A A A C
email
Retornando 100 resultados para o mês de 'Setembro de 2012'

Quarta-feira, 26/09/2012

Tire sua idéia do bolso e inscreva-se!

Tags: gerência de mídia educção.

 

Estão abertas, até o dia 4 de novembro, as inscrições para o Festival Cel. U. Cine.

 

O festival de micrometragens chega à sua quinta edição e  premiará quatro categorias com tema livre: documentário, ficção, animação e música. Além de conceder um prêmio especial oferecido pelo parceiro do projeto, a Riofilme. O Cel. U. Cine foi criado para estimular a produção de micrometragens, descobrir novos talentos, promover a difusão de conteúdos audiovisuais e provocar uma reflexão sobre as novas mídias e o papel do celular como plataforma transmidiática.

 

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO Poderão ser inscritos filmes com duração de trinta segundos a três minutos, produzidos em qualquer plataforma digital, incluindo os aparelhos celulares, formato ao qual o Festival se propõe. Na segunda quinzena de outubro, o festival irá escolher cinco vídeos de cada categoria, que serão enviados ao corpo de  jurados oficial, composto por profissionais de renome do setor audiovisual. Os filmes finalistas serão exibidos em um programa especial veiculado no Canal Brasil, na Oi TV e outras parceiras. A cerimônia de premiação será realizada dia 12 de dezembro, no Oi Futuro Flamengo.

O regulamento completo está disponível no site http://www.celucine.com.br

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/09/2012

Educando um Bairro

Tags: 3ªcre, bairroeducador.

 

O Bairro Educador do Complexo do Alemão – BECA – atua junto às Escolas da Amanhã do bairro, buscando a Educação Integral dos alunos atendidos. O sucesso dessa parceria chama atenção.

 

 

 

 

Os e-mails em minha caixa de entrada são regulares. Reuniões, atividades planejadas, confirmadas e realizadas. Isto porque fui incluída na mala direta deles ao documentar o sucesso do Degusta Alemão. Então, o que é o Bairro Educador e o que eles estão realizando no Complexo do Alemão?

 

As escolas municipais Professor Mourão Filho, Professor Affonso Várzea, Nereu Sampaio,Rubens Berardo, José Aparecido do Prado Sarti e Professora Vera Saback Sampaio são atendidas pelo programa. O objetivo é a educação integral ampliando a formação cultural, social/comunitária dos estudantes. Ao aumentar, assim, o número de oportunidades educativas, o ambiente escolar torna-se mais atrativo, o que contribui para a permanência interessada e para que a relação família, escola e comunidade seja favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Por isso, tantas reuniões e planejamento. Eles procuram integrar os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas com as atividades culturais de seus parceiros, como o SESC Ramos.

 

 

 

A formação de plateia também é um dos objetivos deles, mas não só. As escolas estão envolvidas também na produção de cultura. Eventos culturais que já são tradição na região, como o Degusta Alemão e o Alemão Fashion Day  traduzem um pouco das vocações do bairro. Também são realizadas Mostras de Artes, feiras de livros e exposições. As atividades são escolhidas em corresponsabilidade entre as escolas. “ As ações são definidas conforme a coerência "pedagógica", ou seja, a ação acontece para potencializar e/ou ampliar um trabalho já consolidado na escola ou um potencial identificado. Também irá depender da disponibilidade e dos recursos dos parceiros, que muito têm contribuído para este processo.” como nos conta Bruno Aguiar, gestor de projetos do BECA e autor da maioria dos e-mails que recebo.

