A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 20 resultados para o mês de 'Setembro de 2014'

Sexta-feira, 19/09/2014

Curso de Extensão Escola Que Protege

Tags: curso, extensão, epf.

 

 

 

A Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire, por intermédio da Gerência de Formação Continuada – divulga a abertura de inscrição para o Curso de Extensão Escola que Protege. O curso é realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ –, com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC.

 

2. Os objetivos do curso são:

  • Preparar os professores para o enfrentamento, no ambiente escolar, às situações de violência e preconceito contra crianças e adolescentes, habilitando-os a identificar alunos vitimizados e orientar para o atendimento adequado na rede de proteção local, através de;

   • Conhecer e debater análises contemporâneas sobre a vida em sociedade e a produção dos laços sociais na pós-modernidade.

   • Conhecer e refletir sobre as concepções de infância e adolescência, à luz de breve revisão histórica de sua produção.

   • Conhecer e debater aspectos do desenvolvimento social e dos processos de socialização culturalmente determinados.

   • Debater sobre os princípios da Educação Inclusiva, presentes na LDBEN 9394/96, e sua repercussão no cotidiano escolar: a coexistência das diferenças.

   • Conhecer os marcos legais e órgãos locais que orientam a rede de proteção legal para crianças e adolescentes vítimas de violência.

  • Construir uma proposta de ação educacional para o enfrentamento a situações de discriminação e violência na escola.

3. A Carga Horária do curso compreende 120h/a – 64h/a presenciais (8 encontros x 8h/a) e 56h/a à distância (proposição/planejamento/desenvolvimento de atividade em unidade escolar) – ANEXO 2.

4. O local de realização: Faculdade de Educação/UFRJ – Av. Pasteur, nº 250, fundos, 2º. Andar, Campus Praia Vermelha, sala 207.

5. Será concedido um Certificado de Extensão pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio do MEC/SECADI.

6. Poderão se inscrever no curso Professores Regentes, Diretores, Diretores Adjuntos, Coordenadores Pedagógicos, Professores lotados nas Coordenadorias Regionais de Educação e no Nível Central, desde que atuem junto às Escolas.

7. Os interessados deverão preencher a ficha de pré-inscrição (ANEXO 1), encaminhá-la para o e-mail epfsme@rioeduca.net, até o dia 23/09/2014, e aguardar confirmação de inscrição por e-mail.

8. Serão disponibilizadas 60 (sessenta) vagas.

9. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos pelo telefone 2253-4387.

 


Atenciosamente,


Ana Cristian Thomé Veneno
Gerente I da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire
Matrícula 11/200.775-5
  

 

Anexos

 

022 CIRCULAR Extensão UFRJ ESCOLA QUE PROTEGE

 

Cronograma dos Encontros

 

Ficha de Pré-inscrição

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/09/2014

Descritores - 4º Bimestre

Tags: descritores, bimestre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/09/2014

Informativo Multírio - 17 de setembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores relembra a trajetória de Ariano Suassuna

O programa é dedicado ao escritor, filósofo, advogado e dramaturgo pernambucano, que se tornou um dos maiores representantes da literatura brasileira. Leila Richers conversa com Juliana Lins, uma das autoras do livro Ariano Suassuna – Um Perfil Biográfico, e com Glaucia Rodrigues (foto), produtora, atriz e diretora criativa do espetáculo O Auto da Compadecida. Juliana destaca curiosidades da infância do poeta e de sua luta na defesa da cultura nordestina. Já Glaucia conta sua experiência na adaptação da obra de Suassuna para os palcos. O Movimento Armorial – que defendia a criação de uma arte erudita a partir das raízes populares do Brasil –, os personagens ilustres e a contribuição da obra do autor para as futuras gerações são outros temas abordados. Cidade de Leitores vai ao ar nesta quinta-feira (18), às 13h55, na BandRio.

 

Ensaios sobre a Não Violência fala de situações de indisciplina e infração

Nesta quinta-feira (18), o programa destaca a questão da judicialização das relações dentro da escola. O apresentador Ernesto Piccolo comanda as dramatizações interpretadas pelos participantes, nas quais as situações de conflito ficam em evidência. As diferenças entre situações de indisciplina e atos infracionais, a importância das regras de convivência e o que leva um caso do ambiente escolar à Justiça são alguns dos temas abordados. O Estatuto da Criança e do Adolescente também está em pauta. Após os esquetes, as situações apresentadas vão a debate e os participantes compartilham suas opiniões e experiências. Ensaios sobre a Não Violência vai ao ar na quinta-feira, às 19h30, no canal 26 da NET

 

Experiência na Educação Infantil é destaque de Ensinar e Aprender

Entender a complexidade da vida de seus pequenos alunos e tratá-los de igual para igual são bases do trabalho de um professor da E.M. Rinaldo De Lamare. Com atividades como apresentações teatrais e aulas-passeio, as crianças aprendem e desenvolvem sua autoestima e autonomia. Superando resistências e carências, o professor estimula o aprendizado para seus alunos e para si mesmo. A série destaca experiências educativas realizadas não apenas no ambiente escolar, mas também fora da sala de aula, articulando atividade educativa e contexto social, valorizando profissionais da Educação e iniciativas bem-sucedidas. Ensinar e Aprender vai ao ar na quinta-feira (18), às 20h, no canal 26 da NET, e na sexta-feira (19), às 13h55, na BandRio

 

 

E mais:

Não perca as novidades do Portal MultiRio nesta semana! Em destaque: a cultura dos jogos pode contribuir para o aprendizado. Saiba por que hospitalização não é motivo para que o aluno interrompa o vínculo com a escola. Confira, também, a agenda do Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, o biciRio, que acontece durante a semana do Dia Mundial Sem Carro. Conheça, ainda, a história do barão de Macahubas e suas contribuições para a educação brasileira. Educação, cultura e informação – tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoriamultirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/09/2014

Escola do Olhar - Curso Rádio para Conversas - Lusofalante no MAR

Tags: mar, curso, professores.

 

 

Prezado (a),

Convidamos você para participar do Curso Rádio para Conversas - Lusofalantes no MAR, que será realizado no MAR, às terças-feiras, de 30 de Setembro a 28 de Outubro de 2014, de 14h às 17h.

 

Inscreva-se aqui!

 

O curso abordará como podemos usar esta ferramenta, o rádio, como veículo formador, dentro do espaço de aprendizado e, como, através da Língua que usamos para nos relacionarmos com o mundo e portanto de estarmos e sermos no mundo, podemos aguçar a curiosidade e a disponibilidade em ouvir o outro. A partir do projeto Lusofalantes, um programa de rádio sobre a língua portuguesa em suas diferentes nacionalidades e sendo o rádio um veículo democrático e orgânico e a Língua também um ser orgânico e reciclável, que tal usufruirmos destas duas possibilidades neste mergulho? Apontamento de como podemos usar o rádio e a Língua como fonte do despertamento do uso protagonista e coletivo de formação.

 

Contamos com a sua participação!

 

Atenciosamente,

 

Escola do Olhar

 


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share