A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Setembro de 2013'

Terça-feira, 03/09/2013

Formação Continuada em Educação Física

Tags: 2ªcre, educaçãofísica.

Desde o ano de 2012, a Gerência de Educação da 2ª CRE promove encontros com os professores de Educação Física a fim de promover a formação continuada e a troca de experiências entre os educadores.

 

A Oficina de Tênis para professores de Educação Física foi realizada no dia 8 de Maio, no CIEP Samuel Wainer, sob orientação da professora da Rede Municipal Helena Maria Abreu Freire e Souza, lotada na mesma instituição que recebeu os demais professores. Esse encontro faz parte da formação para professores de Educação Física, promovida pela 2ª CRE/GED.


As atividades de formação continuada para os professores de Educação Física iniciaram em 2012, com base nas discussões das Orientações Curriculares da disciplina e prosseguirão ao longo deste ano, com encontros de temas gerais da área dessa disciplina. Também haverá uma formação continuada direcionada para os docentes que atuam nos anos iniciais.

 

Aula prática com bolas de tênis soft.

 

O objetivo desse encontro foi compartilhar práticas de Educação Física. A professora Helena Maria, apresentou aos demais colegas formas de trabalhar diversos conteúdos da Educação Física em uma modalidade que não é tão popular, mas pode se tornar, dependendo do enfoque. A professora apresentou no curso, formas de trabalho que utiliza realmente nas suas aulas na Rede Municipal.


Na Oficina de Tênis de Campo houve uma aula teórica, sendo apresentado também um vídeo com a iniciação ao tênis de forma lúdica com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental durante uma aula. 
 

Professores assistindo à aula teórica na Oficina de Tênis de Campo.

 

Na mesma oficina foram oferecidas duas aulas práticas: uma de iniciação ao tênis, com materiais alternativos, e outra de iniciação ao tênis com materiais oficiais. A oficina foi mediada pela Professora Helena Abreu, do CIEP Samuel Wainer, que criou um método lúdico do ensino ao tênis para ser desenvolvido nas aulas de Educação Física.

 

Aula Prática com raquetes de plástico.

 

Os professores que assistiram à Oficina de Tênis deixaram suas avaliações sobre o encontro.

Achei ótima a oficina. Gostei da forma prática e lúdica das atividades. Gostaria de agradecer o carinho e a atenção. Parabéns! São pessoas assim que fazem a diferença em uma carreira profissional. Eu posso ser apenas uma pessoa, mas posso ser aquela que faz a diferença. Adorei.”

Professora Claudia Mascarenhas, da E. M. Mario Faccini.

 

“Achei a oficina muito boa, deveríamos ter outros encontros para aprofundar o tênis. Achei bastante esclarecedora a dinâmica apresentada para trabalhar com iniciantes. Gostaria que acontecessem outros encontros para dar continuidade ao tênis.”

Professor Gilberto Amarante, da E. M. Conselheiro Mayrink.

 

Parabéns à Gerência de Educação da 2ª CRE e à professora Maria Helena por promoverem encontros e trocas de experiências entre os educadores na Oficina de Tênis.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj



 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 03/09/2013

Projeto Rede

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho está localizada na Taquara e iniciou, em agosto, o Projeto Rede, que visa a melhoria do rendimento escolar.

 

A ideia do Projeto Rede, que está acontecendo na Escola Gastão Monteiro Moutinho, surgiu da Diretora Adjunta Patrícia Greco. O Projeto tem como um dos principais objetivos diversificar as dinâmicas do processo ensino-aprendizagem para que o aluno, respeitado por suas particularidades, possa despertar mediante a variedade dos recursos oferecidos.

 

Pequeno grupo de alunos para atendimento diferenciado.

 

Conforme escrito no blog da escola: "O nome Rede foi escolhido na intenção de realmente 'pescar' alunos e professores para uma bonita tarefa: a da tentativa incansável! Em um ambiente diferente do de sala de aula que estão acostumados, esses alunos são convidados a estarem em um ambiente mais calmo, separado especialmente para eles, sem agentes dispersivos, com atividades planejadas e apresentadas de uma maneira diferente." 

 

Atividade diagnóstica: em um desenho com várias letras, as crianças identificaram e pintaram
com a cor solicitada pela professora cada vogal sonorizada.