 

 

 

 

 

 

Ele tem muita história pra contar, mas destaca as que relatam o impacto das ações do BECA nas vidas dos alunos. O aluno Adílson da E. M. Nereu Sampaio ficou encantado e declarou: "nunca tinha andado de teleférico, está sendo muito bom o passeio." e da “ E. M Professor Mourão: Um estudante de uma turma de projeto que, participando de uma oficina de construção de livros de pano, se interessou muito por um sorteio de livros que aconteceria naquele dia. Mas, ao término dos 4 encontros, quando finalmente ganhou um livro no sorteio, ele se volta para a professora e diz "Tia, toma o livro. Eu queria tanto ganhar, mas, agora, vendo esses que nós mesmos fizemos, esse outro nem importa tanto".
Com certeza, toda a equipe deixou sua marca nas escolas e na vida desses estudantes. A E. M. Prof. Mourão Filho define:


“ A parceria com o Bairro Educador tem sido proveitosa.
Ela trouxe possibilidade de maior integração com a Comunidade.
O gestor de projeto busca atividades culturais que se encaixam em nosso PPP e traz para a escola.
Os alunos têm assim oportunidade de conviver com teatro, contação de história e outras atividades culturais.
Conseguimos também passeios educativos, alguns com transporte.
As escolas envolvidas estão mais integradas, trocam experiências, realizam atividades em conjunto. Isso valoriza o trabalho de cada escola.”

 

 

 

 

Equipe do Bairro Educador Complexo do Alemão

 

 

 

Um das últimas ações registradas no blog Bairro Educador foi a Caminhada Ecológica pela Serra da Misericórdia com estudantes e professores da E. M. Nereu Sampaio. Eles identificaram, claramente, os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Principalmente os que se referem às temáticas trabalhadas este semestre, como, por exemplo, os animais invertebrados, no caso do 7º ano, e do corpo humano, no caso do 8º ano. Confiram mais detalhes de todo o trabalho do Bairro Educador do Complexo do Alemão no blog. Vou continuar recebendo as novidades via e-mail e volto para contar mais para vocês.

 

 

 

 

 

Imagens, trechos retirados do blog ou recebidos via e-mail.

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/09/2012

A Magia da Leitura e os Recursos Digitais

Tags: 6ªcre, educopédia, riodeleitores.

 

Algo especial acontece quando se usam os recursos digitais para promover o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Novos papéis para os professores e para os alunos surgem num processo de ensino e aprendizado orientado, cooperativo, crítico e criativo de investigação e partilha de recursos. A E. M. Thomas Jefferson trabalha, desde as séries iniciais, promovendo essa magia: o interesse pela leitura na era digital.

 

O gosto pela leitura desenvolve-se, principalmente, na infância. Exatamente por isso, o trabalho com livros sempre teve e terá enorme espaço dentro da sala de aula. Contudo,  vivemos uma nova realidade em que os alunos atraem-se muito mais pela linguagem digital e acabam desviando o olhar da linguagem impressa.

 

Frente a este cenário, a pergunta é: Como despertar o interesse pela leitura em um mundo marcado essencialmente pela linguagem digital?

 

Não pense que essa é uma pergunta impossível de ser respondida! A Educoteca, Biblioteca Turbinada da Educopédia, e a disciplina Asas de Papel, também presente na Educopédia, buscam atrair o olhar do jovem digital para a leitura de livros impressos.

 

 

Educoteca e Asas de Papel  presentes na Plataforma Digital Educopédia

 

 

Por meio de vídeos, músicas, animações e cartoons, a criança entra em contato com obras literárias. Entretanto, para conhecer melhor, ela deve recorrer à obra original. O objetivo não é substituir a obra impressa, mas sim despertar o interesse do aluno por ela.

 

A Escola Municipal Thomas Jefferson é um exemplo de instituição de ensino em que os professores trabalham a fim de promover o interesse pela leitura na era digital. As professoras das turmas 1101 e 1501 realizam aulas criativas utilizando a magia da leitura e os recursos digitais.

 

A turma 1101 trabalhou com o livro Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque. A professora utilizou a aula 28 da disciplina Asas de Papel, vários recursos digitais e o livro impresso.

 

 

Professores aliam os recursos da Educopédia ao gosto pela leitura

 

 

A professora fez a leitura da história e incentivou a participação oral dos alunos sobre a compreensão do texto, a personagem principal e seus medos. Em seguida, os alunos realizaram a aula 28 da disciplina Asas de Papel, que relembrou o conto de Chapeuzinho Vermelho através de imagens mostradas no datashow.

