A A A C
email
Retornando 100 resultados para o mês de 'Setembro de 2012'

Terça-feira, 25/09/2012

Primavera das Ideias

Tags: 9ªcre, blogdeescolas.

Com simplicidade e muita criatividade, as turmas do 2º ano da E. M. Arthur Bernardes da 9ª Coordenadoria Regional de Educação celebraram a chegada da Primavera e deram continuidade as atividades desenvolvidas pela Sala de Leitura.

 

Dos livros animados ao lúdico

 

 

 

 

 

Da coletânea "livros animados", as turmas do 2º ano, durante atividades da Sala de Leitura, assistiram aos contos africanos e, a seguir, ocorreu a formação da roda de leitura, onde foi possível manusear os livros, realizar algumas brincadeiras, discutir as diferenças entre as personagens Neinho e Lalá.

 

 

 

 

 

 

O primeiro conto - Os três gravetos - cita como referência o grupo étnico Haussá, da Nigéria. Um monarca desafia o adivinho do reino a descobrir o ladrão de um anel cravejado de pedras preciosas que havia dado à filha. O adivinho o descobre com apenas três gravetos. A estrutura do livro é desafiar o leitor a descobrir o truque do adivinho.

 

Após a história, a turma percorreu a área externa da  escola para encontrar alguns gravetos.

 

 

 

Missão Cumprida

 

Em sala de aula...

 

 

 

Uma casa; uma panela de pressão; uma casa com casinha de cachorro; uma panela de pressão que tornou-se helicóptero.

 

 

Assim surgiram muitas histórias, individuais e coletivas, histórias sobre a chegada da primavera, a vida dos habitantes de um casarão, o helicóptero que sobrevoou a cidade para anunciar a chegada da nova estação...

 

 

Surgiram muitas ideias, a Primavera das Ideias.

 

 

 

Parabéns a toda equipe da E. M. Arthur Bernardes pela atividade e por estar sempre em parceria com o Rioeduca na divulgação e compartilhamento de suas ideias. 

 

Esta e outras atividades podem ser vistas no Blog da E. M. Arthur Bernardes e no Blog da Sala de Leitura Eliás José (da própria unidade)

 

 

Venha compartilhar conosco suas atividades.

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
Tel.: 94420157

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/09/2012

1º Desfile Cívico no Parque de Madureira

Tags: 5ªcre.

 

Parque de Madureira é palco de Desfile Cívico da 5ª CRE

marcando as comemorações do 7 de Setembro.  

 


O tradicional desfile Cívico da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, em comemoração ao dia da Independência do Brasil, foi realizado na manhã do dia 12 de setembro.

Cerca de 4 mil pessoas se concentraram no Parque de Madureira para prestigiar mais um desfile cívico das escolas e creches municipais da 5ª CRE. Professores e alunos desfilaram com muita garra e entusiasmo. Pais de alunos desfilaram ou prestigiaram se fazendo presentes, marcando este primeiro desfile cívico neste parque recém-inaugurado. 


Toda essa organização esteve a cargo da 5ª Coordenadoria Reginal de Educação, com a presença no desfile da Coordenadora, professora Celia Napole, e da Gerente da Assessoria de Integração, professora Vera Delgado, assessoradas por uma equipe integrada de professores, elementos da CRE. Presentes, também, representantes do Lions Club de Madureira, na pessoa do Sr. Paulo Monteiro (radialista) e sua secretária. A representante do Rioeduca na 5ª CRE, profª Regina Bizarro, esteve presente para conferir e registrar.

 

 

Desfile Cívico, Um Ato de Amor à Pátria

 

Na abertura do Desfile, uma homenagem ao Pavilhão Nacional com o Pelotão da Bandeira da Escola Municipal República Dominicana e Escola Municipal Paraná, ao som do Hino Nacional tocado pela Banda do Exército Brasileiro.  


O desfile foi dividido em quatro etapas e cada grupo de escolas desfilava com uma Banda destacada para acompanhar as Unidades Escolares. 

 

A maioria das escolas homenageou o Meio Ambiente, com o tema Sustentabilidade.

"Os recursos naturais são bens preciosos oferecidos pelo planeta, para que possamos realizar diversas atividades em nosso dia, como tomar banho, nos alimentar etc. Em quase todas as atividades diárias dependemos desses recursos, que são os rios, os lagos, as árvores, entre muitos outros. Para garantir a sobrevivência do planeta e, consequentemente, a nossa sobrevivência" (EM República Dominicana).

