A A A C
email
Retornando 23 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Terça-feira, 26/09/2017

Desfile Cívico: 450 anos da Ilha do Governador

Tags: 11ªcre, desfile, cívico.

 

No dia 05 de Setembro a Ilha do Governador completou 450 anos e os alunos da rede pública municipal não poderiam ficar de fora da comemoração! As escolas da 11ª CRE exibiram seus trabalhos e atividades no Desfile Cívico. CONFIRA!

 

A 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11ª CRE) realizou o concurso de Logo dos 450 anos da Ilha do Governador. A aluna Jéssica Cristina da E.M. Dunshee de Abranches teve seu desenho selecionado, servindo de inspiração não só para os meios de comunicação da festa, como também para o bolo que foi cortado após o desfile cívico.

 

Da esquerda para a direita: Professora Dalva Lisboa, aluna Jéssica Cristina, Buchecha e a diretora Gisella Fernandez

 

O concurso consistia em promover, entre os alunos das escolas municipais da Ilha, uma imagem criativa utilizando o número “450”.

 

Folder de divulgação

 

Além do Desfile Cívico, foram realizados diversos serviços gratuitos para a população, tais como: emissão de carteira de trabalho e aferição de pressão. A banda da Guarda Municipal e o cantor Buchecha também de apresentaram, assim como apresentações de DJ.

 

GEC Anísio Teixeira

 

Veja fotos de mais algumas escolas participantes:

 

CIEP Olga Benário Prestes

 

E.M. Padre José de Anchieta

 

Creche Municipal Stella Maris

 

E.M. Cândido Portinari

 

E.M. Professora Lavínia de Oliveira Escragnolle Dória

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Gerência de Educação da 11ªCRE

Telefone: (021) 3383-8144 

 

 

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/09/2017

Tech Aula:Robótica em Sala

Tags: 1ªcre, projetos, eventos, inovação, tecnologia, ginásiocarioca.

 

Disciplina Eletiva de Robótica promove Valorização do Espaço Escolar.


Formado em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o professor Thiago Fortunato, que atua no Ginásio Carioca Celestino da Silva, no Centro da Cidade Maravilhosa, implementou na unidade a disciplina eletiva denominada Tech Aula , para alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.


Tendo como um dos objetivos desenvolver o raciocínio lógico a partir da programação aliada à robótica, a ideia da disciplina TECH AULA surgiu a partir de uma formação que foi realizada na escola, promovida pela RECODE, parceria com a GITE, a Gerência de Inovação e Tecnologia, da Secretaria Municipal de Educação. O projeto chamado TEC ESCOLA levou para os professores do ginásio informações valiosas sobre como eles poderiam utilizar a tecnologia para engajar os alunos.


A partir dessa formação, professor Thiago começou a pesquisar maneiras de engajar os alunos em um projeto tecnológico e ao mesmo tempo promover melhora acadêmica. E ele nos conta um pouco do processo de criação da eletiva: “Nesse contexto a programação se encaixa perfeitamente pois trabalha o raciocínio, atenção e conceitos matemáticos básicos. Porém ainda faltava algo que os trouxesse para o projeto. Programação apenas por programação parecia pouco. Foi nesse momento que conheci o microcontrolador Arduino, que já vinha sendo consolidado como um recurso competente por aliar de maneira objetiva, concreta e relativamente barata a programação com robótica.Essa pesquisa iniciou-se em Fevereiro deste ano e começou a ser implementada em sala em Abril”.

 

Professor Thiago ao lado de colegas, Equipe Gestora do Ginásio e alunos: apoio e integração

 

Além de trabalhar o raciocínio lógico, outros objetivos foram traçados pelo professor na implementação da disciplina, entre eles propiciar o contato dos alunos com a robótica e eletrônica básica, trabalhar pesquisa otimizada de informações na internet , criar um espaço de trocas e livre criação, além de criar equipamentos que tenham impacto na vida escolar.

E os benefícios do projeto de robótica não tardaram em aparecer. Thiago nos conta que o principal e mais importante é a valorização do espaço escolar. “Acredito que quando o aluno valoriza esse espaço ele cuida melhor dele e entende sua importância, bem como das pessoas que trabalham por esse lugar e por eles. Também percebi uma melhora no desenvolvimento do raciocínio lógico. Conseguimos fazer como que os mais curiosos se tornassem monitores dos demais. Acredito que seja cedo para cravar o quanto isso representou em notas, mas com a continuidade do trabalho isso será um resultado natural”, relata Thiago.

