A A A C
email
Retornando 44 resultados para o mês de 'Setembro de 2016'

Quinta-feira, 08/09/2016

Informativo MultiRio - 8 de setembro

Tags: multirio, informativo.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique

O que é ser bem-sucedido?

Nesta quinta (8), a jornalista e apresentadora Leila Richers propõe um bate-papo sobre o conceito de sucesso na série Pensares. Durante a conversa, a comunicadora Cecilia Cavalcanti, o filósofo Gabriel Jucá de Hollanda e o psicólogo Waldez Ludwig falam sobre reconhecimento, cobranças e o risco de frustração de quem não alcança o sucesso desejado, principalmente para os jovens. O programa ainda destaca os avanços da ciência, resultantes de pesquisas bem-sucedidas. Assista, às 14h, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio.

Saúde vocal é destaque em novas produções

A MultiRio Web Radio estreia, nesta sexta (6), a série Comunicação em Pauta, quetraz entrevistas com profissionais da área, sob o comando dos apresentadores Daniel Sant’Anna e Ana Martins. O primeiro programa vai ao ar às 8h, 12h, 16h e 20h e tem na pauta técnicas e estratégias para manter a comunicação clara e eficiente no dia a dia. Também a partir de sexta, a Web Radio apresenta, ao longo da programação, peças com dicas de como ter uma voz saudável e evitar distúrbios vocais, em especial para professores. Acompanhe!

Voa, João: animação da MultiRio conquista alunos da Rede e de fora do Rio

Desenho animado e livro foram utilizados pela professora Suely Avallone na E.M. Ariosto Espinheira (4ª CRE), na Penha, e também em turmas na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Leia no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio
MultiRio

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 07/09/2016

Escola Juliano Moreira e os Esportes

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 


 

A Escola Municipal Juliano Moreira desenvolveu, durante o mês de julho, um projeto voltado para os esportes e também relacionado às Olimpíadas no Rio de Janeiro.


Com o projeto Juliano Moreira, esporte vem transformar, a unidade escolar refletiu sobre as Olimpíadas e as modificações ocorridas em torno da Colônia (localizada em Jacarepaguá) analisando os pontos positivos e negativos.

 

     Atividades diversas do projeto Juliano Moreira, esporte vem transformar.
 

Cada turma direcionou seu trabalho a partir da elaboração de bandeiras dos países que ornamentaram a escola. Cada bandeira, um país homenageado.

 

 

Bandeiras produzidas pelas turmas.

 

A equipe escolar trabalhou durante o bimestre sobre o tema Olimpíadas e as transformações que ocorreram no entorno da escola devido ao evento, além das modalidades esportivas e sobre a importância das atividades físicas na vida das pessoas e os benefícios que os bons hábitos trazem.


A Paraolimpíada também foi abordada através de atividades e vídeos sobre o tema. Os professores também trabalharam sobre o significado das Olimpíadas e curiosidades sobre o tema foram trabalhados. Os esportes foram representados através de maquetes diversas.

 

                       Atividade artistica reproduzindo o Maracanã feito por alunos da classe especial.

 

Os alunos conheceram a história das Olimpíadas e a importância da união entre os povos.Os responsáveis participaram de uma oficina, onde assistiram vídeo sobre as Olimpíadas e e participaram de atividades com os alunos.

 

    Mural sobre a história das Olimpíadas.

 

Cada ano de escolaridade ocupou uma sala de aula com seus trabalhos , havendo visitação e exposição para os responsáveis, alunos e comunidade. Além do tema, foram abordados os gêneros textuais, contextualizando com o momento olímpico.

 

                          Maquetes reproduzindo os esportes: boxe, natação, volei de praia e futebol.

 

         Atividade artísitca com reciclagem e pesquisa sobre atletas brasileiros e suas trajetórias no esporte.      

 

Todos os anos de escolaridade, da Educação Infantil ao 6ºano, estiveram envolvidos juntos com os professores para apresentação dos trabalhos e execução das tarefas.

Foram feitas atividades mostrando o antes e depois do entorno da Colônia e as atividades preferidas dos alunos. O futebol foi o esporte preferido dos meninos. As crianças conversaram sobre os esportes e sua importância e a perspectiva que todos podem fazer parte e serem atletas, com muito estudo e dedicação.

 

 Conhecendo outras culturas: México e a Frida Kahlo.
 

Os alunos puderam conhecer e reproduzir diversas bandeiras dos países envolvidos e o significado dos aros olímpicos.A cultura de outros povos também foi conhecida durante as aulas.A arte presente no Brasil também foi explorada com autores e artistas que mais se destacaram.

 

                                           Pesquisas sobre Cecília Meireles e Cândido Portinari.

 

                                              Atividades de escrita com Literatura de Cordel.

 

Para praticar esportes, os alunos aprenderam que precisam de uma alimentação saudável que dê energia para as competições. Viram cuidados gerais com a saúde, que proporcionam benefícios, assim com as atividades físicas.As professoras da Educação Infantil ofereceram uma salada de frutas saudável feita com os alunos na cozinha experimental da escola.

 

                                                           Murais sobre alimentação saudável.

 

Os responsáveis pelos alunos assistiram a uma apresentação sobre a Colônia Juliano Moreira e puderam conhecer mais sobre o local e as modificações feitas com a realização das Olimpíadas.

 

                                              Trabalhos mostrando o antes e depois na Colônia.

 

 

                            Apresentação para responsáveis sobre a história da Colônia Juliano Moreira.
 

Segundo a professora Maria Cecilia Amâncio “...o trabalho proporcionou à todos uma aprendizagem significativa que mostrou que além da união dos povos ser essencial para o sucesso das Olimpíadas, a união de uma equipe é essencial para o sucesso de uma escola.”


                                                              Informações e fotos enviadas pela professora Maria Cecília Amâncio

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!
 

 

Contato da E. M. Colônia Juliano Moreira:

emjmoreira@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 
 
 
 

   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 07/09/2016

Semana de Alfabetização 2016 - Programação

Tags: gef, alfabetização.

 

 

 

 

IV SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DO RIO DE JANEIRO/ 2016

“As escritas e as histórias de alunos e professores na cidade do Rio de Janeiro”
 

O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, foi instituído, em 1967, pela ONU e pela UNESCO, com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países do mundo.

No Brasil, o Dia Nacional da Alfabetização acontece, desde 1930, no dia 14 de novembro, data da fundação do Ministério da educação e Saúde Pública.

Tendo como objetivo refletir acerca da Alfabetização na cidade do Rio de Janeiro, estaremos, no período de 5 a 9 de setembro, apresentando uma amostra do trabalho que vem sendo realizado na Rede. O evento propõe uma série de ações articuladas entre os Níveis Central e Regional da SME.

 

Programação: 

5 a 9 de setembro de 2016 – Ações nas Coordenadorias Regionais, no Nível Central e na MultiRio

6 de setembro de 2016 – Interações Pedagógicas – 1º ao 3º ano –( MultiRio) Palestra Prof. Luiz Antônio Senna - Ao Vivo especial da Semana de Alfabetização

6 de setembro - Formação com os professores regentes do 3º ano.

 

8 de setembro – Cerimônia Comemorativa do dia Internacional da Alfabetização

Local: Auditório do Museu do Amanhã

Horário: 9h às 12h30

 

 

Programação das Coordenadorias Regionais

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 06/09/2016

Temas e Critérios de Avaliação das Provas de Produção Textual - 3º Bimestre

Tags: produção, textual, temas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share