 

Primeiramente, a Banda do Colégio Pio XII acompanhou as duas Creches Municipais presentes ao desfile, O Sonho de Ramon Pascual e Buriti Congonhas. Em seguida, o recém inaugurado Espaço de Desenvolvimento Infantil Karine Lorraine Chagas de Oliveira marcou sua presença desfilando pela primeira vez com seus pequeninos. A Escola Municipal Fernão Dias foi seguida pela Escola Municipal Pio XII, fechando este primeiro  momento do desfile.

 

No segundo momento, a Banda do Colégio Euclides da Cunha tocou, junto ao palanque, acompanhando o desfile das Escolas Municipais Padre Dehon,  Waldemiro Potsch, República Dominicana e Luis Carlos da Fonseca, todas embuidas de muita alegria, apresentando um desfile baseado nos seus Projetos Políticos Pedagógicos.

 

A Banda da Escola Municipal Professor Carneiro Felipe foi a única banda de escolas municipais a se apresentar, acompanhando o desfile das Escolas Leonor Posada, Maria das Dores Negrão (escola com o maior índice de IDEB na 5ª CRE), Santos Dumont, Paraná, Professor Alfredo Russel, Pará e Ministro Edgard Romero.

 

E para finalizar o desfile das Unidades Escolares da 5ª CRE, a Banda do Colégio João XXIII abrilhantou este momento tocando canções do cancioneiro popular, dando destaque para as apresentações das três últimas Escolas Municipais - Evangelina Duarte Batista, Oswaldo Teixeira e Luiz de Camões.

 

A grande surpresa no encerramento desta solenidade foram carros do Corpo de Bombeiro que desfilaram com suas sirenes ligadas, fechando com êxito um desfile inédito da 5ª CRE, este primeiro desfile cívico do Parque de Madureira.

 

Vejam as imagens através do vídeo.


 


 

 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do representante.

 

Regina Bizarro _ Profesora Representante do Rioeduca/5ªCRE


Contatos:
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Tel.: 8885-3371
Twitter: @rebiza

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/09/2012

Não bata. Eduque

Tags: 10ªcre, extensividade, proinape, gec, rio sem violência, protagonismo.

 

 

Roda de conversa , realizada no dia 15 de setembro de 2012 (sábado), no Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antonio Nicolau Jorge, compôs as atividades do mês contra a violência doméstica.

 

Roda de conversa.

Professor Pedro e alunos do GEC Princesa Isabel

 Organizada pela equipe do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas, o PROINAPE, em conjunto com a Gerência de Educação da 10ª CRE, a roda de conversa contou com parceria do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel e da Fundação Xuxa Meneghel.

 

 


 

O encontro, que aconteceu no teatro do Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antonio Nicolau Jorge, atualmente vinculado à Secretaria Municipal de Educação e administrado pela 10ª CRE, foi uma atividade do mês contra a violência doméstica, destinada aos responsáveis dos alunos do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel.

 


 

Atuando como  protagonistas, que é um dos objetivos do programa do Ginásio Experimental Carioca na Cidade do Rio de Janeiro, os alunos da Escola Municipal Princesa Isabel, GEC da 10ª CRE, apresentaram o esquete intitulado “Coisas de Família”, sob a direção do professor Pedro de Assis, quando os jovens interpretaram cenas do cotidiano familiar, mostrando algumas formas de violência corriqueiras, e situações que acabam se tornando habituais, como a prática do machismo, visões estereotipadas e convicções preconceituosas.

 


Tendo a infância como um dos mais importantes períodos do desenvolvimento do ser humano, com registros de acontecimentos positivos e negativos, coube à equipe da Fundação Xuxa Meneghel, presente ao evento do dia 15 de setembro de 2012, promover dinâmica com os participantes da roda de conversa, objetivando rememorar momentos bons e ruins que costumam acontecer na vida das crianças.

 


 Foram exibidos slides com informações obtidas a partir de pesquisas e várias opiniões sobre a violência como meio de processo educativo, tendo como conclusão e proposta de reflexão, as inúmeras formas de educação da criança e do adolescente, sem castigos físicos, sem palmadas, surras ou quaisquer outras formas de violência que acabam causando constrangimento, coação, humilhação e outros.

 


 A equipe do PROINAPE  da 10ª CRE, composta por assistente social, professora e psicóloga, produziu um folder contendo informações sobre a temática da violência contra criança e adolescente, formas de se identificar seus sinais, prevenção e até mesmo como proceder as denúncias aos órgãos competentes pela defesa de seus direitos.

