A A A C
email
Retornando 25 resultados para o mês de 'Setembro de 2016'

Sexta-feira, 16/09/2016

Semana de Alfabetização 2016

Tags: 1ªcre, alfabetização, eventos, formação continuada.

 

 

 

 

Semana de Alfabetização da 1ª CRE mobiliza os atores do processo para a Importância da Ação-Reflexão-Ação.



ALFABETIZAÇÃO! EIS a QUESTÃO !, Projeto de trabalho da Gerência de Educação da E//1ªCRE, apresentou na Semana de Alfabetização 2016, discussões com as unidades de Ensino de sua abrangência, acerca das mudanças nas práticas sociais de comunicação, sobre o desenvolvimento de novas tecnologias associadas às novas propostas pedagógicas, relacionadas à alfabetização inicial e ao ensino de línguas em geral, de forma dialógica sobre a natureza didática e a natureza pedagógica, percorrido na reflexão sobre as práticas de ensino.

 

 


A Semana comecou com a Palestra “Reflexões sobre processos de Alfabetização na Educação Infantil”, proferida pela professora Cátia Moura, da Gerência de Educação Infantil, tendo como público-alvo os Professores Articuladores e Coordenadores Pedagógicos. 

 

Professora Cátia Moura

 

Dando continuidade, a terça-feira foi dedicada aos professores do alfabetizadores, que participaram do Visionamento do Programa Interações Pedagógicas, da MultiRio, dinamizado pelos Professores Formadores de Alfabetização: E/1ªCRE/GED, CED e Escola de Formação Paulo Freire.

 

"Boneca de Lata" - contação de Histórias durante a Semana
 

O quarto dia foi de Ação em dose dupla, Palestra “Mídia e Educação”, proferida Professora Simone Monteiro da CED/Mídia-Educação, que reuniu professores das Salas de leitura das unidades da coordenadoria pela manhã. Na parte foi reunido os professores de Educação Física, que pariticparam do Encontro “Alfabetizar com o Movimento”, dinamizado pela Professora Bianca.

 

Acima professoras Valéria (Gerente da GED) , Silvana (Boneca de Lata) e Simone Monteiro (Gerente de Mídia da SME)

 

Abaixo, professores de Educação Física participando da Palestra "Alfabetizar com o Movimento".


Fechando as Ações da Semana com Chave de Ouro, os Coordenadores Pedagógicos foram premiados com a Palestra da professora Morgana Rezende, que falou sobre o tema “Alfabetização: do que estamos falando?”

 

Professora Morgana Rezende



Todas as ações durante a semana foram abertas com atividades culturais: apresenações de flauta, contação de histórias e, no encerramento, o Coral da Escola Mem de Sá, regido por policial da UPP da região onde a escola está localizada.

 

Acima, apresentação Musical na Abertura da Semana , na Editora Florescer.

 

Abaixo, alunos da Escola Mém de Sá , com a professora Fátima Sueli (Coordenadora da E/1ªCRE) após apresentação do Coral dos alunos no encerramento da Semana de Alfabetização

 

Para Saber Mais:

Gerência de Educação da E/1ªCRE

Telefone:  2233-4839

E-mail: gedcre01@rioeduca,net

 



 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 15/09/2016

E.M. Pernambuco nas Olimpíadas e Paralimpíadas

Tags: 3ªcre, olimpiadas, paralimpiadas.

 

   

 

 

    A Escola Municipal Pernambuco, usando como tema os Jogos Olímpicos e Paralímpicos que estão acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, resolveu conhecer e discutir os valores centrados nos Jogos com seus alunos do 1º e 2º segmento. O resultado foi uma exposição de trabalhos e oficinas de demonstração de esportes que poporcionaram, de forma lúdica, a efetiva aprendizagem dos alunos. 

