A A A C
email
Retornando 100 resultados para o mês de 'Setembro de 2012'

Sexta-feira, 28/09/2012

Bairro Educador Integra Educação, Cultura e Comunidade

Tags: 6ªcre, bairroeducador.

 

O Bairro Educador realiza várias ações nas escolas que abrangem a 6ª CRE com o objetivo de promover um processo educativo que integra o Projeto Político Pedagógico de cada escola, o uso do  bairro como espaço ampliado  das Unidades Escolares e atividades culturais e esportivas num movimento contínuo de melhoria da educação e rendimento escolar.

 

O Bairro Educador é um projeto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro integrado ao programa Escolas do Amanhã. Este projeto visa promover a integração entre escola e comunidade por meio da dinamização do processo de aprendizagem. Ele aponta para uma nova maneira de pensar a educação e de  ressignificar o papel da comunidade no processo educativo.

 

A metodologia usada estimula a  capacidade do estudante de aprender a aprender. Visa desenvolver as competências relacionais e emocionais que se traduzem em habilidades básicas para aprender, transferir/aplicar o aprendido, ser capaz de organizar  seus pensamentos, de comunicar-se com clareza, relacionar-se, atuar em grupo, responsabilidade individual e autonomia.

 

 

 

Bairro Educador promove ações culturais e de cidadania nas escolas da 6ª CRE

 

 

O Bairro Educador atua em vários bairros da 6ª CRE: Anchieta, Coelho Neto, Colégio, Costa Barros e Pavuna. Vamos ver algumas ações que este projeto realiza  com nossas escolas.

 

No dia  02 de setembro, os estudantes da Escola Municipal Andréa Fontes Peixoto assistiram à apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem no Teatro Municipal.

 

Um dos objetivos principais desta ação era promover, além de outras coisas, uma oportunidade de aprendizagem. Uma representante da Orquestra Sinfônica explicou para os estudantes o que é uma sinfonia e contou a história do autor Bethoven e suas obras.

 

Ao final do espetáculo, os estudantes conversaram com os músicos, tiraram fotografias, obtiveram autógrafos e alguns conversaram sobre como ingressar na Orquestra Sinfônica Brasileira. Oportunidade como essa desperta sonhos, desejos e potenciais que, às vezes, nem mesmo os estudantes sabem que alimentam.

 

 

Alunos despertam novos interesses ao assistirem a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem

 

 

Estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, percorreram a comunidade Chico Mendes (Chapadão) em uma caminhada contra a proliferação do mosquito da dengue.

 

A ação teve como finalidade mobilizar os estudantes e a comunidade diante dos desafios que a saúde pública tem enfrentado para combater o surto da dengue e conscientizá-los a manter limpo o local onde residem, evitando o acúmulo de água parada  e lixo no entorno da comunidade.

 

 

Alunos da 6ª CRE percorrem a comunidade recolhendo o lixo acumulado pelas ruas

 

 

Os estudantes, acompanhados pela diretora da escola, pelos representantes do Bairro Educador e do Programa Saúde na Escola distribuíram  para os moradores adesivos e panfletos que explicavam como evitar a proliferação do mosquito da dengue na comunidade.

 

Eles entraram em algumas casas para verificarem focos de mosquito, deram recomendações aos moradores de como prevenir e combater a dengue. Além disso, recolheram garrafas PET de refrigerantes jogadas nas ruas próximas à escola para reciclagem.

 

 

Alunos da Escola Municipal Zilda Nunes interagem com a comunidade no cambate à dengue

 

 

A equipe do Bairro Educador levou para o CIEP Anton Makarenko, em Costa Barros, a psicóloga Vânia Izzo do Instituto NOOS para realizar uma roda de conversa com a turma de 3º ano  da professora Flávia Soares, em razão do alto índice de violência que ocorre entre os estudantes da turma.

 

O principal objetivo da atividade era fazer os alunos enxergarem que suas atitudes violentas podem causar feridas e como elas são levadas pela vida inteira. Eles também falaram de seus sentimentos e a psicóloga mostrou a importância de se conversar com alguém de confiança e da disponibilidade do serviço telefônico 123 Alô, disponível para crianças e adolescentes conversarem com psicólogos.

 

 

Psicóloga realiza trabalho com os alunos do CIEP Anton Makarenko

 

 

Além de uma atividade pontual, o valor da amizade, trabalhado nesta atividade, visa um trabalho constante para que se possa gerar nos alunos reflexões simples de amor ao próximo.