 

A Diretora Adjunta Patrícia Greco, responsável pela criação do projeto, já passou por vários cargos e, durante muitos anos de rede, esteve envolvida com o trabalho pedagógico de cada unidade escolar a que pertenceu. Sendo assim, mesmo sendo responsável pelo administrativo da escola e ocupando um cargo de gestão, é muito preocupada com os planejamentos, projetos e desenvolvimento das crianças. Dessa forma, em virtude do índice de conceitos I no segundo bimestre, Patrícia criou o Projeto Rede como estratégia de atendimento e resgate dessas crianças.

 

Através do Power Point as crianças identificam a figura, verbalizam a palavra,
e começam a reconhecer a letra inicial de cada uma delas.

 

Trabalhando as sílabas com os alunos.

 

Objetivos do Projeto Rede:

 

  • Resgatar, através de diferentes estratégias de ensino, os alunos das turmas de 3º ano conceituados com I no 2º bimestre;
  • Proporcionar diferentes olhares sobre a aprendizagem desses alunos através da construção de um grupo de apoio envolvendo diferentes docentes da escola;
  • Possibiltar o uso de diferentes recursos na prática alfabetizadora, visando um melhor rendimento dos alunos;
  • Envolver o maior número de profissionais da escola na melhoria do desempenho escolar, proporcionado a divisão de responsabilidade.

 

 

Desenvolvimento do Projeto:

 

As atividades de cada aula são elaboradas pela Diretora Adjunta Patrícia Greco, e as mesmas passadas a cada professora no horário do planejamento, quando são conversados os objetivos de cada aula e de cada proposta.

 

Contando com o apoio de algumas professoras da unidade escolar para o desenvolvimento das atividades, as crianças sinalizadas com conceito I no segundo bimestre são atendidas por uma professora diferente da sua, possibilitando um diferencial de didática, objetivando alcançar diferentes competências linguísticas.

 

As professoras envolvidas cederam um tempo de seu horário de planejamento para que o atendimento ao projeto pudesse acontecer.

 

O Projeto Rede acontece em um tempo de aula, nos dias e horários de planejamento das professoras envolvidas. As aulas são ministradas durante cinquenta minutos, três vezes por semana.

 

Período do Projeto:

 

De agosto a novembro de 2013

 

Diferentes reagrupamentos com os professores do Projeto Rede.

 

 

Propostas de Avaliação:

 

  • Relatório de execução diário das atividades propostas a fim de garantir a percepção do desenvolvimento do aluno frente a cada proposta;
  • Registro quinzenal das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos através de reunião no dia do planejamento dos professores envolvidos no projeto para traçar novas metas e novos reagrupamentos;
  • Registro de imagens e vídeos a fim de perceber/comparar diferentes dinâmicas e respostas educativas dadas por cada aluno;
  • Construção do álbum de cada aluno como forma de avaliar o processo.

 

A escola Gastão Monteiro Moutinho está tentando melhorar o rendimento das crianças escolhidas para participarem do Projeto Rede com a participação fundamental dos professores que cederam um tempo de seu horário de planejamento para aderir a esse desafio. O Projeto também trabalha a confiança e autoestima dos alunos, fatores indispensáveis para o desenvolvimento das atividades realizadas.

 

Parabéns às professoras Osvaldice, Rosa, Leila Letícia, Andréa, Fátima e Margarete por participarem do Projeto Rede!

 

Para conhecer mais sobre este e outros projetos da escola:

http://www.emgastao.blogspot.com.br

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 03/09/2013

2ª Semana da Educação Infantil

Tags: 11ªcre, 2º semana de educação infantil, parque madureira.

 

No dia 25 de agosto, no Parque de Madureira, aconteceu a abertura da 2ª Semana da Educação Infantil. O evento mostrou o belíssimo trabalho que é realizado nas escolas do município, reunindo parceiros e as Secretarias de Saúde e de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Confira!

 

A "Semana da Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro", instituída pelo decreto municipal nº 35028, lei estadual nº 6149 e lei federal nº 12.602, de 03 de abril de 2012, é considerada um marco no calendário e nas ações de promoção e valorização da Educação Infantil no município do Rio de Janeiro desde o ano de 2012. Nesse ano ela ocorreu entre os dias 25 e 30 de agosto.

 

Tenda da 11ª CRE com cartazes das unidades escolares na entrada.

 

O evento privilegia a integração entre a Instituição Educativa, os Serviços de Saúde e a Comunidade, tendo como premissa os múltiplos olhares dos sujeitos envolvidos no cotidiano e a valorização da primeira infância na constituição do sujeito, conforme informação da Gerência de Educação Infantil.

