A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 13 resultados para o mês de 'Setembro de 2015'

Sexta-feira, 04/09/2015

III Semana de Alfabetização

Tags: encontro, alfabetização.

 

 

 

III SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DO RIO DE JANEIRO/ 2015
 

O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, foi instituído, em 1967, pela ONU e pela UNESCO, com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países do mundo.

No Brasil, o Dia Nacional da Alfabetização acontece, desde 1930, no dia 14 de novembro, data da fundação do Ministério da educação e Saúde Pública.

Tendo como objetivo refletir acerca da Alfabetização na cidade do Rio de Janeiro, no momento em que a cidade comemora os 450 anos de sua fundação, estaremos, no período de 8 a 11 de setembro, apresentando uma amostra do trabalho que vem sendo realizado na Rede.

O evento propõe uma série de ações articuladas entre os Níveis Central e Regional da SME, com abertura em 8 de setembro, Dia Mundial da Alfabetização.

 


“... poderíamos dizer que o que se deve fazer é ensinar às crianças a linguagem escrita, e não apenas a escrita das letras...”

Vygotsks – A Formação Social da Mente – 1988 – p.157
 

 

 

As inscrições poderão ser feitas: Ações do Nível Central na E/SEBE/CED

                                                    Ações Regionais na E/SEBE/CRE/GED

 

 

Acesse aqui:

 

PROGRAMAÇÃO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA

 

Folder da Progração

 

 Programação Geral Regional

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 03/09/2015

Produção Textual - 3º Bimestre

Tags: produçãotextual, bimestre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 03/09/2015

Informativo MultiRio - 3 de setembro

Tags: informativomultirio.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter

Animação da MultiRio fica entre as três melhores em festival internacional

A animação Hugo, o monstro, da série Que Medo!, foi a terceira colocada na categoria Até 6 Anos Ficção do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano, sendo a única animação brasileira entre os vencedores desta seção. Hugo, o monstro concorreu com mais 19 finalistas. O festival, um dos mais importantes do país de produção audiovisual para crianças, reúne produções da América Latina, Iberoamérica e países de língua portuguesa. Confira a animação na Videoteca e no YouTube da MultiRio.

Cidade de Leitores fala sobre obras inusitadas baseadas em fatos reais

Leila Richers recebe o jornalista Fernando Moreira, criador do blog Page Not Found, do site do jornal O Globo e conhecido por noticiar fatos curiosos, polêmicos e bizarros. Ele transformou alguns dos relatos publicados na página em histórias de ficção no livro Baseado em Fatos Reais. O outro convidado é o ator e diretor Julio Adrião, em cartaz há dez anos com o monólogo A Descoberta das Américas, que conta a trajetória de um homem que escapa da fogueira da Inquisição ao embarcar, em 1492, numa caravela de Cristóvão Colombo. Cidade de Leitores vai ar nesta quinta-feira (3), às 14h, na BandRio, e no sábado (4), às 9h, no canal 26 da NET.

Educação para a política

Embora considerado assunto de adultos, a educadora Ana Maria de Andrade defende que o tema deve ser levado para a sala de aula. Leia no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

Receba nossa newsletter.

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 02/09/2015

Foco para avançar

Tags: artigo, educação.

 

 

 

 

Escolas que trazem para si a presença dos pais são as que apresentam ambiência mais favorável à educação.

 

Artigo publicado no Jornal O Globo em 30/08/2015

 

A educação pública na cidade do Rio de Janeiro vem avançando de forma consistente nesses últimos anos. Dados da Prova Rio 2014 — avaliação externa aplicada aos alunos do 3º, 6º e 7º anos do ensino fundamental da rede municipal — comprovam essa afirmação. Os resultados, divulgados em julho, revelam que 78% das escolas do primário (1º ao 6º Ano) e 75% das unidades do ginásio (7º ao 9º Ano) conseguiram melhorar o ensino em relação a 2012.

Essa situação nos remete lá atrás, quando iniciamos o caminho para transformar a educação carioca, com a implantação de ações fundamentais, como um currículo básico, a elaboração de material didático próprio, que dialogasse com o nosso currículo, a realização de provas bimestrais, uma ação forte voltada para a aquisição de hábitos de leitura e um programa de reforço escolar intensivo e contínuo, entre outras.

Para uma rede grande e diversa como a da cidade do Rio de Janeiro, que hoje conta com 1.461 unidades escolares, mais de 660 mil alunos e mais de 40 mil professores, é imprescindível a definição de uma política educacional sólida, que oriente e estimule as escolas a buscarem as melhores práticas e garanta a autonomia da equipe escolar.

Desde a implantação daquelas medidas básicas, meta, foco e persistência têm sido parceiros no trabalho de consolidar, com equidade e sustentabilidade, os avanços da educação na rede municipal. São, também, alguns dos princípios norteadores de um forte e estruturado programa de reforço escolar, como temos em nossas escolas. Para elas, é justamente este trabalho de reforço da aprendizagem um dos mais importantes instrumentos para que nossos alunos continuem avançando.

Entendemos o Programa Reforço Escolar como uma prática pedagógica inerente a todas as escolas, que estimula o bom aprendizado dos alunos, não deixando que se acumulem lacunas na construção do conhecimento. O reforço pode ocorrer durante as aulas, em pequenos grupos, ou no contraturno, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno ou grupo. O importante é que todos os alunos caminhem juntos, não ficando nenhum para trás.


Outro aspecto que deve ser ressaltado é a importância da participação dos pais no acompanhamento de todo esse processo. As escolas que trazem para si a presença dos pais, como parceiros, normalmente são as que apresentam uma ambiência mais favorável ao aprendizado, que se traduz em melhores resultados.

Estamos, nesse momento, comemorando junto com as escolas o sucesso alcançado na última avaliação, que é de todos e de cada um. Sucesso que nos mostra também que estamos no caminho certo, por acreditarmos que as ações definidas pela Secretaria municipal de Educação e implementadas pelas unidades escolares estão garantindo um aprendizado consistente e qualificado de nossos alunos.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share