A A A C
email
Retornando 44 resultados para o mês de 'Setembro de 2016'

Sexta-feira, 23/09/2016

Os Desafios da Inclusão Escolar no Século XXI

Tags: 4ªcre.

 

 

 

Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. Mas o termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental. Na verdade, na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças.

 

“Não há revelação mais veemente da alma de uma sociedade do que a forma pela qual ela trata suas crianças.” Nelson Mandela 

 

 

Como sabemos, a inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados. Na verdade, a equipe da escola inclusiva deve discutir e valorizar a cultura, a história e as experiências anteriores da turma. Além disso, as práticas pedagógicas e todas as atividades são selecionadas e planejadas para que todos aprendam.

Nesta perspectiva, o trabalho da E. M. Eneyda Rabello de Andrade é essencial para que o exercício social e profissional de seus professores estejam sustentado por uma rede de ações interdisciplinares, que se entrelacem no trabalho com as necessidades educacionais especiais dos alunos.

 

 

"A inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino está baseada NA perspectiva de educação para todos, pois, ao serem feitas adaptações pedagógicas para um aluno que tenha algum tipo de deficiência, leva-se em conta distintas formas de aprender e de ensinar. Pensando em como realizar da melhor maneira as práticas inclusivas para essas pessoas, de forma a desenvolver suas potencialidades, busca-se também a qualidade do ensino para todos os estudantes, independentemente de terem ou não deficiência.

O uso de estratégias de ensino adequadas a diferentes tipos de necessidades específicas de aprendizagem só vem a contribuir para o desenvolvimento de todos os estudantes envolvidos no processo, ou seja, indivíduos com diferentes deficiências ou necessidades educacionais específicas, de diferentes origens socioeconômicas e contextos culturais distintos, com habilidades igualmente distintas entre si, poderão beneficiar-se de estratégias didático-metodológicas heterogêneas; afinal, em uma escola cada vez mais plural e democrática, não se pode supor que exista uma única forma de ensinar e aprender." Fonte: Fan Page do Facebook da Escola Municipal Eneyda Rabello de Andrade

O trabalho desenvolvido na E. M. Eneyda Rabello visa assegurar avanços efetivos ao processo de implementação da proposta inclusiva, e com isso promove a produção de conhecimentos através da integração das diversas áreas do conhecimento e da orientação às práticas pedagógicas dos educadores. 

 

 

 

 

Por assim dizer, toda a criança que está inserida na escola, seja ela com necessidade especial ou não, deve reconhecer em si o poder de aprender com os seus pares, devem perceber também  a sua aceitação por parte da escola, pois, é só deste modo que as diferenças deixarão de se evidenciar de forma negativa e consequentemente, evitarão a comparação entre elas.

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse processo, em especial as professoras Carla Elisa Dias de Oliveira e Cleonice de Almeida, ambas da Sala de Recurso.

 

Contato da escola:

Escola Municipal Eneyda Rabello de Andrade  
Endereço: Praça Irineu Machado, 37 - Vigário Geral, Rio de Janeiro - RJ, 21241-350
Telefone: (21) 2475-9210                                                                                                     Professora Maria Cristina dos Santos Campos - Gestora da Unidade

 

Contato para publicações:

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

                               

 
 
 
 
 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 22/09/2016

Mostra de Ciências no Programa de Educação de Jovens e Adultos

Tags: 8ªcre, peja.

 

 

 

 

Com o intuito de incentivar a criatividade e promover a aprendizagem prática, a professora Vanessa Mesquita organizou com sua equipe uma Feira de Ciências para os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos. 

 

Professora Lúcia Maria falando sobre os benefícios da alimentação saudável

 

A Feira de Ciência é uma importante oportunidade para que os alunos coloquem em prática conhecimentos que foram construídos durante as aulas. Sua realização promove movimentação e interação entre alunos e professores.

Desde a escolha do tema até a preparação das atividades que serão desenvolvidas, o evento é repleto de oportunidades para refletir, compartilhar e aprender.
 

 

Aferição da pressão arterial para os alunos presentes na Feira de Ciências

 

No Ciep Professora Célia Martins Menna Barreto, as turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos, o PEJA, participaram de uma Feira de Ciências.

O evento aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de junho.

A diretora adjunta do Ciep Célia Martins, professora Vanessa Mesquita e a professora Lúcia Maria trouxeram a proposta da Feira para a equipe da unidade escolar.

Mais do que experimentos científicos, um dos principais objetivos da Feira de Ciências foi aproximar os alunos da prática de atitudes que podem fazer a diferença em suas vidas.

 

 

Trabalho realizado pelos alunos com o tema: Tabagismo

 

Para desenvolver o tema “Saúde e Bem-Estar”, os alunos fizeram uma ampla pesquisa sobre o efeito do tabagismo no corpo humano. O saber vai muito além da campanha “Pare de Fumar ” e sim “Porque não devo fumar!”

