lorio, e  visa desenvolver nos alunos a compreensão da organização financeira como uma habilidade essencial para vida contemporânea.


 

Os alunos que escolheram participar destas aulas terão a oportunidade de desenvolver habilidades de elaboração de orçamentos diários, semanais, mensais e ainda conhecer técnicas de cálculos de porcentagens.


 

Na disciplina “Filmografia”, proposta pela professora Juliana Teixeira, os alunos poderão melhorar a compreensão da Língua Portuguesa, da história e da atualidade através da análise e entendimento de filmes.


 

As habilidades a serem desenvolvidas nesta eletiva irão relacionar fatos históricos com os atuais através da observação de releituras artísticas dos mesmos. Os educandos poderão assistir filmes com conteúdo históricos, políticos e atuais e, ainda, escrever sinopses sobre os mesmos.


 

 

 

O professor Gilberto Felix propôs a disciplina “Criação de Blogs”, que são meios de comunicação e desenvolvimento da escrita bastante utilizado pelos jovens. Os blogs podem ser úteis como um recurso de divulgação do trabalho da escola e também como uma ferramenta de construção do conhecimento fora do espaço escolar.


 

A disciplina “Karaokê” foi apresentada pelo professor Marcello Borring, de Língua Inglesa, e sua proposta é praticar a Língua Inglesa de forma divertida através da música. A sugestão é que os alunos desenvolvam a fluência oral no idioma e tenham uma visão crítica sobre as letras das músicas, para isto, ao longo das aulas realizarão pesquisas de vocabulários, assistirão vídeos e participarão de outras atividades. E, por fim, serão incentivados a  cantar músicas no estilo karaokê, praticando as  palavras e  expressões vistas em sala.

 

 

“Tênis de Mesa” é a eletiva que tem como objetivo desenvolver as regras do tênis de mesa e também exercitar múltiplas qualidades e valências físicas. Ela foi proposta pelo professor Luiz Claudio e durante as aulas desta disciplina os alunos poderão adquirir novos conhecimentos sobre as práticas desportivas.


 

 

 

 

Parabéns ao GEC André Urani pela realização da “Feira de Eletivas”! Muito sucesso a vocês!


Quer conhecer mais sobre a Feira de Eletivas? Visite o blog do GEC André Urani!


http://gec-andreurani.blogspot.com.br/

 

 Conheça outras publicações sobre o GEC André Urani no portal Rioeduca: O Blog do GEC André Urani Apresenta: Criação de Horta Suspensa e Inauguração do Ginásio Experimental Carioca André Urani.

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/09/2012

E. M. Euclides Roxo, escola premiada pelo destaque no Ideb

Tags: 10ªcre, ideb, riodeleitores.

Tendo como título do seu PPP  “Ler é a maior viagem”, a Escola Municipal Euclides Roxo, da 10ª CRE, estabeleceu como metas, a apropriação da leitura e da escrita por todos os alunos, a qualidade do ensino e a melhoria do desempenho escolar.

 

 

 

Na foto acima, com alguns alunos participando de atividades de reforço escolar, aparecem (no sentido dos ponteiros do relógio): Maria Lenice, estagiária; Ziléa, coordenadora pedagógica; Tatiane, professora regente da Sala de Leitura; Rute, diretora e Greice, estagiária.

 

Com relação ao desempenho escolar, observando-se as notas da Prova Brasil e o Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), desde o ano de 2007, é possível constatar que a Escola Municipal Euclides Roxo vem superando, gradativamente, as metas previstas.

 


Em 2007 a meta prevista pelo MEC foi 4.6, tendo a escola alcançado 5.3. Em 2009, a E.M. Euclides Roxo obteve um Ideb de 5.8, para a meta prevista de 4.9, e na última avaliação da Prova Brasil, do final de 2011, a escola ficou com a nota média padronizada de 7.11 e com o Ideb de 6.9, garantindo assim, a premiação do 14º salário, para professores e funcionários, pelo terceiro ano consecutivo.

 


Não há receitas nem conselhos, pois cada unidade escolar vive sua própria realidade, de acordo com as suas peculiaridades, mas o fato de a Escola Municipal Euclides Roxo, reforçar em seu Projeto Político Pedagógico, como uma das suas metas, a de possibilitar que todos os alunos desenvolvam de forma plena todo o seu potencial intelectual na aprendizagem, parece apontar como uma das respostas indicativas do sucesso naquela escola.