 


O Ginásio Experimental Carioca da Escola Princesa Isabel, com o apoio do PROINAPE já está reorganizando um grupo de responsáveis para continuar este trabalho contra a violência doméstica e iniciar outros possíveis. Provisoriamente recebeu o nome de “Protagonista É a Mãe!”

 

 


 

Os participantes foram presenteados com um kit contendo camisetas, bonés e broches da rede “Não bata. Eduque!”

 


Com os agradecimentos do Rioeduca à equipe do PROINAPE (Professora Ana G. Gomes, psicóloga Patrícia Dumite e assistente social Felipe Moreira)  que disponibilizou  os links dos Blogs para quem desejar conhecer outras iniciativas. 

 

 


 

 

PROINAPE : http://proinape10cre.blogspot.com.br/ 
GEC PRINCESA ISABEL : http://empisabel.blogspot.com.br/  



Contatos: Professor Sinvaldo do Nascimento Souza, representante do Rioeduca na 10ª Coordenadoria Regional de Educação.
E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net

Twitter: @SinvaldoNSouza
 

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/09/2012

Dia Mundial sem Carro – Apoie esta Ideia!

Tags: 2ªcre, meioambiente.

 

 

As turmas do sexto ano, do turno da manhã, da E. M. Presidente João Goulart, estudaram sobre o Dia Mundial sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro. Estes jovens conversaram, pesquisaram e produziram material sobre esta data.

 

 

As atividades sobre o Dia Mundial sem Carro foram realizadas nas aulas de Ciências, da professora Lucineia, que nos enviou um relato sobre este trabalho desenvolvido com os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental.

 

 

 

Atividades produzidas pelos alunos sobre o Dia Mundial Sem Carro

 

 

O trabalho desenvolvido nas aulas de Ciências teve o objetivo de conscientizar os alunos em relação à poluição atmosférica causada pelos carros. A professora exibiu para os alunos o filme “Carros 2” e depois realizou um debate, com os  mesmos, sobre a missão dos personagens principais do filme que era salvar o mundo de um grande vilão que não queria que os carros usassem um combustível que não causava problemas ao meio ambiente.

 


Ao final da atividade, os alunos aprenderam que os carros que utilizam combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel, produzem gás carbônico que ajuda a intensificar o efeito estufa, que leva ao aquecimento global.

 


Além disto, foi ressaltado nas aulas que os carros ecologicamente corretos são os que não poluem a atmosfera ou poluem muito pouco. E estes utilizam combustíveis como o GNV, álcool, energia elétrica, energia solar e etc.


 

A professora Lucineia, em seu relato ao portal Rioeduca, destaca que durante as atividades sobre o Dia Mundial sem Carro, os alunos também aprenderam que é possível usar o carro conscientemente e que em muitas situações é possível trocá-lo pela bicicleta ou apenas caminhar. Essas medidas contribuem para um ar mais limpo em nossa cidade.


 

 

 

Ao final do trabalho, alunos e professora produziram um lindo mural sobre o assunto. E, além disto, os alunos resolveram repassar para as outras pessoas o que aprenderam sobre o Dia Mundial sem Carro, nas aulas de Ciências. Para isto, elaboraram um folheto explicando sobre o tema estudado e escolheram a quem iriam entregá-los.

 

 

 

 

“A direção da Escola, contagiada pelo projeto, imprimiu panfletos que foram levados por vários alunos, de diferentes anos, para seus respectivos responsáveis, com o objetivo de divulgar o "Dia Mundial Sem Carro" e promover a conscientização desses responsáveis em relação a este assunto tão importante.” ( Relato da professora Lucineia)

 

 

 

 

A E. M. Presidente João Goulart, foi citada em uma matéria do jornal O Globo sobre escolas que pertencem a comunidades que foram pacificadas. O artigo do jornal relata que tal fato contribuiu para a diminuição da evasão escolar e o crescimento das notas do IDEB.

 

Parabéns à professora Lucineia, aos alunos que participaram da atividade e a toda equipe da E. M. Presidente João Goulart!

 

Conheça outras publicações sobre a E. M. Presidente João Goulart no portal Rioeduca:  E. M. Presidente João Goulart Recebe Prêmio em Concurso de Trabalhos Sobre o Meio Ambiente e Projeto Horta Escolar Sustentável Jorge Amado

 

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share