
Sexta-feira, 04/09/2015
III Semana de Alfabetização
III SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, foi instituído, em 1967, pela ONU e pela UNESCO, com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países do mundo. No Brasil, o Dia Nacional da Alfabetização acontece, desde 1930, no dia 14 de novembro, data da fundação do Ministério da educação e Saúde Pública. Tendo como objetivo refletir acerca da Alfabetização na cidade do Rio de Janeiro, no momento em que a cidade comemora os 450 anos de sua fundação, estaremos, no período de 8 a 11 de setembro, apresentando uma amostra do trabalho que vem sendo realizado na Rede. O evento propõe uma série de ações articuladas entre os Níveis Central e Regional da SME, com abertura em 8 de setembro, Dia Mundial da Alfabetização.
Vygotsks – A Formação Social da Mente – 1988 – p.157
As inscrições poderão ser feitas: Ações do Nível Central na E/SEBE/CED Ações Regionais na E/SEBE/CRE/GED
Acesse aqui:
PROGRAMAÇÃO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA
|


Quinta-feira, 03/09/2015
Produção Textual - 3º Bimestre


Quinta-feira, 03/09/2015
Informativo MultiRio - 3 de setembro
|


Quarta-feira, 02/09/2015
Foco para avançar
Escolas que trazem para si a presença dos pais são as que apresentam ambiência mais favorável à educação.
Artigo publicado no Jornal O Globo em 30/08/2015
A educação pública na cidade do Rio de Janeiro vem avançando de forma consistente nesses últimos anos. Dados da Prova Rio 2014 — avaliação externa aplicada aos alunos do 3º, 6º e 7º anos do ensino fundamental da rede municipal — comprovam essa afirmação. Os resultados, divulgados em julho, revelam que 78% das escolas do primário (1º ao 6º Ano) e 75% das unidades do ginásio (7º ao 9º Ano) conseguiram melhorar o ensino em relação a 2012. Essa situação nos remete lá atrás, quando iniciamos o caminho para transformar a educação carioca, com a implantação de ações fundamentais, como um currículo básico, a elaboração de material didático próprio, que dialogasse com o nosso currículo, a realização de provas bimestrais, uma ação forte voltada para a aquisição de hábitos de leitura e um programa de reforço escolar intensivo e contínuo, entre outras. Para uma rede grande e diversa como a da cidade do Rio de Janeiro, que hoje conta com 1.461 unidades escolares, mais de 660 mil alunos e mais de 40 mil professores, é imprescindível a definição de uma política educacional sólida, que oriente e estimule as escolas a buscarem as melhores práticas e garanta a autonomia da equipe escolar. Desde a implantação daquelas medidas básicas, meta, foco e persistência têm sido parceiros no trabalho de consolidar, com equidade e sustentabilidade, os avanços da educação na rede municipal. São, também, alguns dos princípios norteadores de um forte e estruturado programa de reforço escolar, como temos em nossas escolas. Para elas, é justamente este trabalho de reforço da aprendizagem um dos mais importantes instrumentos para que nossos alunos continuem avançando. Entendemos o Programa Reforço Escolar como uma prática pedagógica inerente a todas as escolas, que estimula o bom aprendizado dos alunos, não deixando que se acumulem lacunas na construção do conhecimento. O reforço pode ocorrer durante as aulas, em pequenos grupos, ou no contraturno, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno ou grupo. O importante é que todos os alunos caminhem juntos, não ficando nenhum para trás.
Estamos, nesse momento, comemorando junto com as escolas o sucesso alcançado na última avaliação, que é de todos e de cada um. Sucesso que nos mostra também que estamos no caminho certo, por acreditarmos que as ações definidas pela Secretaria municipal de Educação e implementadas pelas unidades escolares estão garantindo um aprendizado consistente e qualificado de nossos alunos.
|