 


Todos os professores reconhecem a importância da leitura, e estão cientes de que, quanto mais o aluno lê, mais integrado ele estará ao ambiente escolar, ao seu bairro e ao mundo em que vive, daí a inclusão da apropriação da leitura e da escrita como uma das metas para assegurar a qualidade do ensino na Escola Municipal Euclides Roxo.

 

 


No dia 23 de agosto de 2012, quinta-feira, estive visitando a Escola Municipal Euclides Roxo pela segunda vez.

 


Recebido pela diretora Rute Pereira, pela diretora adjunta Ana Maria e pela coordenadora pedagógica Ziléa Fernandes Silva Paixão, pude observar, em cada turma visitada, a preocupação dos professores, no sentido de promover a inserção da leitura e da escrita em todas as atividades ali realizadas.

 


Como estávamos na semana dedicada ao Folclore brasileiro, as atividades, desde as turmas da educação infantil até ao 5º ano do ensino fundamental, haviam sido criteriosamente planejadas abordando temas da cultura popular.

 


Lendas, tradição oral, provérbios, manifestações artísticas e costumes preservados pelo povo, estavam sendo aproveitados pelos professores para ilustrar as aulas daquele dia 23 de agosto.

 


Na sala da turma 1301, tendo como regente o professor Lúcio Petterson Lima de Oliveira, cada aluno fazia a leitura de um livro previamente selecionado, abordando algum tema sobre folclore brasileiro.

 


Conversando com a professora Tatiane Souza da Rocha, regente da Sala de Leitura, fui informado de que todas as turmas receberam livros para complementação das atividades de leitura, com ênfase para assuntos relacionados à cultura popular.

 


A professora Sheila, regente da turma 1201, aproveitou os textos da apostila enviada pela Secretaria Municipal de Educação, e foram os alunos que, atendendo ao meu pedido, contaram as lendas do Curupira, do Saci-Pererê e da Iara.

 

 

 


Foi uma grande alegria constatar que todos queriam falar, contar um pouco de cada lenda, e assim comprovar mais uma vez a apropriação da leitura de forma tão prazerosa.

 


Tendo como preocupação fundamental a valorização da leitura e da escrita, a Escola Municipal Euclides Roxo também utiliza, além dos livros, diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para promover a construção do conhecimento junto aos seus alunos.

 

 

 

 

 


Na sala da turma 1501, tendo como regente a professora Cleide de Souza Moraes da Fonseca, tive a chance de acompanhar um pouco da aula baseada na Educopédia, com uso do projetor multimídia online.

 


Os alunos estavam muito felizes. Respondendo sobre os seus interesses pelo uso das novas tecnologias em sala de aula, acesso à Internet e participação em redes sociais, todos, indiscriminadamente, disseram que aprovam e participam. O Facebook foi o campeão, mas alguns poucos ainda disseram que possuem perfil no Twitter e outros no Orkut.

 

 

 

 Clique no link e veja um trecho da animada recreação, durante a aula de educação física na Escola Municipal Euclides Roxo, com a participação de professores e alunos, sob a coordenação da professora Janice Campos Teixeira, em 23 de agosto de 2012. http://migre.me/arMbr

 


Se a Escola Municipal Euclides Roxo sobressaiu-se com o melhor Ideb do primeiro segmento entre todas as unidades escolares da 10ª CRE, e, se a leitura e a escrita são os destaques para a garantia da excelente qualidade do ensino, tudo isso se explica pela coesão da equipe de profissionais, liderança da gestão e incentivo permanente de todos.

 


Rute, Ana Maria, Ziléa, Tatiane, demais professores e funcionários acreditam na possibilidade de mudança do comportamento dos alunos para a construção de uma sociedade bem melhor, a partir da leitura de livros que despertem novos interesses e os ajudam na transformação das s práticas de vida.

 


Contatos: sinvaldosouza@rioeduca.net – Telefone (21)3395-0206

 


Saiba quem foi Euclides Roxo

Euclides Roxo, defensor da reforma do ensino de Matemática é Patrono de uma escola municipal em Guaratiba.

 

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1129

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share