A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Setembro de 2013'

Sexta-feira, 06/09/2013

Uma Classe Mais Que Especial...

Tags: 9ªcre, blogdeescola, ensinoespecial.

A Escola Municipal Atenas, da 9ª CRE, nos traz um emocionante relato da Professora Maria, que atuou em “Uma Classe Mais Que Especial”.

 

Nossa Unidade Escolar possui uma turma de alunos mais que especiais: a Classe Especial. Funcionando no 2º turno, nela tive o imenso prazer de atuar como regente por alguns meses.

 

 

A princípio, como em qualquer turma, o professor se sente inseguro frente a mais um novo desafio. E que desafio!

 

 

Uma turma composta por nove alunos muito especiais, cada qual com uma habilidade diferente. Eu disse habilidade, porque limitação todos nós temos. Tendo consciência do papel da inclusão e da importância da escola para esse grupo de alunos, iniciei o trabalho pautado num ambiente escolar acolhedor e, sobretudo, com um olhar investigativo e amoroso.

 

 

É fundamental oferecer alternativas para que os alunos possam exercer plenamente as atividades propostas. Assim, alcançam ao máximo suas potencialidades e construem com os demais profissionais da Unidade Escolar um sistema de colaboração e cooperação. Juntos, esses profissionais se tornam responsáveis pelo grupo de alunos, dando visibilidade às ações e atuações com a turma, numa parceria constante.

 

 

Dessa forma, todos se tornam autores e coautores dos resultados obtidos, num trabalho de sensibilização e conscientização. Estimula-se a convivência desses alunos com os demais, eliminando preconceitos, estigmas e estereótipos, melhorando a autoestima e provando que é na diversidade que apresentamos nossas singularidades.

 

 

Segundo a Resolução SME nº 1074. Art. 20, são direitos do aluno, aqueles fixados pelo ECA (Lei 8.069/90: Estatuto da Criança e do Adolescente) e, particularmente:

 II - Ser respeitado em sua condição de ser humano e não sofrer qualquer forma de discriminação em decorrência de diferenças étnicas, de credo, gênero, ideologia, preferências político-partidárias ou quaisquer outras;

 

 

É imprescindível priorizar no planejamento diário atividades onde os alunos percebam o valor social da igualdade, na qual a diversidade seja respeitada e a aceitação transcorra de forma mais plena possível.

 

 

Neste período de convivência com a Classe Especial, os alunos obtiveram uma grande visibilidade no cenário escolar, atuando de forma participativa, igualitária e FELIZ! Porque é isso que importa: SER FELIZ!

 

 

Agradeço a todos os alunos da CLASSE MAIS QUE ESPECIAL, por este momento riquíssimo de troca de experiências e aprendizagem. Pois, com certeza, aprendi mais com eles do que eles comigo: André Felipe, Edgard Francisco, Edson Hugo, Isabella, Joyce, Leticia, Matheus, Maycon Willians, Thamara Vitória.



Professora Maria.
 

Parabéns, professora Maria! Por sua dedicação a este grupo realmente mais que especial e a toda equipe da E. M. Atenas, que sempre busca compartilhar conosco suas experiências enriquecedoras!!

 

Conheça essa e outras atividades no Blog da E. M. Atenas.

 

Profª Márcia Cristina Alves, Representante da 9ª CRE
 E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
 Twitter: @marciacrisalves


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 05/09/2013

Espaço do Projeto Cineclube nas Escolas dentro da Bienal do Livro

Tags: escolasdoamanhã.

Nesta quinta-feira, 05/09, visite o Espaço do Projeto Cineclube nas Escolas dentro da Bienal do Livro. Uma seleção especial de filmes, que já participaram do programa Vídeo Fórum da Mostra Geração, estará sendo exibida de hora em hora. As curadoras Bete Bullara e Felicia Krumholz também estarão lá para uma conversa com o público.

 

 

 

Importante: Dois ônibus sairão do Museu de Arte do Rio (MAR). Ainda há vagas para educadores que fizerem reserva até às 18h do dia 04/09, pelo e-mail: mostrageracao@festivaldorio.com.br

 

 

O Vídeo Fórum é a seção da Mostra Geração que exibe filmes

realizados por crianças e jovens. Venha conhecer!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 04/09/2013

A Índia no Jubileu de Ouro da E. M.Tagore

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

 

Neste ano, a Escola Municipal Tagore completou 50 anos de existência, comemorando com uma linda festa que integrou culturas: o Jubileu de Ouro.


A escola foi fundada em 23 de agosto de 1963 por Carlos Lacerda e com projeto da Fundação Otávio Mangabeira. Foi uma construção feita a pedido da comunidade, uma vez que a praça era muito mal utilizada. Construída em caráter provisório (por cinco anos apenas), está até hoje com os mesmos materiais e estilo.


O nome da Escola remete ao grande poeta e escritor Rabindranath Tagore, que foi um fator grande da aproximação entre a cultura ocidental e a oriental. Tagore chegou a ser aclamado por Mahatma Gandhi como "o grande mestre".

 

 

Atualmente a escola atende a 359 alunos das comunidades de Piedade, Abolição, Encantado e adjacências, distribuídos em dois turnos. Tem, em seu quadro de funcionários, antigos alunos, inclusive duas professoras que participaram da inauguração, além de filhos e netos de funcionários e de ex-alunos.


