A A A C
email
Retornando 44 resultados para o mês de 'Setembro de 2016'

Sexta-feira, 02/09/2016

Curso Professores do Amanhã

Tags: epf, museu do amanhã, curso.

 

 


A uKODE Educação, em parceria com o Museu do Amanhã e a Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, oferecerá, nos meses de setembro e outubro de 2016, o CURSO PROFESSORES DO AMANHÃ. O curso tem como objetivos principais desenvolver um novo modelo pedagógico para ensino de ciências, tendo como base o mais novo padrão americano, o NGSS e formar o primeiro grupo de professores/tutores capacitados para ensinar alunos e a treinar novos professores no novo padrão de ensino.


O curso é parte do Programa Professores do Amanhã que trata da criação de um núcleo de formação de professores de Ciências que possa transformar a forma de ensinar a disciplina nas escolas pertencentes à Rede Municipal do Rio de Janeiro. Esse núcleo criará um modelo de formação continuada dos professores, tendo como base os padrões de ensino de Ciências, recém surgidos. O principal objetivo do Programa Professores do Amanhã é modernizar, mantendo o professor como protagonista no ensino de Ciências que é desenvolvido, hoje, no Brasil.


Para tanto, o Programa irá propor uma nova metodologia e disponibilizar conteúdo que facilite a sua adoção nas escolas da Rede Municipal. O Programa almeja aumentar, em muitas vezes, o número de jovens, especialmente meninas, que se interessam em seguir uma carreira vinculada às ciências exatas, além de fazer crescer a capacidade de tomada de decisão da população, no que se refere àqueles temas relacionados com a Ciência e a Tecnologia.


O curso será desenvolvido em parceria com o Museu do Amanhã e com Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por meio da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire.


O curso será realizado, diariamente, no Museu do Amanhã, no horário das 13 às 17 horas, sob a supervisão do Professor Pesquisador André Luís da Fonseca. Serão oferecidas 10 vagas para a primeira turma.


O público alvo para o curso: Professores de Ciências e de outras áreas do Ensino, pertencentes à Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, com interesse na área e com disponibilidade para frequentar as aulas. Também poderão se inscrever Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Considerando a carga horária diária, lembramos que não haverá dispensa de ponto para os dias de formação. A escola poderá criar estratégias para a participação dos professores, desde que garanta o dia de aula dos alunos.

 

Inscrição e Informações

 

Os professores interessados poderão se inscrever por meio do e-mail professoresdoamanha.inscricao@gmail.com informando Nome, CPF, Matrícula, nome e designação da escola e número de telefone celular para contato.


Período de inscrição: de 31 de agosto até 6 de setembro de 2016.


Utilize o mesmo e-mail se desejar outros esclarecimentos e informações.

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 01/09/2016

Café Literário no PEJA

Tags: 3ªcre, peja, literatura.

 

 

 

A Escola Municipal Rubens Berardo promove, todos os anos, o projeto da Sala de Leitura intitulado “Piquenique da Leitura”. O PEJA, envolvido nesse projeto, promove o Café Literário que, com uma roupagem mais adequada ao seu perfil, envolve todo o corpo docente, coordenação, direção, sala de leitura e os alunos de todas as suas turmas. Venha com o Rioeduca conhecer um pouco mais desse trabalho.

 

 

A Escola Municipal Rubens Berardo tradicionalmente promove, todos os anos, o Café Literário com as turmas de PEJA na escola como parte integrante do Projeto de Sala de leitura "Piquenique Literário". Como não poderia deixar de ser é um evento muito concorrido na escola pois é a oportunidade de troca entre alunos e professores não só das informações pesquisadas em sala de aula, mas como forma de demosntrar também como diferentes linguagens abordam o tema escolhido. Este ano o tema foi a vida e a obra de Lima Barreto.

 

 

A turma 171, da professora Cicília, trabalhou sobre as doenças da época do Lima Barreto e fez um comparativo com as atuais, assim explorando os vetores como os mosquitos transmissores de doenças da época e atuais. Os alunos confeccionaram os vetores e elaboraram um jogo informativo sobre os vetores e as doenças transmitidas.


A turma 172, da professora Ana Lucia, confeccionou fachadas de casarios antigos em contraponto as casas das primeiras favelas do Rio de Janeiro.


A turma 173, que era da professora Eugênia, fez uma maquete representando a demolição dos cortiços e o início da favela do Morro da Providência.