Professor e alunos analisando informações

 

São atendidos alunos dos grupamentos de 7º e 8ºano com um envolvimento muito grande por parte deles. Eles conseguem perceber como fazer um produto tecnológico é desafiador e trabalhoso. Thiago acredita que ter como produto final algo que todos da escola verão é crucial para que eles permaneçam engajados.

Os alunos conseguiram concluir produtos importantes: Um robô controlado pelo celular que consegue medir a temperatura e a humidade do ar, que deram o nome de SILVA. Ele é o pioneiro e será a base para os outros projetos. Ele está numa versão ainda simplificada, mas que será melhorada pelos próximos alunos que entrarão na eletiva. Com SILVA,  professor Thiago e alunos estão realizando um projeto com a professora de Geografia Paula Pitombeira, para mapear ilhas de calor ao redor da escola. O robô contribuirá dessa forma para a reflexão dos problemas ambientais.

 

Processo criativo: Robô Silva em Ação

 

Outro dado interessante é que esse robô se alimenta de baterias de celular que foram descartadas. Isso levou a uma discussão sobre lixo eletrônico, como descartar e como esse lixo pode degradar o meio ambiente.

Um outro produto importante criado pelos alunos nos encontors da Tech Aula foi um dispositivo robótico que tocará o sinal automaticamente no horário correto.

São projetos que deixarão um legado da eletiva para a escola.

A Diretora Alice Pereira nos fala um pouco do trabalho do professor Thiago: “O professor Thiago Fortunato é muito dedicado em tudo que faz. Durante o trabalho com robótica, não mediu esforços para que os alunos compreendessem a dinâmica. Os encontros foram devidamente planejados, no intuito de atender a especificidade de cada aluno. Sendo assim, os alunos aproveitaram cada instante de informação, desenvolvendo projetos, analisando situações, entendendo, assim, robótica , afinal, aprender fazendo, colocando a " mão na massa" desperta habilidades. Agradeço ao professor por ter despertado nos alunos suas habilidades. Aprender com prazer, faz toda diferença !”

 

Alunos pesquisadores: protagonismo juvenil

 

E você, ficou curioso em conhecer um pouco mais acerca do trabalho e da eletiva do professor Thiago Fortunato?

Para Saber Mais:

Ginásio Carioca Celestino da Silva

Rua do Lavradio,56 - Centro

Direção: Alice Cardoso Pereira

Cordenador Pedagógico: Vera Espasandin Constancio

Professor Responsável: Thiago Fortunato

Telefone:2224-2688

E-mail: emcsilva@rioeduca.net


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/09/2017

Pequenas Mãos Constroem o Mundo

Tags: 10ªcre.

 

No primeiro semestre o EDI Felipe Wu trabalhou atividades com a finalidade de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e sustentabilidade. No segundo semestre, será desenvolvido um projeto para envolver os responsáveis e alunos na busca de um planeta melhor.

 

O E/CRE (10.26.806) Espaço de Desenvolvimento Infantil Medalhista Olímpico Felipe Almeida Wu está localizado à Rua Antonio Pires, 270, Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.

 

 

A Unidade Escolar foi inaugurada no dia 2 de setembro de 2016 para atender a grande demanda da região, que cresce muito a cada dia. Em 2017, atende 13 turmas da Educação Infantil, sendo 7 turmas integrais na modalidade Creche e 6 turmas integrais na modalidade Pré-Escola. Tem como diretora geral, a professora Claudia de Souza Ramires, como diretora adjunta, a professora Andrea Sardinha da Costa e, como professora articuladora, a professora Eline Quele do Nascimento.

Todos os dias, o EDI atende cerca de 356 crianças 6 meses a 5 anos e 11 meses, e os profissionais da Unidade Escolar desenvolvem um trabalho de qualidade, procurando sempre oferecer tudo que a criança nessa idade precisa, pois é uma fase muito importante, uma vez que é a base para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. Além disso, o espaço escolar é propício e oferece condições, meios e oportunidades para que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios e construam novas aprendizagens.

