A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 20 resultados para o mês de 'Setembro de 2014'

Terça-feira, 16/09/2014

Comunicado da Coordenação da Equipe de Educação Infantil da Educopédia

Tags: educopedia, seleção, ei.

 

Prezados(as) professores,


O processo seletivo para produtores de aulas digitais visa buscar um novo conceito para a Educopédia Educação Infantil. A ideia é renovar todo o banco de aulas disponível na plataforma hoje. Isto, para nós, é um desafio.


Nossa meta é conseguir, através da plataforma digital, proporcionar material didático para os professores, em consonância com as Orientações Curriculares da Educação Infantil, que tenham como eixo as interações e as brincadeiras.


Para tanto, é necessário pensar de forma diferente uma nova proposta para as aulas digitais, que serão acessadas por crianças e adultos e trabalhadas dentro e fora das instituições de EI.A construção dessa nova concepção digital se fará coletivamente, de forma a oferecer uma linguagem mais acessível às crianças, mais criativa, desafiadora, priorizando, de fato, o protagonismo infantil, foco de todo o trabalho da EI da rede. Além disso, a Educopédia precisa ser entendida por todos como uma ferramenta que vai somar ao trabalho do professor e transformar o processo de aprendizagem das crianças.


Foram recebidas 21 aulas na 2ª etapa. Todas criativas, com temas atuais, contextualizados e adequados à faixa etária proposta. Deste grupo, 4 conseguiram colocar em foco o uso ativo da ferramenta digital. As outras 17 não pontuaram neste mesmo e fundamental critério. Consideramos um empate técnico entre elas e optamos por reabrir um novo processo seletivo.
Entendemos que desta forma, todos os candidatos (tendo ou não participado deste primeiro processo) terão a oportunidade de dimensionar suas propostas trazendo a criança do século XXI como protagonista, ativa e criativa, que constrói processos de aprendizagem na inovadora interação com a ferramenta digital.


Parabenizamos a todos os candidatos que estão conosco nesta busca pelo novo. Esta “inquietação que nos move” nos impulsiona neste desafio. Ainda contamos com 16 vagas disponíveis para a próxima seleção, com previsão de acontecer em breve. Contamos com a participação de todos vocês. Mãos à obra!

 

Um abraço.

Alessandra Savaget e equipe


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 12/09/2014

Portal Multírio - Meu Primeiro Jogo

Tags: multirio.

 

 

 

Em atendimento à solicitação dos professores de Matemática presentes na reunião de apresentação da série Tempo de Estudar, em 27 de novembro de 2013, a MultiRio criou o curso Meu Primeiro Jogo.

O conteúdo abrange o desenvolvimento de jogos e objetos de aprendizagem utilizando uma ferramenta bem simples: o software Scratch. A produção dos cursistas será publicada em nosso Portal, para utilização por outros professores interessados.

A primeira oferta do curso será na modalidade semipresencial, com três encontros na MultiRio, para 15 professores de Matemática ou de Ciências. A partir daí, as aulas ficarão disponíveis no Portal, para que sejam acessadas de forma autoinstrucional.

Os encontros presenciais com um grupo de 15 professores estão previstos para os dias 02/10, 09/10 e 16/10, de 9h às 12h, na MultiRio, no seguinte endereço: Largo dos Leões, 15, no Humaitá.

Os professores interessados deverão enviar email para: ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br, com as seguintes informações:

- Nome completo

- Matrícula(s)

- Disciplina que leciona

- CRE(s)

- Escola(s)

- Telefone de contato (celular, residencial e da escola)

 

Mais informações AQUI. 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 11/09/2014

Informativo Multírio - 11 de setembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Série discute rede de proteção à criança e ao adolescente

Nesta semana, Ensaios sobre a Não Violência destaca o papel da escola no auxílio aos alunos vítimas de violências ocorridas fora do ambiente escolar, de que forma a escola se articula com as instituições de saúde e de assistência social, além de explicar a função e a importância do Conselho Tutelar. O apresentador Ernesto Piccolo comanda dramatizações nas quais cada pessoa interpreta papéis diferentes daqueles que exerce na vida real. Com a participação de diretores, educadores, alunos, familiares e especialistas, o programa traz para a tela uma reflexão sobre a mediação dos diferentes tipos de conflito que surgem no ambiente escolar. O programavai ao ar na quinta-feira (11), às 19h30, no canal 26 da NET.

 

Conceito & Ação aborda a importância das culturas africanas

O programa recebe Alberto da Costa e Silva, historiador, diplomata, poeta, membro e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras e vencedor do Prêmio Camões 2014. O tema é a África, continente considerado berço da civilização humana. Alberto da Costa e Silva fala sobre a importância do escravo africano na construção do Brasil e a influência dos africanos na maneira de falar do brasileiro. O convidado aborda, ainda, a dificuldade que temos de enxergar a diferença entre as diversas culturas africanas. Conceito & Ação vai ao ar na sexta-feira (12), às 19h30, no canal 26 da NET.

 

E mais:

Nesta semana, não perca as novidades do Portal MultiRio! A neuroeducação pode ser uma grande aliada dos educadores: um curso de formação continuada sobre o tema é oferecido pela UFRJ e capacita professores das redes pública e particular de diversos estados brasileiros. Conheça, também, duas escolas da Rede Municipal do Rio que se destacaram no Ideb. E ainda: navegue pela Veduca, a primeira plataforma de cursos on-line de nível superior gratuitos da América Latina, que tem um modelo de ferramenta oferecido por instituições dos Estados Unidos, como Princeton, Stanford, Harvard e MIT. Educação, cultura e informação – tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoriamultirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/09/2014

Curso de Braille Módulo Inicial - 2º Semestre

Tags: iha, formação, curso.

 

 

Encontram-se abertas as inscrições para o curso “A leitura e a escrita no Sistema Braille: um caminho para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto escolar- Módulo Inicial, promovido pelo Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição a Braille.

 

 

Objetivos do curso:

Favorecer a construção do conhecimento por meio do Sistema Braille; Propiciar o desenvolvimento pedagógico do aluno com deficiência visual; Possibilitar ao professor respostas educativas às necessidades educacionais dos alunos com deficiência.

 Ementa:

O papel do Sistema Braille na vida da pessoa cega; reconhecimento e exploração do alfabeto; distribuição espacial dos caracteres em cada coluna; penetrando na lógica do Sistema Braille como um todo; regras básicas no emprego de sinais gráficos diversos; disposição do Braille na reglete; leitura, escrita e disposição espacial dos textos em Braille; escrita de números; operações fundamentais.

 

Público Alvo:

Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual;
Professores do Atendimento Educacional Especializado;
Coordenador pedagógico de escolas que possuam alunos com deficiência visual
Professor de Sala de leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual


Carga Horária:

40h distribuídas em dez aulas com quatro horas de duração.


Vagas:

18 vagas no período da manhã (8h às 12h). Obs.: Não será formada turma no período da tarde.

 

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 Maracanã
 

Período de realização: outubro a dezembro de 2014

outubro: 03, 10, 17, 24 e 31

novembro: 07, 14 e 28

Dezembro: 05 e 12


 
Orientações para Inscrições:

1- As inscrições serão online no endereço: BRAILLE INICIAL - TURMA 2014 - 2

2. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição.

3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho. 4. Não haverá dispensa de ponto.

5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.


 

Equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share