A A A C
email
Retornando 44 resultados para o mês de 'Setembro de 2016'

Quarta-feira, 14/09/2016

Somos todos olímpicos e campeões: Olimpíada de Matemática no 5º ano

Tags: 11ªcre, olimpíada, matemática.

 

 

Durante o mês das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a professora Andrea Albuquerque do 5º ano da E. M. Anita Garibaldi, da 11ªCRE, aproveitou para criar uma estratégia educativa diferenciada. Confira!

 

A estratégia foi criada de maneira gradativa, através de uma proposta pedagógica de reforço escolar, sendo promovida a "Olimpíada de Matemática" com a intenção de ir além do grande evento esportivo!

 

Como a professora Amanda de Educação Física já havia abordado e realizado atividades na quadra sobre as diversas modalidades no esporte olímpico, a professora Andrea criou uma estratégia educativa diferenciada, um espaço de aprendizado garantido na sala de aula e de forma lúdica, através de uma olimpíada envolvendo atividades de matemática!

 

 

Teve duração de quatro dias e nas regras era estabelecido um tempo cronometrado para cada fase e depois as atividades são recolhidas. Após isso, ocorreu uma pausa para correção pela professora. E posterior a essa correção teve início a 2ª fase com outra atividade também cronometrada. Encerrando o tempo, foi recolhida a segunda atividade e realizado o somatório das pontuações de todos os alunos.

Com o somatório das duas fases os alunos que alcançaram a maior pontuação foram os vencedores das medalhas de Ouro, Prata e Bronze.

 


Como houve empate entre quatro alunos pelo terceiro lugar (medalha de bronze), foi preparada uma atividade extra como desafio final!

O importante é que todos os alunos participaram de uma Olimpíada diferenciada como reforço escolar na matemática! E de bônus os alunos estudaram um pouco mais a tabuada.

 

 

Os vencedores ganharam medalhas de Ouro, Prata e Bronze e uma caixa de chocolate BIS.


1ª fase -  Operações de multiplicação e divisão exata e não exata por 1 e 2 algarismos.
2ª fase - Cálculos envolvendo probleminhas e equações simples.

Para a professora Andrea Albuquerque, reconhecer a escola como um espaço privilegiado do desenvolvimento cognitivo e dos valores olímpicos e paraolímpicos são uma fonte rica de inspiração para os alunos.
 

Parabéns professora Andrea por realizar essa atividade lúdica e significativa, que com certeza ficou marcada na memória destes alunos. O sorriso de realização deles não tem preço!

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Unidade Escolar: E.M. Anita Garibaldi

Telefone: 3975-9461

E-mail: emgaribaldi@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:

Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 14/09/2016

Formação Webinar Parceria Rio/NASA

Tags: formação, webinar, nasa.

 

 

 

Realizaremos uma transmissão ao vivo entre Rio e Nova Iorque, do escritório da NASA direto para o Planetário da Gávea, acerca do tema "Eventos extremos de precipitação e Impactos".

O tema apresentado será de grande valia para professores e público em geral que têm interesse em discutir e se aprofundar sobre as questões ambientais.

A apresentação será em Língua Inglesa, com tradução simultânea.

Essa transmissão acontecerá no dia 21/09/2016 a partir das 18h, com duração aproximada de 1h30min.

Caso você tenha interesse em participar presencialmente no Planetário da Gávea, preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação de sua inscrição com maiores detalhes.

Desde já agradecemos seu interesse.

 

Formulário de Inscrição do Webinar

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 13/09/2016

Feira da Cultura e Arte

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

 

 

Feira da Cultura e Arte Mobiliza toda a Comunidade em Escola do Catumbi

 

Localizada no bairro do Catumbi, a Escola Municipal Estados Unidos atende alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, em dois turnos.

Neste ano, com o objetivo de instigar a comunidade escolar para conhecer mais sobre a Diversidade Sociocultural de outros povos, a escola elaborou um Projeto Multidisciplinar, tendo como eixo condutor a organização da "Feira da Cultura e da Arte da Estados Unidos".

 

 

Hábitos, costumes, religião e esportes, dentre outros assuntos, foram temas discutidos e apresentados durante o evento.

Os Jogos Olímpicos serviram como plano de fundo para o desenvolvimento do projeto, que propôs um mergulho cultural em diversos países através da exposição de trabalhos que abordavam curiosidades, alimentação, moedas adotadas e principlamente, modalidades esportivas do país.

 

 

Dessa forma, modalidades olímpicas como curling, salto em distância, arremesso de peso, dentre outras, estiveram presentes no evento. Os estudantes foram divididos em equipes compostas por alunos de diversas turmas, o que propiciou maior união e desenvolvimento de parceria e solidariedade entre eles.

 

 

Ao final do evento, a "Escola de Samba Estados Unidos", organizada pelo professor de Artes Cênicas Paulo Pinto, fechou a feira com o enredo Olimpíadas 2016.

 

 

Para a Professora Solange, regente de matemática, "A Escola nunca esteve tão viva". A professora Ana Valéria, do 3º ano, disse que "a escola estava extremamente animada , com alunos integrados".

 

A Agente Educadora Juliana disse que "foi emocionante ver a participação de todos, principalmente a felicidade e a alegria de uma escola inteira".

 

Parabéns aos alunos, professores, direção e responsáveis. Nossos alunos merecem sempre o que há de melhor!!!

 

 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Estados Unidos

Rua Irapiru, 453 – Catumbi

Telefone: 2213-5658 E-mail: emeunidos@rioeduca.net

Diretora: Alessandra Nunes Pereira Ribeiro

Coordenadora Pedagógica: Gabrielle Cristina Siqueira Vieira

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 13/09/2016

16 Couch Masters - O torneio intercolegial de e-esporte do Rio de Janeiro

Tags: e-sport, game, campeonato, videogame, jogos digitais, tic.

 

 

 

O 16 Couch Masters tem como objetivo promover o e-esporte no ambiente escolar, como estímulo saudável à cooperação e à competitividade, e incentivo à formação de usuários e desenvolvedores de tecnologia de
vanguarda, associada aos Jogos Digitais e o universo TIC (ITC Industries).

 

 

Os campeonatos de games são muito conhecidos entre os jovens. Ao redor do mundo há uma série de praticantes e o Brasil tem uma tradição importante nesse cenário competitivo. A ideia do 16 Couch Masters é realizar uma competição de Jogos Digitais entre escolas do Rio de Janeiro ao longo do segundo semestre de 2016.

 

Edição 2015 do campeonato de game The International ocorrido em Seattle nos EUA.

 

O pontapé inicial ocorreu no dia 02/09, com uma etapa qualificatória no CEFET Maracanã. As habilidades em games dos alunos foram testadas ao limite em jogos como Guitar Hero, Fifa e Dragon Ball Z. Depois de 4 rodadas muito disputadas o placar, que inicialmente estava muito acirrado, revelou os 4 vencedores que irão representar o colégio na competição.

 

Alunos do CEFET Maracanã na qualificatória para a formação da equipe que representará o colégio.

 

Equipes com alunos a partir de 11 anos podem se inscrever no campeonato. A inscrição precisa ser realizada com autorização da escola. A equipe é formada por 6 integrantes, sendo 4 titulares e 2 reservas.

No link abaixo há um PDF com perguntas e respostas frequentes. Tire todas as suas dúvidas.

 

 

 

Para a inscrição, clique no link: http://www.forgames.me

 

Acompanhe também pela página do evento no Facebook: 

https://www.facebook.com/couchmasters16/

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com: torneiointercolegial@gmail.com.

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share