— A direção procura sempre participar das atividades e junto com os demais profissionais, prepara um ambiente atrativo e organizado. Outro fator fundamental para o sucesso na vida escolar do aluno é a parceria entre escola e família, que deve participar efetivamente da evolução do seu filho. — afirma a diretora adjunta Andrea

 

 

Além dessa preocupação com a formação de cada aluno, a Unidade Escolar desenvolveu ao longo do primeiro semestre inúmeras atividades com a finalidade de conscientizar os alunos e toda a comunidade escolar para a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

— Realizamos em parceria com os pais e responsáveis um projeto que visa estreitar os vínculos entre família e escola, onde promovemos oficinas de confecção de artesanatos utilizando materiais recicláveis que comumente são descartados na natureza, os alunos criaram com os professores jogos e brinquedos reutilizando esse material. A coleta de óleo usado foi outra estratégia de integrar os responsáveis em nosso EDI. — afirma a diretora Claudia

 

 

Para o segundo semestre, o projeto a ser desenvolvido pelo EDI é “Pequenas mãos constroem o mundo”, que tem como lema que juntos conseguimos alcançar nossos objetivos e principalmente envolver os responsáveis e alunos na busca de um planeta melhor, fazendo a nossa parte como cidadãos.

 

Quer saber mais sobre o trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.26.806) EDI Medalhista Olímpico Felipe Almeida Wu
Telefone: 2081-0150
Email: edimwu@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/09/2017

CIEP Pontes de Miranda participa da XX OBA e do Projeto “Ambienta Rio”

Tags: 9[cre, ambienta rio, jubileu de prata.

 

 

O CIEP Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, dirigido pela Professora Selma Fátima, que neste ano comemora suas Bodas de Prata, envolveu toda a comunidade escolar para participar, pela segunda vez, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 

Desta vez, os alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) tiveram a oportunidade de participar da 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com lançamentos expressivos na quadra da escola. As ações foram pensadas tendo em vista a participação da U.E. no Projeto “Ambienta Rio” da SME.

 


 

Durante a preparação para a prova, que ocorreu no dia 19 de maio, várias ações foram sendo desenvolvidas, a fim de dar maior suporte tanto aos alunos que participaram da Avaliação quanto aos demais alunos, desde a Educação Infantil. Afinal de contas, saber mais sobre a “nossa casa” (o Planeta Terra) é de fundamental importância para todos. Assim, foram realizadas diferentes atividades que enriqueceram o Projeto “Construindo a Cidadania através de aprendizagens significativas”, coordenado pela Professora Cristiane Brandão (Regente de Sala de Leitura) em parceria com a Coordenadora Pedagógica Claudia Teixeira.

 

• Roda de leitura com diferentes obras literárias: O Mundinho Azul, O Pequeno Príncipe, O Planeta Fantástico, O Guardião do Espaço, Onde estamos etc.;

• Exibição de vídeos sobre o Sistema Solar/Universo: WALL-E, Guardiões da Galáxia etc.;

• Produção do ABC da Astronomia e da Cidadania;

• Confecção de Telescópio de mão, para observação do Sol, com material cedido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST);

• Produção de cartazes e maquetes sobre o Sistema Solar;

• Oficina de confecção de foguetes, com cartolina fina e rolinho de papel higiênico;

• Lançamento de Foguetes (MOBFOG), com garrafa PET;

• Planetário Inflável (UERJ), que atendeu desde a Educação Infantil e Classe Especial ao 6º ano;

• Geo-Oficinas (UNIRIO) sobre Rochas e Dinâmica externa da Terra.

 

 

 

 

 Alunos medalhistas:
Nível 2
Lianderson Marcos da Silva Brandão
Medalha: Ouro
João Pedro Ramos da Silva
Medalha: Prata
Lucas Rodrigues de Lima
Medalha: Bronze

Nível 3
Lindson Marcos da Silva Brandão
Medalha: Ouro
Mateus Paulo Caldeira Carvalho 

 

Todas as atividades foram bastante proveitosas, culminando na Semana do Meio Ambiente, realizada na Unidade Escolar, em consonância as demais ações do Projeto “Ambiente Rio”. Nossos alunos, sem dúvida, perceberam a importância de serem coautores de sua própria história, além da construção pontes para o futuro. E, para fechar com “chave de ouro”, o CIEP Pontes de Miranda conquistou bons resultados, inclusive, com alunos medalhistas na OBA!

Parabéns a toda Equipe engajada nessa parceria, que visa à construção da cidadania a partir de aprendizagens significativas. São 25 anos de história e de conquistas, com o foco sempre voltado para o protagonismo infanto-juvenil.


 


   
           



Yammer Share