Em sua inauguração houve uma grande comemoração, com a presença do Cônsul da Índia e sua família, que chegaram com seus batedores, e foram recepcionados ao som do Hino da Índia cantado pelos alunos. No seu Jubileu de Ouro não podia ser diferente, a escola se enfeitou, pesquisou e fez lindas apresentações que conta um pouco da cultura do povo da Índia.


Os trabalhos foram baseados em pesquisas que mostram o costume, a crença e a alegria deste povo. Tudo retratado através de trabalhos criativos e contextualizados com todas as áreas do conhecimento, visando desenvolver amplamente esses conhecimentos na comunidade escolar.

 

 

Os animais sagrados foram representados através de trabalhos artísticos utilizando sucata e fazendo a contextualização com as aulas de inglês, em que foi aprendido o nome de cada animal na língua inglesa e usada muita criatividade para a elaboração de cada um.

 

 

Os alunos e a equipe se empenharam em deixar a escola com o clima da Índia e investiram nos figurinos e nas danças típicas que envolveram todos que assistiram às apresentações e que participaram da grande festa.

 


Cecília Meirelles foi lembrada e homenageada por ter sido uma grande pesquisadora das obras de Tagore e por trazer vários livros dele para o Brasil. Nomeou, assim, a Sala de Leitura da Escola.

 

 

Parabéns à Escola Tagore e a toda sua equipe pela comemoração e pelo amor demonstrado pela Educação!!

 

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 04/09/2013

Centro de Arte e Esporte: Valorização das Diferentes Áreas do Conhecimento

Tags: 8ªcre.

Os Centros de Arte e Esporte apresentam-se como uma oportunidade de inclusão, participação e desenvolvimento de habilidades. 

 

O Centro de Arte e Esporte Presidente Médici realizou um grande trabalho no primeiro semestre com doze escolas da 8ª CRE. Cada vez mais o projeto revela alunos talentosos e com grande potencial para brilhar no futuro!

 

 

A partir da Resolução SME nº 1222 de 16/01/2013, as Unidades de Extensão Educacional da Secretaria Municipal de Educação passaram a incorporar o papel de Centros de Pesquisa e Formação em Ensino Escolar de Arte e Esporte.

 

Os Centros atuam, especialmente, com os princípios básicos da Arte e do Esporte como áreas de conhecimento. Visam desenvolver e difundir metodologias inovadoras no ensino da Arte e Educação Física Escolar para a Rede Pública Municipal de Ensino e aplicar experimentalmente essas metodologias no trabalho desenvolvidas diretamente com os alunos participantes desses Centros.

 

No primeiro semestre, doze escolas da 8ª CRE participaram do projeto através das Oficinas oferecidas. Semanalmente, atividades de cultura, arte e esporte fizeram parte da vida de muitos alunos.

 

 

Na 8ª CRE, o PET (Polo de Educação para o Trabalho) Presidente Médici se adaptou à nova realidade. Ao se tornar Centro de Arte e Esporte, foram criadas onze oficinas: tae kwon do, judô, futsal, capoeira, dança, música, fotografia, vídeo, tênis de mesa, artes visuais e teatro. A sede do Polo funciona na Escola Municipal Thomé de Souza, em Senador Camará.

 

Muitas dessas novas oficinas ocorrem em diferentes escolas denominadas Oficinas Itinerantes. No primeiro semestre de 2013 foram atendidas doze escolas com Oficinas Itinerantes de Arte e Esporte na 8ª CRE.

 

 

O espaço escolar deve ser compreendido como um ambiente privilegiado para transformação e descobrimento de si mesmo. Com atividades extraclasse, os alunos podem superar seus limites de equilíbrio, força, concentração, estratégia e sensibilidade.

 

Através da Cultura, das Artes e do Esporte, a Secretaria Municipal de Educação busca proporcionar aos alunos uma educação abrangente, que estimule o desenvolvimento físico, mental e intelectual, ou seja, está em busca de uma Educação de Qualidade que promova o desenvolvimento do cidadão Carioca.

 

Esse projeto, no entanto, só consegue gerar bons frutos graças aos professores que dedicam-se com total empenho para a realização de cada modalidade oferecida.

 

É claro que não podemos deixar de mencionar os alunos, que são os atores principais deste roteiro de sucesso!

 

 

O Centro de Arte e Esporte Presidente Médici recebeu para o segundo semestre cerca de 740 matrículas. Inscreveram-se alunos de 47 escolas municipais dos bairros de Bangu, Padre Miguel, Realengo e Senador Camará.

 

Os professores que participam das Oficinas já iniciaram o trabalho e, com muito entusiasmo, esperam repetir o sucesso do primeiro semestre!

 

Se você quer saber mais sobre o Centro de Arte e Esporte Presidente Médici, clique nos links abaixo:

 

Oficina Itinerante de Capoeira - E.M. Getúlio Vargas

 

Blog do Centro de Arte e Esporte Presidente Médici

 

Oficina de Dança 

 

 

Você já conhecia o Centro de Arte e Esporte Presidente Médici? Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar e comentar. Participe!

 

Professor, divulgue aqui os processos de aprendizagem realizados com seus alunos!

 

Entre em contato com o RIOEDUCA!

 

*    *    *

 

Professora Neilda Silva - Rioeduca 8ª CRE

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share