 

Como vimos, o Bairro Educador promove a articulação de diferentes atores do bairro e da cidade com foco no aumento da participação de indivíduos e instituições nos processos educativos dos estudantes, contribuindo para uma educação completa e  integral, que estimule o conhecimento do jovem sobre o local onde vivem, as pessoas com quem interagem e, principalmente, sobre eles próprios.

 

Parabéns ao Bairro Educador por promover a integração entre as escolas e a comunidade e, principalmente, por aliar atividades culturais com a aprendizagem. Vocês estão contribuindo de forma significativa para a aprendizagem e a formação integral do ser humano.

 

Você quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Bairro Educador? Acesse o blog e veja todas as atividades realizadas por este projeto da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro!Temos várias escolas da 6ª CRE sendo atendidas! Nós somos a seXta CRE!

 http://bairroeducador.blogspot.com.br

 

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/09/2012

É Tempo de Arte Moderna

Tags: 7ªcre, artesvisuais.

 


Alunos da Escola Municipal Rio das Pedras, do 8º e 9ºanos,estão conhecendo as principais tendências da Arte Moderna nas aulas da professora Dulcinéia Lisboa.

 

 

 

A Arte Moderna está sendo apresentada aos alunos da E. M. Rio das Pedras com auxílio das novas mídias e através de aulas expositivas. Também acontecem atividades  práticas que envolvem contato com materiais diversos (papéis variados, pigmentos diversificados) e técnicas  em artes plásticas. São também  agregados saberes de outras áreas.

 


Os alunos do 8ºano, das turmas 1801,1803 e 1805, já tiveram contato com o FAUVISMO,CUBISMO E EXPRESSIONISMO no 1º semestre. No 3º bimestre, estamos  em contato com a tendência ABSTRACIONISTA.

 


Observando que os alunos não costumam terminar as atividades propostas , foi introduzido o ensino  de um ORIGAMI (COLUMBUS TOWER) e KIRIGAMI que a partir de uma superfície plana cria-se sólidos geométricos  através de dobraduras e cortes.

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos  do 9º ano das turmas 1901,  1903 e 1905, durante o ano, estão aprendendo mais sobre a POP ARTE, OP ARTE e  tiveram contato com o artista brasileiro VIK MUNIZ no 1º semestre. No 3º bimestre estão  conhecendo o artista americano ALEXANDER CALDER. Inspirados neste artista os alunos criaram escultura em arame e estão construindo seus  STABILES.

 

 

 

 

 

ABSTRACIONISMO

 


A arte abstrata também chamada de “arte não-figurativa” é a tendência onde não há reprodução ou representação realística do mundo visível. Surge na Alemanha, no início do século XX . Dividiu-se entre Abstracionismo Informal e Abstracionismo Geométrico.

 

Veja aqui o vídeo do 8º ano sobre Kirigami:

 


  

 

 

 Aqui o vídeo do 9ºano sobre Stabiles:

 

 

 

 

 Parabéns alunos e professora pelo lindo trabalho!

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php


 

Roberta Vitagliano

Representante Rioeduca da 7ªCRE

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/09/2012

Oficinas & Aprendizagem

Tags: 9ªcre, oficinas, blogdeescola.

 

 

Inovando mais uma vez, a E. M. Rio Grande do Norte da 9ª Coordenadoria Regional de Educação  lança a última novidade do momento: Oficinas que complementam a aprendizagem dos alunos e auxiliam no trabalho dos professores.

 

Hoje vamos conhecer as oficinas que vêm agradando muito os alunos e professores da E. M. Rio Grande do Norte. Essas atividades são desenvolvidas no contraturno e oferecem aos alunos uma opção a mais de estar na escola dando continuidade ao seu aprendizado de uma forma mais descontraída.

 

 

“Play & Learn – Oficina de Inglês”

 

 

A procura foi tão grande que ao final de um número planejado de sessões, as vagas foram reabertas para novos interessados, gerando assim um rodízio permanente de alunos e a possibilidade de ampliação das vagas.

 

 

Na oficina, temos a oportunidade de usar mais jogos, atividades e recursos do que em sala,  devido ao número reduzido de alunos. Eles interagem mais com a língua, apreendendo e fixando melhor os conteúdos. Desta forma, ao voltarem para turma, acabam se tornando multiplicadores do conhecimento adquirido, o que se torna uma ajuda ao meu trabalho também em sala”, diz a professora Mírian, orgulhosa com o sucesso do projeto.

