A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Setembro de 2013'

Segunda-feira, 02/09/2013

Viajando pelo Sistema Solar

Tags: 6ªcre, 5ºano, ciências.

 

A professora Marize Gelard, da Escola Municipal Érico Veríssimo, realizou com os alunos do 5º ano o projeto Sistema Solar, que teve por objetivo principal desvendar alguns questionamentos dos alunos sobre o Universo.

 

Quem nunca se pegou olhando para o céu durante uma noite estrelada? Quantas vezes já brincamos de contar estrelas? Perguntas do tipo “qual a forma da Terra?”, “por que as estrelas não caem?”, “onde fica o Sol?” e “como deve ser a Lua?” continuam despertando a curiosidade de todos.

 

Por meio dos questionamentos, estudiosos obtiveram algumas das respostas que explicam, ou tentam explicar, parte do que hoje se conhece sobre o céu e a Via Láctea. Foram as inquietações e dúvidas que levaram homens como Galileu Galilei, Leonardo da Vinci e Nicolau Copérnico a desenvolverem teorias sobre o Sistema Solar. Boas perguntas que levaram a boas respostas e a novas perguntas.

 

Foi utilizando os mistérios do Universo e a curiosidade natural das crianças que a professora Marize Gelar, da Escola Municipal Érico Veríssimo, lançou o desafio a seus alunos do 5º ano: quais são os seus principais questionamentos sobre o Sistema Solar?

 

A pergunta estava relacionada a um trabalho realizado com o livro de Geografia. E, para tentar desvendar algumas curiosidades sobre o tema em questão, a professora Marize criou junto com os alunos da turma 1.502 o projeto Sistema Solar.

 

 Apresentação de slides feita pela professora Marize com o nome dos planetas e suas principais características.

 

 Qual planeta tem a maior massa? E qual é a quantidade de Luas de Júpiter? Quem está mais próximo do Sol? Estas e outras informações sobre cada planeta do Sistema Solar foram descobertas a partir da apresentação de  slides criada pela professora.

 

Os alunos foram divididos em grupos e as atividades a serem desenvolvidas foram planejadas por eles. Durante esse momento, perceberam que vários materiais seriam necessários para a realização de uma maquete do Sistema Solar: caixa de papelão, bolinhas de isopor de diferentes tamanhos, peneira de pedreiro, nylon ou linha, palito de churrasco e tintas de diversas cores.

 

A turma foi listando, com a orientação da professora, o que eles queriam saber sobre o sistema solar. A partir destas informações, a professora Marize construiu os objetivos do projeto.

 

Objetivo Geral:

  • Conhecer o sistema solar e, a partir disso, obter conhecimento para entender o que acontece no Universo.


 Objetivos Específicos:

  • Saber o nome dos planetas estudados;
  • Identificar as características dos planetas;
  • Saber a quantidade de planetas do nosso sistema solar;
  • Entender alguns fenômenos naturais do nosso planeta.

 

Desenvolvimento:

  • A professora realizou uma sondagem entre os alunos para identificar o conhecimento prévio de cada um sobre o assunto em questão;
  • As atividades foram planejadas a partir do que foi verificado na sondagem inicial;
  • Os alunos realizaram uma pesquisa na internet sobre os planetas do Sistema Solar;
  • Os grupos de trabalho foram organizados;
  • Foi exibido para os alunos um vídeo sobre o surgimento do Universo;
  • A professora realizou um debate em grupo a respeito dos conhecimentos adquiridos sobre os planetas a partir da exibição do filme;
  • Realização de uma experiência com um globo terrestre e uma lanterna para os alunos compreenderem como funciona o surgimento do dia e da noite;
  • Montagem de maquete sobre o Sistema Solar, onde os planetas foram organizados por ordem e suas características básicas explicitadas;
  • Realização de exercícios sobre o conteúdo trabalhado no projeto;
  • Construção de folheto explicativo sobre o projeto desenvolvido como forma de avaliação.

 

 

É significativo inserir as aulas práticas no dia a dia, pois é evidente que o aluno aprimora os seus conhecimentos depois da parte teórica.

 

Para executar as aulas práticas, o educador deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito pensante, possuidor de capacidade de discernimento, avanço e crescimento, que aprende, é um ser inteligente e criativo.

 

Esse tipo de atividade estimula o aluno a selecionar ou filtrar as informações  e, principalmente, a manipular, interligar e relacionar esses conteúdos com os desafios e problemas enfrentados. 

 

A Geografia é uma disciplina que estimula a análise e a reflexão. Jamais a "decoreba"! Fatos que acontecem no dia a dia também devem ser debatidos em sala de aula. Eles podem ajudar, inclusive, a explicar assuntos tidos como complexos e monótonos para as crianças e jovens.

 

Ao término do projeto, a professora e os alunos fizeram uma avaliação. Eles concluíram que esse trabalho trouxe importantes descobertas, gerou discussões significativas e troca de conhecimento coletivo.

 

Essa viagem espacial levou os alunos do 5º ano a analisarem, refletirem sobre diversos assuntos e, principalmente, a se transformarem em cidadãos críticos. Itens essenciais para exercer, com autonomia, sua cidadania.

 

Parabéns à professora Marize Gelard por auxiliar seus alunos na busca pelo saber, dinamizando o ensino. Propor aulas baseadas no que os alunos querem saber, despertará neles a observação, a reflexão e o aprendizado. É um orgulho ter o seu trabalho publicado no Portal Rioeduca!

 

Professor, queremos divulgar o seu trabalho no Portal Rioeduca! Entre em contato com a representante da sua Cre e ajude a construir a história deste portal com suas experiências pedagógicas. Este espaço é meu, é seu, é nosso! Até a próxima semana!

 

 

Professora Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª Cre
Twitter: @Paty_PFF
Facebook: Patrícia Fernandes
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share