A A A C
email
Retornando 44 resultados para o mês de 'Setembro de 2016'

Terça-feira, 20/09/2016

Convite para Lançamento do Filme "O Rio das Diretas"

Tags: cineclube, mídias, .

 

 

 

O Projeto Cineclube nas Escolas tem o prazer de convidar os professores, prioritariamente os que atuam no 2º segmento (pelo assunto do filme ser pertinente a esse público), e bibliotecas escolares municipais para participar da sessão do filme “O Rio das Diretas”, realizado pelo professor de História da E.M. Anna Amelia Queiroz Carneiro de Mendonça (8ª CRE), Grimaldo Carneiro Zachariadhes.

A exibição será no dia 26 de setembro (2ª feira) em duas sessões:

. Às 10h - no Cine Joia de Jacarepaguá (Endereço: Rio Shopping - Estr. do Gabinal, 313 - Freguesia)
. Às 14h - no Cine Joia de Copacabana (Endereço: Av. Nossa Sra de Copacabana, 680).

Nesse dia teremos a presença do diretor para um bate papo após a sessão, além da distribuição de uma cópia do filme, que deverá compor o acervo da Sala de Leitura e, nos casos das escolas que participam do Projeto Cineclube nas Escolas, compor o acervo do Projeto.

Solicitamos a inscrição de 1 representante da escola para participar da sessão e para receber o DVD.

A inscrição do representante deverá ser realizada através de um dos links abaixo, até quinta-feira, dia 22/09, ou até as vagas se esgotarem.

 

O Rio das diretas:

Jacarepaguá - 10h

 Inscrições: Cine Joia Jacarepaguá 

 

 

Copacabana - 14h

Inscrições: Cine Joia Copacabana

 

 Agradecemos desde já a sua participação!

 

Ficha Técnica

Filme: O Rio das Diretas (2015)
Duração: 17:16
Direção e roteiro: Grimaldo Carneiro Zachariadhes
Sinopse do Filme:

Trata-se de um documentário sobre a história do movimento pelas Diretas-Já, no período final da Ditadura Militar, tendo como palco principal o Rio de Janeiro, onde ocorreu o célebre Comício da Candelária.

Sobre o diretor:
Grimaldo Carneiro Zachariadhes é professor da E.M. Anna Amelia Queiroz Carneiro de Mendonça (8ª CRE). Historiador. Autor de alguns livros sobre o período da Ditadura Militar no Brasil. O mais recente: "1964: 50 anos depois - a Ditadura em Debate", uma parceria com o Memórias Reveladas do Arquivo Nacional. Atualmente faz o Doutorado na Fundação Getúlio Vargas.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 19/09/2016

Opinião de Professor!

Tags: niap, professor.

 

 

 

Caro Professor,

Nós, psicanalistas do Projeto Travessia da SBPRJ (Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro), nos dirigimos a você, primeiramente, através de um questionário disponível neste portal da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de conhecermos um pouco a realidade do seu dia a dia.

Agora, numa segunda etapa deste trabalho, convidamos você para fazer parte de oficinas, que serão realizadas, na sede da SBPRJ, com o objetivo de maior aproximação de suas questões e necessidades, visando à formulação de um consistente trabalho posterior. Este trabalho conta com a parceria do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, setor da Coordenadoria de Educação.

Sabemos de suas dificuldades em disponibilizar seu tempo já tão escasso. Pedimos que pense nessa proposta. Gostaríamos de realizar encontros para nos ouvirmos mutuamente. Propomos um trabalho inicial com encontros aos sábados na sede da Sociedade Brasileira de Psicanálise, na Rua David Campista 80, Humaitá.

Programação: 1º de outubro, 29 de outubro e 19 de novembro.

10:00h - Atividade criativa - reflexão sobre os pontos de maior prevalência apontados pelos professores no questionário respondido no Portal do RIOEDUCA.
12:00h – Lanche
12:45h- Atividades em grupos.
13:30h- Avaliação geral do encontro com indicações para os futuros encontros.
14:30h- Encerramento da atividade.

Sim, será um encontro longo, porém sabemos que necessário!

Professor, pedimos que não descarte essa oportunidade! Por questão de espaço, e para que possamos assegurar um melhor conforto a todos, estão sendo oferecidas 60 vagas. Inscreva-se!


Link para inscrição 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 19/09/2016

Re(significar)

Tags: 10ªcre, classe especial.

 

 

 

 

Projeto ‘(Re)significar’ desenvolvido com Classe Especial envolve professores e direção da Unidade Escolar.

 

A E/CRE (10.19.210) CIEP Alberto Pasqualine está localizado à Rua Cilon Cunha Brum, s/n° – Conjunto Urucânia – Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade Escolar atende atualmente alunos da Pré-Escola ao 5° ano e tem como diretora, a professora Mônica Roumillac Soares de Mello, como diretora adjunta, a professora Patrícia dos Santos Madela, e como Coordenadora Pedagógica, a professora Adriana Ferreira Vieira Santos.

O projeto envolve o trabalho com materiais recicláveis, inserido no tópico desenvolvimento de pensamento crítico e meio ambiente, um dos pontos trabalhados em 2016 no Projeto Pedagógico da escola.