 

 

Oficina de Xadrez

 

 

O projeto Xadrez começou no início do ano no contraturno trazendo para as aulas alunos que se interessavam pelo jogo, mas não tinham a oportunidade de aprender.

 

A prática do xadrez na escola é responsável por desenvolver a autoestima, o autocontrole, reforçar a tomada de decisão, o respeito ao adversário, a competição saudável, entre outros.

 

 

“É gratificante perceber a evolução dos alunos no aprendizado do xadrez, perceber que a crianças que inicialmente não conseguiam entender o movimento das peças agora já ensinam outras que estão começando, alunos inquietos já criam estratégias de jogo e esperam o momento certo para um “cheque-mate”. O mais importante de tudo é saber que isso se refletirá na sala de aula e para a sua vida”, diz o professor Rodrigo satisfeito com o resultado alcançado.

 

 

 

Parabéns a toda equipe da E. M. Rio Grande do Norte pela criatividade e por compartilhar conosco sua atividade.

 

Conheça esta e outras atividades que a E. M. Rio Grande do Norte desenvolve, clique no link a seguir: http://emrgnorte.blogspot.com.br/ 

 

 

 

Se a sua escola desenvolve trabalhos como este, venha compartilhar conosco.

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
Tel.: 94420157

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/09/2012

A Caminho da Escola

Tags: 1ªcre, projetos.

As turmas do 4º ano da E. M. Floriano Peixoto estão desenvolvendo o Projeto "Percorrendo a Estrada para a Cidadania", que faz parte parte do programa de Educação para o Trânsito do Grupo CCR, responsável pela administração de algumas das principais rodovias do País. O maior objetivo do Grupo CCR é preservar vidas e, para isso, não bastam boas estradas e bons veículos circulando por elas. É preciso que as pessoas, motoristas ou pedestres, assumam uma postura responsável, de modo a evitar acidentes.

 

 

Acreditando na importância da educação e da conscientização para a cidadania, a unidade escolar investiu na Educação para o Trânsito e toda equipe de professores têm a convicção de que as crianças podem contribuir muito para a construção de um mundo melhor para todos. Um mundo sem violência, em que as pessoas vivam em paz e harmonia, com respeito e tolerância às diferenças.

 

Como a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação - Extensividade, divulgou o Projeto "A Caminho da Escola" da CET-Rio, que tem como objetivo discutir questões ligadas à segurança no trânsito, visando capacitar os alunos para tomada de decisões e desenvolvendo comportamentos adequados à prevenção de acidentes, a Escola Municipal Floriano Peixoto estabeleceu como prioridade um dia de aula com as turmas para desenvolvimento prático no conteúdo.

 

A Ação Educativa proposta pela CET- Rio

 

 

- atividade lúdico/educativa através de teatro com o conceito de trânsito realizada no pátio da escola;
- atividade de fixação com jogos de quebra-cabeça e da memória e dinâmicas que explicam o conteúdo e trocam experiências com os alunos na sala de aula;
- atividade de feedback com oficinas de concretização do aprendizado por escrito, por meio de redação ou desenho ou poesia na sala de aula
- atividade de encerramento com a entrega do certificado de participação e um distintivo "Amigo do Trânsito" para os alunos e os professores participantes.

 

Desta forma, a Ação Educativa proporcionou aos alunos participantes da E. M. Floriano Peixoto um valioso instrumento de reflexão que é a sensibilização da população escolar quanto ao trânsito e ao transporte seguro e, principalmente, o cuidado que devem ter a caminho da escola.

 

 

O nosso principal objetivo é fazer os alunos aprenderem de forma divertida a importância das regras de boa convivência, conhecendo as leis de trânsito e de sinalização necessárias para a segurança de todos, tornando os alunos capazes de identificar e praticar as atitudes que os fazem ser bons cidadãos. Por isso tudo, os estudantes não puderam deixar de pegar carona nas atividades, jogos e brincadeiras que foram propostas pela equipe da CET-Rio.

 

O Rioeduca parabeniza a todos pelo sucesso do projeto! Ressaltamos que as atividades realizadas na escola foram agendadas pela professora Ana Paula Serra, regente da Sala de Leitura, e o relato do projeto foi enviado pelo professor Antonio Carlos .

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita


 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share