Durante a Feira aconteceu também uma palestra sobre “Drogas e Seus Efeitos.”

A professora de Ciências, Lúcia Maria, aproveitou a pirâmide alimentar que foi produzida pelos alunos da turma 171 sob a supervisão da professora Ana Rosa, para discursar sobre a importância de consumir mais alimentos naturais e menos industrializados.

A Feira contou com a presença de uma profissional da Saúde, que foi convidada para aferir a pressão arterial dos alunos. Esse foi o momento propício para a reflexão sobre o uso moderado do sal e a prática de exercícios físicos.

 

Maria José, aluna do PEJA, realizando uma experiência sob o olhar atento dos seus colegas

 

"Essa feira de Ciências agitou a todos! Foi muito bom ver os alunos promovendo experiências, participando e envolvidos com cada proposta apresentada. Nosso objetivo era que os alunos aprendessem de uma forma diferente e acredito que alcançamos o que esperávamos. Agradeço aos professores:  Ana Rosa, José Onito, Lúcia Maria, Vania Teixeira e a professora orientadora, Luciana Lima. Nossa Feira foi um sucesso!"

                                                  Vanessa Mesquita - Diretora Adjunta do Ciep Célia Martins

 

 

Parabéns para todo o Ciep Professora Célia Martins Menna Barreto e em especial para as turmas do PEJA, pela participação e empenho na realização da Feira de Ciências.

Para conhecer mais a escola, visite a página no Facebook: Ciep Célia Martins.

Contato: ciepmbarreto@rioeduca.net

 

 

Alunos realizando a experiência do gerador de energia eólica

 

Para publicações das escolas da 8ª Cre, entre em contato com:

neildasilva@rioeduca.net

 

 

Não esqueça de deixar seu comentário aqui. Queremos saber a sua opinião!

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/09/2016

II Partilha Pedagógica

Tags: 11ªcre, partilha, pedagógica.

 

A II Partilha Pedagógica é resultado de um processo de formação continuada colaborativa desenvolvido junto aos professores da Educação Básica das escolas da 11ª CRE com o apoio e a consultoria da UFRRJ, através de consultoria prestada pelo Prof. Dr. José Henrique dos Santos e da UERJ, através da consultoria do Prof. Dr. Ivan Amaro e da Profa. Dra. Maria Fatima Paiva.

 

 

O evento é realizado anualmente e teve início em 2015. Durante a Partilha Pedagógica professores poderão apresentar suas experiências e práticas cotidianas, através de apresentações orais e participarão em oficinas práticas e rodas de conversa com professores convidados. Também terão a oportunidade de compartilhar saberes e experiências com os palestrantes, oficineiros e demais professores presentes.

 

A II Partilha Pedagógica será realizada pela 11ª CRE, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e chancela da UFRRJ e UERJ. Contaremos com a presença de renomados convidados com experiência nacional e internacional na Conferência de abertura, nas mesas temáticas e nas oficinas.

 

O evento deste ano está organizado em três datas e tem como temática “Os múltiplos olhares sobre a relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem”

 

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

CRONOGRAMA DA II PARTILHA PEDAGÓGICA

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/09/2016

Informativo MultiRio - 22 de setembro

Tags: multirio, informativo.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio
Clique

Conteúdo interativo e fácil de acessar: confira o passo a passo

A MultiRio oferece, diariamente, em seu Facebook, produtos com formatos atraentes e e que podem ser usados em sala de aula. Do curso Meu Primeiro Jogo, para criação de games, a minijogos para desenvolvimento de habilidades cognitivas, os diversos conteúdos interativos são de livre acesso e estão à sua disposição on-line, é só acessar e curtir nossa página: www.facebook.com/MultiRio.

Mas se você ainda não curtiu a MultiRio porque não está no Facebook, saiba como participar desta rede. Para criar uma conta (perfil), basta acessar o site www.facebook.com e preencher o formulário com dados como nome, endereço de e-mail ou número de telefone, senha, data de nascimento e gênero, finalizando o cadastro clicando no botão "Abrir uma conta". Você receberá uma mensagem para o endereço de e-mail/número de celular informados no cadastro, para confirmar a abertura de sua conta. Agora você já pode acompanhar as novidades da MultiRio clicando em "curtir" no cabeçalho da nossa página no Facebook.

A Guerra do Contestado

Em 1912, na região do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná, a expulsão dos habitantes para a construção de uma ferrovia, fez eclodir a revolta. Leia no Portal MultiRio.

 


Além do Portal MultiRio, a Empresa está presente no Facebook, no Twitter e no YouTube. Se você já faz parte dessas redes sociais, acompanhe as informações e novidades em nossos canais.
MultiRio

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share