 

Domingo ensolarado com muitos participantes no Parque Madureira.

 

Repleta de almofadas, livros e enfeitada com balões e desenhos, a tenda da 11ª CRE promovia a contação de histórias!

 

Decoração da tenda com trabalhos dos alunos e fotos das escolas. Em destaque, a Boneca Lili.

 

Contação de histórias com a articuladora Maria Olivia, da Creche Municipal Dr. Antônio Monteiro, como a personagem Dona Maricota.

 

A abertura da semana da Educação Infantil contou também com apresentações ilustres, como os artistas Zé Zuca, Bia Bedran e crianças do Unicirco!

 

Apresentações dos artistas Zé Zuca (de amarelo) e Bia Bedran (acima) e crianças do Unicirco.

 

Juntamente com a abertura da 2ª Semana da Educação Infantil, ocorreu a 3ª Semana do Bebê Carioca, eventos promovidos pelas Secretarias de Saúde e de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

As atividades realizadas durante a Semana do Bebê têm por objetivo informar sobre a importância de investir na primeira infância, mobilizando toda sociedade a apoiar as gestantes, promover o vínculo mãe-bebê e estimular o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e afetiva da criança, conforme informação da UNICEF.

 

Parabéns a todos pelo excelente trabalho apresentado no Parque Madureira, e na realização das atividades escolares que ocorreram nos dias de 25 a 30 de agosto!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 02/09/2013

Primeira Infância Completa na Creche Municipal Senninha

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Creche Senninha está localizada na recém pacificada Comunidade Parque da Alegria, Caju. Durante a semana, atende crianças das turmas de Berçário, Maternal I e Maternal II. Aos sábados, a creche conta com outras 52 famílias que participam do Projeto PIC (Primeira Infância Completa). Elnira, gestora da unidade, afirma que tanto a equipe da creche, quanto os responsáveis comemoram o sucesso do projeto.

 

 

Crianças brincam no pátio da Creche Senninha 

 

Conheça o PIC

 

O Programa Primeira Infância Completa foi criado pela Secretaria Municipal de Educação para atender, aos sábados, as crianças que ainda não estão matriculadas nas creches ou EDIs. No programa, as crianças aprendem, interagem e se desenvolvem através de brincadeiras e jogos realizados por profissionais capacitados.

 

No PIC da Creche Senninha, as crianças aprendem enquanto brincam.

 

O PIC oferece oficinas para as famílias das crianças matriculadas. Fazem sucesso a oficina de bebês, as atividades pedagógicas e a Escola de Pais. Com este espaço aberto, os responsáveis estreitam laços com a equipe da creche e as demais famílias, assim, há conversas e troca de experiências que esclarecem temas e tiram dúvidas.

 

Senninha - Qualidade em Atendimento

 

Brincadeiras entre responsáveis e crianças.

 

A Creche Municipal Senninha iniciou o PIC em 2013 e unidade garante que as famílias avaliam positivamente o espaço que lhes foi aberto.

As funcionárias que trabalham com a gestora Elnira são comprometidas e dedicadas. A dinamizadora Bárbara Cristina Brito Hardoim, dinamizadora, não mede esforços para realizar um trabalho excelente. A cozinheira deixa todos com vontade de voltar no sábado seguinte, pois sua comida é muito saborosa.

 

No PIC da Creche Senninha, o atendimento ocorre sempre aos sábados, das 8h às 16h. As crianças de seis meses a um ano e seis meses são atendidas, juntamente com os seus responsáveis, em oficinas realizadas. Já as crianças de um ano e seis meses a três anos e onze meses são atendidas sem os responsáveis. Além disso, os pais ou responsáveis participam da Escola de Pais, na qual são realizadas rodas de conversas dinamizadas pela Professora Articuladora Bárbara, sobre os mais variados temas relativos às questões do desenvolvimento da criança.

 

As crianças acham o sábado uma diversão! Além de brincarem com os colegas, têm a oportunidade de vivenciar novas experiências, que estimulam ainda mais a construção do conhecimento através de atividades lúdicas.

 

Acesso ao PIC

 

Em todas as 10 CREs, há atendimento desse Programa. Para participar, basta fazer a inscrição da criança, levando certidão de nascimento da criança. Se o responsável é beneficiário do Cartão Família Carioca, e não está matriculado em creche, a inscrição do PIC se torna obrigatória.

 

No link abaixo, segue a lista das creches que oferecem o PIC:


PIC

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share