A turma 174, da professora Heloísa, fez a linha do tempo da vida de Lima Barreto e de suas próprias vidas.
 

 

A turma 191, da professora Edna, montou uma paródia com seus alunos sobre Lima Barreto, elaborou um jogo de perguntas e respostas (quiz) sobre o tema e suas alunas fizeram uma poesia homenageando o autor.

 

A turma 192, da professora Isabel, trabalhou um apanhado de frases e pequenos textos do autor que faziam críticas sociais ao Rio de Janeiro daquela época. E um aluno representou o escritor em uma de suas falas.

 

 

A turma 162, sob a responsabilidade do professor Jan de história, trabalhou a linha do tempo das transformações do Rio de Janeiro na época de Lima Barreto e apresentou uma peça sobre a vida do autor.

A turma 161, sob a responsabilidade da professora Elizabeth de matemática, apresentou o samba enredo da escola de samba Unidos da Tijuca de 1982, que homenageava Lima Barreto.

 

 

A turma 152, com a supervisão da professora Gisele de Língua Portuguesa, apresentou uma esquete sobre uma crônica do autor.

A turma 151, sob a responsabilidade da professora Margaret de ciências, fez trabalhos expositivos sobre a Revolta da Vacina.

A  noite encerrou com todas as turmas cantando o samba enredo da G.R.E.S. Unidos da Tijuca de 1982:

Vamos recordar Lima Barreto
Mulato pobre, jornalista e escritor
Figura destacada do romance social
Que hoje laureamos neste carnaval
O mestiço que nasceu nesta cidade
Traz tanta saudade em nossos corações

Seus pensamentos, seus livros
Suas idéias liberais
Impressionante brado de amor pelos humildes
Lutou contra a pobreza e a discriminação
Admirável criador, ô ô ô ô
De personagens imortais
Mesmo sendo excelente escritor
Inocente, Barreto não sabia

Que o talento banhado pela cor
Não pisava o chão da Academia
Vencido pela dor de uma tragédia
Que cobria de tristeza a sua vida
Entregou-se à bebida
Aumentando o seu sofrer

Sem amor, sem carinho
Esquecido morreu na solidão (bis)

Lima Barreto
Este seu povo quer falar só de você (bis)
A sua vida, sua obra é o nosso enredo
E agora canta em louvor e gratidão

 

 

Ao fim das apresentações os alunos confraternizam com um lanche coletivo .

Parabéns à Direção, alunos e professores da Escola Rubens Berardo pelo excelente trabalho desenvlvido no PEJA. 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 01/09/2016

Curso de Orientação e Mobilidade

Tags: iha, ctbiha, cursos, mobilidade.

 

 

 

 

 

Público-alvo: Professor de Sala de Recursos Multifuncional ou Professor de turma comum que atue com o aluno deficiente visual.

Carga horária: 40h

Datas: Setembro 13, 20, 27

Outubro: 04, 11, 25

Novembro: 01, 08, 22 e 29

Horário: 8:00h às 12:00h 

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff

Realização: Centro de Transcrição a Braille

 

 

INSCRIÇÃO AQUI!

 
 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 01/09/2016

Informativo MultiRio - 1 de setembro

Tags: multirio, informativo.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique

Conteúdos de História de um jeito atraente

Nesta terça (06), a série O Mochileiro do Futuro recorda causas e características da Guerra dos Marimbondos, importante revolta popular que teve início em Pernambuco e se estendeu por outros estados da Região Nordeste. No episódio, um jovem viajante é transportado para o final de 1851, quando o conflito começou. O programa vai ao ar, às 14h, na BandRio e no Canal MultiRio (26 da NET). Não perca!

E mais:

O site História do Brasil, no Portal MultiRio, apresenta um rico conteúdo curricular da disciplina, com textos, imagens e materiais relacionados. Os módulos são dedicados à história da Cidade, da América Portuguesa e do Brasil Monárquico. Um dos destaques do site é a galeria de imagens, que conta com fotos e documentos históricos. Palavras e termos destacados ao longo do texto trazem links para outros conteúdos do módulo e informações complementares por meio do Carioca Curioso. Boa pesquisa!

Palácio da Fazenda: prédio público monumental

Localizado em ponto de fácil acesso, no centro do Rio, tesouro arquitetônico da Era Vargas possibilita visitas pré-agendadas. Leia no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio
MultiRio

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share