 

 

Os professores de Educação Física da E. M. Pernambuco, Karla Goulart e Antônio Terzi, elaboraram esse projeto com a proposta de conscientizar nossos alunos da importância da prática esportiva como meio para um melhoria da qualidade de vida. Além disso, aproveitar os valores olímpicos e paralímpicos (respeito, amizade, excelência, determinação, coragem, igualdade e inspiração) a fim de despertar um cidadão democrático e sabedor dos seus direitos e deveres como parte principal da sociedade atual.

 

Valores Olímpicos e Paralímpicos apresentados pelos alunos do 1° segmento, E.I. e C.E.
 

 

O projeto contou com a participação de todos os professores, que trabalharam os valores olímpicos e paralímpicos em suas aulas. Nas aulas de educação física, os alunos vivenciaram algumas modalidades esportivas, presentes nas olimpíadas, como o voleibol, o badminton, o handebol, o futebol.

 

 

Cada turma do 1° segmento ficou responsável por um valor olímpico ou paralímpico, que deveria ser apresentado em forma de cartaz elaborado pela turma no dia do desfile de abertura das Olimpíadas da Pernambuco, que terão suas competições sendo realizadas no mês de setembro.

Fazendo parte do projeto, foi realizada uma apresentação esportiva, em que foram demonstrados os seguintes esportes olímpicos e paralímpicos: vôlei, badminton e vôlei sentado, pelos alunos do 2° segmento.
 

 

Vamos conhecer um pouco da Escola Municipal Pernambuco!

A Escola Municipal Pernambuco (03.12.011) foi inaugurada dia 2 de Julho de 1927. Foi reformada e reinaugurada em março de 1979 pelo então prefeito Marcos Tamoyo. Localizada na Rua Conde de Azambuja, 579, em Maria da Graça, atende principalmente aos moradores do Jacarezinho, Manguinhos, Maria da Graça e Del Castilho.

 

 

Parabéns à equipe da Escola Municipal Pernambuco pelo belíssimo trabalho de divulgação e estudo sobre os valores olímpicos e paralímpicos. 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 14/09/2016

Olimpíada de Valores

Tags: 2ªcre, olimpiadas.

 

 

 

Durante o período da Olimpíada 2016, os alunos da Escola Municipal Matta Machado aprenderam sobre valores como: solidariedade, amizade, respeito e gratidão.

 

A equipe pedagógica da E. M. Matta Machado elaborou um projeto onde os alunos puderam conhecer as modalidades esportivas e também desenvolver atitudes de solidariedade, respeito, amizade e gratidão. A unidade escolar enviou ao portal Rioeduca um relato contando como foi esta experiência pedagógica e como ela contribuiu para a aprendizagem dos educandos.


A atividade desenvolvida faz parte do projeto anual: "Matta Machado 2016...Olimpíada de Valores”, com o objetivo de desenvolver junto aos alunos, funcionários e comunidade escolar, hábitos, atitudes e ações visando a aquisição e ampliação de valores como: respeito, amizade, solidariedade, gratidão e superação, na certeza de que a ação conjunta é capaz de transformar cada pessoa e consequentemente a realidade em que vivemos.

 

Abertura da Olimpíada - Desfile das equipes.

 

A atividade "Olimpíada dos Valores" colaborou para que os alunos interagissem com o momento presente vivenciado no Rio de Janeiro. E além de desenvolver valores, também teve o objetivo de estimular o esporte e a competição de maneira saudável.


Como toda a escola participou da atividade, cada turma foi dividida em quatro equipes: Equipe Superação, Equipe Amizade, Equipe Respeito e Equipe Gratidão. E cada equipe foi formada por alunos de todas as turmas e por dois professores, que participaram efetivamente na organização de sua equipe, na torcida e na execução das tarefas.

 

Cerimônia de abertura da Olimpíada 

 

As atividades da olimpíada, foram divididas da seguinte maneira: atividades esportivas, realizadas nas aulas de Educação Física, torcida organizada/ grito de guerra, tarefa da solidariedade, onde as equipes arrecadaram produtos de higiene como: sabonetes e pastas de dentes, para doar ao Centro de Acolhimento Floriano de Lemos, no Alto da Boa Vista, onde fica localizada a escola.