Com a realização dos jogos Rio 2016, foi possível incluir na grade, a temática olímpica nos trabalhos, assim como realizar um trabalho interdisciplinar com os professores de Educação Física.

O projeto foi realizado com alunos da Classe Especial da Professora Marilu, como desenvolvimento de pesquisa artística que é realizado desde o início do ano.

 

Trabalho do aluno Gerson – Classe Especia - Trabalho com guache, lápis e ampliação.

 

O trabalho foi realizado com a utilização de materiais simples como papel, lápis, tinta guache e rolos de papelão. Durante o ano, nas aulas de artes foram criadas condições de curiosidade artística e experimentação de materiais em diversos materiais (papéis lisos, texturizados, superfícies, etc) além de apresentação de fotos e vídeos de trabalhos diversos utilizando técnica semelhante).

Após essa fase de desenvolvimento de pesquisa, os alunos realizaram os próprios trabalhos. Como base, foram utilizado papelão e papel 40kg, onde cada aluno (ou dupla de alunos) utilizou técnica mista para preparar a base e os rolos de papel higiênico foram cortados e colados na superfície de maneira a criar pequenos quadros, intimistas e para ser vistos de perto pelo observador.

 

Coroa de louro – alunos Vinicius e João. Turma Classe Especial.

 

A Olimpíada no Rio foi um tema utilizado pelos alunos nas imagens executadas como os anéis olímpicos e a coroa de louros.

Alguns alunos se organizaram em duplas, de modo que cada um ficou encarregado de realizar uma parte do trabalho: enquanto um trabalhava o fundo, o outro trabalhava o plano principal e a dupla realizava a montagem.

Vale destacar que os alunos tiveram um senso de observação surpreendente ao criar formas simplificadas e de uma observação extremamente original.

 

Flor. Aluna Joyce. Classe Especial.

 

— O trabalho realizado pelo professor Carlos Guilherme é excelente. Todos os alunos da Classe Especial adoram o trabalho, que é desenvolvido com muita dedicação, paciência e carinho. — afirma a diretora Monica

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.210) CIEP Alberto Pasqualine
Telefone: 3395-3419 
Email: ciepalbertop@rioeduca.net


 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 16/09/2016

Eu Gosto de Ler!

Tags: 9ªcre, projeto, leitura.

 

 

 

A Sala de Leitura da Escola Municipal Rubens de Farias Neves estimulou o gosto pela leitura e o amor aos livros através do projeto “Eu Gosto de Ler!”.

 

 

O projeto “Eu Gosto de Ler!” foi Idealizado pela professora Valéria, da Sala de Leitura, em parceria com a professora Lilia, de Música, e a professora Shirley, Coordenadora Pedagógica. Contou ainda com o total apoio do Diretor, professor Victor Hugo, e da Diretora Adjunta, professora Marcia Vidal. O projeto teve como objetivo fazer com que os alunos escrevessem sobre o amor deles pelos livros e também de continuar estimulando nos alunos o hábito da Leitura.

 

A professora Valéria com as alunas Raíssa Sales e Mariana Balbino.

 

O aluno Alessandro Amado e seu textto.


O projeto foi desenvolvido com os alunos da Unidade, no período de julho a agosto de 2016. Durante as visitas dos alunos à Sala de Leitura, a professora os estimulava a escrever sobre o amor aos livros. Os depoimentos mais criativos foram escolhidos pelas Professoras Valéria, Lilia e Shirley. Os vencedores foram os alunos: Alessandro Amado (Turma 1705), Raissa Sales (Turma 1803) e Mariana Balbino (Turma: 1804). Cada aluno ganhou um kit com 3 livros.

 

 

“Eu gosto de ler, porque eu viajo pelo mundo nas palavras mais bonitas de um livro, me jogo vagarosamente sobre ele e leio lindas frases e palavras, quando acabo de ler eu sinto uma forte emoção que quase me arranca o coração, quero ler muito mais e viajar também, como eu adoro ler!”

Alessandro Amado – Turma 1705

“Eu adoro ler. É algo incrível, é renovador. Sabe aquele momento único, aquela paz que te abraça a partir do momento em que se abre o livro. Amo ler, porque é algo que me inspira a ler mais e mais. Amo ler, porque me faz o que eu sou sempre. Me faz ser eu mesma. Sempre amei ler, é algo que inspira a amar, a viver, a tudo! Então, por que amo ler? Porque ler é viver, é conhecer, é ser.”
Raíssa Sales – Turma 1803

“Eu amo ler, porque me faz viajar e imaginar mundos diferentes, mas é aquele mundo de imaginação que me fez refletir e sonhar. A leitura me fez ir além, além do que eu seria capaz de ir. Ler me trouxe uma das melhores coisas que uma criança pode ter, que é a imaginação e é aquela imaginação de viver em um mundo completamente diferente, aquele mundo perfeito que só você sabe.”
Mariana Balbino – Turma 1804

 

 

Contato com a escola pelo telefone 3394-1458 e 3364-7528, pelo e-mail emrneves@rioeduca.net ou pelo blog da U.E.

 

 

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)