 

 

Alunos despertam o prazer pela leitura através da Educopédia

 

 

Orientados pela professora, os alunos da turma 1101 citaram as diferenças entre  o conto clássico e a releitura de Chico Buarque de Hollanda. O Quiz da atividade 9 da disciplina Asas de Papel foi respondido pelos alunos em parceria.

 

 

 

Educoquiz realizado pelos alunos da turma 1101

 

 

 

Para sintetizar a compreensão do texto como um todo, os alunos assistiram uma história animada da Chapeuzinho Amarelo. Esta animação é uma adaptação da história citada e recupera as informações sobre o enredo que foi apresentado, aos poucos, nas atividades da Educopédia.

 

 

Animação Chapeuzinho Amarelo utilizada pela professora da turma 1101

 

 

Mais adiante, a professora apresentou aos alunos alguns slides preparados por ela para trabalhar a escrita.

 

 

Professora utiliza partes do livro Chapeuzinho Amarelo para realizar atividades de escrita com os alunos

 

 

Para trabalhar com os medos de Chapeuzinho Amarelo e das crianças, professora e alunos discutiram o tema medo e, a seguir, assistiram a um vídeo sobre o tema em questão, feito por alunos de uma escola municipal.

 

 

Vídeo Você tem medo de quê? preparado pelos alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo

 

 

A aula foi finalizada com o registro em cartolina dos medos dos alunos da turma e o manuseio do livro Chapeuzinho Amarelo. Depois de todo o trabalho que foi realizado, todos queriam levar o livro para ler!

 

 

Alunos manuseiam o livro Chapeuzinho Amarelo

 

 

Os recursos digitais, atualmente, são fontes de formação de novos leitores. Eles motivam os alunos, desenvolvem competências da língua e a criatividade, fornecem um manancial de informações e prepara para o futuro na sociedade da informação, oferecendo desafios  significativos.

 

Parabéns à professora da E. M. Thomas Jefferson por utilizar recursos tão poderosos para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Esta ação, com certeza, proporciona uma aprendizagem mais autônoma e permite uma maior participação em atividades de colaboração; o que tende  a aumentar o interesse e a motivação dos alunos.

 

 

Quer conhecer o trabalho que a professora da turma 1501, da Escola Municipal Thomas Jefferson, realizou utilizando a leitura e os recursos digitais? Então não perca a postagem da semana que vem!  Nós somos a seXta CRE!

 

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/09/2012

Alunos Premiados em Concurso de Monografia Wizo

Tags: 7ªcre, ginásiocarioca.

 

 

No dia 29 de agosto, aconteceu a cerimônia de premiação do Concurso de Monografia Wizo Brasil 2011, no Clube Israelita . Entre os alunos  do Ginásio Experimental Carioca Carlos Lacerda, que participaram, dois foram premiados.

 


O GEC Carlos Lacerda participou do Concurso Wizo Brasil visando o intercâmbio cultural entre os jovens do Brasil e os jovens de Israel. O trabalho da WIZO Brasil leva em conta não somente as dimensões continentais do nosso país, como a grande diversidade cultural existente, respeitando as diferentes necessidades das comunidades locais.

 

Dois alunos foram premiados e ficaram empatados em 3º lugar : A aluna Ana Caroline e o aluno Gabriel Santos, ambos estudantes do 9º ano em 2011 no GEC, hoje estudantes do nível médio.

 

 

 

 

 

Segundo informações do site da Wizo, a atuação da organização é focada na preservação e divulgação dos valores da cultura e da ética da  tradição judaica, investindo em educação .

 

No ano de 2011, o GEC recebeu a visita carinhosa de membros da WIZO para a divulgação do concurso de monografia sobre o jovem em Israel.Segundo o blog do Gec, a visita foi muito saudável e alegre e dessa parceria alguns dos alunos se propuseram a pesquisar mais  sobre a vida do jovem em Israel. Foram momentos de muita alegria, com a parceria incansável das professoras Maria das Graças Maia e Valéria Ferreira.

 

Para conhecer mais sobre o GEC Carlos Lacerda:

http://www.ginasiocariocacarloslacerda.blogspot.com.br/

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA! 

 

CONFIRAM, NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

Professora Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ªCRE

email : robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina


 

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share