Para cada tarefa e/ou atividade foi atribuída uma pontuação, mas mesmo existindo a pontuação, todos os alunos ao final da olimpíada ganharam medalha de ouro.

A atividade “Olimpíada de Valores”, foi uma simulação de uma olimpíada real, onde no dia,11/07, na quadra da escola, houve a abertura oficial da olimpíada, com o desfile das equipes, execução do Hino Nacional com o hasteamento das bandeiras, desfile da tocha olímpica com um aluno de cada equipe, a pira olímpica, juramento do atleta e abertura oficial pela diretora da escola. Na abertura, foi realizada a 1ª tarefa : Grito de Guerra.

 

Juramento do atleta

 

Após a abertura, no decorrer de duas semanas as equipes realizaram as atividades esportivas e a tarefa de solidariedade.

No dia 25 de julho, na quadra da escola, aconteceu o encerramento da olimpíada, com presença da diretora e de funcionários do Centro de Acolhimento Floriano de Lemos, os responsáveis e toda a equipe da escola.

 

Cerimônia de encerramento da Olimpiada

 

Neste dia, cada equipe entregou a diretora do Centro de Acolhimento, os donativos arrecadados durante a tarefa solidariedade. Houve contagem e divulgação da pontuação, e a entrega de medalhas de ouro para todos os participantes da olimpíada.

Parabéns a toda equipe da Escola Matta Machado por desenvolver com os alunos atividades que estimulem ações tão importantes como solidariedade e respeito.

O contato da unidade escolar é: ccmatta@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 14/09/2016

Somos todos olímpicos e campeões: Olimpíada de Matemática no 5º ano

Tags: 11ªcre, olimpíada, matemática.

 

 

Durante o mês das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a professora Andrea Albuquerque do 5º ano da E. M. Anita Garibaldi, da 11ªCRE, aproveitou para criar uma estratégia educativa diferenciada. Confira!

 

A estratégia foi criada de maneira gradativa, através de uma proposta pedagógica de reforço escolar, sendo promovida a "Olimpíada de Matemática" com a intenção de ir além do grande evento esportivo!

 

Como a professora Amanda de Educação Física já havia abordado e realizado atividades na quadra sobre as diversas modalidades no esporte olímpico, a professora Andrea criou uma estratégia educativa diferenciada, um espaço de aprendizado garantido na sala de aula e de forma lúdica, através de uma olimpíada envolvendo atividades de matemática!

 

 

Teve duração de quatro dias e nas regras era estabelecido um tempo cronometrado para cada fase e depois as atividades são recolhidas. Após isso, ocorreu uma pausa para correção pela professora. E posterior a essa correção teve início a 2ª fase com outra atividade também cronometrada. Encerrando o tempo, foi recolhida a segunda atividade e realizado o somatório das pontuações de todos os alunos.

Com o somatório das duas fases os alunos que alcançaram a maior pontuação foram os vencedores das medalhas de Ouro, Prata e Bronze.

 


Como houve empate entre quatro alunos pelo terceiro lugar (medalha de bronze), foi preparada uma atividade extra como desafio final!

O importante é que todos os alunos participaram de uma Olimpíada diferenciada como reforço escolar na matemática! E de bônus os alunos estudaram um pouco mais a tabuada.

 

 

Os vencedores ganharam medalhas de Ouro, Prata e Bronze e uma caixa de chocolate BIS.


1ª fase -  Operações de multiplicação e divisão exata e não exata por 1 e 2 algarismos.
2ª fase - Cálculos envolvendo probleminhas e equações simples.

Para a professora Andrea Albuquerque, reconhecer a escola como um espaço privilegiado do desenvolvimento cognitivo e dos valores olímpicos e paraolímpicos são uma fonte rica de inspiração para os alunos.
 

Parabéns professora Andrea por realizar essa atividade lúdica e significativa, que com certeza ficou marcada na memória destes alunos. O sorriso de realização deles não tem preço!

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Unidade Escolar: E.M. Anita Garibaldi

Telefone: 3975-9461

E-mail: emgaribaldi@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:

Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share